É ler para crer!

Cadê a minha bandeira?

buá

Verso áureo: “E Moisés edificou um altar, ao qual chamou: O SENHOR É A MINHA BANDEIRA” – (Êxodo 17:15).

“ESTÁ O SENHOR NO MEIO DE NÓS OU NÃO?” – Assim os filhos de Israel tentaram ao SENHOR quando a dúvida entrou no coração porque faltou água para beber no deserto, isto suscitou contenda no meio do povo de Deus. Milagrosamente o SENHOR saciou a sede do seu povo fazendo com que água brotasse da rocha, e aquele lugar chamou-se ‘Massá’ e ‘Meribá’, que significa Tentação e Contenda (Êxodo 17:1-7).

Vemos isto por toda a Bíblia: são colocados nomes nos lugares, trocado o nome ou dado títulos a pessoas, para servirem como memorial e não seja esquecido aquilo que Deus fez ou prometeu ao seu povo.

No mesmo capítulo 17 de Êxodo, temos outro exemplo disso: Os versos de 8 a 16 narram uma batalha que o povo de Deus travou contra Amaleque. Enquanto Josué liderava o povo na peleja, Moisés subiu ao monte, “e acontecia que, quando Moisés levantava as suas mãos, Israel prevalecia; mas quando ele abaixava a suas mãos, Amaleque prevalecia” (v.11).

Com o apoio de Arão e Hur, as mãos cansadas e pesadas de Moisés foram mantidas levantadas até que o sol se pôs, e assim Israel teve vitória. Foi ordenado que se fizesse o registro de tudo o que acontecera e levantado um altar que chamaram “YAHVEH NISSI” – O SENHOR É MINHA BANDEIRA.

Na marcha rumo à terra prometida, os filhos de Deus enfrentaram diversas batalhas. Quando os exércitos se armavam para pelejar, cada qual levava à frente seu estandarte. Bandeira; estandarte; pendão; são sinônimos. A flâmula vezes era posta em haste simples, vezes em haste em forma de “T” ou “cruz”. Por isto cantávamos no hino 241- “Soldados valorosos nós somos”: “Pendões arvoraremos…” que significa: A bandeira levantaremos. Na atual versão foi numerado 281 e a frase foi substituída por: “Vitória alcançaremos”.

As palavras do Hino 319 ilustram Êxodo 17:8-16; e mais, seus versos também se baseiam em Efésios 6:10-17 ao citar partes da ‘Armadura de Deus’.

Em Números 21:4-9, a história se repete: Agora o povo reclamava por água e pão, e peca contra o SENHOR. Como castigo Deus enviou uma praga de cobras para afligi-los, mas na sua benevolência, mandou que Moisés fizesse uma serpente de metal e a colocasse sobre uma haste levantada entre o povo, e todos que picados por cobras, ao olhar para a serpente de metal ficavam sãos.

No Evangelho de João, é revelado que a serpente de metal é tipo* do Senhor Jesus: “E como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado” – (João 3:14).

YAHVEH (Javé; Jeová) é a bandeira de Israel; Jesus é a bandeira da Igreja.

“E acontecerá naquele dia que a raiz de Jessé, a qual estará posta por estandarte dos povos, será buscada pelos gentios; e o lugar do seu repouso será glorioso” – (Isaías 11:10).

“Assim diz o Senhor DEUS: Eis que levantarei a minha mão para os gentios, e ante os povos arvorarei a minha bandeira” –(Isaías 49:22)

Ontem, no Ensaio Regional em minha cidade, tocamos o hino 90 – “Teu destino é a glória”; que susto e quão grande decepção tive ao perceber, enquanto a organista fazia a introdução, que é o 319 – “Oh! Levanta a bandeira” revisado Toda a letra foi modificada e a bandeira foi ‘rasgada’ do hino.

Na segunda estrofe até faz-se uma alusão às mãos cansadas de Moisés, mas nada comparado à beleza da versão do hinário 4.

As duas versões enfatizam que a jornada é longa e difícil, e procuram nos dar ânimo e restaurar nossas forças nesta dura caminhada. Para manter nosso foco, estão sempre nos lembrando as delícias da vitória e onde temos que chegar. Enquanto a antiga diz: “A Sião tens de chegar”, a nova procura ser mais precisa: “Teu destino é a glória”. Verificamos mais uma vez, a intenção de se retirar referências geográficas dos nossos cânticos. No entanto, A Bíblia nos diz: “Arvorai a bandeira rumo a Sião” – (Jeremias 4:6).

Levantar a Bandeira significa colocar Cristo à frente de nossas vidas; à frente dos nossos negócios; à frente de nossas escolhas. É por a confiança Nele; é anunciá-lo ao mundo (Is 62;10); é mostrar a direção ao perdido (Is 11:12); é estar debaixo da sua proteção (Is 59:19). É batalhar e ter vitória em Seu nome (Jr 4:6).

Jesus é a minha Bandeira, para que eu prevaleça esta deve estar sempre hasteada. Por isso canto: “Oh, levanta a bandeira”.

>>>

“Então temerão o nome do Senhor desde o poente, e a sua glória desde o nascente do sol; vindo o inimigo como uma corrente de águas, o Espírito do Senhor arvorará contra ele a sua bandeira” – (Isaías 59:19). 

“E levantará um estandarte entre as nações, e ajuntará os desterrados de Israel, e os dispersos de Judá congregará desde os quatro confins da terra” – (Isaías 11:12).

“Passai, passai pelas portas; preparai o caminho ao povo; aplanai, aplanai a estrada, limpai-a das pedras; arvorai a bandeira aos povos” – (Isaías 62:10).

“E ele arvorará o estandarte para as nações de longe, e lhes assobiará para que venham desde a extremidade da terra; e eis que virão apressurada e ligeiramente” – (Isaías 5:26).

 *O que é tipo? É quando fatos ou personagens do Velho Testamento são figuras ou representações de fatos ou personagens do Novo Testamento.

Anúncios

Comentários em: "Cadê a minha bandeira?" (13)

  1. bereiano disse:

    319 – Oh! levanta a bandeira (Hinário 4)

    1. Oh! levanta irmão querido,
    A bandeira divinal;
    És de Cristo um remido,
    És soldado celestial.

    Coro:
    Oh! levanta a bandeira,
    A sião tens de chegar;
    Tua fé é verdadeira,
    Nela deves te firmar.

    2.Toma toda a armadura
    Que Jesus quer te entregar;
    Sua espada santa e pura,
    Deves sempre manejar.

    3. Se bem alto levantares
    A bandeira do Senhor,
    Em Seu nome confiares
    Vencerás o tentador.

    4.Na milícia da verdade
    Sim, procura te aplicar;
    pois na celestial cidade
    Cristo irá te coroar.

  2. bereiano disse:

    90 – Teu destino é a glória (Hinário 5)

    1. Pela fé irmão querido,
    Serve a Cristo, o Redentor;
    Não te deixes ser vencido
    Vence o mal, com teu Senhor.

    Coro:
    Teu destino é a glória,
    A herança dos fiéis;
    É segura a vitória
    Que dará o Rei dos reis.

    2. Oh! levanta as mãos cansadas
    E não olhes para trás;
    Pois serão fortificadas
    Pelo príncipe da paz.

    3.Segue as obras do teu mestre
    Marcha firme para o céu;
    Ele é a luz celeste
    Que ilumina os passos teus.

    4.A Palavra da verdade,
    A espada divinal,
    Te conserva em santidade
    para o reino eternal.

  3. “E verdade meu brother, isso se passou comigo em um ensaio regional em marabá-Pa.
    aonde eu estava presente, eu sai antes de terminar o ensaio, muito abatidoe transtornado diante destas tais mudança.Ao meu ver isso ate pareçeum competição. ou querendo dizer, nos somos capazes do que os outros. Sou musico da ccb.desde os11anos deidade
    e o meu jafaz 55 anos que toca uma acordeonna congregação. simceramente nunca vi tamanha ignorançia. o que fizeram com a melodia e letra dos nossos hinos.

  4. Não concordo com a mudança dos hinos, mas acho que foram mudados para dar “uma revitalizada” nas melodias, cujas letras já estavam decoradas pela irmandade.

    Muitos já cantavam por costume e as letras nem meditadas eram. Talvez deva ter sido essa a razão da mudança.

    Na minha opinião, deveriam mudar o máximo as melodias também, porque invariavelmente nos trazem lembranças dos hinos antigos. Muitos se entristecem pois gostavam dos hinos antigos e talvez no nosso meio ainda haja irmãos (ou descendentes) que escreveram as letras dos hinos do hinário 4. Para esses a lembrança com certeza é muito mais forte.

    Deus abençoe.

    • Irmão HP,

      A quem diga que as mudanças foram feitas para criar um novo registro e evitar que outros possam utilizar nosso hinário (CC MJ por exemplo). É estranho, mas pelo que vi, praticamente todos os hinos tiveram alguma mudança, por mais sutil que fosse, pelo menos uma ou outra palavra foi modificada. Achei muito estranho.

      Mas estranho ainda, foi o registro feito em nome de anciães, examinadoras e encarregados de orquestra. Passa uma forte impressão de que essas modificações foram feitas para tornar esse louvor “exclusivo” da CCB. Só nós somos bons o suficiente para cantar esses hinos, logo vamos proibir qualquer um de utilizá-lo.

      É claro que não precisamos vender os hinários impressos a preço de custo a outras pessoas que poderiam querer vendê-lo com lucro (embora acho difícil acontecer, pois diante da gospelização, nossos hinos são pouco atraentes para comercialização), mas poderíamos disponibilizá-lo em pdF para quem quiser utilizar.

      Eu particularmente, ficaria bastante feliz, se um hino composto por mim (não tenho capacidade para tal), fosse utilizado por muitos cristãos, mesmo não sendo da minha denominação.

      Mas fazer o que né???

      • Márcio J. S. Ermida disse:

        Fiquei super chateado com toda essa descaracterização dos hinos! Cantei ontem o antigo “Buscai, buscai” (não lembro o nº) e não gostei nada, tenho minha dúvido se foi o ES que mandou fazer isso (NÃO ESTOU BLASFEMANDO).

        Só por Deus mesmo, descaracterizar um hinário por motivos tolos. Só porque alguns hinos novos são bonitos, isso não dá aval para descaracterizar os antigos, muito menos a exclusividade CCB.

        Deus que nos perdoe e prepare um avivamento.

        PS: peço perdão aos irmãos pelo tom dos meus desabafos. Mas o povo sofre tanto com tantas provas e opressões, e um grupo fechado vem e altera doutrina e hinário, se fechando mais ainda em doutrina humana. Estou sinceramente orando para que essas coisas mudem.

        • bereiano disse:

          ESPÍRITO SANTO?
          Foi formada uma comissão para executar mudanças seguindo alguns critérios que julgaram importante. Foi trabalhoso, exigiu dedicação, mas as mudanças foram feitas “a gosto” dessa comissão, só isso. Muita coisa ficou boa, outras nem tanto.

          Ora, sempre ouvia que os “nossos” hinos foram inspirados pelo Espírito Santo e que por isso não deveríamos cantar ou tocar hinos que não estivessem no hinário. Hoje vejo que não são “nossos”. Há autores no nosso hinário que compuseram centenas de hinos; os dois ou três que adotamos dizemos que foram inspirados e os outros?

  5. Márcio J. S. Ermida disse:

    Boa reflexão, irmão.

    Infelizmente, isso faz parte do rol de consequências de se querer ser diferente das dissidências que permanecem com o hinário 4, além de não se respeitar mais a Bíblia como SENDO a Palavra de Deus, 100% inspirada, infalível e inerrante, além de eterna.

    Não sou músico, mas me entristece quando abro o hinário 5 para cantar, e lá estão letras totalmente diferentes das anteriores, e o pior, SEM NECESSIDADE NENHUMA. Há quem alegue que é para os mais simples entenderem. Simples é quem fala isso, e vai acabar tropeçando nessa falsa simplicidade com jeito de piedade. Isso é fruto de se desestimular os estudos, secular e bíblico. Tem irmão semi ou analfabeto até hoje, porque entrou nessa conversa da “simplicidade” na “humildade”.

    Enfim, oremos e prossigamos com nosso estandarte. Os outros depois, entender-se-ão com o Dono do Estandarte, ou a própria Bandeira.

    Deus abençoe.

    Ir. Márcio – CCB m B, até quando não sei

  6. Rony Castro Dequis disse:

    Concordo contigo HP. Quero acreditar que a mudança foi necessária pelo mesmo motivo. No entanto, muitos insistem em dizer que a mudança na letra dos hinos foi necessária para se “adequar” as regras da língua portuguesa atuais. Bom, se esse foi realmente o motivo, por que insistem em manter a versão rudimentar da tradução bíblica feita por João Ferreira de Almeida? Por que não adotar a bíblia na linguagem de hoje, se o objetivo é facilitar a leitura e o entendimento.

    A paz de Deus!

    • Amém Rony.

      Eu sempre defendi uma leitura mais contemporânea. A NVI é muito boa ao meu ver, apenas errando ao traduzir medidas simbólicas no livro de Apocalipse, quando transformam de côvados e estádios em metros e quilômetros, perdendo todo o sentido figurado que as medidas possuem.

      Do resto a Nova Versão Internacional é muito boa. De fácil entendimento.

      Deus te abençoe.

  7. Evangelista Cristão

    PORQUE A LETRA DOS HINOS É SÓ PARA CCB

    As poesias dos hinos é para uso exclusivo nos cultos da CCB e, em outros países que tem a Congregação Cristã;
    É público e notório que muitas denominações comercializam explicitamente seus livros, canticos, bíblias com interpretações particulares e conclusas (aumentando o que está escrito). DVDs, CDs, Martelinhos, Vassourinhas, óleos tido como sacros,shopping da fé, entre outras coisas.
    Sendo assim a CCB resolveu preservar nossas poesias contidas nos hinários, pois foram escritas para louvor a Deus e Cristo Jesus e, jamais para trazer lucro para o patrimônio da CCB.
    Tem denominações que pegaríam nossa poesia e, seu astro gospel (verdadeiro ídolo), cantaría em teatros, campos de futebol. Gravaríam DVDs, CDs, arrecadando fortunas.
    Sabemos que a CCB evita usar o nome de Deus ou Cristo ou cânticos para arrecadar dinheiro. Se existem hinos gravados e sendo vendidos, a CCB não apoia e nem obtem porcentagem nas vendas.
    Tem igrejas e até dirigentes que são sinceros e servem a Deus de coração e até poderíam usar nossas poesias,mas, a CCB não tem pessoal disponível para frequentar as reuniões ministeriais de outras excelentes igrejas e, avaliar a idoniedade deles.
    Sendo assim, para não desvirtuar o sentido dos nossos hinos, a CCB mantem os mesmos somente entre a Congregação.

    Evangelista Cristão

    • Márcio J. S. Ermida disse:

      Perdoa, irmão Eleotério,

      Mas não faço chocarrice com o irmão, e nem com a CCB. Sempre que falo algo, mesmo brincando, mantenho meu respeito aos meus irmãos de fé e de denominação. E tenho certeza absoluta de que os outros irmãos aqui também.

      Mas o irmão falou, falou e a única coisa que explicou e conseguiu deixar bem claro é a exclusividade salvífica da CCB em relação às outras denominações.

      Tirou conclusões óbvias de situações comuns, sem deliberar sobre o oposto do que disse. Quanto a ter ótimas denominações, concordo (não por serem iguais à CCB), mas daí dizer que a CCB não pode autorizar nossos irmãos as conhecerem porque não há pessoal disponível para isso… faça-me o favor!

      Irmão, na simplicidade, mas poderíamos simplesmente parar de criticar as outras denominações com seus martelinhos, lenços e vassourinhas e quetais, e nos voltarmos como irmãos às denominações sérias. Sem desculpas esfarrapadas e sectaristas para isso. Simples assim. Se alguma denominação criticou a CCB sem antes a CCB criticá-la (o que acho difícil, dada a nossa cultura exclusivista), fiquemos em paz.

      Simples assim.

      Deus te abençoe, amado.

      Márcio – CCB m B no amor de Cristo…

  8. Evangelista Cristão

    Nas reuniões ministeriais é ensinado a não falar que só a CCB salvar-se-á.

    Aqueles que falam, falam do seu pensamento pessoal.

    Sobre SALVAÇÃO esta decisão pertencerá a Deus.

    Quem ouvir alguém falando que SALVAÇÃO é só na CCB, deverá repreender o (a) tal.

    Creio que aqui na NET não resolverá criticar aleatoriamente este assunto, sendo que aqueles que afirmam esta opinião pessoal não ficam sabendo.

    Sobre os ministros evangélicos milionários que ganham dinheiro usando o nome de Cristo é nosso dever alertar os simples, pois a quase 2 mil anos os Apóstolo Paulo, Pedro e outros alertavam; Cuidado com as falsas doutrinas !!!

    Hoje é nosso dever alertar também !!

    Vemos na NET muita censura sobre o ministério da CCB, sendo assim podemos falar também dos erros dos profissionais do evangelho na TV Brasileira.

    A mesma liberdade que alguns tem em censurar a CCB eu tenho em censurar quem eu ver que está usando o nome de Cristo na TV para enriquecer.

    Evangelista Cristão alertando sobre o comércio com o Nome de Cristo na TV…………….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: