É ler para crer!

A CCB é contra o estudo bíblico e ensina que não se deve preparar um sermão. Se assim fizermos não será Deus mas o homem falando à igreja. Sei que o Espírito Santo inspira, revela e sonda os corações, porém a explicação do vídeo abaixo derruba nossos conceitos. É a pregação expositiva contra o ‘pão quentinho do céu’. E agora?

Anúncios

Comentários em: "Pregação expositiva – certo ou errado?" (99)

  1. Irmão, ouvi na semana passada o seguinte, dito, salvo erro, por um senhor chamado John MacArthur, sobre a exposição das Escrituras que achei de muito interesse:

    O pregador deve imaginar que no último lugar da Igreja está sentado Deus. Ele deve pregar a mensagem de tal forma que o seu único objectivo é que Deus, sentado no último banco, se levante no fim da pregação e diga, “Era exactamente essa mensagem que eu pretendia passar quando escrevi esse trecho da Palavra”.

    Se todo o pregador tivesse esse cuidado, de se colocar por debaixo da Escritura e de fazer a sua exposição de acordo com os princípios de hermenêutica instituídos, todas as Igrejas Cristãs do mundo seriam biblicamente saudáveis. Claro que isto só seria verdade se todas as Igrejas cristãs do mundo fossem, de facto, servas de Jesus, mas isto já é assunto para outra altura.

    Deus a todos abençoe!
    Vitor

  2. Márcio José Sérgio Ermida disse:

    Não vi o vídeo ainda. Mas de antemão, sou defensor do estudo bíblico. Na CCB teria que começar aos poucos, primeiro preparando TODOS os pregadores de acordo com as suas formações escolares. Depois, instituir EBD, seminários, faculdades, etc. Sendo que tudo isso pode ser aprendido com nossas igrejas-irmãs, como AD, ou IPB. A decisão mais difícil seria sobre a preparação de um sermão ou não. Sou a favor de sermões preparados de acordo com a inspiração do ES, não creio que sejam “pães mofados”. Mas também acho bonita a revelação da Palavra na hora. Nesse caso, o irmão tem que estar afiadíssimo com a Espada do Espírito, para saber pregar sobre o que Deus revelar na hora. Na minha opinião, deveria haver liberdade para os dois tipos de pregação, o que acho quase impossível, pois seria capaz de entrar vaidade e disputa.

    Ou, a CCB continuaria apenas com a revelação na hora, a segunda opção (acima). Mas, parar de condenar o estudo bíblico e voltar a ter comunhão com outras igrejas já é um ótimo passo a ser dado.

    Deus abençoe.

    • Cristão Ortodoxo disse:

      Não sou contra o estudo das escrituras sagradas, mas dizer que temos muito o que aprender com a AD e com a IPB é brincadeira…. principalmente com a IPB seria um tremendo retrocesso espiritual. Voltaríamos a praticar um cristianismo mesclado com o gnosticismo cristão do séc I e II, onde a heresia da eleição incondicional seria nossa primeira aula de desvio doutrinário; já a segunda seria o sacramento de iniciação para recém nascidos (batismo infantil), a terceira teríamos de rasgar a epístola de Tiago ou destituí-la da coletânea de textos sagrados. Temos que apreender é com as escrituras sagradas, e não com instituições que pregam um cristianismo sincretista.

      • Cristão Ortodoxo, achei curiosa a sua observação sobre a suposta “heresia” de um dos 5 pontos (TULIP) ditos Calvinistas, a Eleição Incondicional. O caro é CCBeiano ou Cristão?
        – Se é CCBeiano, fique com os ensinamentos e práticas CCBeianas.
        – Se é Cristão, fique com os ensinamentos e práticas Cristãs.

        Se for “CCBeiano” não vale a pena ler mais abaixo, que Deus o abençoe, é o meu desejo e oração!

        Agora,
        Provas Bíblicas que irrefutavelmente provam a Eleição Incondicional de Deus no plano de salvação do crente:
        Dt 4:37; Dt 7:7-8 / Pv 16:4 / Mt 11:25; Mt 20:15-16; Mt 22:14 / Mc 4:11-12 Jo 6:37; Jo 6:65; Jo 12:39-40; Jo 15:16 / At 5:31; At 13:48; At 22:14-15 /Rm 2:4; Rm 8:29-30; Rm 9:11-12; Rm 9:22-23; Rm 11:5; Rm 11:8-10 /Ef 1:4-5; Ef 2:9-10 / 1Ts 1:4; 1Ts 5:9 / 2Ts 2:11-12; 2Ts 3:2/ 2Tm 2:10,19/1 Pe 2:8 / 2 Pe 2:12 / Tt 1:1 / 1Jo 4:19 / Jd 1:3-4 / Ap 13:8; Ap 17:17

        Não esquecer que os escritos de Calvino que deram muitos anos depois lugar ao que hoje se conhece por Calvinismo (já depois da sua morte) são anteriores ao Arminianismo, e foram parte importante da reforma da Igreja no séc. XVI, sob as costa de quem, relembro, a Igreja da CC foi erguida.

        Quanto à Epístola de Tiago, quer esclarecer o porquê da sua observação? Presumo que esteja a falar da FéObras, mas não quero fazer um comentário precipitado.

        Deus o abençoe Cristão Ortodoxo,
        Vitor, CC em Portugal.

        p.s.- Conheço Igrejas Cristãs reformadas e biblicamente saudáveis que não vêm obstáculo em ter nas suas “fileiras” membros que abordam o Cristianismo de uma perspectiva Arminiana e ao mesmo tempo outros que abordam o Cristianismo de uma forma dita Calvinista. O que já não me parece muito saudável é catalogar uma doutrina claramente bíblica como “heresia”. Este tipo de argumentos só comprova a nossa (Congregação Cristã) conceptual fragilidade teológica.

        • Irmão Vitor.

          Excelente sua intervenção.

          Agente sobe nos ombros dos mais velhos pra conseguir enxergar mais longe.

          Nossos cultos são direcionados num viés do sentimentalismo, logo, as pregações, estejam ou não em conformidade com a Bíblia, devem atender a isso, caso contrário nós não as aceitamos, por enquanto.

          A Paz.

          Claudio (ovelha, CCB m B)

        • Irmão Vitor,

          Mesmo eu sendo CCbiano, não concordo com a teoria calvinista e acho que a mesma é refutável. Na bíblia, é possível encontrar argumentos bíblicos para ambas as teorias (calvinismo e arminianismo). Há exemplos para ambos os lados. Esse é um mistério que eu humildemente afirmo que não consigo entender. Já li muito a respeito. Ouvi opiniões de ambos os lados. Acredito que tem pessoas que são predestinadas a salvação, e mesmo que não queiram, acabam tendo os seus caminhos cercados por Deus. Outras, precisam a qualquer custo se manter na Graça para obter a salvação, pois se cair da Graça (Gl. 5:4), poderá perder a sua salvação. Seria cruel, acreditar que Deus escolheu apenas alguns, e colocou outros no mundo para sofrer condenação eterna. O “evangelho da predestinação” é cruel. Aliás, os arduos defensores dessa teoria, geralmente são conhecidos por sua arrogância e soberba, claramente demonstrada em debates que assisti. Se acham a última bolacha do pacote.

          Aliás, o próprio Calvino, denunciou e pediu a execução do médico Miguel Serveto, pelo fato do mesmo não crer na Trindade. Miguel Serveto foi QUEIMADO vivo com requintes de crueldade. Aliás, Genebra era uma Teocracia, cujo papa era Calvino. Na execução, o médico Serveto teve as suas pernas queimadas com madeira semiverde e uma coroa de enxofre na cabeça, para que o mesmo sofresse mais ainda. Vai falar isso para um cristão reformado (hehehe). Se mencionar esse fato em uma escola bíblica dominical da Presbiteriana, certamente você será expulso. Há registro de muitos outros assassinatos cruéis promovidos pela teocracia e com a permissão do seu líder Calvino. Isso sem falar no Lutero, que ordenou o assassinato. Será que o estudo bíblico de Calvino, não incluia os evangelhos?

          Se for também comentar sobre o genocídio promovido pelo alcoólatra Martinho Lutero, daria para escrever um livro. Todos esses fatos são comprovados por fartos documentos históricos, registros e provas irrefutáveis. Os mesmos podem ter sido importantes para a reforma protestante, porém estão longe de ser considerados exemplos. E com certeza, não estavam sob a graça, pois se estivessem, não cometeriam atos tão cruéis. Que Deus tenha tido misericórdia deles para que no ultimo momento eles tenham entrado na Graça.

          E que os estudiosos reformistas parem de transformar Lutero e Calvino em heróis.

          Com relação a Presbiteriana, creio eu que o batismo de crianças, é herético. Não crer na contemporaneidade dos dons é herético também. Ou seja, eles também possuem suas heresias, assim como nós. Eles inclusive excluem da comunhão, quem acredita na manifestação dos dons por intermédio do Espírito Santo que em nós habita.

          Heresia, todas as denominações evangélicas possuem.

          Deus os abençoe!

          • Irmão Samuel.

            Tá ai tb uma coisa que me intriga, predestinação e livre arbítrio.

            Sou mais tendente a crer na segunda vertente, opinião pessoal, até pq se me inclinar para a predestinação começo a enxergar a Deus como um psicopata sei lá.Mas a tese é bíblica, apesar que nas duas vezes que se encontra a palavra predestinação ela se refere à igreja, sei que há outras passagens que dizem do povo eleito…

            Eu vou dizer uma coisa aqui e espero que me compreendam e até me perdoem se exagero da minha parte:

            Vamos imaginar uma pessoa que não esteja entre os escolhidos.E essa pessoa chega até nosso Deus e diz assim:

            – Eu creio no Senhor Jesus como sendo o Cristo que morreu na cruz pelos meus pecados, e como Salvador da minha alma, e o aceito no meu coração para dirigir minha vida, quero morar no céu.

            E ai?

            Outro dia ouvi um ensinamento assim, que as duas verdades caminham paralelamente e uma não exclui a outra, mas é um mistério que nos será revelado no céu tal como a trindade, se o Senhor Jesus era homem ou Deus quando esteve entre nós (ele tinha atributos de Deus e tb de homem, chorou, teve fome, sede, enfim…).

            Não sei se lhe serve o exemplo, mas vou copiar o que aprendi e me ajudou no esclarecimento, depois procuro o link e posto, foi até o irmão HP que o sugeriu:

            Predestinação ou livre arbítrio, são como duas linhas de trem, que você as olhando de perto correm paralelas, mas se olhar no horizonte elas se encontram, se cruzam.A Predestinação e o livre arbítrio são verdades bíblicas que caminham paralelas e se encontrarão no céu.

            Falo isso mas continuo sempre na estaca zero.

            E outro dia ouvi de uma irmã nossa, antiga de crente (60 e poucos anos de idade) dizendo assim, que aprendeu na sua juventude com um irmão: Existem pessoas escolhidas, essas Deus já as predestinou, e elas de maneira alguma perderão a salvação, inclusive passam a vida tranquila sem maiores percalços na trajetória cristã, já tem outras que até se salvarão, mas primeiro serão provadas, muitas vezes com doenças graves, misérias, fome, enfim, irão sofrer para só ai ao final de todo o sacrifício pessoal alcançarem misericórdia de Deus e se salvarem, ela citou inclusive alguns exemplos de pessoas nas duas condições que conheceu na CCB.Uma espécie de subdivisão dos predestinados.

            Ouvi isso ai, e agradeço a Deus pois é melhor ouvir do que ser surdo.

            Por isso sou muito a favor da pregação tal como a do tópico.

            A Paz.

            Claudio (ovelha, CCB m B, envergo mas não quebro, por enquanto)

        • Quando Tiago diz que ‘a fé sem obras é morta’, ele não está entrando em conflito com o que disse Paulo sobre a salvação ser baseada somente na fé.

          Observemos que, quando Paulo disse aos efésios: ‘pela graça sois salvos, mediante a fé’ – estava tratando justamente do perigo do legalismo, em oposição à graça que nos dá o que não merecemos. Ele está criticando o pensamento disseminado de que a salvação pudesse ser conseguida pelas obras que anulam todo o sacrifício feito na Cruz.(Ef 2)

          Tiago, por sua vez, estava preocupado com os novos convertidos que tinham uma fé imatura e destituída de boas obras. Ele escreveu sua carta numa ambiência em que a comunhão entre os irmãos estava ameaçada pela amargura e pelo desamor, devido às claras distinções que havia entre as classes sociais.

          Reafirmando o amor ao próximo do evangelho genuíno, Tiago conclama a todos a abandonarem a antiga comunhão israelita baseada nas distâncias que haviam entre as classes sociais e a aplicação da lei nesse sentido. (Tg 2)

          ‘Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos’. – é aí onde ele argumenta – conforme Jesus – pedindo que se exerça a misericórdia, e não, o juízo.(Tg 2.10)

          Ele diz que não era seguindo as normas da lei mosaica que eles iam conseguir exercitar a misericórdia. Na ‘nova lei’ havia liberdade no agir e igualdade entre as pessoas.Estas, diziam que tinham fé, mas não saiam do seu pedestal de ‘abençoados’, (os ricos tinham a tendência cultural e religiosa de achar que por terem possessões (riquezas) eles estavam seguros), fazendo acepção de pessoas, sem exercer misericórdia com os necessitados. (Tg 2:14.15.16)

          Inclusive ele é claro quanto ao juízo sem misericórdia. Ele se dirige justamente àquele que não usou de misericórdia! E que somente Deus é o Juiz Supremo, mas que Deus espera que tenhamos misericórdia uns com os outros. (Tg 2.13)

          Portanto, lendo todo o seu contexto, fica bastante evidente que Tiago diz que a salvação baseada na fé não exclui boas obras mas que as boas obras acontecem como resultado NATURAL da fé.

          Vejamos, inclusive, seu discurso contundente no terceiro capítulo, sobre o refrear da LÍNGUA e dos destroços que ‘o falar’ pode causar.

          E Tiago diz com realismo:

          TODOS tropeçamos em muitas coisas.(Tg 3.2) antes de dizer que ‘se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão’.

          Ora, se TODOS tropeçamos em muitas coisas, então o perfeito varão simplesmente não existe. O que existe é um entregar-se diário Àquele que, sem merecermos, nos deu vida nova para que Ele nos aperfeiçoe em processo constante. E não por meio de exterioridades e rituais, mas no nível do nosso coração, de modo que tenhamos um relacionamento agradável com Ele e com o nosso semelhante.

          Como diz uma das autoras da minha bíblia de estudo:

          “Colocada como ‘barômetro da espiritualidade’, a língua pode ser um instrumento do mal ou um condutor de bênçãos, dependendo de estar ou não envolvida pelo Espírito de Deus”.

          Ou seja: Bem atual!

          Como foi ‘proposto’ acima, me parece que essa carta (entre outras) foi mesmo rasgada de algumas bíblias…

        • cristão ortodoxo disse:

          Caro irmão Vitor, a paz de Deus, amém.. Sinto-lhe informar que a teoria da eleição incondicional nasceu muito antes de João Calvino. Esta teoria principiou no primeiro século da era cristã, tendo as seitas gnósticas como precursoras desta heresia. Os mestres gnósticos ensinavam que os humanos são
          predestinados arbitrariamente ou para a salvação ou para a condenação. Segundo eles o ser humano é totalmente depravado e nem sequer pode exercer fé em Deus ou aceitar o dom da salvação. E as únicas pessoas que têm a fé salvadora são aquelas a quem Deus confiou os mistérios da gnose. Martinho Lutero foi o primeiro reformador a abraçar estra doutrina herética e difundi-la, pois ele era um leitor assíduo das obras de Santo Agostinho, e nestas obras continham pontos doutrinais que assemelhavam com o pensamento gnośtico a respeito da salvação. Então como fica Calvino na história? Calvino apenas repetiu de forma mais precisa a teologia estabelecida pelos reformadores.
          Quanto aos verdadeiros cristãos, eles sempre acreditaram no livre arbítrio, e claro que creram fortemente na soberania de Deus e em sua habilidade de prever o futuro, e não em uma perspectiva de predestinação arbitrária dos homens a uma sorte fixa, viam então que há uma grande
          diferença entre o prever algo e o causá-lo. E as passagens bíblicas ditas contraditórias, eles tinham explicações ĺogicas e bíblicas destas aparentes contradições vejamos:

          ….. ‘Assim que não depende do que quer, nem do que corre, senão de Deus que tem misericórdia’ [Romanos 9.16]. Aqui Paulo não nega que os humanos têm que fazer algo. Senão louvara a bondade de Deus, quem leva o que se faz a seu fim desejado. O singelo desejo humano não basta para atingir o fim. Só o correr não basta para que o atleta ganhe o prêmio. Também não basta para que os cristãos ganhem o prêmio que dá Deus por Cristo Jesus. Estas coisas se levam a cabo só com a ajuda de Deus.” Justino Mártir (160 d.C.)

          Mas, alegam, foi Deus quem endureceu o coração do faraó e de seus ministros. Talvez quem assim o acusa não lera o que no evangelho respondeu Jesus a seus discípulos quando lhe perguntaram: “Por que lhes falas em parábolas?” O contestou: “A vocês se lhes concede conhecer o mistério do reino dos céus; a eles lhes falou em parábolas para que, vendo, não vejam, e ouvindo não ouçam…” Deus sabe quem são os que não terão de crer, pois conhece de antemão todas as coisas, os entrega a sua incredulidade, retira deles seu rosto e os abandona nas trevas que eles mesmos elegeram. Por que admirar-se, então, de que naquele tempo abandonou em sua incredulidade ao faraó e a seus ministros, os quais jamais teriam acreditado em ele? Irineu (180 d.C.)

          Já que sabemos que Deus é tanto bom como justo, vejamos como o Deus bom e justo pôde endurecer o coração de Faraó. Talvez por um exemplo usado pelo apóstolo na epístola aos Hebreus podemos ver que, numa só obra, Deus pode mostrar misericórdia a um homem enquanto endurece a outro, sem a intenção de endurecê-lo. ‘Pois a terra que embebe a chuva, que cai muitas vezes sobre ela, e produz erva proveitosa para aqueles por quem é lavrada, recebe a bênção da parte de Deus; mas se produzespinhos e abrolhos, é rejeitada, e perto está da maldição; o seu fim é ser queimada.’
          [Hebreus 6.7-8]. Orígenes (248 d.C.)

          “Tome em conta como nos fala Paulo de maneira que dá a entender que temos livre arbítrio e que nós mesmos somos causa ou de nossa ruína ou de nossa salvação. Ele diz: ‘Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te conduz ao arrependimento? Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus, que retribuirá a cada um segundo as suas obras; a saber: a vidaeterna aos que, com perseverança em favor o bem, procuram glória, e honra e incorrupção; mas ira e indignação aos que são contenciosos, e obedientes à iniquidade” [Romanos 2.4-8]. Orígenes (248 d.C.)

          Certos homens (os hereges) que sustentam idéias contrárias, interpretam mau estas passagens. Eles destroem o Livre arbitrio ao introduzir (a idéia) de uma natureza pecaminosa e incapaz de salvação; enquanto sustentam que outros podem ser salvos, de tal forma que não podem perder a salvação. Orígenes (248 d.C.)

          • Irmão, a Paz de Deus.
            Como já tive ocasião de aqui dizer, eu prefiro confiar a minha salvação a Deus, porque conhecendo-me bem demais, sei bem que não sou de confiança.

            Graça irresistível, de acordo com o Calvinismo:
            (Leiam, se preferirem, sem as minhas explicações por debaixo dos versículos citados, elas não são mais do que observações que estão claramente explicitas nos versículos originais.)

            Quando Deus chama os eleitos para a salvação, eles não podem resistir. Deus oferece a todas as pessoas a mensagem do Evangelho. Isto é chamado a o chamamento externo.

            Mas para os eleitos, Deus extende esse chamado de forma interna ao qual não é possível oferecer resistência. Este chamado é produzido pelo Espírito Santo que trabalha no coração e mente dos eleitos para os trazer ao arrependimento e regeneração de tal forma que eles propositadamente e livremente vêm até Deus. Alguns dos versículos usados sáo precisamente
            Romanos 9:16,
            “Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.”

            Filipenses 2:12-13
            “De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim, também, operai a vossa salvação, com temor e tremor; 13Porque Deus é o que opera em vós, tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.”
            Estes versículos mostram quem opera a salvação do indivíduo – Deus.

            João 6:58-29
            “28Disseram-lhe, pois: Que faremos, para executarmos as obras de Deus? 29Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou.”
            A obra de Deus é pela Fé. A Fé é um dom. Quem nos dá esse dom?

            Atos 13:48
            “E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna.”
            Deus determinou que aqueles cressem, e eles creram!

            João 1:12-13
            “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome; 13Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus.”
            Ser uma nova criatura não vem da vontade do homem mas apenas de Deus.

            João 6:37
            “Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim, de maneira nenhuma o lançarei fora.”
            6:37).

            A minha pergunta é apenas uma: Como é que alguém, que conhece a Bíblia e o seu conteúdo, pode achar que a salvação é produzida exclusivamente pela vontade do homem?

            Para aquele que tem questões quanto à sua salvação, este último versiculo citado é crucial: Perguntem-se a a vós mesmo, Jesus poderia perder algum dos eleitos de Deus?

            Eu não escrevi a Bíblia, apenas a leio e tento obedecer ao que lá está escrito! (tento, porque sou pecador como os demais)

            Deus a todos abençoe,
            Vitor, CC em Portugal

  3. Evangelista Cristão

    Creio que a CCB chegou onde chegou pela força do Espírito Santo.

    O que vejo alguns postarem, reprovando algumas pregações é verdade,mas, é aí que aparece o poder Divino da conversão.

    Mesmo a CCB tendo pregadores errantes e, com pouca cultura e sem estudo teológico, hoje somos quase 3 milhões de crentes batizados, afora aqueles que congregam e não são batizados. Sendo que a CCB conta seus membros no dia da S.Céia e, S.Céa só participam os batizados.

    Este crescimento se deu pelo poder de Deus e, como está escrito; Deus não divide sua Glória com homem nenhum.

    Sendo assim, hoje podemos afirmar que a CCB cresceu sem ajuda destes irmãos do ministério, errantes e de pouca sabedoria humana.

    Honra e glória só a Deus !!

    Evangelista Cristão

    • Irmão.

      Ap. Paulo era estudado (já naquela época hein!), formado em um colégio de elite, Lucas então nem se fala.

      O Lula foi eleito presidente (convenceu quase 50 milhões).

      O Ronaldo é um fenômeno.

      A Igreja Mundial do Poder de Deus com 14 anos tem quase o dobro de membros que a nossa centenária, a Universal o triplo com pouco mais de 30 anos.

      E daí? Não vai dizer que é o Espírito Santo em Lula que eu vou embora !

      A Paz.

      Claudio (ovelha, rasgando meus diplomas para ser aceito no céu, CCB m B, fundada em Atos e reinaugurada em 1910, chegando a quase metade de membros de uma denominação com 14 anos de existência e liderada por um “simplão”, não desses nossos aqui mas daqueles deles lá, por enquanto)

  4. O vídeo é bem direto e eu concordo.

    Realmente quem já ouviu uma pregação assim não aceita mais comer palha, eu que vim da AD, tenho dito aqui e em outros lugares, nunca entendi pq razão se lê um texto da Bíblia e se fala de algo totalmente diverso na exortação, muitas vezes contraria a própria palavra lida, eu mesmo já testemunhei diversas vezes isso, você meu irmão CCBeiano sabe muito bem do que estou falando.

    Agora quem é adepto do suposto “pão quentinho” teve raros contatos com a Palavra que emana das Escrituras, isso um dia muda, vamos orar.

    E dai vão dizer que é o es quem dirige o culto e tal, daí agente volta ao nosso paradoxo.

    Uma pena não ser ainda um privilégio de nossa CCB a pregação nesses moldes.

    Sugiro a você meu irmão CCB, reflita muito sobre isso.

    A Paz.

    Claudio (ovelha, CCB M Brás, fundada em Atos e reinaugurada em 1910, por enquanto)

  5. Márcio José Sérgio Ermida disse:

    Correção:

    Tive o privilégio de assistir esse vídeo no face, e admiro esse pregador. Quanto a desfazer de outras igrejas, isso é prática recorrente na CCB, não me surpreende. Quando falei em aprender com eles, quis dizer no sentido do estudo sistemático. Mas isso deve ser uma heresia condenável tembém, não?

    Não estou com tempo para confirmar sobre as heresias gnósticas citadas, mas tenho certeza que as igrejas que citei não consideram a Bíblia como letra morta nem como contendo a Palavra de Deus, ou isso não é heresia?

    A ICAR, com todas as suas heresias e distorções, possui mais membros do que todas as igrejas evangélicas, e agora? Se disser que estou comparando a CCB com a ICAR, aí já é demais. Mas ter 3 milhões de membros não significa também ter uma postura doutrinal correta.

    Sendo assim, sejamos humildes e aprendamos com quem já sabe e já trilhou o caminho das pedras. Aliás, só falta dizerem também que o ES só está na CCB. Aí já é demais mesmo!!!

    Deus abençoe.

    • Irmão Marcio.

      “Mas isso deve ser uma heresia condenável tembém, não?”

      Heresia e das “brabas”, não sei pq é, só sei que é assim, é tipo jiló, nunca comi mas não gosto.

      Caríssimo, esses 3 milhões ai citados, agente deveria era se envergonhar desse número, não ficar gritando aos 4 ventos, até pq se gritar resolvesse alguma coisa vendedor de cocada seria rico.

      Quando chegarmos ao céu melhor ficar de cabeça bem baixa com esses 3 milhões ai, pois se agente tivesse colocado o dinheiro no banco teria ao menos rendido aqueles jurinhos, é ou não é?

      Pregação é na Palavra.

      A Paz.

      Claudio (ovelha, CCB m B, fundada em Atos e reinaugurada em 1910, o verdadeiro batismo, o ósculo santo e o véu, por enquanto)

      • Márcio José Sérgio Ermida disse:

        Irmão Claudio, confesso que sou seu admirador, suas tiradas são muito engraçadas. E dizem que rir ainda é o melhor remédio, hehe.

  6. bereiano disse:

    Deus já falou comigo muitas vezes na CCB; porém em uma questão específica busquei a palavra por anos e nada falou; (não falou porque sairia fora do modelo limitado ccbiano) então recorri à Bíblia e tive minha resposta porque esta não está condicionada à limitação do homem.

    O problema do “pão quentinho” é que o povo não cresce no conhecimento da Palavra;
    Já na expositiva terei conhecimento mas minha necessidade específica não é atendida.
    O Espírito Santo é poderoso para conciliar as duas coisas.

    A irmandade não quer entendimento quer atendimento, não quer saber teologia quer saber se Deus vai dar vitória numa causa, ou se não vou quebrar a cara se trocar de serviço. mas se quero agradar a Deus devo ter conhecimento e aprender a Palavra.

    “BUSCAMOS A PALAVRA QUANDO QUEREMOS UMA RESPOSTA PARA NOSSA VONTADE;
    APRENDEMOS A PALAVRA QUANDO QUEREMOS DAR UMA RESPOSTA À SUA VONTADE”.

    • Fechou Bereiano, sem precisar descer a mamona como faço.

      A bíblia tem resposta pra tudo, queira ou não queira.

      Quanto a “buscar palavra”, pra mim é pura superstição do povo, mas Deus é misericordioso e nunca se esquece do filho sofrido pela falta de conhecimento por culpa do sacerdote.

      A Paz.

      Claudio (ovelha, CCBmB, por enquanto)

    • Dá quase vontade de imprimir estas duas últimas frases numa t-shirt (não sei como se diz no Brasil) e levar vestida a um culto. 🙂

      É como o irmão Fábio diz e bem, perfeito!

  7. Márcio José Sérgio Ermida disse:

    Perfeito mesmo, bereiano!

    E o pior é que confundem sempre uma coisa com a outra. Quase toda discussão que entro sobre isso, vêm me dizer que Deus cumpre a palavra pregada no púlpito (eu sei disso, nem precisa falar) como atestado de confirmação da superioridade da placa CCB e de que, logo, não precisamos estudar a Bíblia.

    Domingo saí radiante da igreja, e nem levei em consideração os erros cronológicos do pregador. Apenas porque, além de ser uma exortação linda, em nenhum momento atacou outras denominações, nem teologia, nem título disso ou daquilo, nem o salário dos mercenários. Queria que sempre fosse assim, aliás, queria ter liberdade de estudar sem ser tachado de “sabedoria humana”. Logo eu, que to longe de saber alguma coisa, e só leio e estudo as coisas de Deus porque são minha atual única fonte de alegria.

    Parabéns para a colocação do irmão bereiano, e por aqui vou continuar orando e estudando.

    Deus aebnçoe.

    PS: Os irmãos que desconsideram outras denominações, façam o favor de entrar no site http://www.portasabertas.org.br e vejam se dá para começar a refletir um pouco nessa baboseira de exclusivismo denominacional.

  8. Evangelista Cristão

    Cláudio, Postar que a Universal e a Mundial tem mais membros prarticantes do que a CCB é estar fora da realidade.

    A maioria dos que aparecem nos programas de TV são pessoas que passam pelas igrejas e, muitos a título de curiosidade, sendo que não são membros fixos delas.

    Na CCB quando citei aproximadamente 3 milhões, são 3 milhões praticantes e que todo ano tomam a Santa Céia, afora aqueles que são parentes e ainda não batizaram, mas, se perguntarem aos nossos filhos e ou netos e ou sobrinhos, não batizados, qual a tua igreja, vão responder CCB.

    Dizer que termos 3 milhões de fiéis é pura vergonha, também é falar palavras tolas, sem nexo.
    Sendo que entre estes 3 milhões temos a maior orquestra do planeta com aproximadamente 300 mil músicos, 700 mil organistas.

    Postar que Paulo e Lucas tinham grande cultura, é verdade,mas, em nenhum momento observamos no novo testamento eles induzindo os cristão a fazerem cursos ou estudar as escrituras, pelo contrário eles diziam que usavam da Virtude e do poder de Deus para converter as almas.

    Ë lógico que temos obrigação em ler as escrituras, inclusive eu mesmo já li a biblia diversas vezes e, nunca precisei de teologia para entendê-la e, nunca me embaracei ao dialogar com teólogos, a ponto de algumas vezes alguns deles passarem a ser domésticos na fé na CCB.

    Citarei um nome aqui em que participei da sua conversão para CCB, Irmão ancião Luis Carlos da Cidade de Viçosa, sendo ele Reitor da faculdade de Viçosa, um catedrático que hoje serve a Deus na CCB como ancião.

    Este servo de Deus conhece diversas religiões e antes de ser da CCB leu dezenas de livros e, desconheço alguém que conheça melhor as religiões a nível mundial do que ele.

    Tenho certeza que terá pessoas que conhecem religiões igual a ele, mas, mais do que ele é difícil !!

    Hoje ele ensina que devemos ler a bíblia, jamais estudá-la, pois estudar significa usar a inteligência e o raciocínio humano para interpretar e, a biblia deve ser interpretada pela Guia do Espírito Santo.

    Iguais a ele eu testemunhei muitos e, nunca estudei a bíblia para poder dialogar com os mesmos,mas, lendo a bíblia nunca me embaracei com nenhum sábio nas letras.

    Sobre o que está na cabeça de toda a irmandade é impossível saber. Reconheço que tem uma minoria que vai atrás de respostas do dia a dia mas, creio que são alguns que ainda não entenderam o que é salvação.

    Se todos fossem atrás de respostas de empregos , etc, as igrejas estariam vazias, afinal a maioria continua pobre e muitos desempregados e, as igrejas lotadas.

    Sobre o pregador do video acima é um dentro de muitos na igreja dele, vejam o RR Soares, é um grande pregador,mas, é só ele que vemos com sabedoria, quando surge outro pregando na TV da mesma igreaja é uma negação.

    Na CCB temos pregadores sábios citarei o nome de alguns e, quem quiser congregue com eles e tire a prova.

    Paulo do Jardim Paulista SP……Salvador da Agua Rasa SP…… Toninho de Veleiros SP…….Arquimedes da Lapa SP…….. se quiserem postarei dezenas e, para congregar com eles é só pegar no relatório CCB na NET.

    Sendo assim na CCB temos inúmeros pregadores eloquêntes !!!

    Evangelista Cristão

    • “A maioria dos que aparecem nos programas de TV são pessoas que passam pelas igrejas e, muitos a título de curiosidade, sendo que não são membros fixos delas.”

      – É muito curioso dando dinheiro na igreja então (só a Mundial gasta mais de 30 milhões de reais por mês com programas de TV).

      “Na CCB quando citei aproximadamente 3 milhões, são 3 milhões praticantes e que todo ano tomam a Santa Céia, afora aqueles que são parentes e ainda não batizaram, mas, se perguntarem aos nossos filhos e ou netos e ou sobrinhos, não batizados, qual a tua igreja, vão responder CCB.”

      – Honras e glórias à nossa CCB.

      “Dizer que termos 3 milhões de fiéis é pura vergonha, também é falar palavras tolas, sem nexo.
      Sendo que entre estes 3 milhões temos a maior orquestra do planeta com aproximadamente 300 mil músicos, 700 mil organistas.”

      – Mais uma salva de palmas pra nós.

      “Sobre o que está na cabeça de toda a irmandade é impossível saber. Reconheço que tem uma minoria que vai atrás de respostas do dia a dia mas, creio que são alguns que ainda não entenderam o que é salvação.”

      – Não é a minoria é a maioria.

      “Sobre o pregador do video acima é um dentro de muitos na igreja dele, vejam o RR Soares, é um grande pregador,mas, é só ele que vemos com sabedoria, quando surge outro pregando na TV da mesma igreaja é uma negação.”

      – Tem o Jaime de Amorim Campos.

      “Na CCB temos pregadores sábios citarei o nome de alguns e, quem quiser congregue com eles e tire a prova.”

      Não conheço nenhum destes, vou concordar com o irmão pois acredito que fala do que testemunha, que falta faz um programa de TV, agora acho difícil estarem à altura de alguns que vemos por ai que não são CCB.

      A Paz.

      Claudio (ovelha, CCB m Brás, por enquanto)

  9. Márcio José Sérgio Ermida disse:

    Irmão Eleotério,

    Quando falo de estudar a Bíblia, não temnada a ver com eloquencia, que penso eu ser a capacidade de articular bem as palavras para se expressar em determinado assunto. Acho louvável o irmão ter lido a Bíblia várias vezes, mesmo discordando de algumas posições suas, e isso é naturalmente saudável. Porém, esse estímulo de ler a Bíblia na CCB na minha visão é recente, a maioria dos irmãos que conheço não tem esse hábito. E vi poucos pregadores nossos falando que tem que ler, pois ainda impera a noção da revelação no culto apenas para quem prega, sendo desnecessária a leitura.

    Continuarei sendo um defensor do estudo sistemático das Escrituras, de uma EBD no lugar ou junto com os recitativos, e tenho certeza absoluta de que o nosso temor e oração manterão a guia do ES nisso também, impedindo de futuros pregadores falarem absurdos no púlpito como se fossem verdades bíblicas e direcionando a doutrina para o que realmente importa como salvífico, Ah! E também reatando a comunhão com nossas igrejas-irmãs. Só a título de curiosidade: descobri com irmãos nossos no face (página International Christian Congregation, muito boa por sinal) que a igreja romena que tanto falam de um intercâmbio ou união com a CCB, possui ligação com a Casa de Oração. Porque então não podemos ter comunhão com eles? Vai entender…

    Como disse o Senhor na boca do profeta: “O Meu povo perece por faltar-lhe conhecimento.” Os 4.6 Quem está certo, Oséias guiado por Deus ou os Anciães que dizem não precisar conhecer (estudar)? O que Jesus fez com o diabo quando foi tentado no deserto, com o inimigo deturpando a Palavra de Deus? O Senhor Jesus ensinava só fora das sinagogas ou também as frequentava? Quando Ele disse “esta profecia se cumpre hoje”, onde estava e o que estava fazendo?

    Essa de chamar de “sábio nas letras” quem estuda a Bíblia é antiga, mas beira o pedantismo, me perdoe irmão. Como pode uma pessoa que se dedica a conhecer os assuntos de Deus ser chamado de “sábio nas letras”, como se estivesse estudando Letras, Biologia, História, Química, etc?

    Precisamos de mais humildade e de menos defender os erros denominacionais. Reconhecer que, como em toda denominação dirigida por homens (mesmo que guiados pelo ES), existem falhas e erros na CCB também. Não vejo isso como nenhum demérito. “Olha, nós erramos ao retirar a Escola Dominical (na santa escola o tempo voa…) e vamos retomar o estudo bíblico. Também vamos voltar a permitir que as irmãs toquem e preguem, bem como vamos ensinar que não somos a graça, mas apenas um membro do Corpo de Cristo. Ah! E também vamos voltar atrás com o erro da alteração de doutrinas que públicamos no nosso hinário 5!”

    Que tal, hein? Aula de humildade.

    Deus abençoe. a todos nós.

  10. Pregação da palavra revelada: ladainha ou revelação?

    • Se for uma coisa não pode ser a outra, são incompatíveis entre si.

      Eu prefiro sempre acreditar que Deus revelou Sua vontade na Bíblia, está ali, o homem lendo e se dedicando a se aprofundar nesse conhecimento, cada vez mais lhe são reveladas as mensagens dos textos, mas o Espírito Santo não se limita à essa ou aquela forma.

      Acho um jeito meio preguiçoso, uma espécie de comodismo da nossa parte não ler a Bíblia, milhões (talvez uns 3 milhões) de pessoas não gostam muito de ler e daí surge uma denominação que apóia isso, pronto, é essa que vai me levar pro céu, e eu tenho que defender isso pois não gosto mesmo de ler !

      Irmão, quem tem o interesse em que você não saiba o que está escrito na Bíblia?

      Já a profecia, que eu creio tb, ela é muito específica, limitada geograficamente, direcionada a uma pessoa ou grupo (daí o cuidado que o crente deve ter ao aceitar tudo de todos e quebrar a cara em seguida), enquanto que as Escrituras Sagradas não possuem essa limitação de tempo, espaço e pessoalidade, pode você aplicar à sua vida, a qualquer tempo, lugar, desde que tenha o bom senso de entender o contexto em que foram produzidos os escritos e a capacidade de transportar aquilo para nosso mundo atual.

      Se amamos a Deus devemos praticar a Sua vontade, e onde ela está revelada para que possamos assim agir?

      Ladainha ou não, devemos julgar a pregação com base nas Escrituras e orarmos sempre uns pelos outros, pois só a verdade pode libertar-nos da escravidão.

      Testemunho meu, tenho ouvido cada ladainha por ai, quando eu ouço algumas de doer os ouvidos (os irmãos sabem quais) eu digo assim baixinho : – “Volta logo Senhor Jesus !” e me alivia um pouco.

      A Paz.

      Claudio (ovelha, CCB m B, por enquanto)

  11. Vou colocar aqui por escrito algumas considerações sobre coisas que fui lendo por todos os comentários acima.

    Olhar para as Escrituras e ver perfeição naqueles que fazem parte da história de Israel como nação, e, desde Cristo, Israel espiritual, é perverter a verdade e negligenciar os escritos inspirados pelo Espírito Santo. Nós não somos perfeitos como ninguém foi desde Adão, excepto Jesus.
    Ele é perfeito, mais ninguém o foi/será!

    Com isto venho refutar a ideia de que temos de ver perfeição na vida de alguém para aceitar os seus trabalhos em prol da Igreja. Calvino e Lutero não foram homens perfeitos, tal como não foi perfeito aquele que instigou e assistiu na morte do Diácono Estevão que por sinal, após a sua conversão, acabou por escrever metade do Novo Testamento. Estou a falar de Paulo para os menos familiarizados com a Bíblia.

    Eu agradeço a Deus por ter movido o coração de homens imperfeitos, para eu ter o privilégio que outros santos na antiguidade não tiveram, de viver num mundo onde não fazer o sinal da cruz, não confessar a autoridade do papa, e não rezar uma avé maria confessando os meus pecados a um homem igual a mim era meio caminho andado para acabar preso num poste e queimado vivo.

    Quanto ao Calvinismo vs Arminianismo. Depois de ler sobre o assunto eu prefiro ver a salvação que nos é oferecida por Deus pelos óculos Calvinistas. Faço-o não só por essa doutrina estar de acordo com a Bíblia, mas também porque (confesso) me é mais conveniente.
    Eu não falo pelos irmãos, como é óbvio, mas eu não confiaria a minha salvação a mim próprio, eu conheço-me bem demais para cometer essa imbecilidade. Prefiro confiar antes num Deus que por toda a história da Humanidade provou uma e outra vez que é Bom. Eu confio n´Ele para a minha salvação, não em mim.

    Documentos de rápida leitura que explanam de forma prática ambos os conceitos:
    https://docs.google.com/file/d/0ByG7eqk26OcVX3o3c0pvV28tMWM/edit
    http://www.monergismo.com/textos/jcalvino/joao_calvino_5pontos_silverio.htm

    Quanto ao operar do Espírito Santo nas Igrejas:
    Há um certo laivo de irracionalidade na ideia de que podemos limitar o operar do E.S. só porque não estudamos a Bíblia de forma sistemática ou não preparamos as pregações.
    Pensem bem no assunto por favor: por acaso Deus deixa de falar alguma coisa à sua Igreja se assim O quiser? É um seu servo com uma folha de papel escrita e um curso de teologia que consegue parar a benção de Deus, qual kryptonite espiritual? Se isso fosse verdade o próprio diabo e os seus anjos de perdição andavam a distribuir bíblias de estudo à porta das Igrejas…

    Deus vos abençoe,
    Vitor, CC em Portugal.

    • Amado irmão Vitor,

      Só um detalhe. Quando o apóstolo Paulo viu Estevão sendo apedrejado ele ainda não era convertido. Após a conversão, não vemos na bíblia em momento algum o apóstolo Paulo ordenando execuções e/ou apedrejamentos daqueles que discordassem da doutrina que ele pregava. No máximo uma discussão acalorada (vide Barnabé e Pedro).

      No caso do Calvino, o mesmo já era conhecedor do evangelho, já tinha “criado” o conceito de predestinação, e mesmo assim ordenou a execução de um brilhante médico (que fez importantes descobertas no campo da medicina), somente pelo fato do mesmo discordar do conceito de Trindade. Como um convertido pode ordenar a execução de uma pessoa com requintes de crueldade? Calvino era um canalha assassino. Um falso convertido. Que Deus tenha tido misericórdia dele.

      Lutero, já “convertido”, concentiu com o genocídio de 30 mil camponeses. Houveram assassinatos, estupros, torturas entre outras barbaridades. Veja algumas frases do “convertido” Lutero.

      “Só há uma maneira desse ‘povinho’ fazer sua obrigação. É constrangendo-o pela lei e pela espada, prendendo-o em cadeias e gaiolas, da mesma forma como se faz com bestas selvagens . . . melhor a morte de todos os camponeses do que a morte dos príncipes . . . estrangulem os rebeldes como fariam com cães raivosos.”
      – Martinho Lutero, conclamando os príncipes alemães a reprimir a revolta camponesa.

      “Que todo seu sangue recaia sobre mim”
      – Martinho Lutero, após o massacre dos camponeses revoltados.

      Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_dos_Camponeses

      Acho um absurdo comparar o assassinato de Estevão por uma pessoa não convertida (Saulo) ao assassinato hediondo praticado por Calvino e ao genocídio concentido e apoiado por Lutero, quando os mesmos se diziam convertidos e com muito conhecimento bíblico. Acho pior ainda a admiração que muitos estudiosos da bíblia possuem por esses assassinos, falsos convertidos.

      • Caro irmão Samuel,
        No amor de Deus e com o respeito que o irmão me merece:
        Leia muito sobre muita coisa, mas por favor, verifique bem as suas fontes.

        Eu não aponto o dedo a Lutero dizendo, “eis um homem justo”, mas também não posso ficar calado quando vejo esse tipo de acusações sendo feitas sem firme justificação.

        Deixo para o irmão o seguinte texto, de algo que ele próprio escreveu no desfecho da rebelião que os camponeses tiveram contra o “governo” (principados) Alemão entre 1524 e 1526:

        “Os camponeses tomaram sobre si o fardo de três terríveis pecados contra Deus e o homem; por isso, eles mereceram a morte de corpo e alma … eles juraram ser verdadeiros e fiéis, submissos e obedientes aos seus governantes … agora deliberadamente e violentamente quebraram este juramento … eles estão começando uma rebelião, e violentamente roubam e saqueiam mosteiros e castelos que não são deles … eles duplamente merecem a morte no corpo e na alma, como salteadores e assassinos … eles encobrem esse pecado terrível e horrível com o evangelho … assim eles se tornam os piores blasfemos de Deus e caluniadores de seu santo nome”

        Os camponeses estavam a usar a reforma da Igreja como combustível para pilhar e matar as classes dominantes e os principados que os regiam numa clara acção de rebelião sem princípio ou justificação, foi por isso que Lutero reagiu dessa maneira. Eles estavam a usar o nome de Deus e o Evangelho para justificar os seus atos criminosos!

        Tal como nós não somos indiferentes aos bombistas suicídas por parte do Islão, ou até às Cruzadas produzidas pela Igreja Católica, o próprio Lutero decidiu ser firme mostrando-se implacável contra aqueles atos cometidos em nome de Deus.

        Para se compreender melhor o que aconteceu, por favor leia a fonte correcta. Se não dominar o Inglês, descarregue e instale o Google Chrome, navegador de Internet semelhante ao Internet Explorer, mas com a vantagem de traduzir páginas de qualquer língua para Português, disponível aqui
        http://www.google.com/intl/pt-BR/chrome/browser/

        De seguida, leia o seguinte artigo na Wikipedia:

        http://en.wikipedia.org/wiki/Against_the_Murderous,_Thieving_Hordes_of_Peasants#cite_ref-Against_11-0

        Se eu não soubesse com quem falo, diria que o irmão Samuel ou era um Católico convicto, ou então um Testemunha de Jeová acérrimo. Esses dois grupos é que têm por hábito atentar contra o carácter de Lutero e Calvino, como se atentar contra o carácter de alguém fosse produzir algum tipo de mossa naquilo que um indivíduo diz ou escreve:

        Se é verdade, é verdade na boca de um gentio ou de um santo, porque a verdade é um valor absoluto e não se deixa embaraçar pela boca que a profere.

        Se o meu vizinho, adúltero, disser que Deus é bom, é verdade ou mentira?
        Se o irmão Samuel, que é um dos santos de Deus, disser que Jesus é um anjo, é verdade ou é mentira?

        Repito, a verdade é um valor absoluto, e os escritos de homens “maus” se reproduzem a verdade, devem ser lidos e tidos como tal.

        Eu também não acho que Lutero tenha acertado com o seu posicionamento terrivelmente anti-semita, ou na forma como defendia o pedobatismo, mas estas duas coisas não excluem as muitas outras excelentes obras que ele produziu. Idem para os trabalhos de João Calvino, de onde se destacam As Institutas.

        Leia-se tudo e examine-se o seu conteúdo com cuidado colocando-o frente a frente à nossa autoridade, a Bíblia. O que é sustentado biblicamente fique, o resto que vá para o lixo. Assim deve ser a postura do Cristão.

        Repito, o Calvinismo e o Arminianismo são posições DENTRO do Cristianismo, portanto ambas têm sustento Bíblico, é uma questão de cada qual estudar ambas as posições e tentar adoptar para si aquela que for mais coerente aos seus olhos.

        Deus a todos abençoe, e ao querido interlocutor irmão Samuel em particular.
        Vitor, CC em Portugal

        • Complementando: o pecado de Davi não invalidou seus salmos, e o pecado de Salomão não invalidou os seus tantos escritos!!! Não convém a nós jugarmos a Lutero ou a Calvino. Que eles foram homens de Deus e seus escritos são impactantes até hoje não temos como negar. Lutero, como tantos outros, não temeu a morte em pró a obra de Deus e defesa das santas escrituras.

          • Exatamente, Danilo.
            A gente tem essa tendência a vasculhar sobre a reputação da pessoa. Como se pregador tivesse a obrigação de ser semideus e não ser passível de erros. Se a pessoa que ‘peca’ sem ser líder, é ‘excomungada’, nem quero imaginar os requintes de crueldade da punição para quem for líder… ‘Cruzcredo’ (Como diz o Cláudio)

          • Samuel disse:

            Irmão Danilo,

            Se ler a história de Lutero, saberá que muitas das vezes ele temeu a morte sim e apoiou um genocídio cruel para salvar a própria pele. E outra, não somente os TJ’s e Católicos criticam Lutero, mas também os Batistas pela perseguição que sofreram de Lutero. Se alguém discordasse das idéias de Lutero, com certeza correira sério risco de ser torturado e assassinado.

            Assim como muitos aqui, inclusive eu, procuram lembrar os erros cometidos pelos líderes da CCB e as pregações sem fundamento, é importante lembrar que os “heróis protestantes” (Lutero e Calvino), também escreveram e falaram muita besteira (“Conversas a Mesa” mostram algumas “besteiras” ditas pelo Lutero e anotada por seus alunos).

            E outra meu caro irmão, até mesmo o papa católico (pelo menos os três últimos que ouvi algo), diz em suas pregações muitas verdades cristãs inegáveis. Pregam muitas coisas boas.

            Mas nem por isso, usarei os papas como referênicas e exemplos de cristianismo, assim como faço com Lutero e Calvino (dois péssimo exemplos que escreveram muitas verdades).

        • Prezado irmão Vitor,

          Obrigado pelo link. Sou fluente em inglês e não precisei do tradutor.

          Li muito sobre a revolta dos camponeses. A conclusão final é que Lutero era simpatizante dos camponeses que lutavam contra a tirania imposta pelos principes. Aliás, o líder dos camponeses, Thomas Muntzer, foi discípulo de Lutero. Acontece, que no meio da revolta, Lutero preferiu ficar do lado dos mais fortes principes, e proclamou que os camponeses deveriam ser exterminados sem piedade. Não há desculpas. Veja os doze artigos dos camponeses no link abaixo. Onde está a blasfêmia:

          http://en.wikipedia.org/wiki/Twelve_Articles_of_the_Black_Forest

          É claro que como em toda guerra houve crime dos dois lados. Mas posicionar do lado do mais forte, que tenta impor um regime Teocrático, e estimular o massacre do lado mais fraco, é ser participante de um genocídio.
          Qualquer tentativa de defesa é sem sentido algum.

          Outra coisa, embora a bíblia não separe pecadinho de pecadão, posso dizer com certeza que quem comete adultério pode perfeitamente estar dentro da graça, desde que se arrependa. Agora alguém que ordena uma execução de uma pessoa que não concorda com sua doutrina, e que ignore os pedidos de misericórdia do condenado, que foi queimado vivo com madeiras verdes para que sofresse mais, com certeza não é convertido.

          Concordo com o irmão, que a pessoa não precisa ser perfeita para que concordemos com as verdades que ela diz. Porém muitos membros do protestantismo clássico, usam Lutero como um grande exemplo de pessoa, e um modelo de cristão a ser seguido. E o defendem com unhas e dentes. Eu também, se não o conhecesse, diria que é Luterano ou Presbiteriano. Um colega meu, chegou a dizer que Lutero veio para preencher o hiato deixado pelo Apóstolo Paulo. Um absurdo.

          Se criticamos os líderes da CCB que muitas das vezes são duros demais com nossos irmãos que cometem deslizes, é perfeitamente normal criticar Lutero e Calvino que cometeram assassinatos e torturas usando o nome de Deus.

          Deus o abençoe!

        • cristão ortodoxo disse:

          Irmão Vitor, a doutrina da eleição incondicional não tem sustentação bíblica, nada mais é do que distorções de interpretações das escrituras sagradas. Nos três primeiros séculos da era cristã, o livre arbítrio continuava sendo a doutrina apregoada desde os apóstolos. Temos evidencias históricas como depoimentos e apologias feitas por bispos cristãos refutando esta heresia, e dando suas sinceras e embasadas contribuições na fé afim de converter os que caiam no caminham da falsa gnose(conhecimento). Durante os três primeiros séculos o livre arbítrio era uma unanimidade entre os principais lideres cristãos da igreja, e sua explicações sempre foram as mais razoáveis de ser ouvidas. Por isso digo que a igreja primitiva tem muito a nos revelar sobre o caminho a ser trilhado, mas infelizmente a maioria cristã desconhece tais escritos, e quando conhecem não dão o devido valor. Mas ao contrario, os escritos dos reformadores tem grande valor. Eu particularmente prefiro confrontar os escritos dos primeiros cristãos com as sagradas escrituras, pois neles encontro embasamento bíblico e histórico que me levam a solidificar minha fé no cristianismo autêntico, desviando-me da superstições humanas. Para enriquecer este nosso comentário vou citar em ordem cronológica o entendimento dos bispos cristãos mais conhecidos:

          Não fomos criados para a morte, senão que morremos por nossa própria culpa. A liberdade nos perdeu; escravos ficamos os que éramos livres; pelo pecado fomos vendidos. “Nada mau foi feito por Deus, fomos nós os que produzimos a maldade; e os que a produzimos, somos também capazes de recusá-la.” Taciano (160 d.C.)

          Aprendemos dos profetas, e o afirmamos nós, que os corretivos, os castigos e os galardões se medem conforme ao mérito dos Atos de cada um. De outra maneira, se tudo sucedesse só por sorte, não tivesse nada a nosso poder. Porque se um homem se predestinara ao bom e outro ao mau, o primeiro não mereceria o louvor nem o segundo a culpa. Se os homens não tivessem o poder de evitar o mau e de escolher o bom segundo sua própria vontade, não seriam responsáveis por seus Atos, sejam bons ou maus… Porque o homem não seria merecedor de recompensa ou louvor se ele mesmo não escolhesse o bom, ou se só fora criado para fazer o bom. Do mesmo modo, se um homem fora mau, não mereceria o castigo, já que ele mesmo não tivesse escolhido o mau, sendo ele capaz de fazer só o que foi criado para fazer. Justino Mártir (160 d.C.)

          Por sua generosidade Deus deu a conhecer ao ser humano o bem da obediência e o mal da desobediência… Por isso seu conhecimento de ambas costures vai aos dois sentidos, a fim de que possa eleger o melhor com discernimento… Aqueles, pois, que se apartaram da luz do Pai transgredindo a lei da liberdade, afastaram-se por sua culpa, pois se lhes concedeu a liberdade e o livre arbítrio. Irineu (180 d.C.)

          Um homem que trabalha só para libertar-se de seus desejos pecaminosos nada consegue. Mas se ele manifesta seu afã e seu desejo ardente disso, atinge-o pelo poder de Deus. Deus colabora com os que almejam sua ajuda. Mas se perdem seu anseio, o Espírito de Deus também se restringe. Salvar ao que não tem vontade é um ato de obrigação, mas salvar ao que sim tem vontade é um ato de graça. Clemente de Alexandria (195 d.C.)

          Nem louvor nem condenação, nem recompensa nem castigo, seria justo se o homem não tivesse o poder de escolher [o bom] e evitar [o mau], se o pecado fora involuntário. Clemente de Alexandria (195 d.C.)

          Foi-lhe concedida plena liberdade de eleição ao homem num ou outro sentido, para que sempre fosse dono de si para fazer livremente o bem e para evitar livremente o mau; pois, por outra parte, convinha que o homem estivesse sob o Juízo de Deus e que fosse justo por seus méritos próprios, isto é, livre. Efetivamente, não podia atribuir-se razoavelmente uma recompensa do mau nem do bem àquele que fosse bom ou mau por obrigação, não por vontade própria. Para isto se deu a lei, a qual não anula, senão que põe a prova a liberdade com que um ou livremente se submete ou livremente a transgredi. Por isto tinham que estar ambos os caminhos abertos ao livre arbítrio… Uma reflexão sobre a liberdade do homem mostrará que ele é o culpado de todo o mau que cometeu. Tertuliano (197 d.C.)

          O homem foi feito por Deus como ser livre, capaz de arbítrio e decisão própria: precisamente é em isto onde mais em particular se manifesta do que o homem está fato a imagem e semelhança de Deus…em aquilo mais essencial que procede do mesmo Deus, isto é, o alma, que recebeu o selo do ser divino no que se refere à liberdade de arbítrio e de decisão… Deus chama, ameaça e exorta ao homem que, dotado de vontade e de liberdade, é capaz de obediência ou de rebelião. Tertuliano (197 d.C.)

          Certos homens (os hereges) que sustentam idéias contrárias, interpretam mau estas passagens. Eles destroem o Livre arbitrio ao introduzir (a idéia) de uma natureza pecaminosa e incapaz de salvação; enquanto sustentam que outros podem ser salvos, de tal forma que não podem perder a salvação. Orígenes (248 d.C.)

          Para finalizar é bom lembrar que por mais que a CCB teve cristãos reformados participando de sua fundação, ainda assim as influências do protestantismo agostiniano foram minimas ou quase nula. Imperou assim os ideais de vertentes cristãs ortodoxas.

          • Irmão, a Paz de Deus!
            Eleição incondicional, de acordo com a visão dos Calvinistas, Cristãos como eu e o irmão:

            – Deus não baseia a sua eleição em algo que vê no Individuo, mas escolha os eleitos de acordo com a benigna intenção da sua perfeita vontade sem considerar qualquer tipo de mérito de entre os eleitos.
            Efésios 1:4-8
            “Como, também, nos elegeu nele, antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis, diante dele em amor; E nos predestinou para filhos de adoção, por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito da sua vontade, Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si, no Amado; Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça, Que ele fez abundar para connosco, em toda a sabedoria e prudência”

            Romanos 9:11
            “Porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama),”

            – Deus não viu no futuro desde a eternidade passada quem O havia de escolher ou aceitar a Sua vontade. Desta forma, alguns são eleitos para a salvação, outros não são.
            Romanos 9:15-21
            “Pois dizia Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia. 16Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece. 17Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei; para em ti mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra. 18Logo, pois, compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer. 19Dir-me-ás, então; Por que se queixa ele ainda? Porquanto, quem resiste à sua vontade? 20Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim? 21Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para, da mesma massa, fazer um vaso para honra e outro para desonra?”

            Podemos argumentar que há versículos que são difíceis de entender na Bíblia, mas dizer que a eleição incondicional é um pensamento herege, é uma ideia que não podia estar mais longe da verdade.

            Assim se vê como alguém se posiciona em relação à sua autoridade: Eu posso não concordar com o que está escrito na Bíblia, mas eu não sou a autoridade, eu não mando, a Bíblia manda, a Bíblia é a autoridade, por muito que me custe aceitar o que nela está escrito.

            A eleição incondicional é uma verdade bíblica irrefutável, mas cada um faça a sua própria análise, lendo-a e pedido a Deus a perfeita guia para a compreender.

            Deus o abençoe caro irmão!
            Vitor, CC em Portugal

    • Só para completar a parte do Calvinismo vs Arminianismo, um trecho em vídeo do meu professor das Escrituras favorito (em Inglês):

      • Infelizmente não pude visualizar o vídeo. Mas com relação ao calvinismo, acho algo inconcebível. Como poderia Deus permitir a existência de um grupo para ser salvo, e permitir a existência de outro grupo somente para ser condenado ao tormento do inferno? O Deus que eu sirvo não é cruel dessa maneira. A impressão que INDIRETAMENTE o calvinismo passa, é que o inferno precisava de mais moradores. Então Deus criou alguns moradores para sofrerem o tormento eterno, e fazer companhia ao Diabo… Que crueldade!!!

        Fora isso, qual a necessidade de anunciar o evangelho para determinada pessoa, pois se a mesma é predestinada, com certeza será levada à salvação involuntariamente? Me parece muito com o discurso ERRADO que ouvimos na CCB para impedir a evangelização (“Se for de Deus, virá para cá de qualquer jeito”)…

        Muito estranho… Dessa eu to fora.

      • Excelente o vídeo Vitor.

        Vou postar um que gostei muito, foi o irmão HP quem indicou, talvez já conheça, mas quem ainda não viu vale muito à pena, é curtinho, bem humorado e acho oportuno para tratar do tema agora debatido.

        A Paz.

        Claudio (ovelha, CCB m B, por enquanto)

        • Obrigado Cláudio,
          O Reverendo Augustus Nicodemus Lopes é o meu pregador favorito em Português e já conhecia esse seu vídeo.
          Ele, entre muitas outras coisas, é pastor de uma igreja Prebisteriana em Santo Amaro. Este é o seu canal do Youtube, e tem um montão de vídeos dele:
          http://www.youtube.com/user/ipsantoamaro?feature=watch

          Para quem tiver o interesse, recomendo vivamente. Este homem de Deus explica de forma a que todos os assuntos são facilmente entendidos. Já aprendi imenso com ele.

          Deus a todos abençoe,
          Vitor, CCP

      • Cristão Ortodoxo disse:

        “”Deus não baseia a sua eleição em algo que vê no Individuo, mas escolha os eleitos de acordo com a benigna intenção da sua perfeita vontade sem considerar qualquer tipo de mérito de entre os eleitos””.

        “”Deus não viu no futuro desde a eternidade passada quem O havia de escolher ou aceitar a Sua vontade. Desta forma, alguns são eleitos para a salvação, outros não são.””

        Felizmente estas considerações são de um cristianismo gnóstico!!!! ou melhor Reformado.

        O cristianismo autêntico tem na eleição um viés espiritual baseado na Graça e na Fé.

        Irmão Vitor, em que Deus se baseou para abençoar Abraão? Respondo para vc, Deus baseou na Fé concedida a pai Abraão. Abraão foi justificado pela fé, porque ele exerceu a fé; e o exercício da fé gera obras. Aqui a “benigna intenção da perfeita vontade de Deus” foi oferecer à Abraão a oportunidade de reconciliação. Mas antes de reconciliar, Deus como um ser Onisciente viu a integridade do Pai Abraão e sabia que ele o reconheceria como Deus. Após o patriarca Abraão reconhecer o criador do universo como Deus; o Pai das Luzes abençoou-o e a sua descendência. Aqui a benção foi condicionada ao exercício da fé de Abraão, e por ela o povo de Israel foi eleito o povo de Deus. Esta eleição não foi arbitrária foi condicionada.

        Agora onde fica a “Graça”? A Graça imerecida está na oferta de misericórdia que Deus ofereceu a Abraão e sua descendência. Esta, Deus não avaliou méritos, simplesmente olhou do Céu e se compadeceu da obra de suas mãos, a saber, o Homem. Deus com sua habilidade de prevê o futuro já sabia que o gene espiritual (disponibilizado por ele, Deus) conhecido como Fé seria propagado iniciando pelo patriarca Abraão. E este gene seria incorporado ao DNA espiritual de muitos, e não se privaria somente a Israel. Como está escrito:

        Eleitos segundo a presciência(previsão, habilidade de prever) de Deus Pai, na santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas. 1 Pedro 1:2.
        Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo (previsão), para sermos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; e nos predestinou para sermos filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade. Efésios 1:4-5.
        Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens, ensinando-nos, para que, renunciando ã impiedade e às paixões mundanas, vivamos no presente mundo sóbria, e justa, e piamente. Tito 2:11-12

        O viés da eleição tem sua base na graça oferecida e não na eleição arbitrária.

        Irmão Vitor, a eleição incondicional nunca foi e nunca será uma verdade bíblica, ainda mais irrefutável. O texto da epístola ao Romanos capítulo 09 que o irmão apresentou como base da teoria da eleição incondicional, ao contrario do que você argumenta, é uma prova irrefutável de que não há eleição arbitraria. Alias este texto é uma exposição bíblica fundamentada do apóstolo Paulo à comunidade judaica em Roma. Os fundamentos que ele utiliza para convencer o destinatário desta carta, são exclusivos de quem detinha conhecimento da lei mosaica e das promessas; e ainda ignorava o alcance da misericórdia de Deus para com os gentios. Esta comunidade judaica em Roma, invocava para se o direito de primogenitura referente a obra salvífica de Cristo, ou seja, queriam dizer que em Abraão os judeus foram eleitos povo de Deus, e que o sacrifício de Cristo restringia apenas aos judeus. Para que o irmão venha compreender esta lógica bíblica dê uma lida no capitulo 10 e verá que Paulo continua seu discurso persuasivo e estende a salvação a todos os que crê. Veja:

        A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
        Romanos 10:9
        Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.
        Romanos 10:10
        Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido.
        Romanos 10:11
        Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
        Romanos 10:13

        Quando Paulo diz que” a graça não é de quem quer e nem de quem corre, mas de quem Deus se compadece”, ele faz alusão à graça imerecida, e não à suposta eleição incondicional. Pois estes judeus acreditavam que os hebreus tinham méritos devido ter reconhecido o Criador como único Deus soberano. Mas Paulo inspirado pelo Espírito Santo lembrou aos judeus que a misericórdia oferecida para o patriarca Abraão no passado, foi uma graça compadecida e não um merecimento. Assim nada impedia agora que esta mesma graça fosse oferecida aos gentios.
        Se não seguirmos esta lógica poderíamos dizer que Paulo se contradiz no decorrer de seus discursos. E como as escrituras sagradas são inspiradas e auto explicativas, estas não dão margem para contradições.
        Para compreendermos a epístola aos Romanos temos que nos situar no tempo, e saber que o evangelho chegou primeiro nas sinagogas judaicas, e depois foi estendendo gradativamente aos gentios. Isto verificamos na postura que Paulo sustenta no discorrer de seus discursos, pois ele utiliza do conhecimento prévio de seu destinatário para fundamentar seus textos. Conhecimento prévio este que só os rabinos poderiam discutir à altura com o referido apostolo. Paulo antes de ser apostolo dos gentios se fez apóstolos dos doutores. O cristianismo alastrou no mundo romano através das sinagogas judaicas, pois virou tema de debates acirrados entres o rabinato e judeus convertidos. Um grande exemplo disto é que quando conferiram a Paulo o oficio de perseguir os cristão, ele o fez fora dos muros de Israel para tentar frear a febre cristã nas comunidades judaicas que estavam distante de jerusalém. Tendo conhecimento destes pormenores do contexto histórico, teremos facilidade em compreender a mensagem do texto bíblico. Se não, recairá sobre nós o velho jargão que diz: ” Um texto sem contexto gera pretexto”.
        Por isto digo que os escritos não inspirados dos primeiros cristãos ajudam em muito a compreendermos a lógica cristã pregada nos tempos apostólicos.

        Deus vos abençoe, ameḿ.

        • A paz de Deus Irmão.
          Não vale a pena prosseguir com esta troca de argumentos. Eu já percebi o seu ponto de vista, e o irmão já percebeu o meu.

          Deixo para os restantes, um artigo bem resumido mas igualmente bem completo que explica o porquê de eu não ser arminiano (o autor do artigo também não é!).

          http://bereianos.blogspot.pt/2013/04/porque-nao-sou-arminiano.html

          Deus os abençoe,
          Vitor, CC em Portugal.

          • cristão ortodoxo disse:

            Irmão Vitor, respeito seu ponto de vista, mas não concordo. Não sou Arminiano e nem Calvinista, sou Cristão. É muito fácil para tais eruditos defender certas teorias abraçando trechos bíblicos e aplicando fora do contexto histórico alienando pessoas, do que expor a verdade cristã contextualizando com seu sentido real. Mas, está escrito: Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;2 Timóteo 4:3
            E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas2 Timóteo 4:4.
            No meu humilde entendimento as escrituras sagradas basta, mas se queremos ter provas históricas de certas interpretações das doutrinas cristãs, temos vastos documentos que podem ser pesquisados. A literatura patrística do séc I e II são documentos que mais se aproxima do entendimento apostólico.

            Deus vos abençoe, amém.

          • Márcio José Sérgio Ermida disse:

            É isso aí!

            Então, vamos aplicar I Tm 4.3 nos que mudaram a nossa doutrina, afirmando baseados não se sabe em quê na Bíblia, que a mesma contém a Palavra de Deus! Pelo menos os arminianistas e calvinistas possuem vários argumentos bíblicos…

            Deus nos abençoe e livre da falta de vontade em estudar sistematicamente a Sua Palavra.

  12. Evangelista Cristão

    Marcio Jose, Eu postei mostrando que temos excelentes pregadores na CCB, defendendo a CCB do que foi postado acima por voces que na CCB necessitava ter pregadores iguais ao do video postado.

    Voce distorceu meu texto falando de outras coisas e, em nenhum momento mostrou a TAL humildade postada por voce no final do teu texto.

    Seria bonito e humilde da tua parte concordar que temos excelentes pregadores também na CCB,mas, como voce mesmo postou; Que tal, hein? Aula de humildade.

    Evangelista Cristão

    • Márcio José Sérgio Ermida disse:

      Irmão Evangelista Cristão, e amado meu.

      Peço perdão de coração se me expressei mal, sou ruim para escrever, melhor para ler. Concordo com o irmão sobre termos excelentes pregadores na CCB, já ouvi fitas de alguns deles, e já fui em cultos maravilhosos, com pregações lindas desse tipo.

      Apenas quero deixar claro que não defendi que a CCB possua pregadores IGUAIS ao do vídeo. Usei-o como exemplo de que, mesmo com excelentes pregadores que temos, a CCB precisa sim estimular o estudo bíblico, implantá-lo sistematica e oficialmente como era no começo da obra e é por exemplo na CCUSA até hoje (desde 1907). Por mais excelentes que esses nossos pregadores sejam, se eles perpetuarem o exclusivismo CCB ou a ausencia de estudo bíblico, continuam errando (realmente não sei se eles fazem isso).

      Ou seja, independente da qualidade de pregadores que qualquer denominação tenha, é necessário ter em mente na nossa doutrina (especificamente a CCB, mas se aplica também a outras) a necessidade de se promover o estudo SÉRIO e SISTEMÁTICO das Escrituras, implantar minimamente EBD e preparar sim nossos pregadores para que, mesmo com a revelação na hora, eles saibam do que estão falando. O ES revelou, então o irmão tem que saber exatamente onde se encontra o capítulo, tem que saber o contexto do mesmo, se aquilo for doutrina salvífica ou não, tem que contextualizar para a irmandade. Como fez o músico que visitou e pregou domingo na minha comum.

      Deus abençoe, meu irmão.

  13. Irmãos , a Paz de Deus

    Há uns 10 anos passamos por uma prova de desemprego aqui em casa , e meu esposo fazia alguns bicos para tirar o nosso sustento. Foi nessa época que mais vi o operar de Deus. Achava dinheiro no chão assim do nada , quando precisava comprar alimentos para as minhas crianças. Então , certo dia conversando com um membro da minha família que conhecia a nossa dificuldade e não entendendo , num certo momento saíram essas palavras de sua boca , que me deixou bastante preocupada , além de me sentir afrontada:” Depois que meu filho entrou para essa sua igreja , ele só vive na miséria!” Confesso que na hora fiquei muda! Bem , passou o dia e acabei me esquecendo disso. Quando foi à noite na hora da Palavra , O Senhor falou comigo face a face : “Alguém te disse que por frequentar esta igreja vocês estão na miséria” Fique sabendo que essa pessoa não afrontou somente a você , mas a Mim também! Na hora gelei no banco , e comecei a clamar por misericórdia por aquela alma. E o Senhor continuou : Terei misericórdia dessa alma , e por esses dias ela mesma ligará te pedindo oração . Quando foi daí uma semana ela me ligou pedindo oração para mim e para a Igreja que orasse para a sua filha que não estava bem. Só uma perguntinha básica: O homem que estava pregando a Palavra , se não fosse inspirado pelo Espírito de Deus , teria conhecimento da nossa conversa que ocorreu naquele mesmo dia? O homem não pode descobrir os segredos dos corações , mas, inspirado pelo Espírito de Deus tudo é revelado. Isso vivificou a minha alma. Nas Escrituras diz que temos que amar uns aos outros ,sim , isso é mandamento de Deus ; mas, o Pai , pode acrescentar também:(como aconteceu com alguém conhecido que durante o dia havia comentado isso com outro alguém ) Você disse que já não está tendo mais paciência com a sua sogra e já está até querendo arrumar contendas e discussões! Pois , procure amá-la , trate-a como fosse sua mãe! Deus foi direto no assunto , tocou na ferida, entende e fez a obra! Talvez se fosse só dito :’Amem uns aos outros” essa pessoa não seria despertada como foi .

    • s.m.

      Onde a irmã achou dinheiro?

      Brincadeiras à parte, pois sei da dificuldade que a irmã deve ter atravessado, tenho certeza de que Deus colocou a sua família num lugar melhor de bençãos e prosperidade, e que isso se multiplique cada vez mais em nossas vidas, pois Deus ama a prosperidade dos seus servos.

      Irmã, lembre-se que Satanás conhece sua vida tambem.

      Entre a palavra de um emprego ao seu marido e uma maldição para sua parente, por que Deus escolheu a segunda ? De que maneira isso iria melhorar sua situação?

      Quando Deus nos mandou amar uns aos outros Ele não excluiu a sogra deste mandamento.

      Bom, sei que o relacionamento com sogra é complicado (e como !).Dizem até alguns que por ter Jesus curado a sogra de Pedro, este o teria negado 3 vezes. (é brincadeira sim).

      Irmã, procure não acreditar assim tão cegamente nas revelações por ai, tente encontrar compatibilidade delas com as Escrituras e não com sua vida em particular, note que nesse culto – onde por óbvio tinham muitas sogras -, estas se alegraram ao passo que os genros sisudos ficaram amedrontados, de maneira que tanto uns quanto os outros se motivaram a participarem do próximo culto pra ouvirem a nova “revelação/adivinhação”.

      Isso tem gerado em nosso meio crentes supersticiosos, nos levando a um perigo maior que é o distanciamento do estudo da Palavra, o aprofundamento nas Escrituras, pois lá, tem toda regra de fé e conduta necessária ao cristão.A continuar assim, e num futuro muito próximo, não veremos nem mais necessidade de se ler o texto bíblico na hora da pregação.Eu mesmo nunca entendi pq se lê.

      Tenho lido os testemunhos da irmã, apesar de me alegrar com suas vitórias fico um pouco preocupado com a motivação que encontra em frequentar a igreja, digo isso pois tenho uma parente que vai à igreja de segunda a segunda, isso mesmo, sempre em busca da próxima “revelação” (Deus a serviço do homem).

      Não se amedronte irmã, cultue a Deus tranquilamente e com alegria, se alguma palavra a entristecer ou causar temor, diga assim: Tá amarrado em nome do Senhor Jesus, e creia.

      Finalmente, Deus tb não me excluiu do mandamento do amor, portanto me ame tb.

      A Paz.

      Claudio (ovelha, CCB m B, por enquanto)

      • irmão Claúdio , a Paz de DEUS

        A Palavra tem sido tudo pra mim . A ovelha conhece a Voz do seu Pastor. O Senhor tem feito maravilhas em minha vida através da Sua Santa Palavra.Eu e minha família são testemunhas disso. Ela toca no íntimo , lá no oculto das intenções e pensamentos , nos ajudando a ver , nos adverte , nos ensina nos desperta quando estamos distraídos , nos livra de laços , enfim muitas coisas , cujo resultado tenho visto na melhoria e aperfeiçoamento das almas. Tenho sentido o Senhor bem pertinho de mim . Certa vez estava em casa só descansando, quando comecei a conversar com Jesus numa íntima comunhão , quando já não me senti mais aqui na Terra.Estava envolvida numa luz tão linda , e uma sensação de extase e regozijo tomou todo o meu ser , e naquele momento comecei a ouvir uma voz cheia de amor e carinho que embalou a minha alma. Naquele momento , naquela presença tão sublime e poderosa , comecei a contar-lhe todos os meus problemas. Senti que aquela presença poderosa me ouvia , e em certos momentos sentia mais e mais o seu amor me envolver. Quando foi à noite na hora da Palavra Ele respondeu a todas as minhas perguntas de uma forma que não tenho como descrever. Só lembro que exclamei no banco:É Ele! é Jesus! São experiencias tão reais que nada , mas nada pode abalar. Conheço a sua voz! Rsss.. claro que o amo também no amor de Cristo! Deus te abençoe!

      • Esses dias andando pelas ruas , em comunhão com o Senhor ,lembro-me que na minha simplicidade , olhava para os céus e dizia : Fisicamente , Tu estás tão longe daqui…tão longe Senhor Jesus! Quando foi a noite na hora da Palavra , nem esperava , quando Ele me disse : “Voce pensa que Eu estou longe , mas Eu estou bem pertinho de voce!” São tantas situações , que levaria horas escrevendo , Enfim, Ele através de sua Palavra, conversando comigo , vem transformando meu coração , onde estou entendendo o quanto meus pensamentos e sentimentos são diferentes dos Seus! Entendi que o trabalho de Sua Palavra guiada pelo Espírito Santo é fazer-nos semelhantes a Ele. Quero ressaltar mais uma vez que eu conheço a Sua Voz!

      • Romário disse:

        Fi dito: “Irmã, lembre-se que Satanás conhece sua vida tambem.”

        Eu concordo plenamente com o que foi dito, mas traço também meu ponto de vista:

        Satanás não só conhece minha vida (o que faço), como também procura semear dúvida na mente dos crentes de que a palavra profética que descobriu o segredo de coração, não veio de Deus, Esse é o ‘trabalho’ do Inimigo, semear dúvidas nos corações para depois roubar o que foi semeado. Tenhamos cuidado, sejamos cautelosos.

        Deus abençoe.

        • Reforçando irmã, tal como nosso irmão Romário ratificou, cautela é a palavra de ordem, pregação é na Palavra.

          E como não sou maior do que Miguel, que o Senhor o repreenda.Posteriormente eu traduzo isso para o grego e hebraico para os irmãos me entenderem melhor.

          Cruz Credo !

          Claudio (ovelha, CCB m B, por enquanto)

  14. Nasci de pais Cristãos, fui criado nos ensinamentos Cristãos, Porém os meus Pais abandonaram a Fé. Com 15 anos fui batizado.
    Vivia uma vida tranqüila antes do batismo, porém após ser batizado, comecei a sofrer perseguições por parte da minha mãe; Ela se incomodava com a minha disposição em servir a Deus, me batia muito, me chamava de filho do Diabo, varias humilhações.
    Em um dia de quinta feira, fui a Congregação, e com choro clamava a Deus para me ajudar. Nesse mesmo dia foi exortada a palavra, naquela passagem que diz; Honra teu pai e a tua mãe que é o primeiro mandamento com promessa. E foi exortado assim; Você entrou aqui chorando, triste, porque você se sente mal tratado pelos teus pais… Faz assim, cumpre essa palavra, chega em casa e dá um abraço em tua mãe, fala para Ela que você a ama muito. Faz isso que Deus vai mandar esse espírito que te maltrata embora…. E assim fiz, após esse dia Deus libertou a minha mãe. Ela não me maltratou mais, parou de beber, de fumar e até voltou a congregar…

    Agora pergunto como o cooperador ficou sabendo o que eu estava passando? Obra do Espírito Santo!
    Veja como Deus é bom, a palavra de Deus não volta atrás, se Ele pede para honrarmos pai e mãe, jamais Deus mandaria a palavra para que eu fosse embora de casa e abandonasse meus pais..

    • Crer num Deus soberano, que nos fala onde quer, esse é o propósito do crente maduro. Crer que Ele fala ATÉ dentro das igrejas!

      O Espírito do Senhor é multiforme!

      O VENTO sopra onde QUER – Já dizia Jesus a Nicodemus, um rigoroso legalista até bem intencionado (já que procurou o Mestre), mas totalmente equivocado!

      Quem O formata e O define é o homem tolo e pretensioso.

      Eis a grande cilada: conhecer Deus através da doutrina. Conhecer o Deus da doutrina. A doutrina limita a Deus. A doutrina aprisiona Deus. Ora, minha gente, deixemos de criancice e idolatria. Deus está acima de todas as doutrinas.

      E se formos sair contando todas as maravilhas que Deus já fez nas nossas vidas, não vai ter espaço suficiente. Não é por menos que Paulo diz em uma de suas cartas que o amor de deus nos constrange. Nos constrange, nos desmonta e nos refaz. Diariamente.

      Deus é Soberano. Sua soberania é indivisível, ou seja, ele não partilha ou divide com nenhum mortal na face da Terra. E o Seu agir é constante. Ele age entre nós todos os dias, a todo instante, o tempo inteiro, no mesmo compasso do nosso respirar. Só precisamos abrir os olhos para ver esse agir. Mas, para isso, precisamos deixar de negociar em lugares ‘santos’ e amarmos a Soberania de Deus.

      Numa casualidade que pertence a Deus, hoje, no trânsito, eu li na traseira de uma van:
      ‘Que Deus me abençoe, alargue meus limites e me livre de qualquer coisa que me cause dor e sofrimento’ – E eu fiquei pensando cá com os meus botões: caramba, esse aí não quer nada. ‘Somente’ isso?! Ri, perplexa, mas me lembrei que esse ‘clamor’ não é isolado. Aliás, ‘bora’ ser sincero: esse é um ‘clamor’ na maioria das vezes individual e silencioso, mas feito por milhares dentro dos templos. Clamor de quem só conhece o Deus da doutrina…

      • Há alguns anos , li o depoimento de uma senhora que encheu o meu coração de alegria e júbilo. Ela narrava a experiência que teve com Jesus Cristo , foi algo tão profundo , tão maravilhoso … não dá para descrever. Confesso que chorei no término da leitura. Uma das cousas mais linda que já li! Li vários depoimentos dela. Embora não a conheça(ela não reside aqui no Brasil) me afeiçoei muito a ela , amor de alma , como se a conhecesse há muito tempo! Acredito que Deus não se agrada quando vê intrigas entre os seus filhos do tipo:”Não Deus é meu ” , “Não , é meu” etc… e fica aquela briguinha , que pode atrapalhar , e criar algum tipo de rusga , preconceito entre os seus filhos! O que Ele quer é que independente de onde estivermos , “amemos uns aos outros” sem julgar ou condenar ninguém , pois Ele , somente Ele conhece os corações e toma conta de tudo e de todos!

  15. Irmãos.

    “Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego, e disseram ao rei Nabucodonosor: Não necessitamos de te responder sobre este negócio.

    Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei.

    E, SE NÃO, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste. ” Daniel 3:16-18 grifei.

    Todas as vezes que chego ao final da leitura desse texto estou em lágrimas.

    O livro de Daniel me enternece bastante (não idolatria rs), é porque foi o primeiro livro que me mandaram ler (na Adventista) aos 9 anos de idade – uma feijoada completa a um recém nascido, rs – sou muito grato a eles por me despertarem o interesse na leitura da Bíblia, não entendia nada, comecei lendo Daniel na cova dos leões – fiquei com muito medo (hoje não é muito diferente).E o livro mais difícil é o de Ezequiel.

    Tenho ouvido toda sorte de pregações a respeito do texto acima, cada uma delas com uma preciosidade diferente, um outro ângulo, sempre novidades, na CCB não me recordo de ter escutado alguma, mas com certeza fora lido e exortado a respeito e talvez com outra abordagem, são os inesgotáveis ensinamentos das Escrituras.

    Eu li irmã Regina no seu blog sobre o amor incondicional, muito edificante.

    Queria eu alcançar esse grau de fé dos 3 jovens acima:

    “Mesmo que Deus não nos dê o livramento, ainda assim o serviremos”. (Deus deixou de livrá-los ?)

    Creio nisso irmãos, vou à igreja, oro a Deus, sou pecador, falho, alem de muito chato como são testemunhas.

    Um fato que me deixa entristecido é ver muitas pessoas abandonarem a fé, somente pq “buscaram a palavra adivinhação” em todas visitas aos cultos, ouviram, tomaram para si e nada aconteceu, já ouvi isso de várias pessoas antigas de fé – de 30 a 60 anos de jornada, triste.

    Não temos a capacidade de agradecer a Deus nem pelas bençãos, se acordamos vivos isso é normal, saúde tudo bem faz parte.

    Temos nossas necessidades e Deus tem que falar conosco, e tem que ser na hora do culto na noite de domingo, só comigo de preferência, bem direto, e tem que cumprir, senão eu volto na igreja na quinta, e no sábado, até Ele falar, e cumprir, talvez eu testemunhe a benção, pois isso é meu critério.

    Fruto que produzimos, alicerce tem que ser na Palavra.

    A Paz.

    E por falar em benção, pq na CCB falamos benÇÃO? rs

    Claudio (ovelha, CCB m B, por enquanto, rogando as orações dos irmãos)

    • Então, irmão Cláudio…

      Isso é o que eu chamo de fé (o resto é crença denominacional)

      Também espero ( em Deus!) alcançar esse grau de espiritualidade.

      Para aprender a ter uma intimidade com Deus e nela crescer.

      Para utilizar aqui mesmo na Terra rss

      Para aplicar na minha vida prática cristã de modo que a torne cada vez mais saudável no meu relacionamento com as pessoas.

      Oremos, então 😉

  16. Irmã Regina , a Paz de Deus

    Quando eu escrevo as minhas experiências com Deus , eu o faço de um coração despretensioso, cheio de alegria , porque tenho prazer em compartilhar com os meus irmãos independente de denominações , e fico feliz quando os mesmos se alegram junto comigo. Quando eu escrevo as minhas experiências não estou querendo insinuar que Deus está somente na CCB; de maneira alguma! Regina, minha irmã , mas, não posso negar que quando nos reunimos em Seu Nome Ele se faz presente e tem operado maravilhas para os que buscam de um sincero coração! Mas, ao afirmar tal coisa, não estou querendo dizer também que isso só ocorre na CCB, entende? Creio que onde houver uma busca sincera e desejo de salvação Ele se faz presente! Quando eu relato tais experiências , não estou querendo dizer que DEUS só opera em minha vida , ou melhor , só comigo! É que quero compartilhar , como escrevi acima, com vocês. Quero falar de Deus e Jesus para com aqueles que creem Nele também! Estou muito feliz na CCB , onde nos reunimos (não todos) com a mesma fé e comunhão e adoração à Deus atraindo a Sua presença.Entoemos hinos de louvores a Ele , oramos , contamos os seus feitos para que a fé dos ouvintes seja aumentada e depois Ele fala conosco. Essa é a ordem do culto! Eu amo tudo isso! Isso não quer dizer que estamos “aprisionando” Deus na CCB! Quando eu escrevo que Ele fala conosco , não estou querendo dizer também que Ele fala comigo somente através da Palavra, mas como voce mesmo disse , de várias outras formas : através de uma criança, da própria natureza, de um desconhecido , etc… mas, o principal para mim é a Palavra ,por que lá eu vou buscá-Lo! Fico feliz quando o Espírito de Deus opera , não importa onde seja! O próprio Senhor Jesus disse : quem não é contra Mim é por Mim!(eu sei que é nós , mas eu escrevi assim de propósito! Rss….)Vamos nos alegrar quando o Espírito de Deus estiver atuando não importa como nem onde! Se alegremos com a salvação das almas! Regina, algo dentro de mim “sabe” , não sei como , quando é a Voz do meu Pastor! Mas, também “sabe” quando não é! O que vem de DEUS alegra , edifica a alma , mesmo que venha “ferir” a carne , ou contra o nosso desejo carnal. O que vem dos céus (embora tenhamos nossas necessidades materiais)é alimento para a alma e lhe dá crescimento. Deus te abençoe!

  17. REGINA,

    Eu não entendi muito bem quando voce disse ‘DEUS DA DOUTRINA” , mas o Deus que conheço é o único Deus Criador dos céus e da Terra , que enviou o seu Filho amado para nos resgatar.É o nosso Pai Celestial , que fala comigo(conosco) através do Espírito Santo.

    • S.M.

      Saiba: eu não a estou censurando. E até percebo mesmo sinceridade e amor em suas palavras, embora não signifique que eu tenha que concordar com tudo que você escreve, assim como nem todos concordam comigo. E veja que até os que concordam com o que a gente diz na maioria das vezes, sempre vai ter algum ponto em que irão discordar. Não estou dizendo nenhuma novidade, e você certamente sabe que isso é mais que normal, isso é super saudável e é assim que a gente aprende um monte de coisa aqui e no cotidiano (principalmente domínio próprio rsss).

      O que eu falo é de um modo geral, fazendo um apanhado do que leio de postagens e dos comentários. Quando é algo mais específico eu me dirijo ao autor do comentário, mas jamais de forma pessoal e sempre com muito respeito e apenas com base nas ideias colocadas.

      Infelizmente, meu estilo firme e contundente incomoda a alguns, de repente por ter sido professora desde muito jovem (aos 14 anos já monitorava em sala de aula) e durante grande parte da minha vida.

      Sinto muito por isso, pois não tenho nenhuma intenção de ofender ninguém. Por outro lado, devemos admitir que não são todos que sabem lidar com tranquilidade com o que é dito diferente de suas próprias convicções.

      Só acredito que precisamos ter o máximo de cuidado de não aprisionar Deus no formato religioso que nos foi repassado. Deus é Soberano e está acima de todas as religiões.

      Admiro a sua sinceridade e fé. E fico feliz em ver que você não faz parte do time que aprisionou Deus em um ‘corpo de doutrinas’.

      Na Paz – que não exclui correção em amor,

      R.

  18. “Quem O formata e O define é o homem tolo e pretensioso”
    “E se formos sair contando todas as maravilhas que Deus já fez nas nossas vidas…”

    Sinceramente tudo isso me entristece! Algumas pessoas falam , escrevem coisas como se conhecessem o íntimo do coração dos outros. Abri meu coração com toda a pureza e simplicidade , compartilhei através dos comentários minhas experiências , tinha desejo de compartilhar mais , esperando regozijo no Senhor já que é um blog cristão e palavras suaves , mas… as lágrimas chegam aos olhos.

  19. Brasileiro disse:

    a paz de Deus
    Se eu quiser ouvir leitura da biblia, coloco o Cid Moreira, (me perdoe a franqueza) e não vi nada de extraordinário no que o pastor falou, apenas reforçou o que todo já sabe….apenas aparece a carnalidade…
    Tem um comentário acima bem oportuno que diz que Deus não divide a glória com ninguém…isso resume tudo….
    A exortação da palavra de Deus nos cultos, tem que atingir uma amplitude considerável, pois a igreja têm problemas variados.

    • Amem Irmão Brasileiro, ainda não o vi por aqui, até pq sou novo neste blog.

      Da minha parte o irmão tá perdoado da franqueza.

      Quer dizer que a exortação da palavra de Deus nos cultos TEM QUE ATINGIR UMA AMPLITUDE CONSIDERÁVEL ?

      Diante disso, agora é o irmão que vai ter que me perdoar, pois pra não onerar demasiadamente a Deus eu fico com o literal Cid Moreira.

      Pregação é na Palavra.

      A Paz.

      Claudio (ovelha, CCB m B, por enquanto)

      • Certa vez em uma reunião do ministério, ouvi sendo exortado que deve-se haver a leitura e se aplicar na espiritualidade, porque estava cheio de ‘pão adormecido’ no meio dos pregadores na CCB… Interessante, mas no fim das contas andou, andou e não foi explicado nada de que a Palavra é pela Palavra, só foi falado sobre revestimento, espiritualidade, revelação, revelação, revelação…
        Isso incomoda, e o caso exposto no vídeo acontece muito, vejo aqui na minha região pregadores que lêem o texto (muitas vezes com dificuldade, quase não terminam) e exortam coisas que não batem com o que está exposto na Palavra, exegese passa longe!
        Concordo com o que diz o Claudio, tá na Palavra amém, não tá, vê se tô na esquina! rs
        Se me permite Claudio, eu também sou CCB m B, por enquanto!

  20. Douglas Pereira da Silva disse:

    Ola Irmãos, a Paz de Deus!

    Sou a favor do estudo sistemático das escrituras, além da instalação de EBD’s nas congregações.
    Penso que se houvesse tal preparo, poupariam os meus ouvidos de ouvir tantas lorotas, as quais nem vou escrever aqui!
    Perdoem-me a franqueza! Mas o fato é que as coisas estão feias em SP, especialmente aqui na cidade de Osasco [risos].

    Um grande abraço,
    No amor de Deus,
    Douglas

    • Douglas,
      Seja bem vindo de volta 🙂
      Devo informar-lhe que isso não é ‘privilégio’ de Osasco.
      Infelizmente…
      Um grande abraço!
      No Amor de Deus – Que não tem a PRESUNÇÃO de excluir o irmão que não é da mesma ‘irmandade’.
      Regina

      • Douglas Pereira da Silva disse:

        Prezada irmã Regina,

        Muito obrigado por suas considerações e palavras! É uma honra e satisfação imensa, receber comentários, justamente de quem eu tenho aprendido muitas coisas edificantes no blog Bora Ler [risos], além de seus lindos comentários, feitos em outros blogs. Aproveito para agradecer também, por aceitar o meu convite no facebook!

        E, sim minha irmã! Não tenha dúvidas! Somos parte da mesma família, isto é, daqueles que fazem a vontade do Pai, obedecendo ao santo mandamento: “Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei”. “E nisto sereis conhecidos de TODO O MUNDO, que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”! Palavras do Mestre! [risos]

        Portanto, na liberdade de Cristo e seu sublime amor, eu te saúdo com a santa:

        A paz de Deus, a paz do Senhor Jesus, A paz, Shalom… [risos] – como você desejar!

        Um grande abraço,
        No amor de Deus,
        Douglas

        • Douglas,

          Que bom que você consegue ver coisas edificantes no meu blog. Com certeza deve ser nos textos de outros autores que eu posto vez em quando.

          E quanto à sua saudação, de qualquer jeito (risos também) está de bom tamanho, pois sei que é de coração.

          Aliás, isso me reporta ao Evangelho…

          Permita-me algumas considerações bem a propósito.

          A referência que Jesus fez a saudação – quando comissionou ‘os setenta’ para aquela perigosa missão em meio a perseguidores ferrenhos – nos ensina que a palavra ‘paz’ se refere a salvação e bênção. E que, portanto, seu significado vai além de mera saudação denominacional.

          Lembrando que a expressão que ele usou nessa passagem como ‘filho da paz’, se referia ao que NELE cria.

          Inclusive na passagem: ‘Se houver ali um filho da paz, repousará sobre ele a vossa paz’ significa benção. Não havendo, ‘ela (a paz) voltará sobre vós’ . Ou seja: a bênção seria ineficaz.

          O que eu acho interessante é que Ele não proibiu de saudar quando entrasse na casa. Não saudassem no caminho porque aqueles eram tempos tenebrosos! A missão era testemunhar para quem desse hospitalidade e sustento. E aos que rejeitassem o evangelho, que sacudissem o pó dos pés, (significando, à época, local impuro). Mas que saudassem nas casas que os recebessem (mesmo sem conhecerem as pessoas destas casas!!!).

          Essa foi a orientação de Jesus! Se a saudação fosse eficaz ou não, isso já não era da alçada deles.

          Outra curiosidade muito interessante:

          Na ‘minha’ bíblia, Paulo iniciava ( e concluía) suas cartas com várias formas de saudação diferentes. Não havia uma saudação específica, ou seja, ele não seguia uma regra ‘doutrinária’ rigorosa e inflexível.

          Aos romanos ele diz:
          …graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
          e encerra:
          A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém!
          Aos coríntios ele encerra assim na primeira carta:
          A Graça do Senhor Jesus seja convosco!
          Na segunda carta ele conclui:
          A Graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós.
          Aos gálatas ele encerra assim:
          A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo seja, irmãos, com o vosso espírito. Amém!
          Aos efésios ele diz no final:
          Paz seja com os irmãos e amor com fé, da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo. A graça seja com todos os que amam sinceramente a nosso Senhor Jesus Cristo.
          Aos filipenses ele encerra assim:
          Saudai cada um dos santos em Cristo Jesus (…) A Graça do Senhor Jesus seja com o vosso espírito.
          Aos colossenses diz:
          Graça e paz a vós outros, da parte de Deus, nosso Pai.
          E encerra: a graça seja convosco.
          Aos tessalonicenses ele saúda:
          …em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo, graça e paz a vós outros.
          E conclui:
          A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco.
          E encerra: a graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós.
          Na carta a Timóteo ele diz:
          …graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor.
          E conclui: A graça seja convosco.
          Na segunda carta a Timóteo ele conclui assim:
          O Senhor seja com o teu espírito. A graça seja convosco.
          A Tito, ele diz:
          …graça e paz da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo, nosso Salvador.
          E conclui:
          A graça seja com todos vós.
          A Filemon ele diz:
          Graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
          E conclui:
          A Graça do Senhor Jesus seja com o vosso espírito.

          Enfim…

          Você já deve ter percebido que eu não uso (muito) a expressão ‘irmão’, irmã’, e um dia ainda conto isso em texto lá no meu blog… Mas confesso que fico muuuuitíssimo feliz quando alguns irmão de outra denominação que confessa o mesmo Jesus, me saúda como irmã. Não que eu tenha algum problema de auto estima ou me sinta discriminada espiritualmente (risos). Mas porque eu tenho imensa alegria em constatar um diferencial incrível de pessoas que confessam o mesmo Amor sendo libertos de crendices e sectarismos nas saudações mecânicas e obrigatórias.

          São pessoas que falam tão desarmadas e com tanta sinceridade que mesmo assim, à distância, me comovem pois que percebo ser de maneira verdadeira e espontânea.

          Muito obrigada pelo carinho e atenção.

          Aproveito a oportunidade para agradecer ao Ricardo pelo espaço que me fez encontrar pessoas tão maravilhosas.

          Não é à toa que se diz que o Espírito do Senhor é multiforme…

          Um grande abraço!
          No Amor de Cristo que nos uniu A TODOS!
          Regina.

  21. Márcio José Sérgio Ermida disse:

    A paz de Deus.

    Se realmente quisermos ouvir apenas leitura, basta ficarmos em casa. Não precisamos ir às igrejas para isso. Porém, se queremos apenas também que Deus fale com nossas necessidades, ou ouvir doutrinas criadas pelo homem e colocadas nas “costas” do ES, aí também não precisamos sequer de Bíblia. Pois se o que o pregador disser tiver mais peso do que aquilo que está escrito em termos de doutrina, pra quê então ler a Palavra no culto? Interessante é que conheci um Cooperador que veio da ICAR apenas lendo a Bíblia e vendo que o que seus Sacerdotes falavam não condizia com o que estava escrito. Intrigante, não? A tal da “letra morta” (faça-me o favor…) é que converteu um homem. Se fosse letra morta, nem precisaria existir… rerere. É óbvio que o ES guia no conhecimento aquele que examina a Bíblia de coração aberto a Ele, mas isso não elimina a necessidade de se sistematizar esse estudo, também com a guia do ES, como fazem muitos pregadores de outras denominações.

    Deus abençoe a todos nós, e encha nossos corações de vontade de estudar a Bíblia!

  22. Queridos irmãos.

    Compartilho com vocês o culto de ontem, no resumo da palavra:

    Fora lido sobre a unção de Davi no livro de 1a. Samuel, como todos conhecem, e na exortação fora mais ou menos assim:

    -A tua vida nem a polícia resolveu, essa noite vou resolver essa confusão na sua vida, nem que for para abrir a sepultura e mandar alguem pra lá essa noite ainda.

    -Teve o clichê “vou pregar o que o espírito me revela” (esse não falta) – vou cicatrizar essa ferida, vou curar agora, vc vai esquecer o seu passado.

    ?

    Tem a pregação expositiva e tem essas acima.

    Fruto que produzimos, vamos continuar orando uns pelos outros.

    A Paz.

    Claudio (ovelha, CCB Min Brás, por enquanto)

    • Douglas Pereira da Silva disse:

      Ai Ai irmão Claudio…

      Este negocio de “Deus mandar para sepultura”, não me soa muito bem! Alias, eu também já ouvi isso. O fato é que esses “pregadores” da morte e destruição desconhecem a razão e a virtude do evangelho de Cristo! Lembremo-nos de que o Mestre não veio para destruir a vida humana (confira Lucas 9:52-56).

      Estes incautos, pregadores de um novo evangelho, se justificam em Isaias 43:3-4.
      Ora meus irmãos, raciocinemos pelo AMOR de DEUS:

      1°) A aludida passagem de Isaias não se aplica a nós, pois tal promessa, fora feita pelo Senhor para a nação de Israel durante o advento da Lei mosaica. Lembremo-nos sempre, que nós somos a igreja de Cristo, e estamos na era da graça!

      2°) Se tal passagem se aplicasse a nós; teríamos que admitir que estamos vivendo no advento da Lei mosaica, durante o período em que Isaias profetizou, LITERALMENTE.

      Viu só a incoerência do “evangelho da morte”? A mesma é fruto de uma verdadeira “exejegue” [risos]

      Graças a Deus, ontem eu não tive a mesma “sorte” que o amado irmão teve!
      Foi culto de santa ceia em minha comum, e durante os 30min de órgão, eu estava no templo ajoelhado em oração, clamando ao Senhor para que, Ele, enviasse um de seus discípulos para pregar a boa nova de Cristo!
      Deus ouviu o meu clamor! A palavra de ontem, meu irmão Claudio, foi maravilhosa!

      Um grande abraço,
      No amor de Deus,
      Douglas

  23. Irmão Claúdio , a Paz de Deus
    Eu ouvi esta pregação da qual nunca mais me esquecerei. Foi sobre a Caridade. Leu
    1Corintios capítulo 13 :

    .O Senhor falava que a Caridade é que nos levará ao seu reino ; e exemplificou : Vamos supor que o nosso destino é a cidade X , e a Rodovia Bandeirantes é a única estrada que leva até essa cidade. Quando estamos viajando por essa estrada , observamos várias estradinhas nas laterais de onde saem veículos cujo destino também é essa cidade X e têm que entrar na Bandeirantes para chegar até ela. O mesmo ocorre na parte espiritual. Essas “estradinhas” são os diversos dons: evangelizar, expulsar demônios, pregar, profecias , etc… que têm que ” estar” na Caridade , senão não chegará ao destino. E ainda ressaltou : Não adianta estar aqui encima pregando a Palavra, se não tiver a Caridade.

    • Amem irmã s.m.

      Sim irmã, palavra linda.

      Aos poucos conhecemos o caminho da verdade para que tenhamos vida plena, e sem a caridade realmente não chegaremos a lugar algum.

      Nunca se esqueça de me incluir em suas orações.

      A Paz.

      Claudio (ovelha, CCB min. Brás, por enquanto)

  24. Evangelista Cristão, CCB tem pregadores com dons excelentes !!

    Postar que a Universal e a Mundial tem mais membros prarticantes do que a CCB é estar fora da realidade.
    A maioria dos que aparecem nos programas de TV são pessoas que passam pelas igrejas e, muitos a título de curiosidade, sendo que não são membros fixos delas.

    Na CCB quando citei aproximadamente 3 milhões, são 3 milhões praticantes e que todo ano tomam a Santa Céia, afora aqueles que são parentes e ainda não batizaram, mas, se perguntarem aos nossos filhos e ou netos e ou sobrinhos, não batizados, qual a tua igreja, vão responder CCB.
    Dizer que termos 3 milhões de fiéis é pura vergonha, também é falar palavras tolas, sem nexo.

    Sendo que entre estes 3 milhões temos a maior orquestra do planeta com aproximadamente 300 mil músicos, 700 mil organistas.

    Postar que Paulo e Lucas tinham grande cultura, é verdade,mas, em nenhum momento observamos no novo testamento eles induzindo os cristão a fazerem cursos ou estudar as escrituras, pelo contrário eles diziam que usavam da Virtude e do poder de Deus para converter as almas.

    Ë lógico que temos obrigação em ler as escrituras, inclusive eu mesmo já li a biblia diversas vezes e, nunca precisei de teologia para entendê-la e, nunca me embaracei ao dialogar com teólogos, a ponto de algumas vezes alguns deles passarem a ser domésticos na fé na CCB.

    Citarei um nome aqui em que participei da sua conversão para CCB, Irmão ancião Luis Carlos da Cidade de Viçosa, sendo ele Reitor da faculdade de Viçosa, um catedrático que hoje serve a Deus na CCB como ancião.
    Este servo de Deus conhece diversas religiões e antes de ser da CCB leu dezenas de livros e, desconheço alguém que conheça melhor as religiões a nível mundial do que ele.
    Tenho certeza que terá pessoas que conhecem religiões igual a ele, mas, mais do que ele é difícil !!
    Hoje ele ensina que devemos ler a bíblia, jamais estudá-la, pois estudar significa usar a inteligência e o raciocínio humano para interpretar e, a biblia deve ser interpretada pela Guia do Espírito Santo.

    Iguais a ele eu testemunhei muitos e, nunca estudei a bíblia para poder dialogar com os mesmos,mas, lendo a bíblia nunca me embaracei com nenhum sábio nas letras.

    Afirmar que na CCB proibem ler a bíblia ou ensinam que a letra mata !! Realmente voces congregam pouco, pois isso é coisa de 40 anos atrás. Hoje 95% dos pregadores incentivam ler a biblia, tanto é que nas reuniões de jovens e menores o cooperador passa perguntas biblicas e, as crianças tem que responderem no domingo seguinte.

    Sobre o que está na cabeça de toda a irmandade é impossível saber. Reconheço que tem uma minoria que vai atrás de respostas do dia a dia mas, creio que são alguns que ainda não entenderam o que é salvação.
    Se todos fossem atrás de respostas de empregos , etc, as igrejas estariam vazias, afinal a maioria continua pobre e muitos desempregados e, as igrejas lotadas.

    Sobre o pregador do video acima é um dentro de muitos na igreja dele, vejam o RR Soares, é um grande pregador,mas, é só ele que vemos com sabedoria, quando surge outro pregando na TV da mesma igreja é uma negação.

    Na CCB temos pregadores sábios citarei o nome de alguns e, quem quiser congregue com eles e tire a prova.
    Paulo do Jardim Paulista SP……Salvador da Agua Rasa SP…… Toninho de Veleiros SP…….Arquimedes da Lapa SP…….. se quiserem postarei dezenas e, para congregar com eles é só pegar no relatório CCB na NET.

    Sendo assim na CCB temos inúmeros pregadores que são sábios na letra e,eloquêntes no Espírito !!!

    Evangelista Cristão

    • Douglas Pereira da Silva disse:

      Irmão Evangelista Cristão
      Que a paz vos seja multiplicada!

      De todos esses pregadores que o nobre irmão mencionou, eu conheço o Arquimedes da Lapa! Realmente ele é um caro servo de Deus, e que conhece muito bem a palavra de Deus. Todas as vezes que estive congregado na Lapa – e ele atendia o culto -, nunca ouvi de sua boca quaisquer heresias como o nosso irmão Claudio (ovelha) citou, ou ensinamentos controversos que estamos acostumados ouvir!

      Não posso concordar ainda com o seu argumento: “[…] Afirmar que na CCB proibem ler a bíblia ou ensinam que a letra mata Realmente voces congregam pouco, pois isso é coisa de 40 anos atrás”

      Eu canso de ouvir isso em minha comum congregação, além de coisas piores, como: “aqui é a verdadeira graça e doutrina”, “Deus vai varrer você desta igreja se você ficar falando mau do servo que está atendendo”, e “bla bla bla” [risos]

      Um grande abraço,
      No amor de Deus,
      Douglas

  25. Douglas Pereira da Silva disse:

    Sim meus irmãos,

    Antes que eu me esqueça, tenho o pré-sentimento, que haverá irmãos que justificarão tais profetadas naquela famosa passagem lá em Atos dos apóstolos, acerca de Ananias e Safira, além de Jezabel da igreja de Tiatira lá no Apocalipse, aquela que se dizia profetiza, mas não era. Bem, para essas indagações, basta-nos fazer as seguintes perguntas, respondendo devidamente nos respectivos contextos da palavra de Deus:

    1°) Os aludidos personagens – Ananias, Safira e Jezabel – eram cristãos, ou eram pessoas que se opunham (inimigos) aos cristãos?
    2°) Deus manda para a cova, as pessoas que se colocam na condição de inimigas dos cristãos?
    3°) Se tais personagens não eram cristãs, Deus teria corrigido-as aplicando a morte física?
    4°) O apostolo Paulo – antes de sua conversão – era inimigo dos cristãos? Se sim, Deus tirou a sua vida mandando-o para cova?

    Para complementar, a fim de ter-se um melhor entendimento, quero deixar aos nobres bereianos que aqui participam, um link contendo um artigo esboçado a partir dos estudos de Arthur W. Pink que reflete justamente o que eu creio! Estou certo que os irmãos irão apreciar com muito gosto (?), e será também de grande auxilio, para responder as questões que foram propostas acima – digo, a 3°) questão:

    http://www.monergismo.com/textos/pecado_tentacao/pecado_vida.htm

    Um grande Abraço,
    No amor de Deus,
    Douglas

  26. Evangelista Cristão, como se salvar, NOVO TESTAMENTO

    Antes de morrer alguém escreve um testamento,descrevendo as condições para os herdeiros receberem a herança.

    Cristo deixou as condições no NOVO TESTAMENTO;

    Segue algumas condições para morar na CIDADE CELESTIAL:

    Atos 22vs 16 – Levanta-te e batiza-te, e lava os teus pecados.

    S.Marcos 16 – Quem crer e for batizado será salvo; Mas quem nâo crer será condenado. Para salvar-nos depende de crer e batizar e, para ser condenado somente a descrença.

    Tiago 2 vs 14 ao 26 – A fé sem a obediencia é uma fé morta e INCAPAZ de salvar.

    Hebreus 9vs15 – Testamento tem valor após a morte do testador, por isso o ladrão na cruz foi salvo, afinal Cristo estava vivo e salvaría quem quisesse, após sua morte prevaleceu o testamento deixado pelo Cristo, ou seja; Quem crer E (E) (E) for batizado. Significa; TEM QUE BATIZAR, além de crer !!

    Atos 2vs41 – Foram batizados e agregaram-se quase 3 mil almas.

    Atos 16vs33 – Lídia e o carcereiro de Filipos foi batizado, etc

    Atos 2vs37 – Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado

    Tiago 2vs 26 – Como o corpo sem o espirito está morto, assim também a FÉ SEM OBRAS é morta. Temos que ter fé e OBRAS para salvar-nos.

    Hebreus 12vs 28 – O nosso Deus é um fogo consumidor. Mostra que Deus além de AMOR ele destroi, também !!

    I João 5vs16 – Há pecado para morte e há pecado que não é para morte. Prova que tem pecado para morte !!!

    Efésios 5vs 5 – Vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência, Fornicários,etc. Significa que Deus se ira contra quem transgride, não é só amor !!!

    Romanos 11vs 21 – Deus não poupou os ramos naturais, tú serás cortado também, Significa que quem não for fiel será condenado !!

    II Pedro 2vs 20 – Tornou-se-lhes o último estado pior que o primeiro. Significa que quem pecar o malígno entrará nele !!

    O que descreví aqui consta na bíblia, não é minha opinião pessoal, sendo assim, existem condições para sermos salvos, não é somente pelo tal amor postado por (ALGUNS).

    Evangelista Cristão mostrando as regras do TESTAMENTO DE CRISTO !!!!

    • O caro irmão acabou de apresentar o maior e melhor argumento em favor das pretensões daqueles que gostariam que fosse implementado na nossa Igreja escola bíblica e estudo de teologia de forma sistemática.

      Irmão, vou orar por si, faça o mesmo por mim por favor.

      Deus o abençoe,
      Vitor, CC em Portugal.

      • Douglas Pereira da Silva disse:

        Concordo contigo irmão Vitor,

        Tais argumentos – tecidos pelo nosso irmão Eleoterio – demonstra a real necessidade URGENTE de um estudo bíblico sistemático nas congregações! Ora, há uma exacerbada dedicação no estudo musical! Por que não, dedicar-se também ao estudo da palavra de Deus?
        Por isto digo:
        Sou a favor da criação de EBD’s nas igrejas!

        Oremos todos!
        Um grande abraço,
        No amor de Deus,
        Douglas

        • Márcio José Sérgio Ermida disse:

          Irmão Douglas,

          Já fiz diversas vezes essa pergunta: porque pode estudar a música, que é um dom de Deus, e a Sua Palavra não? Tirando o fato de proibir irmãs na orquestra, temos a maior do mundo, e muito linda. Por que então não se poderia ter um esmero à altura para conhecer e crescer em conhecimento na Espada do Espírito?

          Irmã Regina,

          Uma pessoa que amo muito, meu irmão na fé, já foi orar na minha casa e dar o recado que “se eu não parasse de ‘estudar’, Deus me colocaria no fundo de uma cama…” Isso, segundo revelação dada por Deus a ele, e depois sua filha disse que sonhou comigo traindo minha esposa (a CCB) com outra mulher (outra denominação). Tive uma sensação péssima na época, orei muito, acho até que chorei, busquei palavra (numa das exortações que busquei falaram contra o estudo bíblico…). Hoje estou liberto desse dilema, graças a Deus. Mas a sensação que ficou é que qualquer enfermidade que me jogar na cama, vou “ouvir” os pensamentos, ou até palavras mesmo, de alguém me falando dessa “profecia”.

          A coisa é mais séria do que alguns pensam. Acham fácil condenar as pessoas por causa de doutrinas inventadas sabe-se lá por que (ou se sabe…). O amor permanece o mesmo, foi Deus quem colocou no meu coração, mas continuarei escrevendo pela liberdade de se estudar a Palavra, nem que seja autodidaticamente como faço, por EBDs, enfm, por um avivamento na CCB.

          Deus abençoe a todos, e nos livre das profecias que dão desânimo e tristeza quando não damos motivo para isso!!!!!

      • Márcio José Sérgio Ermida disse:

        Amados irmãos!

        8.443.333.756 igrejas estudam a Bíblia e estão erradas, com suas teologias e sabedorias humanas.

        A CCB e mais sabe-se lá que igreja (pra CCB isso não importa) não estuda a Bíblia e está certa!

        Tem alguma coisa errada nisso aí. Ou será que Deus vai excluir do Céu quem estuda a Bíblia? Ou vai excluir quem não estuda? Ou vai excluir quem não estuda e inventa interpretações particulares da Palavra? Ou vai excluir quem estuda e faz o mesmo? Será que somos capazes mesmo de esquadrinhar o pensamento do Senhor? O que Deus disse a Jó quando ele começou a reclamar da prova? E o que disse depois àqueles caras com nome esquisito que foram lá só pra dizer a Jó que ele não honrava a Deus?

        E eu, que sou da CCB, não estudo Teologia (vontade não falta), mas tenho uma mini biblioteca teológica e ainda levo Bíblia de Estudo pra ler enquanto o culto não começa? O que será de mim?

        Que Deus nos abençoe e atenda o desejo das nossas humildes pretensões!

        • Irmão Marcio e demais.

          É do nosso conhecimento que a CCB comete equívoco nesse aspecto do estudo bíblico.

          Neste blog vemos uma prova viva disto.

          Curiosos são os defensores do NÃO estudo das Escrituras defendendo a CCB atraves de conceitos puramente Teológicos, aprendidos sabe-se lá onde, dentro da CCB é que não foi.

          O conhecimento é uma das poucas coisas que ninguem pode nos tirar, até mesmo Deus tem o interesse em que sejamos sábios, na linha do que dizem os 10 primeiros capítulos de Provérbios dentre tantos outros.

          O centro de tudo parece ser este, falta-nos conhecimento bíblico suficiente e adequado, capaz de entendermos até as razões de nossas próprias doutrinas.

          Não sei quanto aos demais, mas quanto a mim, independentemente de vislumbrar uma mudança, premanecerei “firme e fiel até o fim” na luta pelo estudo bíblico em nossas igrejas CCB.

          Vamos orar nesse sentido.

          A Paz.

          Claudio (ovelha, CCB min Brás, por enquanto)

          • Márcio José Sérgio Ermida disse:

            É simtomático, irmão Cláudio, as inúmeras defesas da CCB que surgem na net e nesse maravilhoso blog, mas de irmãos que fazem parte de uma denominação que sequer aceita o estudo bíblico.

            Fica tudo solto, opiniões individuais e não embasadas pelo Ministério, omisso até o último fio de cabelo, inclusive sobre a malfadada mudança para o conter. Mas também pudera. Como um Ministério que não sabe analisar a Palavra, que quando fala coisas erradas ainda se “escora” no ES, vai ter embasamento para se defender?

            Até admiro esses irmãos que entram no debate para defender a doutrina denominacional. Mas repito, são casos isolados, soltos, e sem sistemática. Parece que o monopólio do ES em revelar a interpretação correta das Escrituras está sobre a CCB, nas outras igrejas é o já batido e famoso pão mofado ou comida velha…

            Deus nos abençoe, e faça todos nós querermos comer o leite racional, com sustância.

          • Conceitos teológicos, irmão Claudio? Será mesmo?

    • Faltou o principal dito em alguns púlpitos do Evangelho do Terror segundo Jesus Cristo:

      Eu (esse ‘eu’ é Deus rss) vou abrir uma sepultura ainda hoje pra você que nem a polícia deu jeito. (Aikimeda!)

      Cláudio, essa eu plagiei. 😛

  27. A Paz de Deus para todos meus irmãos !

    Para quem quiser ler, pois o texto é longo , rsss…

    Nunca me esquecerei dessa experiência que aconteceu comigo , o qual gostaria de compartilhar.

    Há uns 14 anos atrás , quando ainda me encontrava deitada em minha cama, na parte da manhã , numa oscilação entre este plano e o plano espiritual , tive uma visão que me deixou bastante deprimida , que logo a seguir em lágrimas indaguei: “Meu Deus , por que eu vi isso?”

    Lembro-me que via tudo do alto. Contemplei o prédio da igreja que frequento , que possui um espaço grande na frente e um belo jardim. Nisso algo me chama a atenção : vi adentrar pelos portões da igreja , um espírito masculino , numa decadência espiritual tão grande , que deixou a minha alma desolada. Seus trajes estavam esfarrapados e enegrecidos de tanta sujeira e imundície ; como se vestíssemos uma roupa e ficássemos com ela anos e anos sem tirá-la para lavar. Seus cabelos eram um emaranhado de cabelos extremamente sujos , com aparência de fétidos , como se não tivessem sido lavados durante muito , mas muito tempo. Seu semblante era medonho , entre um aspecto humano e meio animalesco. Ele adentrou aquele quintal , lentamente e mancando até a porta da igreja e entrou. Era uma cena desoladora. Então a visão se encerrou.

    Fiquei meditando ainda deitada, naquela visão , sem compreender, como um ser tão puro que Deus criara , havia se transformado numa figura tão deplorável e decadente. As horas foram se passando e forcei o esquecimento do que tinha vislumbrado naquela manhã.

    À noite fui para a igreja. Estávamos reunidos num total de aproximadamente umas 800 pessoas. No início , entoemos louvores à Deus , oramos, houve os testemunhos , até que chegou a hora da Palavra.

    Foi quando , quase no finalzinho daquela pregação , o irmão inspirado pelo Espírito , olhou fixamente para aquela multidão e de sua boca saiu essa sentença: ” Tem alguém aqui , que você adentrou essas portas para se esconder da polícia por algumas horas , por achar que aqui ninguém iria te procurar. Mas , o que você não sabia é que aqui, iria se encontrar comigo:Jesus Cristo! Para você saber que Eu estou falando contigo, você já assaltou , roubou e já praticou cousas tenebrosas que não é licito nem falar aqui. Estás aqui até com uma boa aparência , mas se pudesses enxergar o estado trevoso que está a sua alma! Sua alma está imunda, manca, emergida nas mais profundas trevas , cheirando mal ; e por causa de tanta maldade , você já não é mais a semelhança do teu Criador. Mas , se deres ouvido a essa Voz que fala contigo hoje , e se arrepender de todo o mal , saiba que tenho poder para perdoar todos os seus pecados , te limpar , levantar tua alma das ruínas , te regenerar e te salvar. A tua carne vai pagar por todo o mal cometido perante a justiça terrena , mas a tua alma estará salva. E dizia: mas se você não se arrepender , não deres ouvido a essa Voz , onde estou tendo misericórdia de tua alma, a tua vida aqui na Terra já está contada ; está por dias.

    Quando terminou essa sentença proferida pelo Espírito de Deus , na hora veio em memória a visão que havia tido aquela manhã. O que tinha visto , havia sido descrito durante aquela sentença divina. Estremeci. Daí poucos minutos tudo se encerrou.

    Lá fora , na rua , contemplava aquela grande multidão , e não vi ninguém naquelas condições da visão. Aqueles que consegui observar , pois a multidão era grande , estavam todos bem vestidos e de boa aparência.

    Bem , na verdade estava vendo as caras e não os corações , ou melhor : as almas!

  28. Meus queridos irmãos:

    Não sou tão ingênua assim! Eu sei que às vezes durante a pregação da Palavra, o pregador pode sair da Guia do Espirito , como já presenciei; mas, quando a Palavra é guiada pelo Espírito de Deus , até o amargo é doce! Opera maravilhas em nossas almas! Lembro-me de uma certa visão que tive há alguns anos . Via tudo do alto. Era um culto. Via a igreja lotada, e de repente meu olhar se dirigiu para a frente e observei que já era hora da pregação da Palavra. Vi um irmão no púlpito em pé e uns cinco sentados no banco do ministério. Estavam todos aguardando a revelação da Palavra. De repente vi uma luz muito forte descer e pousar sobre a cabeça de um dos irmãos que se encontrava sentado. Daí a pouco esse irmão se levantou , e aquela luz o acompanhava. Anunciou a leitura de uma parte das Escrituras e depois veio a exortação. A luz continuava sobre a sua cabeça. Quando ele encerrou a pregação da Palavra , vi quando aquela luz se retirou.VI O espírito de Deus atuando e operando naquele momento! A Palavra inspirada pelo Espírito de Deus é saúde para a alma e até para os ossos! Enche-nos de alegria e Vida , mesmo que seja repreensão.

  29. Enfim , tenho procurado “olhar” para a rosa , e não muito para os “espinhos”! Procuro olhar mais pra as virtudes , do que somente para os defeitos e assim por diante, e por isso tenho contemplado a beleza , a poesia das cousas de Deus e até nas pessoas! Isso não quer dizer que não passo por dificuldades , provas , etc… Só Deus sabe…!(rss…) As cousas de DEUS são belas , Deus é tão belo , tão cheio de poesia! Infelizmente têm pessoas que fazem “questão” de afirmar , de mostrar um Deus vingativo , devorador, que mata , que amaldiçoa , etc…Só falam Dele assim ! Conheci um pouquinho da beleza , da poesia de DEUS ,certa vez numa visão o qual Ele , sem merecimento nenhum, me deu. Contemplava o céu todo azul , um azul brilhante. E no centro , via o sol(simbólico) de perfil todo dourado.Havia até olhos e boca , como nos desenhos infantis. De frente a ele , via a lua(meia lua) também de perfil, prateada, com olhos e um esboço de um sorriso Estavam bem próximos como um casal de namorados; e atrás de lua , via três pequenas estrelinhas iluminadas, enfileiradas. Que bela visão! Lembro-me que quando acordei , uma voz entoou em meu coração : União da família. Fique meditando naquela visão e o meu coração se encheu de amor e leveza. Quando foi a noite , na hora da pregação da Palavra, o assunto foi sobre a união da família. O esposo deve amar suas esposas e vice versa; tem que haver diálogo com os filhos , ser amigo deles, enfim , como deve ser uma família cristã.

  30. O Senhor , quando necessário nos repreende, a até pode permitir alguma coisa em nossas vidas, como uma lição onde a seguir vem o aprendizado.Mas, isso é uma atitude de uma Pai amoroso que quer ver o crescimento dos seus filhos! Tudo contribui , para o aprimoramento do nosso espírito , desde que compreendamos , e aceitamos o seu operar em nossa vida com humildade. A carne é passageira, o espírito é eterno. Vamos dar um exemplo: quando Cristo morreu na cruz, se formos ver com os olhos da carne, vamos nos escandalizar, pelo seu sofrimento, mas com os olhos do espírito para quem crê, foi um ato de redenção : ofereceu seu corpo em sacrifício , para o perdão dos pecados , e salvação da humanidade. Deus não amava o seu Filho? Claro que sim. Quando vemos alguém numa cama , sendo consumido pelo câncer, agonizando , poderemos até nos revoltar, mas se vermos com o olho espiritual, é uma oportunidade de crescimento , que essa pessoa está tendo ,onde de uma outra maneira não o teria, embora sua carne esteja se consumindo; e também pode ser essa a forma, dessa pessoa interagir melhor , com seus familiares , onde antes, tinha uma certa dificuldade.Não devemos ver isso como um castigo de Deus ou uma maldição!

    • Quantas vezes ouvi comentários : “Ah tá com essa enfermidade por que alguma coisa de errado fez! ou “é castigo de Deus” ! “Esse irmão dá muito trabalho , era bom que Deus o mandasse para sepultura mesmo!” Como o julgamento do homem é pesado! Julgamentos que condenam , matam a alma , que empurram para o abismo , ou não deixam tirar de lá! Vamos ter que prestar contas da maneira que tratamos as pessoas!É impossível maltratar alguém , sem ferir a nós mesmos.

  31. Evangelista Cristão, CCB tem pregadores sabios na bíblia e virtuosos no Espírito !!

    Paulo e Lucas tinham grande cultura, é verdade,mas, em nenhum momento observamos no novo testamento eles induzindo os cristão a fazerem cursos ou estudar as escrituras, pelo contrário eles diziam que usavam da Virtude e do poder de Deus para converter as almas.

    Ë lógico que temos obrigação em ler as escrituras, inclusive eu mesmo já li a biblia diversas vezes e, nunca precisei de teologia para entendê-la e, nunca me embaracei ao dialogar com teólogos, a ponto de algumas vezes alguns deles passarem a ser domésticos na fé na CCB.

    Citarei um nome aqui em que participei da sua conversão para CCB, Irmão ancião Luis Carlos da Cidade de Viçosa, sendo ele Reitor da faculdade de Viçosa, um catedrático que hoje serve a Deus na CCB como ancião.
    Este servo de Deus conhece diversas religiões e antes de ser da CCB leu dezenas de livros e, desconheço alguém que conheça melhor as religiões a nível mundial do que ele.
    Tenho certeza que terá pessoas que conhecem religiões igual a ele, mas, mais do que ele é difícil !!
    Hoje ele ensina que devemos ler a bíblia, jamais estudá-la, pois estudar significa usar a inteligência e o raciocínio humano para interpretar e, a biblia deve ser interpretada pela Guia do Espírito Santo.

    Iguais a ele eu testemunhei muitos e, nunca estudei a bíblia para poder dialogar com os mesmos,mas, lendo a bíblia nunca me embaracei com nenhum sábio nas letras.

    Afirmar que na CCB proibem ler a bíblia ou ensinam que a letra mata !! Realmente voces congregam pouco, pois isso é coisa de 40 anos atrás. Hoje 95% dos pregadores incentivam ler a biblia, tanto é que nas reuniões de jovens e menores o cooperador passa perguntas biblicas e, as crianças tem que responderem no domingo seguinte.

    Sobre o pregador do video acima é um dentro de muitos na igreja dele, vejam o RR Soares, é um grande pregador,mas, é só ele que vemos com sabedoria, quando surge outro pregando na TV da mesma igreja é uma negação.

    Na CCB temos pregadores sábios citarei o nome de alguns e, quem quiser congregue com eles e tire a prova.

    Paulo do Jardim Paulista SP……Salvador da Agua Rasa SP…… Toninho de Veleiros SP…….Arquimedes da Lapa SP…….. se quiserem postarei dezenas e, para congregar com eles é só pegar no relatório CCB na NET.

    Sendo assim na CCB temos inúmeros pregadores que são sábios na letra e,Virtuosos no Espírito !!!

    Evangelista Cristão

    • Irmão Eleotério,

      Me impressiona o dito de que o ancião acima referido fora “convertido para a CCB”, meu Deus, me perdoe no amor, mas sinceramente acho esse tipo de declaração vigarismo espiritual, pois só confirma a carga de estereótipos e dogmática que vemos dentro da CCB.
      Mesmo ele afirmando que “não devemos estudar pois significa usar a inteligência e raciocínio humanos” acredito que ele não foi indicado para ancião por acaso.
      O mais interessante é que nós, seres humanos, somos dotados de uma incrível capacidade de raciocínio e organização mental, dada por quem? Deus ora!
      Então se Deus nos deu essa capacidade é porque ela nos é útil concorda? Quando unimos nossa capacidade única de raciocínio com nossa fé, acho que não dará frutos maus, o que não podemos é ser ignorantes e aceitarmos tudo de “colherada” sem analisar…
      A inteligência (obra) sem fé não é nada…
      Minha opinião.

  32. ‘Spam é o nome de uma variedade de carne de porco em lata (blerghhhhh!!!), da empresa norte-americana Hormel Food. O termo virou sinônimo de incômodo em 1970, em um dos episódios do grupo humorístico inglês Monty Python, no qual um grupo de vikings REPETIA incansavelmente a palavra “spam”, IMPORTUNANDO a todos que estavam no bar.
    Quando a Internet surgiu, o termo spam virou sinônimo de MENSAGENS INDESEJADAS’.

    • Raphie disse:

      Nossa foi buscar longe Regina! Monty Python é demais! (mas na visão dos xiitas é coisa do tinhoso dar risada) Mas de mensagens indesejadas a net tá cheia!

  33. Evangelista Cristão mostrando a diferença de Graça (Cristo) e galardão eternal.

    Efésios 2 – Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos em ofensas e pecados,

    2 nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência,

    REFLITAM que no texto acima fala de quando estávamos no pecado, (VIVIFICAR, nascer de novo,) (OUTRORA, antes de Cristo nos tirar do pecado)

    3 entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais.

    REFLITAM antes andávamos, éramos filhos da íra, (tudo isso antes de Cristo nos tirar do pecado).

    4 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,

    5 estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), 6 e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus,

    REFLITAM ressuscitar, nascer de novo, Colossenses 2, batizar. PELA GRAÇA SOIS SALVOS, ou seja, resgatados da mão do malígno sem ter merecimento,mas, pelo amor de CRISTO.

    7 para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça, pela sua bondade para conosco em Cristo Jesus.

    REFLITAM séculos vindouros está falando (TAMBÉM) da nossa época, não afirma eternidade, céu !!! céu não é séculos e, sim, 1 dia eterno……..

    8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; 9- não vem das obras, para que ninguém se glorie. Cristo falou aos apóstolos; Não foi voces que me escolheram e, sim, eu escolhi a vos). a Graça não é o céu e, sim, CRISTO JESUS.

    REFLITAM pela Graça sois salvos, ou seja, fomos tirados do mar de pecados, salvos, colocados sobre Rocha firme (CRISTO), lendo abaixo afirma estar falando do ser humano no mundo (OUTRORA vos gentios na carne, verso 11).

    VIR PARA GRAÇA NÃO É ENTRAR NO CÉU E, SIM, ESTAR EM CRISTO E CRISTO EM NOS, não vem das obras para que ninguém se glorie, verso 9 !!!

    10 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas.

    11 Portanto, lembrai-vos que outrora vós, gentios na carne, chamam circuncisão, feita pela mão dos homens,

    12 estáveis naquele tempo sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos aos pactos da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo.

    13 Mas agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.

    Evangelista Cristão falando verso por verso………..

  34. Márcio José Sérgio Ermida disse:

    Monty Python… muito engraçado.

    Corrigindo aqui um deslize meu: “Que Deus nos abençoe e nos faça querer TOMAR o leite racional, com sustância”!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: