É ler para crer!

   Há alguns dias um irmão veio a mim cheio de satisfação por considerar que trazia a prova que a inclusão do vocábulo“contendo” no 1º Ponto de doutrina foi acertada. Abriu sua Bíblia na contracapa e pausadamente começou a ler para mim:

   – A BÍBLIA SAGRADA CONTENDO O VELHO E O NOVO TESTAMENTO – fez um gesto com o indicador como que sublinhando o ‘contendo’ e disse: – Está vendo? Na própria Bíblia está escrito que ela contém a Palavra de Deus. O que me diz agora? – cobrou uma explicação.

   Será que a contracapa da Bíblia concorda com a contracapa do hinário 5? Não foi a primeira vez que escutei este argumento; eu sabia o que responder:

   – Irmão, o CONTENDO da contra capa da Bíblia significa COMPOSTA; feita das partes. Onde você entendeu: A BÍBLIA SAGRADA CONTENDO A PALAVRA DE DEUS entenda: A PALAVRA DE DEUS CONTENDO O VELHO E O NOVO TESTAMENTO.

   Após uma e outra argumentação ele apelou:

   – Eu conversei com o Ministério e foi me explicado como te falei. São todos homens colocados por Deus para atender a sua Obra. Se eles mudaram é porque tiveram a guia de Deus para fazê-lo e nós devemos acatar.

   Pena! Senti pena do meu amigo. Homem bom, esforçado nas coisas de Deus, mas extremamente religioso. Eu não tive ânimo para continuar aquela conversa, despedi-me dele pedindo suas orações.

   O que foi dito a ele em particular, depois foi dito publicamente a toda a irmandade quando foi feita a leitura do tópico nº 13. Por este ensinamento, a CCB, ao mesmo tempo em que incentiva a leitura da Bíblia, reforça o que passou a afirmar no seu credo oficial – A Bíblia contém a Palavra de Deus.

* 13. LEITURA DA BÍBLIA – (78ª ASS. 2013)

A irmandade deve possuir a sua Bíblia e hinário, levando-os ao culto. É necessário que todos os irmãos dediquem-se à leitura da Bíblia a fim de conhecer o seu conteúdo, pois nela está contida a Palavra de Deus. O apóstolo Paulo falou a Timóteo “persiste em ler” ( I – Tim. 4:13), e o Senhor Jesus disse aos Saduceus:  “Errais não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus”. (Mat. 22:29).

   Propositalmente, eu omiti este tópico no texto “Tópicos de Ensinamentos CCB-2013” porque… sei lá… queria comentá-lo separadamente pois foi o que mais me chamou a atenção ou que mais me incomodou.

   Engraçado que outros dois canais também publicaram a lista de ensinamentos sem o tópico 13. A lista foi repercutida com 15, quando são 16 os artigos. Teria o autor do Fórum CCBSEMCENSURAS copiado de mim, e o do COMUMCCB copiado dele? Que gafe! Deixa pra lá!

   Para a CCB a Bíblia não é mais a Palavra de Deus como ensinou por 96 anos; Agora a Palavra de Deus é CONTEÚDO da Bíblia. Já havia alertado sobre isso:

Sobre a Bíblia, em minha opinião, só existe uma afirmação: “Contém a Palavra de Deus”. As outras duas afirmativas referem-se à Palavra de Deus que ficou distinta da Bíblia pela primeira afirmativa. O “contendo” fez da Bíblia mero recipiente, e da Palavra de Deus um componente. (Ricardo x Romário).

O conceito de que a Palavra de Deus está contida na Bíblia fazem aqueles que são inseguros quanto a sua inerrância, infabilidade e inspiração. Dizer que crê na inteira Bíblia não é dizer que a Bíblia é totalmente inspirada, totalmente inerrante, totalmente infalível. Daí fazem a distinção entre Bíblia e Palavra de Deus.

Ora, se a Bíblia não é totalmente infalível, não é totalmente inerrante, não é totalmente inspirada, então está sobrando conteúdo na Bíblia. E se a Bíblia não expressa toda a vontade de Deus para o homem, então está faltando conteúdo à Bíblia.

Os teólogos liberais crêem dessa forma porque especulam, sem jamais terem provado, que a Bíblia foi manipulada, adulterada, acrescida, suprimida, não completada. Nela não haveria pureza, mas mistura, sendo, portanto, um produto final da razão humana e não da vontade divina. Mas nós somos da fé, cremos e sempre a professaremos como Palavra de Deus.

A CCB, até onde consegui apurar, tornou-se a primeira igreja na sua Declaração de Fé a fazer distinção entre a Bíblia e a Palavra de Deus. Vejo isto como um retrocesso doutrinário. Julgo errado editar um documento histórico e considero um desrespeito à memória dos redatores e dos que foram antes de nós. Ou aceitamos o original ou fazemos um outro exclusivo.

Pelo ensinamento ficou confirmado o que no Artigo 1º foi mudado. É bom o incentivo para a leitura bíblica, mas em minha opinião, o tópico ficaria bem melhor assim:

* 13. LEITURA DA BÍBLIA

A irmandade deve possuir a sua Bíblia e hinário, levando-os ao culto. É necessário que todos os irmãos dediquem-se à leitura da Bíblia a fim de conhecer a vontade de Deus, pois ela é a Sua Santa Palavra. O apóstolo Paulo falou a Timóteo “persiste em ler” ( I – Tim. 4:13), e o Senhor Jesus disse aos Saduceus:  “Errais não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus”. (Mat. 22:29).

Reflexão. “Entendes tu o que lês?” (Atos 8:30), perguntou Felipe ao eunuco quando lia O Profeta Isaías. Dado o ensinamento devemos acatá-lo integralmente como me disse o meu amigo? Poderemos, ao ler a Bíblia, entendê-la corretamente se a conceituarmos erroneamente?  Certamente você lerá mais o Livro Sagrado, mas qual será teu conceito da leitura que fará: É ou contêm a Palavra de Deus?

Leia também:  “O conceito sobre a Bíblia”

Anúncios

Comentários em: "A contracapa que me mostraram e o tópico que ocultei" (17)

  1. Márcio José Sérgio Ermida disse:

    Durma-se com um barulho desses!!!

    Minha cabeça dá voltas de tontura e meu estômago queima quando leio essas coisas. Me dá uma vontade grande, enorme, de sair dessa “Neo-CCB”, que de cristã mesmo está começando a deixar a desejar, se afundando cada vez mais nas suas contradições.

    Não sei o que fazer, não sei o que falar mais… porque quero sair, mas parece que meus pés estão presos ao chão, à minha família, às minhas raízes, às obras que recebi e recebo. Já cheguei até a pensar (e refutar imediatemente!) que no arrebatamento haveria a possibilidade não tão remota de ficarmos para os sete anos de grande tribulação, sei lá, faz parte do surrealismo que anda rondando minha cabeça, por causa desses descabeçados que sentiram comichões nos ouvidos! Bando de descabeçados! São tão homens de Deus quanto eu!

    O jeito é continuar orando!

    Deus nos abençoe e nos perdoe por não sabermos NUNCA o que fazemos.

    Márcio (CCB m B, por enquanto…)

  2. Bem, Fanta contém suco de laranja, porém não é laranja pura. Se se afirma ‘nós cremos em x como contendo y’ então ‘x’ não reflete a totalidade de ‘y’.
    Enfim, era a Bíblia a Palavra…
    Adeus CCB como a conhecíamos, bem vindos à Congregação Cristã Bartiana Neoliberal.

  3. Ricardo.

    Esse é daqueles que defende denominação e não Cristo. Desculpe de dizer assim, mas isso me embrulha o estômago.

    Por vezes fico imaginando a cena que seria um homem comum (pois assim Cristo era), rodeado de mendigos e bêbados entrando no Brás, trazendo eles todos junto com ele…

    Imagino Cristo, sendo acomodado pelos porteiros no último banco, junto com todos os bêbados e mendigos que entraram junto à ele. Imagino os porteiros dizendo um aos outros “fica esperto, se eles se mexerem a gente segura eles”.

    Imagino Cristo se levantando no meio dos bancos lá no fundo, deixando todos os bêbados e mendigos sentados lá, para então se dirigir ao púlpito, enquanto o ancião está “em comunhão para revelação da Palavra”.

    Imagino então o ancião olhando com olhar de espanto para aquele homem simples, talvez barba por fazer, camisa suada, calça jeans um pouco suja. “Não, você não pode pregar, fica em paz, pois você não é batizado ainda e também não está de Terno e gravata.”

    Imediatamente os porteiros acodem, o tiram das escadas do púlpito e o direcionam para fora. A irmandade, estupefata, quase “aplaude” a atitude do ancião e dos porteiros em “defender a obra de Deus”. “Quanta ousadia deste homem! Nem conhece Deus e quer falar conosco que somos Filhos de Deus!”

    É isso…

    Se Cristo andasse entre nós hoje, ele seria rodeado de mendigos, bêbados, prostitutas, trombadinhas, marginalizados, como de fato era como ELE andava quando esteve nesta terra.
    Dificilmente Cristo seria aceito dentro de QUALQUER igreja evangélica, incluindo a “amada, idolatrada, salve, salve CCB”.

    Abraços.

    • Márcio José Sérgio Ermida disse:

      A CCB está deixando entrar falsa doutrina e alimentando também o que nem é doutrina como se fosse.Estão engolindo camelos e coando mosquitos.

      Oremos para que não se torne como a Igreja de Pérgamo, que tolerava doutrinas falsas. Estão entrando falsa doutrina e mornidão. Acham que podem se vangloriar de certos atributos, como se fossem confirmação de que estão no caminho certo. E esquecendo, e negando analisar corretamente as Escrituras, se aprofundam no erro.

      Nem a debandada de irmãos para outras igrejas, ou fundando novas igrejas, comove o coração daqueles alienados que se deixam guiar pelo comichão nos ouvidos. Se dependermos de liderança, estamos mal conduzidos, de mal a pior.

      Oro, porque não queria sair da CCB. Peço a Deus que derrube o castelo de cartas, a casa na areia, a força do braço da teimosia e do orgulho denominacional, confundido com guia do ES. Sei que outras denominações possuem defeitos, mas o que dizer então da MINHA denominação, que dá mais valor à palavra de púlpito do que às escrituras? Que muda a doutrina e ainda consegue justificar??????? Existem igrejas que já nasceram meio tortas, outras se deixaram levar também pelo erro. Mas e a CCB, que aparentemente nasceu no caminho certo, e com o tempo foi se desvirtuando, e sempre se justifcando????? Isso me lembra Joseph Smith, Elen White, Torre de Vigia, Creciendo en Gracia e muitos outros que juram de pés juntos (hehe) que foi o ES que os iluminou a fundarem e manterem suas doutrinas.

      Deus nos abençoe e nos guarde da heresia de manter a maluquice pseud-evangélica do CONTER na nossa doutrina!!!!!!!!

  4. Sim a Bíblia é a Palavra de Deus , mas, têm certos trechos nela que se Deus nos revelasse a “verdadeira interpretação” principalmente no V.T., iríamos cair de costas…

    • Cara irmã Sónia,
      Deus já nos revelou a verdadeira interpretação de toda a escritura, e em particular do Velho Testamento:
      Lucas 24:27
      “E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele [Cristo] se achava em todas as Escrituras.”

      João 5:39
      “Examinais as Escrituras [V.T.], porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam”

      Não há nada no Velho Testamento que me possa fazer cair de costas, mas há uma imensidão de outras coisas que me fazem cair de joelhos e adorar o Deus que veio à terra para me salvar.

      Se é sobre Jesus, por mim está ótimo 🙂
      Deus a abençoe minha irmã.

      Vitor, CC em Portugal.

      P.S. – Para quem entender o Inglês:

      “O long and dark the stairs I trod;
      With trembling feet to find my God
      Gaining a foothold, bit by bit,
      Then slipping back and losing it.

      Never progressing, striving still
      With weakening grasp and faltering will,
      Bleeding to climb to God, while He
      Serenely smiled, not noting me.

      Then came a certain time when I
      Loosened my hold and fell thereby;
      Down to the lowest step my fall,
      As if I had not climbed at all.

      Now when I lay despairing there,
      Listen, a footfall on the stair,
      On that same stair where I afraid,
      Faltered and fell and lay dismayed.

      And lo, when hope had ceased to be,
      My God came down the stairs to me!”

      • Só complementando… O apóstolo Pedro nos informou que nas epístolas há pontos difíceis de entender, podendo gerar interpretações errôneas, seja involuntariamente ou propositalmente para atingir alguns objetivos (como manipulação de massa).

        II Pedro 3.16 Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição.

        Como o irmão Vitor disse, a mensagem do evangelho é simples e de fácil interpretação. Entretanto, existem algumas particularidades, que embora não influenciam na nossa salvação, geram discussões intermináveis e são de difícil interpretação (não vou citar exemplos aqui, para não gerar debates).

        Fiquemos então na mensagem do evangelho…

        Deus os abençoe!

      • Vitor.

        Tenho que discordar do irmão.

        Há muitos mistérios na Bíblia que somente nos cultos da nossa CCB agente toma conhecimento e tem outros que ficaremos sem saber.Eu mesmo já ouvi do púlpito a seguinte afirmação: “…tem outras coisas que Deus está me revelando neste momento mas que não posso falar para os irmãos agora”.

        Portanto Vitor, tem mesmo coisas que se agente souber, cairemos de costas.

        A Paz.

        Claudio (ovelha, CCB min Brás, por enquanto)

  5. Amém irmão. Realmente meu irmão ,Cristo Jesus veio nos salvar , resgatar ,justamente daquilo que eu me referi como a “verdadeira interpretação”. Peço perdão, não deveria ter feito esse comentário.

    Irmão Vitor

    “there are things that it is best to keep to ourselves”

  6. Caro Bereiano.

    A CCB tal como a Adventista do Sétimo Dia, Testemunhas de Jeová, Mórmons sempre tem se declarado a única verdadeira igreja onde o homem pode encontrar a salvação da alma.Podem tentar me contrariar os defensores denominacionais, mas isso é um fato.

    Todas essas “declarações de fé” em nada pode espantar a irmandade, já que o cerne de tudo está na principal heresia pregada que é o da igreja salvadora do homem.

    Não canso de dizer da minha felicidade em saber que mesmo diante de tais impropérios propagados por alguns líderes, ainda assim, no nosso meio CCB sempre surgem pessoas que não se aliam aos desmandos do homem em suas doutrinas perecíveis pelo tempo e uso e se filiam ao Evangelho ensinado por Cristo.

    Pra mim, uma das explicações para o surgimento desses protestantes em nosso meio é essa:

    “Porque o amor de Cristo nos constrange…” 2 Coríntios 5:14

    A Paz.

    Claudio (ovelha, CCB min Brás, por enquanto)

  7. Peço perdão se em algum comentário meu , alguém teve alguma “má impressão” ao meu respeito; mas, Deus conhece tudo e minhas “respostas” vêm somente Dele! Deus abençoe a todos meus irmãos queridos que participam deste blog , bem como o seu dono . Este é meu último comentário aqui. Estou me retirando.

  8. Giovani André Santos disse:

    A paz de Deus, eu creio que a biblia é a inerrante infalível e inpirada palavra de Deus se não fosse não seria confiável significa que temos que apoiar a nossa fé em homens mas graças ao Senhor Nosso Deus que a sua Palavra é verdadeira é inerrante é infalível é inspirada portanto eu creio Nela de todo meu coração continue crendo também Deus abençoe

    • A bíblia conté muitos erros de traduções, e contém a palavra do Criador. Não é toda palavra dEle. Alguém já viu serpente falar? É um texto não literal, tem muito poema. Sou da CCB mas sinceramente não acredito nessa história de uma virgem ficar grávida e muito menos que Jesus Cristo é o Criador, se ele for tem q aceitar que Maria é mãe de deus. Não acredito em trindade. Pra mim só existe um único Deus. Aceitei o batismo nem sei porque, mas vou na CCB pq quando oro pra o Criador na hora da palavra Ele me responde.

      • Márcio José Sérgio Ermida disse:

        Caraca! Quê que vc tá fazendo na igreja, cara? Precisa se converter. Batismo não foi nada para você.

      • Marcos.

        Você não é único a permanecer na CCB por esse motivo, grande parte pensa assim mesmo, que Deus entre 20:30 e 21:00hs responde às necessidades terrenas dos presentes ao “culto”.

        Paz.

        Claudio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: