É ler para crer!

O Sol da Justiça

Verso áureo: “Mas para vós que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça e salvação trará debaixo de suas asas; e saireis e crescereis como os bezerros do cevadouro” – (Malaquias 4:2)

Com o hinário 5 e o novo hino 44 – Sol da Justiça, parece que só agora a irmandade aprendeu que o Senhor Jesus é o Sol da Justiça. Digo isto, porque embora já tínhamos no livro 4 o belo hino 239 – Deus mandou Sua luz (atual 185) que citava na segunda estrofe o Sol da Justiça, não me lembro de ter ouvido a expressão numa pregação anteriormente.

Este ano, ao contrário,cansei de cantar e ouvi-la nas pregações, nas orações, nos comentários de blogs e post na Internet. Foi um tal de Sol da Justiça pra lá, Sol da Justiça pra cá. A popularidade do hino é um fenômeno que não se explica pela letra e melodia; em Português claro, eu o acho feio. Também percebo todos falando, mas poucos sabendo onde está escrito.

Os hinos têm um poder de fixação enorme. Podemos nos valer deles para ensinar a Palavra de Deus. Foi através de hinos que fixamos tão bem que a Rosa de Saron é a Igreja (A flor e o hino), que o Senhor é a Nossa Bandeira (Cadê minha bandeira?) e muito mais.

Faço o alerta que pode acontecer o inverso do que ocorre com o Sol da Justiça e esquecermos com o passar dos anos da Rosa de Saron e de “levantar a bandeira” porque estas expressões foram tiradas nas versões atuais.

Os hinos favoreceram outras expressões ou títulos como, por exemplo, Forte Rocha e Água Viva (nomes de hinos). Algumas expressões e títulos são bastante lembrados como Cordeiro de Deus, outras pouco ouvimos como Leão de Judá.

Se encontramos o Sol da Justiça, ainda estão esquecidos muitos títulos e há um praticamente proibido. Eis alguns títulos do Senhor Jesus que jamais ouvi na CCB: Escada de Jacó; Rebento de Jessé; Estirpe de Davi; Ovelha Muda; Pedra Angular; Grão-de-Trigo; Lenho Verde; Nossa Páscoa; etc.

E você, se lembra de algum outro?

Anúncios

Comentários em: "O Sol da Justiça" (32)

  1. Hehehe… Vai haver um monte de “revelações” nas pregações da CCB, utilizando o termo “Sol da Justiça”…

  2. Tem um louvor que foi feito por um irmão da congregação onde me reúno, com este versículo.

    Bom post, Ricardo.

    É difícil quando re-descobrimos um dos nomes de Deus, e vivemos apenas nele por algum tempo, sem nos dar conta de que Ele é todos os Seus Nomes em todo tempo.

    Abraços.

  3. A irmandade é muito simplista, em todos os cultos que vou desde que começou a se usar o hinário 5 só toca esse hino, que eu sinceramente não acho bonito, mas a maioria acha lindo, e esquecem dos outros só chamando esse.

    • Márcio José Sérgio Ermida (Colecionador de Bíblias de Estudo CCB) disse:

      Tem dia que quase não consigo cantar… Deus que me perdoe, mas já tô enjoando de tanto chamarem esse hino. O 232 ainda passa, mas o 44, já passou. Quando era o hinário 4, só dava os hinos 4 e 31, agora esse. Bom, vamos que vamos.

      Deus abençoe.

      Márcio – CCB m B, ainda.

      • Sílvia Raquel Barbosa de Souza Braga Costa. disse:

        Vdd, irmão Márcio. Eu, (que Deus me perdoe), já enjoei desse hino 44, desde o início, quando ainda ensaiávamos. E sem dizer que me parece que faz analogia ao sol da maçonaria, né? Será???!!!

  4. Não foi o restante do post… >.>
    Existe a Estrela da Manhã (“Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã.” Apocalipse 22:16
    Ele é O Alfa e o Ômega (“Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro”. Apocalipse 22:13);
    Verbo de Deus (“E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.” João 1:14);
    Emanuel (“Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco”. Mateus 1:23);
    Primogênito de toda criação (“O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação”. Colossenses 1:15)
    Cabeça da Igreja (“E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência”. Colossenses 1:18);
    Luz do Mundo; Cordeiro de Deus; Homem de Dores ( Isaías 53:3).

  5. Noivo, Cabeça.

    Outro dia, numa conversa, disse:

    – “O Senhor Jesus é o nosso Advogado”.

    Um diácono se apressou em dizer:

    – “Éééééé, mas ele virá como JUIZ”.

    Eu disse a ele que conhecia essa passagem bíblica (quando frequentava a AD agente lia lá), e seria bom nossa cúpula conhecer tb, afinal de contas conhecimento nunca é demais não é irmão ? Amem !

    A Paz.

    Claudio (CCB, min Brás, por enquanto)

    • kkkkkkkkkkkk

      “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo” – (1 João 2:1)

      “Porque o Senhor defenderá a sua causa em juízo [portanto, advogado], e aos que os roubam ele lhes tirará a vida” – (Provérbios 22:23)

  6. CONSELHEIRO, PRÍNCIPE DA PAZ
    Hino 186 – “Cristo, Conselheiro, Príncipe da Paz…”
    “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.” Isaías 9:6

    ESTRELA D’ALVA, ESTRELA DA MANHÃ
    Hino 186 – “Cristo, Estrela d’Alva…”
    Hino 47 (Hinário 4) – “Já vemos a Estrela da Manhã brilhar com grande esplendor” – Alterado por “Rejubilaremos ao vê-Lo voltar em grande esplendor.” (Hino 315 – H5)
    “Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã.” Apocalipse 22:16

    • Note como o Hino 186 dá força ao título e o grava em nossas mentes.

      Note como a edição do Livro 5 empobreceu biblicamente o hino.

      • A paz de Deus pra todos! Eu, particularmente, não gosto de cantar o hino 44 Sol da Justiça. Bem sei que em Malaquias, Jesus Cristo é chamado de Sol da Justiça, mas, como a maçonaria está infiltrada em quase todas as igrejas, inclusive na CCB, eu temo que o respectivo hino, tenha sido introduzido intencionalmente para que os irmãos adorem o deus mitra em forma de sol da maçonaria, o qual os profetas de baal adoraram, virando as costas para o altar de Deus e adorando o respectivo deus. Acredito piamente, que o hino 44 faz apologia e analogia ao deus mitra, tamuz e outros com o mesmo nome, adorado pela maçonaria. Que Deus me perdoe se eu estiver equivocada. Obs.: Há um verso nesse hino que diz: “temos agora teu esplendor”. Então deveria ser cantado somente pelos neófitos, não? Ou deveríamos dizer: Sempre teremos Teu esplendor. É por aí. A paz de Deus para todos!!!

        • Claudio disse:

          Raquel

          Até concordo contigo.

          Mas reflita sobre uma coisa:

          A CCB não fala no Senhor Jesus Cristo, é um nome pouco reverenciado lá, comece a perceber, note que até a saudação “A Paz de deus”, ouça nos “testemunhos” com que frequência você ouve que a suposta “obra” ou “milagre” ali contados são atribuídos a Jesus ?

          Começo a dar razão ao seu comentário, parabéns, eu mesmo não tinha notado sob esse prisma que falou.

          A Paz.

          Claudio (ovelha)

        • Bem Raquel , seguindo a sua linha de pensamento então , referente ao Salmos 84 , verso 11 , o seu autor então seria maçônico , quando escreveu : … Porque o Senhor Deus é um sol e escudo …

          Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai. Aquele que tem ouvidos, ouça. Mateus 13:43 Quem disse isso foi Jesus! Então seria Ele maçônico só por que comparou o resplendor dos justos ao sol?

          • Jesus é chamado também de Cordeiro , então será que hinos que falam sobre Cristo é o Cordeiro , estaria fazendo apologia à adoração ao cordeiro? ( o animal)

          • Claudio disse:

            Sim Sonia.

            Se houvesse alguma religião adoradora do cordeiro (animal) seria passível de confusão, por prudência seria melhor avaliar o uso da expressão.

            Claudio (ovelha)

          • Ou melhor: um adorador do Sol

          • Digo : adoradores do sol

  7. REBENTO DE JESSÉ
    “Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará” – (Isaías 11:1)

    OVELHA MUDA
    “Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca” – (Isaías 53:7)

    GRÃO-DE-TRIGO
    “Na verdade, na verdade vos digo que, se o ‘grão de trigo’, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto” – (João 12:24)

    LENHO (madeiro) VERDE
    “28.Jesus, porém, voltando-se para elas, disse: Filhas de Jerusalém, não choreis por mim; chorai antes por vós mesmas, e por vossos filhos”
    “Porque, se ao madeiro verde fazem isto, que se fará ao seco?” – (Lucas 23:31)

    NOSSA PÁSCOA
    “Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós” – (1 Coríntios 5:7)

    PEDRA ANGULAR (principal da esquina)
    “Por isso também na Escritura se contém:Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa;e quem nela crer não será confundido” – (1 Pedro 2:6)

    “Portanto assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, uma pedra já provada, pedra preciosa de esquina, que está bem firme e fundada; aquele que crer não se apresse” – (Isaías 28:16)

    PEDRA VIVA
    “E, chegando-vos para ele, pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa” – (1 Pedro 2:4)

    PEDRA DE TROPEÇO; ROCHA DE ESCÂNDALO
    “Como está escrito:Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma rocha de escândalo; E todo aquele que crer nela não será confundido” – (Romanos 9:33)

    “E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo,para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados” – (1 Pedro 2:8)

    LEÃO DE JUDÁ
    “E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos” – ( Apocalipse 5:5)

  8. O Senhor veio de Temã e o Santo do Monte de parã(…) podemos compreender isto literalmente? ou trata-se de um momento de exaltação de habacuque que possivelmente estava sobe o dominio do Espirito Santo quando escreveu todo o capitulo 03 de seu livro?

  9. sera que este sol da justica nao e o jesus dos catolicos ou seja o mitra pois na biblia nao fala em lugar algum que o nosso Senhor Jesus Cristo e sol da justica

  10. “Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, trazendo curas nas suas asas.” Malaquias 4:2

  11. Sílvia Raquel Barbosa de Souza Braga Costa. disse:

    Acredito que a maçonaria, infiltrada nas igrejas, inclusive na CCB, implantaram esse hino 44, Sol da Justiça, fazendo analogia ao sol que eles cultuam. Muito embora eu saiba que realmente, em Malaquias, Jesus Cristo é chamado pelo nome de Sol da Justiça, fico assim, meio desconfiada e prefiro nem cantar esse hino. “Os 400 profetas de baal, viraram as costas para o altar de /deus e adoram o deus sol”. E coincidentemente, nosso hinário 4 tínhamos 400 hinos para os cultos oficiais, né? Huuummmm!!!!! Sei não!!! A paz de Deus pra todos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: