É ler para crer!

Com a expressão “Pontos de Doutrina e da Fé Que Uma Vez Foi Dada Aos Santos” a Congregação Cristã no Brasil – CCB faz sua Declaração de Fé, declaração esta muito comum entre as muitas denominações evangélicas no Brasil. Estes são os pontos de doutrina e da fé da CCB*:

  1. “Nós cremos na inteira Bíblia e aceitamo-la como infalível Palavra de Deus, inspirada pelo Espírito Santo. A Palavra de Deus é a única e perfeita quia da nossa fé e conduta, e a Ela nada se pode acrescentar ou d’Ela diminuir. É também o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê. (II Pedro,1.21; II Tm 3.16,17: Rom 1.16).
  2. Nós cremos que há um só Deus vivente e verdadeiro, eterno e de infinito poder, Criador de todas as coisa, em cuja a unidade há três pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. (Ef., 4,6: Mat., 28.19: I João, 5.7).
  3. Nós cremos que Jesus Cristo, o Filho de Deus, é a Palavra feita carne, havendo assumido uma natureza humana no ventre de Maria virgem, possuído Ele, por conseguinte, duas naturezas, a divina e a humana: por isso é chamado verdadeiro Deus e verdadeiro homem e é o único Salvador, pois sofreu a morte pela culpa de todos os homens. (Luc., 1:27,35; João, 1.14; I Pedro 3.18).
  4. Nós cremos na existência pessoal do diabo e de seus anjos, maus espíritos, que, junto a ele, serão punidos no fogo eterno. Mat., 25;41).
  5. Nós cremos que a regeneração ou o novo nascimento só se recebe pela fé em Jesus Cristo, que pelos nossos pecados foi entregue e ressuscitou para nossa justificação. Os que estão em Cristo Jesus são novas criaturas. Jesus Cristo, para nós, foi feito por Deus, sabedoria, justiça santificação e redenção. (Rom, 3.24 e 25; I Cor., 1.30: II Cor., 5.17).
  6. Nós cremos no batismo na água, com uma só imersão, em Nome de Jesus Cristo (Atos, 2.38) e em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. (Mat., 28.18,19).
  7. Nós cremos no batismo do Espírito Santo com evidência de novas línguas, conforme o Espírito Santo concede que se fale. (Atos, 2.4: 10.45-47; 19.6).
  8. Nós cremos na santa ceia. Jesus Cristo na noite em que foi traído, tomando o pão e havendo dado graças, partiu-o e deu-o aos discípulos dizendo: “Isto é o meu corpo que por vós é dado: fazei isso em memória de mim”. Semelhantemente tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: “Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue, que é derramado por vós”. (Luc., 22.19,20; I Cor., 11:24,25).
  9. Nós cremos na necessidade de nos abster das cousas sacrificadas aos ídolos, do sangue, da carne sufocada e da fornicação, conforme mostrou o Espírito Santo na assembléia de Jerusalém. (Atos, 15.28,29; 16.4; 21:25).
  10. Nós cremos que Jesus Cristo tomou sobre Si as nossas enfermidades. “Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da Igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor. E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados”. (Mat., 8:17; Tiago, 5:14,15).
  11. Nós cremos que o mesmo Senhor (antes do milênio) descerá do céu com alarido, com voz de arcanjo e com a trombeta deDeus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficamos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. (I Tess., 4.16,17; Ap., 20.6).
  12. Nós cremos que haverá a ressurreição corporal dos mortos, justos e injustos. Estes irão para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna. (Atos, 24:15; Mat., 25:46).”

Como o leitor pode observar, os “Pontos de Doutrina e da Fé” da CCB são pontos semelhantes aos de qualquer denominação tradicional, com exceção do artigo 7º, que revela sua linhagem pentecostal.

A problemática que ocorre na CCB não é de caráter totalmente doutrinário, mas, sim, a insistência no “iluminismo”, na predestinação total e nos costumes e práticas que são os verdadeiros responsáveis diretos e indiretos de seu exclusivismo religioso, tornando-se seu verdadeiro corpo doutrinário. Podemos resumir o corpo doutrinário da CCB, na prática, da seguinte maneira:

  1. Só existe salvação na gloriosa Congregação. Ela é a verdadeira graça, o tronco principal, as demais são apenas ramos;
  2. O Espírito Santo dirige tudo: não é necessário se preparar, examinar ou meditar nas Escrituras Sagradas. Não podemos estudar a Bíblia, pois a Bíblia não foi feita para ser estuda, mas para ser obedecida;
  3. Só o batismo efetuado na CCB é verdadeiro;
  4. Está espiritualmente acima de qualquer outra denominação, porque é a única igreja em que as mulheres observam a prática do uso do véu no culto, conforme 1Co 11:1-16;
  5. A irmandade deve saudar com a “Paz de Deus”, e nunca com a “Paz do Senhor”, porque existem muitos senhores, mas Deus existe um só;
  6. Está espiritualmente acima de qualquer outra denominação, porque é a única igreja que observa a prática do “ósculo santo”;
  7. É pecado dar o dízimo, porque o dízimo é da lei, e nós estamos na graça;
  8. Só existe um pastor da igreja: Jesus Cristo. Os demais pastores são homens carnais [e ladrões];
  9. Não devemos pregar o evangelho, porque o evangelho não pode ser escandalizado [dado aos porcos]: Só se deve pregar se Deus mandar [fizer sentir];
  10. Só podemos orar de joelhos.

A base essencial do exclusivismo religioso da CCB está resumida nesses dez itens acima citados, e a crença inflexível nesses pontos é que faz que ela rejeite e condene todas as demais igrejas cristãs diferentes do seu ensino. Partem do seguinte raciocínio: se não é igual ao nosso ensino, logo está incorreto; sendo assim, não pode ser salvo, e, se porventura tiver de ser salvo, virá para a Congregação. A doutrina da salvação fica, portanto, implicitamente ligada aos seus costumes e práticas, além de radicalizar a doutrina da predestinação, criando então a idéia de ser o único caminho, o canla de ligação, a verdade, “a verdadeira graça”, etc.

O que é diferente para a CCB torna-se algo não verdadeiro, e, não sendo verdadeiro, não pode atingir a salvação, uma vez que só é atingida com a verdade, no caso, a CCB. Usa-se então um raciocínio correto e até lógico, mas para um contexto inevitavelmente incorreto, ilógico e, acima de tudo, egocêntrico.

A congregação Cristã no Brasil atingiu este clímax contextual egocêntrico de tal forma que, não obstante possuir um credo doutrinário não questionável, suficiente para ser classificada apenas como mais uma denominação cristã, enquadra-se melhor no grupo de igrejas contraditórias, devido a sua insistência no iluminismo subjetivo e em defender tenazmente o monopólio da salvação.

Essa anomalia é satisfatoriamente entendida pelo fato de a CCB dar mais ênfase ao subjetivismo que ao seu próprio credo doutrinário, e a grande contradição está perfeitamente visível aí, ao possuir um credo doutrinário inquestionável*, embora flagrantemente anulado por este iluminismo subjetivo e pelos usos e costumes.

Assim a tradição, ou como eles usam: “os mais antigos”, acabam por anular os “Pontos de Doutrina e Fé”, cumprindo com precisão a palavra do Senhor Jesus: “…anularam a Palavra de Deus por causa da vossa tradição…”. Lamentavelmente, poucos são os fiéis da CCB que conhecem e valorizam os “Pontos de Doutrina e da Fé Que Uma Vez Foi Dada Aos Santos”. (Revista Defesa da Fé jul/ago 1998 pág.20,21)

*Declaração original contida no Hinário 4

Continua…

Anúncios

Comentários em: "Nossa fé na teoria e na prática" (45)

  1. 1.Só existe salvação na gloriosa Congregação. Ela é a verdadeira graça, o tronco principal, as demais são apenas ramos;

    R: Jesus disse : Eu sou o caminho.

    2.O Espírito Santo dirige tudo: não é necessário se preparar, examinar ou meditar nas Escrituras Sagradas. Não podemos estudar a Bíblia, pois a Bíblia não foi feita para ser estuda, mas para ser obedecida;

    R: Leia ao menos os 7 primeiros capítulos de Provérbios.(Cuidado, não deixe algum irmão ver vc lendo pois é proibido).

    3.Só o batismo efetuado na CCB é verdadeiro;

    R:Jesus não frequentava a CCB e foi batizado por João, o batismo de Jesus não foi verdadeiro? Afinal de contas João Batista não seguia à risca do modelo de batismo pregado pela CCB.

    4.Está espiritualmente acima de qualquer outra denominação, porque é a única igreja em que as mulheres observam a prática do uso do véu no culto, conforme 1Co 11:1-16;

    R: Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; A MINHA GLÓRIA, POIS, A OUTREM NÃO DAREI, nem o meu louvor às imagens de escultura. Isaías 42:8

    5.A irmandade deve saudar com a “Paz de Deus”, e nunca com a “Paz do Senhor”, porque existem muitos senhores, mas Deus existe um só;

    R:Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
    2 Coríntios 4:4; (Viu só ? deus tb tem vários, cuidado).

    6.Está espiritualmente acima de qualquer outra denominação, porque é a única igreja que observa a prática do “ósculo santo”;

    R: Um ensinamento reservado aos judeus, no Brasil pode apertar a mão tb serve.
    Não se esqueça do amor tá?
    Lembre-se que antes de trair Judas beijou Cristo, aliás foi o sinal que ele usou para apontar a quem deveria ser preso.

    7.É pecado dar o dízimo, porque o dízimo é da lei, e nós estamos na graça;
    R: Tá, parem de vender hinário tb, dê de graça, coleta para construções, viagens, obra da piedade, reformas, compra de terreno não estão na Bíblia.

    8.Só existe um pastor da igreja: Jesus Cristo. Os demais pastores são homens carnais [e ladrões];
    R:Sim, vdd, e ainda bem que nunca teve um diácono que se apropriou indevidamente das coletas né? Pq daí todos diáconos seriam ladrões.(Aqui dispensa maiores comentários, quem tem cérebro pense).

    9.Não devemos pregar o evangelho, porque o evangelho não pode ser escandalizado [dado aos porcos]: Só se deve pregar se Deus mandar [fizer sentir];

    R: Tá bom, reclame primeiramente com Jesus pois foi Ele quem mandou pregar.

    10.Só podemos orar de joelhos.

    R: Vá ver se eu tô na esquina.

    A Paz.

    Claudio

    • Márcio José Sérgio Ermida disse:

      Por isso que me amarro em ler as respostas do irmão Claudio, hehehe.

      Adorei.

      Márcio – Voltei da esquina…

  2. Miguel soares disse:

    1. Só existe salvação na gloriosa Congregação. Ela é a verdadeira graça, o tronco principal, as demais são apenas ramos;
    R- Isso não está escrito
    2. O Espírito Santo dirige tudo: não é necessário se preparar, examinar ou meditar nas Escrituras Sagradas. Não podemos estudar a Bíblia, pois a Bíblia não foi feita para ser estuda, mas para ser obedecida;
    R – Isso é Verdade, o espírito Santo dirige tudo. Devemos examinar as Escrituras
    3. Só o batismo efetuado na CCB é verdadeiro;
    R – Exatamente, Se eu fosse batizado em algumas das seguintes Igrejas: TJ, Universal, AD, Deus é Amor, Batista. E após conhecesse a Doutrina de Cristo através da Congregação. Com certeza aceitaria o batismo.

    4. Está espiritualmente acima de qualquer outra denominação, porque é a única igreja em que as mulheres observam a prática do uso do véu no culto, conforme 1Co 11:1-16;
    R – A CCB nunca disse isso. Porém esse mandamento nós obedecemos. Se as outras igrejas têm vergonha de cumprir, o que possamos fazer.
    5. A irmandade deve saudar com a “Paz de Deus”, e nunca com a “Paz do Senhor”, porque existem muitos senhores, mas Deus existe um só;
    R – Já ouvi na CCB.
    6. Está espiritualmente acima de qualquer outra denominação, porque é a única igreja que observa a prática do “ósculo santo”;
    R – A CCB nunca disse isso. Porém esse mandamento nós obedecemos. Se as outras igrejas têm vergonha de cumprir, o que possamos fazer.

    7. É pecado dar o dízimo, porque o dízimo é da lei, e nós estamos na graça;
    R – Na se fala em pecado, porém entendemos que as ofertas devem ser voluntárias.
    8 – Só existe um pastor da igreja: Jesus Cristo. Os demais pastores são homens carnais [e ladrões];
    R-Concordo, só existe um Pasto (Jesus). Os outros são Usurpadores.

    8. Não devemos pregar o evangelho, porque o evangelho não pode ser escandalizado [dado aos porcos]: Só se deve pregar se Deus mandar [fizer sentir];
    R – Que mentira, não falam isso na CCB.
    10. Só podemos orar de joelhos.
    R – Se podemos orar de joelhos, porque oraremos em pé?

    • O irmão Miguel poderia citar a passagem Bíblica que diz que só Jesus é o Pastor?

      Ah ! E sobre o véu, as freiras tb cobrem a cabeça.

      A Paz.

      • Miguel Soares disse:

        Então Jesus lhes disse: Todos vós esta noite vos escandalizareis em mim; porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho se dispersarão. Mat. 26:31.

        Pedro, João, Mateus, estão incluso entre as ovelhas que foram dispersas.

        Ora, o Deus de paz, que pelo sangue da aliança eterna tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande pastor das ovelhas. Hb 13:20

        E Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e teve compaixão deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor; e começou a ensinar-lhes muitas coisas.
        Marcos 6:34

        Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
        João 10:11

        Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.
        João 10:14

        E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória. 1 Pedro 5:4

        É você, prefere ser o pastor, ou ser contado entre as ovelhas?

        Se as freiras cobrem a cabeça estão cumprindo esse mandamento, assim como nossas irmãs cumprem.

      • carlos paulista disse:

        E o que fazer com Ef 4.11 onde estão relacionados os ministerios e ali aparece o de pastor?

      • E na sua igreja elas usam?Eu ñ quero saber se freiras usa,eu quero saber se na sua usa?Se ñ usa,estão desonradas

  3. A paz de Deus,

    Caros irmãos,

    Vou utilizar um trecho do que comentei no Blog do Irmão Hélio:

    É difícil e triste entender por que muito de nossos irmãos seguem estes “tópicos heréticos”. Tópicos que como diz o texto não é de caráter doutrinário, porem, se o ministério não os prega, também em muitos casos, não os condenam, corrigindo o povo.

    Também percebo que, por muitos anos, muitas famílias, ao invés de educarem seus filhos e aconselhá-los seguir os passos de Cristo, fabricaram crentes! Instalando um chip de doutrina, alimentando-os goela abaixo com profecias de procedências duvidosa e ensinados pelo no evangelho do medo.
    O resultado é esse: – Seres programados para não falharem, nem aceitar falhas, porem cometendo erro grave, estão programados para se autodestruir, questionamentos causam curto-circuito no sistema nervoso central.
    Suas pilhas são recarregadas apenas nos templos da CCB, não utilizam a leitura da bíblia, nem a oração particular como fonte de energia.
    A falta de incentivo, pelo menos , a leitura da bíblia , por parte do ministério parece ser outra das causas deste comodismo espiritual e ignorância doutrinal. Contudo são nossos irmãos, ainda que nos maldigam, oremos por eles.

    Frequento a CCB a vinte anos, sempre questiono o que não entendo, e apesar de gostar muito da irmandade, dos cultos, dos hinos, do ministério, percebo erros (para mim o maior deles é o rebatismo, e o impedimento das irmãs em tocarem). Não me sinto preso a uma religião ou denominação, procuro anunciar o evangelho de Cristo, e cada um deve procurá-lo onde sente paz e conforme a palavra de Deus, seja numa igreja, num grupo, sozinho, afinal a Graça de Deus é suficiente!

    Em Cristo,

    • Irmão, já diz um homem de Deus muito “atual” e a quem gosto de ouvir com a frequência possível, Mark Dever: “O maior problema da Igreja dos dias de hoje não é o mundo e a sua perdição, mas os falsos-convertidos que estão dentro dela.”

      Esses falsos convertidos julgam que memorizando uns hinos, indo frequentemente à Igreja, vestindo-se de certa forma estão “em Cristo”, mas a verdade é que a Palavra é contra eles de jusante a montante e eles não poderiam estar mais longe da glória de Deus.

      Oremos pelos tais, pois a cada dia que passa me apercebo mais e mais que são a maioria na nossa Igreja da Congregação Cristã.

      Fico no entanto muito contente por ver que Deus está a operar uma re-reforma dentro da nossa Igreja, principalmente pela mão de Jovens até aos 30 anos. Mantenhamos a calma e trabalhemos em favor da mansidão e da humildade, Deus fará subir para os lugares de decisão homens tementes a Si e cumpridores da Sua palavra para endireitar o caminho da Sua obra, tal com João fez antes de Jesus, cumprindo a profecias de Isaías 40.

      Quanto à sua observação das irmãs não terem liberdade de tocar, posso-lhe dizer que quando foi anunciada a liberdade para as irmãs o fazerem aqui em Portugal, foi dito que no Brasil não haveria alteração a essa regra porque se houvesse essa liberdade as Igrejas ficariam sem lugar para sentar os irmãos e ouvintes porque há muita irmã com dom e vontade de servir a Deus no ministério da música. Se isto é verdade, só Deus o sabe, mas faz algum sentido.

      Deus o abençoe,
      Vitor

  4. “Assim a tradição, ou como eles usam: “os mais antigos”, acabam por anular os “Pontos de Doutrina e Fé”, cumprindo com precisão a palavra do Senhor Jesus: “…anularam a Palavra de Deus por causa da vossa tradição…”.”

    Perfeito resumo. Infelizmente a triste realidade que nos encontramos. Muita tradição em lugar da Palavra de Deus (Bíblia).

    —-

    Outro assunto:

    No dia 16/01 e depois no dia 01/02 enviei ao irmão Eliseu, ancião de Caxambu e frequentador do teu blog, um email com questões referentes a:

    – mudança do ponto de doutrina numero 1,
    – constituição dos pecados de adultério e fornicação como “pecados de morte”, enquanto outros pecados não possuem o mesmo peso.
    – o porque do falar “erramos”, “cometemos faltas” quando na verdade pecamos diante de Deus constantemente.
    – O porque de não ser oferecido aos que cometeram o pecado de adultério a chance de arrependimento, mediante o que a Bíblia nos ensina.
    – O porque da frase “Receberei a salvação se for firme e fiel até ao fim”, quando a graça de Cristo nos é ofertada sem méritos, através da fé, que por sua vez, vem de Deus, para que não nos gloriemos (Efésios 2:8-10).

    Até hoje não obtive resposta. Perguntei duas vezes aqui no Blog se ele recebeu o email, e também ele não me respondeu.

    Se você quiser eu te mando a cópia da carta que mandei a ele.

    Deus abençoe.

    HP

  5. Só por Deus!!!!!.

  6. Miguel Soares disse:

    Quanta sabedoria!
    Meu Deus?

    “O maior problema da Igreja dos dias de hoje não é o mundo e a sua perdição, mas os falso-convertidos que estão dentro dela.”
    Quanto modismo…
    Prefiro a inocência.
    A pureza dos simples.
    A alegria do velhinho.

    Espero que, “os falso-convertidos”, não sejam os falsos sábios.

    • Irmão Miguel,

      E quanto a pregações que “A salvação se conquista” ou “Se for firme e fiel, verei a face de Deus como ela é?”

      O irmão também prefere essas mentiras?

      • Miguel Soares disse:

        E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.
        E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.
        E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.
        Apocalipse 21:3-5.

        Ir. João que falou… Se Ele falou eu creio.

    • Caro irmão Miguel Soares,
      Não me faça falar nos falsos convertidos que preenchem as Igrejas Cristãs, a qual a nossa não é excepção…
      Desde a prática do aborto, fornicação, ignorância bíblica quanto à soberania de Deus, Sua presciência, a predestinação e eleição dos Seus crentes, falsos movimentos pelo espírito santo (sim, escrevi em minúsculas de propósito), o não me saberem (Ministério) dar uma definição de “Evangelho”, o não me saberem explicar o conceito de Trindade etc, etc, etc este seu irmão já viu de tudo nesta (nossa) Igreja que o querido diz estar cheio da pureza dos simples.

      Irmão, não se deixe iludir pelo conceito da simplicidade: nós temos uma Palavra que é clara e a obrigação de a sabermos de fio a pavio porque não somos iletrados como os nossos avós e seus antepassados.
      Muita gente morreu para que o querido irmão e eu pudéssemos ter uma Bíblia para ler, saibamos respeitar esse sacrifício que foi feito para honra de Deus e devotar a nossa vida a ler essa mesma Bíblia pedindo ao Espírito Santo que nos dê uma mente capaz de interpretar o seu conteúdo.

      Eu não me considero douto nas coisas que dizem respeito à fé Cristã, mas tento passar o máximo de tempo possível “de volta” das escrituras para que no dia em que estiver defronte do Seu trono possa ouvir o “sobre o pouco foste fiel…” (Mateus 25:14-30)

      Deus o abençoe caro irmão.
      Vitor

  7. Bom dia, a paz de Deus,

    Depois de ler o texto e os comentários dos irmãos, gostaria de deixar minha opnião.
    Muitos defendem a ferro e fogo a doutrina da congregação, outros discutem e questionam as mesmas. Fico triste em ver adolescentes serem massacrados porque querem ver televisão. Não isso um problema, no mundo que vivemos como podemos criar crianças e adolescentes ignorantes tecnologicamente? Como será a vida deles no emprego, no meio que vivem?
    Deve haver sim uma instrução quanto ao que é certo e o que não.
    Outra coisa que me entristece muito é dizer que só há salvação na congregação(já escutei isso mais de uma vez ). E como ficam o restante de humanidade. Será que Deus também não tem um plano para a vida deles? E aqueles lugares onde não há congregação??
    Não concordo com o rebastismo como foi dito acima. Para mim uma vez batizado está batizado.
    Há muitos outros pontos, mas uma coisa é certa: não há denominação perfeita. Tem ser humano já tem imperfeição. Muito coisa dita é de Deus,mas também tem muita do homem para manter as ovelhinhas sob dominio.
    Um abraço
    Patricia

    • Miguel Soares disse:

      “adolescentes serem massacrados porque querem ver televisão.” – Se isso existiu um dia, já não existe mais. Ninguém é massacrado. Porém acho que deveriam existir ensinamentos contra os conteúdos da TV.
      Quer um conselho, afasta os seus filhos da TV e da Internet, cria os de forma que eles se interessem por livros, revistas em quadrinhos. Conta estórias para eles.

      O que a TV e a INTERNET têm de bom para oferecer?
      Prego contra o conteúdo da TV aberta no Brasil, contra a INTERNET sem censurar.

      • Olá Miguel,

        Acho que você está enganado. Outro dia escutei um irmão dizer que a filha, adolescente, ganhou de uma irmã uma televisão. Ela ficou muito contente, pois na casa dela não havia o aparelho. O pai mandou devolver imediatamente.
        Eu sou a favor de ensinar a criança a ter gosto pela leitura, que seja até papel de bala, brincadeiras,jogos. Mas me diga uma coisa, como impedir as crianças e adolescentes de terem contato com a televisão, internet?
        A televisão tem bom conteúdo sim, há programas excelentes na cultura, há canais que trazem entrevistas que enriquecem. A internet também é um recurso ótimo para adquirir conhecimento. lembre-se que tudo é muito rápido hoje.
        Sou a favor de ensinar o correto, os prós e os contras. Proibir sem explicar o porque aguça muito mais a curiosidade deles.
        Melhor explicar que nem tudo é bom na internet é justo, injusto é proibir e por curiosidade procurar os meios errados e com isso se deparar com conteudos que não servem para ninguem, cair na lábia de pessoas inescrupulosas, assassinos, tarados e por ai vai.

  8. Miguel Soares disse:

    “Se formos firmes e fieis, veremos a face de Deus.” – Sim concordo plenamente. E prego dessa forma. Isso não é mentira.
    Sou contra assistir TV. O que a TV acrescenta de bom ao ser Humano? De 100 programas, 99 contêm cenas de violência, nudez, sexo, prostituição, etc… É isso que você quer para os seus filhos? A minha filha só assistirá televisão, quando tiver consciência do que está assistindo. Porém vou educá-la para que tenha interesse pelos livros.
    Internet, só em caso de trabalho, evitar ter em casa. Gastamos enumeras horas com a internet, quando deveríamos está orando, visitando e pregando o evangelho.
    Vejo muitos reclamando do ministério. Se consagrem, quem sabe Deus de o fardo D’Eles a vocês. Acham que é fácil pregar a palavra, ser julgado por milhares de crentes?
    Se não está bom, tente mudar pacificamente. Comece mudando a si mesmo.
    Muitos dos que postam aqui, não dão um testemunho veraz de Cristo. Escrevem maravilhas, mas não as cumprem. Fariseus.

    • Amado irmao Miguel.

      Quanto a “Se eu for firme e fiel, verei a face de Deus”.
      O irmao concorda que, nesta frase, só conseguirei ver a face de Deus SE eu for firme e fiel?
      O irmao concorda entao que por mérito (sendo firme e fiel) conseguirei alcancar a salvacao?

      Pois bem, amado, em Efésios 2:8-9, encontramos escrito: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie”.

      Entendeu, meu amado? A salvacao é dada apenas por meio da FÉ e esta, por sua vez, é dada por Deus a nós. Se Deus nao nos quiser salvar, nao adianta voce querer ser “Firme e Fiel” porque voce nao verá a face de Deus. E nao é por obras, sendo bom, dando esmolas, ajudando o teu vizinho, sendo bom pai ou filho que voce conseguirá em retribuicao a vida eterna.


      Quanto a Televisao e Internet.
      O irmao sabe que tudo que é proibido acaba por gerar mais curiosidade e por consequencia a vontade de desobedecer a proibicao? Cristo nos tornou livres em tudo.

      Atente para Colossenses 2:20-23
      “Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como:
      Não toques, não proves, não manuseies? As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens; As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne.”

      Sabe o que diz nesta parte? Doutrinas humanas sao ordenancas do tipo: “Nao tenha televisao”, “Irma, nao use calca comprida, nao se maquie e nem se depile”.

      Qual o aproveito disso? Nenhum.

      Sabe o que a Bíblia nos ensina? O mal está no coracao do homem. É lá que devemos agir pela luz da Bíblia, convencendo o homem do seu pecado. Proibir nao leva a lugar nenhum se há o mal no coracao do homem.

      “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;” Romanos 3:23

      —-

      Bem disseste do ministério. Sou cooperador, meu amado, mas sabes que de ninguém sou julgado quanto a pregacao? Sabe porque?

      “Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.” 1 Coríntios 2:15

      É só pregar dentro da Bíblia e deixar de invencionices que nao haverá problemas. Ninguém pode julgar a verdade da Palavra de Deus que está escrita na Bíblia. Ou se aceita ou se rebela a ela.

      Quanto a chamar teus irmaos em Cristo de fariseus, ore por eles. Todos somos pecadores e necessitamos da misericórdia de Deus nas nossas vidas!

      “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;” Mateus 5:7

      —-

      Que Deus te abencoe e te ilumine.

      Um sincero abraco em Cristo Jesus.

      A paz de Deus.

      • Miguel Soares disse:

        Concordo que se for firme e fiel verei a Deus, pois a fé sem obras é morta…. Irmão, estou falando de obediência, Amor.

        E depois de consumida a minha pele, contudo ainda em minha carne verei a Deus,
        Jó 19:26 .

        Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.
        Tiago 2:26

        Se eu for firme e fiel, amar a Deus sobre todas as coisa, receberei a coroa da vida.

        Também, não devemos ser infiéis, achando que alcançaremos misericórdia.

        Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.
        Tiago 1:12

        Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.
        Apocalipse 2:10 .

      • Amado irmão.

        Sim, é necessário que haja obras na fé que declaramos. Essas obras sao aquelas do espírito, citadas em efesios 4. Não adianta termos obras mortas, sendo infiéis pois assim nossa fé é morta também.

        Todavia ressalto isso pois muitos em nosso meio pensam que a salvação se conquista, quando ela já foi conquistada por Cristo que a nos deu.

        Outro grande perigo é acharmos que não temos pecado algum, achando que mentira, inveja, brigas, ira são apenas fraquezas, quandoE em várias partes lemos que quem as prática ficarão de fora.

        Eu sou o primeiro a confessar o que 1 João diz e que também Paulo em uma das cartas disse: sou pecador. Preciso extremamente da misericórdia de Deus. Não consigo agrada-lo como Ele merece. Não consigo nem mesmo amar ao próximo como a mim mesmo.

        Portanto amado, queria muito que o irmão entendesse que todos aqui somos necessitados da misericórdia de Deus. Todos aqui somos pecadores e todos aqui desejamos de alma apenas a verdade sendo pregada.

        Tudo que precisamos está em Cristo. Ele já venceu tudo por nós.
        Qualquer outra discussão que entremos trará muito pouco proveito a nossa alma. Desejo que Deus nos faça sábios dia após dia.

        Sincero abraço em Cristo, nosso Salvador.

        Por Ele a graça.

    • É verdade Miguel, muitos programas tem tudo isto que voce inumerou, mas também há canais interessantes como a discovery, history chanel e por ai vai. Eu tenho controle remoto nas mãos e por isso eu mudo canal no momento que quiser e coloco onde bem entender.

      Eu não julgo o ministério e ninguém que realmente faz o trabalho para Deus. Eu sei que não é fácil, são provados e muitos não entendem.

      Mas olha que coisa interessante, você se diz contra a internet,mas está conectado participando de um forúm defendendo aquilo que acredita. Você não acha que isto é meio contraditório. Minha filha não, não quero em casa,mas eu posso estar conectado e teclando ao invés de estar orando ou lendo a biblia. Você também não poderia ser considerado um fariseu por isso. Não entenda a minha frase como uma acusação, mas veja como é fácil apontarmos o dedo para os outros e não nos atentamos para o que NÓS fazemos.

      Já ouvi muita pregação de ancião descendo a lenha em irmãos que vão a festas em salões,mas estes mesmos anciãos alugam suas chácaras para festas. Minha sincera pergunta: isso não seria hipocrisia.

      • Miguel Soares disse:

        Caro ECG,

        Em nenhum momento disse que sou contra a INTERNET, trabalho com TI e sei o quanto a internet pode ser proveitosa. Os seus benefícioos são inímeros.

        A informação que podemos acessar via internet é ilimitada. Como saber o que as crianças estão vendo por aí, o que elas estão tendo como referência. Como limitar o ilimitável? Todos tem acesso a tudo e tudo tem acesso a todos. Em um ambiente com tantas possibilidades, como filtrar o que deve ou não ser exibido e para quem.

        Também não disse que privaria minha filha. Disse que tentaria usar outras ferramentas, como livros, esportes, etc…

        O irmão é quem está se contradizendo, colocando em seu texto o que eu não escrevi.

        Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência;
        1 Timóteo 4:2

        SDS,

  9. Miguel Soares disse:

    Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.
    Apocalipse 22:15

  10. Miguel Soares disse:

    respondendo ecg1274.

    “Outro dia escutei um irmão dizer que a filha, adolescente, ganhou de uma irmã uma televisão. Ela ficou muito contente, pois na casa dela não havia o aparelho. O pai mandou devolver imediatamente.”

    São raros esses casos. Ignorância , Eu acho.

    Porém é o Pai quem dita as regras. Não foi o ministerio que disse. certo?

    E a palavra de Deus diz:
    Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;
    Efésios 6:

    “Mas me diga uma coisa, como impedir as crianças e adolescentes de terem contato com a televisão, internet?”

    Contato Elas terão, porém podemos minimizar lhes oferecendo outras ocupações. Ex. Examinando as escrituras, orando ou até mesmo praticando um esporte,

    É dificil, porém não é impossivel.

    Lembro que as crianças são o espelho dos pais, é natural que seja assim.

    Temos que nos modelar por Cristo.

    sds,

    • Meu Deus do Céu!!!!!! parem de falar de televisão e intenet…..a Criança, o adolecente ou o adulto pode ter contato o quanto ela quiser…..se ela for criada dentro do Evagelho de Cristo ela mesmo sabera o que é bom ou não para ela,….alias ” O TEMOR DE DEUS É O PRINCIPIO DA SABEDORIA”……………ao invés de eu minimizar minha filha de ver TV oferecendo outras ocupações, prefiro dar uma boa educação da palavra de Deus pois ela por si só ela vai pesar na balança e saber o que edifica a alma dela…..o que adianta eu privar tanto e depois que casar faz o que quiser dizendo que teve uma criação reprimida…..por isso sou adepta a esse trecho “tudo me é licito mais nem tudo me convêm ” para quando ela estiver longe dos meus olhos, ela sempre lembrar do que eu ensinei dentro da palavra…..

    • Miguel,

      Esses casos não são tão raros assim.Infelizmente, pois é pura ignorância. Proibições quanto a televisão, internet e outras coisas, não ouvia apenas de irmãos mais velhos, mas também de cooperadores e anciãos.
      Concordo plenamente quando diz que devemos honrar pai e mãe,mas os pais e mães também precisam evoluir e não regredir.
      Devido a correria do dia a dia, muitos pais estão tercerizando a educação dos filhos: babás, creches, televisão e por ai vai.
      Todo pai e mãe deveria sim ter tempo para os filhos, se eles não educarem o mundo o faz.

  11. Boa tarde Priscila,
    Por favor entenda que quando mencionei INTERNET e TELEVISÃO, foram apenas dois exemplos dentro dos muitos outros que poderia ter citado.
    Me lembro muito bem de uma passagem que minha mãe sempre nos falava na infância” ensina o caminho que o menino deve andar e quando crescer não se desviará dele”.
    Acho que é mais ou menos por ai.

    • Assim eu entendi…sabe porque falo assim, porque vou na CCB desde o ventre da minha mãe, e como minha família inteira é da CCB…tive uma educação bem rigida…..você acredita que eu não entendia, quando eu tinha uns 10 anos e tinha que ir para escola no maior frio de saia e tênis que acho horrivel e com um cabelão todo despontado morrendo de vontade de cortar…e não entendia o porque,só me falavam assim Deus não se agrada e pronto….hoje consigo entender o que realmente Deus requer de Nós e sei destinguir o que nos prejudica ou não, sabe porque? tem coisa que faz mal para mim e para você não entendeu? o importante é saber o que Deus realmente requer de Nós…….agradeço meus pais por me conduzir dentro da igreja sim…só acho que algumas coisas poderiam ter sido mais explicadas, mais não é culpa deles entendeu……..

      • Olá Priscila,
        Entendo e participo do seu sentimento.
        Também fui criada em um lar envangélico desde pequena e frequento a congregação, e gosto muito.
        Minha educação foi muito rigida também. Não podia muita coisa, a maioria das respostas era NÃO.
        Agora explica isso para uma criança ou adolescente…jogo duro.

        Mas hoje eu entendo muito coisa, entendo que há coisas que vem de Deus e outras dos homens.Por isso acredito na importância do conhecimento. Só para ilustrar, eu leio muito e numa dessas leituras me deparei com um escritor e ele faz a análise da mente de Cristo. Em resumo, Cristo gostava que as pessoas questionassem. Aliás, ele lançava a pergunta e deixava a todos pensando. Temos que pensar, refletir e também pedir sabedoria e discernimento para saber separar o joio do trigo, o bom do mal.

        Quanto as proibições, me pergunto por exemplo se Deus vai me amar menos se tiver um cabelo mais curto. Será??

  12. Logo acima perguntei ao ir Samuel das citações bíblicas de que Jesus é o único Pastor.

    Pois bem, ele é o Bom Pastor (será que aqui ele não está se referindo a existência do mau pastor, ou querendo afirmar exclusividade em ser Pastor?)

    Sobre o Ministério de Ancião:

    Os principais sacerdotes e os anciãos persuadiram à multidão que escolhesse a Barrabás e fizesse morrer a Jesus.
    Mateus 27:20

    Quer dizer então que os anciãos da CCB são esses mesmos que convenceram a multdião em escolher Jesus para morrer?

    Claro que não né? Mas pelas suas teorias deve ser né?

    Vamos à Bíblia:

    Jesus disse

    1- Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. João 10:9

    2-Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome. Salmos 100:4

    E então, se Jesus é a porta que são as outras ? Tem um erro na Bíblia?

    Será que não é esse o sentido do usado pela CCB “Palavra mata” ? Veja que se utilizam desse nome Pastor para atacarem as igrejas que possuem tal ministério, sem qualquer fundamento Bíblico.

    Sobre ficar de fora os homicidas:

    Todo aquele que aborrece a seu irmão, é homicida; e sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanente em si mesmo.

    1 João 3:15

    Vamos estudar a Bíblia, e claro que os homicidas que matam a carne tb ficarão de fora né?

    Mas alem de estudar precisamos praticar não é mesmo? Ela é a verdadeira Palavra provada e revelada de Deus para nós, qualquer outra é pura que se divorciar das Escrituras Sagradas deve ser desconsiderada.

    Vejam o dilema da irmã Priscila acima, tem cabimento isso? Pode uma pessoa frequentar tanto tempo uma igreja evangélica e não conhecer ao menos os princípios bíblicos de sua fé?

    Irmã Priscila, assim como o ecg1274 eu tb participo do seu sentimento e lamento o ocorrido com você.

    Ah ! Frequento tb a CCB ministério Brás por enquanto.

    A Paz

    Claudio

    • Miguel Soares disse:

      O Bom pastor é Cristo, o mau pastor é o Inimigo.

      • Miguel Soares disse:

        As palavras dos sábios são como aguilhões, e como pregos, bem fixados pelos mestres das assembléias, que nos foram dadas pelo único Pastor.
        Eclesiastes 12:11

        Cristo é o único Pastor, ou outros são ursupadores.

      • Amado irmao Miguel:

        Pastor nos dias atuais é apenas um título. Veja:

        Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.
        Hebreus 13:17

        E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
        Efésios 4:11

        Na paz que Cristo nos concedeu.

        HP

      • Irmão Miguel.

        E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus. Mateus 23:9

        Pelo seu raciocínio seu pai é USURPADOR tb, como vc chama seu pai?

        Viu só como uma passagem descontextualizada pode levar muita gente ao engano?

        Caro irmão, usurpador é aquele que se apresenta como sendo o usurpado, ao menos eu nunca presenciei um Pastor Evangélico se anunciando como Cristo, graças a Deus eu frequentei outras denominações e nelas aprendi a estudar a Palavra de Deus, agora já ouvi muitos usurpando a verdadeira graça de Deus, se apresentando como a tal, e vc já ouviu?

        O que nos deixa tristes é saber que muitos, mas muitos mesmo, nascem, vivem e morrem sem nunca ter tido um relacionamento íntimo com Deus, sem saber ao menos a vontade do Pai que está revelada em sua palavra, vítimas dos maus pastores.

        A Paz.

  13. E seguindo os conselhos de Paulo a Tito (Tito 3:10) melhor encerrar por aqui as discussões sobre Pastor ou Cooperador, dízimo ou coleta, véu ou cabelo, Jeová, Deus ou Senhor, Ósculo ou aperto de mão etc.

    Finalmente, identificando um Espírito Sectário:

    – Impenitente (Rm 2:5;Hb 3:8)
    – Não ama a verdade (Jo 3:19-21; 2 Ts 2:11,12; 2 Pe 3:17, 1 Jo 4:16)
    -Recusa-se a acreditar (Jo 3:36, Tt 1:15)
    -Perda da sabedoria das Escrituras (Mc 12:24-27, Mt 22:29, 2 Pe 3:17, Hb 3:10)
    -Incredulidade, rejeitando ou suprimindo a verdade (Jo 9:41, Rm 1:18, 2 Tm 4:4, Hb 3:10)
    -Desejo por uma nova revelação – comichão nos ouvidos (At 17:18-21, 2 Tm 4:3, Gl 1:6-9)
    -Atenção no erro (Tg 5:19-20,2 Pe 2:18, 3:17,Ef 4:14, 1 Co 15:33, 1 Jo 2:26)
    ( fonte Bíblia de estudo Despertamento Espiritual pg 1892 )

    Pra mim graça é o favor imerecido de Deus para o homem o resto é usurpador ou usurpadora.

    E vamos estudar.

    A Paz.

    Claudio

  14. Bom dia Miguel,
    Como vai?
    Vamos esclarecer alguns pontos que acho importante. Melhor assim do que mal entendido, certo?
    Relendo os textos anteriores me leva a pensar que sim, não gosta da tal internet/TV:
    “A minha filha só assistirá televisão, quando tiver consciência do que está assistindo. Porém vou educá-la para que tenha interesse pelos livros.
    Internet, só em caso de trabalho, evitar ter em casa. Gastamos enumeras horas com a internet”
    Mas se entendi mal, me perdoe, pois não foi meu interesse em colocar na boca de ninguém algo que não disse. Mas para encerrar este assunto, MINHA POSIÇÃO é a seguinte:
    1. 1-Internet e TV não são os vilões: podem ser usados como ferramenta de trabalho, ferramenta para adquirir conhecimento e também entretenimento. Tudo vai depender de quem está usando.
    2. 2- Gosto por leitura: ficaria extremamente feliz se visse mais pais e mães passando tempo com seus filhos lendo histórias (sejam elas seculares ou biblicas). As crianças seriam muito mais felizes se pudessem passar tempo com seus pais brincando de bicicleta, empinando pipa, lendo gibis, pega-pega etc. Hoje só sabem usar Iphone, Ipod, tablet e etc. Há estudos (não sou eu que digo isto) que já provam: TEMPO DEMAIS COM ESTAS TECNOLOGIAS tem atrofiado o cérebro das crianças. Então está na hora de mudar isto.SABER DOSAR.
    3. 3 – Nosso alvo é e deve ser CRISTO. Homem é falho. Tenho que seguir os passos daquele que se entregou por mim.
    4. Não sou expert, mas sei a mensagem de Cristo é simples, bondosa, amorosa. Quando ele falava com as pessoas era com amor, respeito, ouvia e sabiamente ajudava a quem precisava. Corrigia quando era necessário, mas com amor e não com ódio ou raiva. Não discriminava ninguém, tanto que sempre estava rodeado dos mais pobres, fossem financeiramente, espiritualmente ou intelecto. Não acredito que haja salvação apenas na congregação, a salvação é um compromisso individual: Eu e Deus. Como ficam aqueles que se convertem nos confins da Ásia por exemplo. O evangelho também é pregado lá, mas sem denominação. O caminho apresentado é Cristo.

  15. Ricardo Alexandre disse:

    Para ajudá-los no debate sobre televisão e internet:
    https://bereiano.wordpress.com/2009/07/22/visao-revisao-e-reflexao-sobre-a-televisao/

  16. Evangelista Cristão sobre Primeiro ponto de fé – (CONTENDO)

    Esse assunto (“CONTENDO)” é simples e está correto dessa forma, senão vejamos.

    A bíblia, com o seu conjunto completo de livros, contém nela impressa palavras proferidas pelo homem, palavras proferidas por Deus e até palavras proferidas pelo malígno.

    A bíblia não reflete, somente a palavra pronunciada pelo Senhor isto é, a Palavra inspirada e infalível de Deus.

    lemos trechos onde os homens de Deus expressam a sua vontade, contradições, pensamentos e intenções.

    Algumas passagens relatam mesmo o diálogo do malígno, onde ele, expressa a sua voz como se lê nos livros de Jó, Mateus, Lucas, entre outros capítulos.

    A bíblia, embora divinamente inspirada, não possui registradas unicamente a vontade de Deus; não são todas as passagens ali narradas que revelam a índole do Senhor.

    Encontramos , juntamente com as revelações sublimes, com os milagres e prodígios, o testemunho do caráter humano e de suas fraquezas.

    JÓ 01:
    7 … E Satanás respondeu ao Senhor, dizendo: De rodear a terra, e de passear por ela.

    9 … Então respondeu Satanás ao Senhor, e disse: Porventura Jó teme a Deus debalde?
    MATEUS 04:

    3 Chegando, então, o tentador, disse-lhe: Se tu és Filho de Deus manda que estas pedras se tornem em pães.

    Muitos outros trechos………………

    Evangelista Cristão

    Evangelista Cristão sobre assuntos jogados ao vento

    Quando leio as coisas postadas em que acusam anciães de adúlteros, fico pensando porque não pegam as provas e vão até a cidade do adúltero e pedem a sua exoneração, ou caso não tenham tempo de irem até lá, remetam as provas para os informantes e os mesmos façam a denúncia face a face.

    Outra coisa é do porque permanecem na CCB ou outras denominações. Quando estamos descontentes é só mudar de denominação.

    Sería melhor usarmos este espaço para nos edificarmos na fé ou até enterdermos melhor as Sagradas letras.

    Isso é o que penso !!

    Evangelista Cristão

  17. Já ouvi muito que ‘só existe salvação na gloriosa Congregação. Ela é a verdadeira graça. Em defesa ferrenha, há quem diga que ‘isso não está escrito’. Eis a questão: esse disparate não está escrito em nenhum papel. Está escrito nos corações. Daí a enxurrada de outros disparates, tais como:

    ‘Só o batismo efetuado na CCB é verdadeiro’. Lamentavelmente, essa frase não é dita de forma isolada. Ela é expressa silenciosamente em coro gritante por milhares de cecebeanos.

    Ora, quem afirma isso não apenas anula ‘os termos’ da Nova Aliança como está cometendo a mesma atitude arrogante da ICAR de acreditar que é a detentora da ‘cerimônia correta que salva’.

    ‘CCB acima de qualquer denominação’ é outra afirmativa que TODOS nós sabemos ser ‘mandamento’. Uma frase sutil que martela nas mentes fracas, um terrorismo velado que funciona nas mentes mais susceptíveis e sugestionáveis.

    Sobre forma de saudar o ‘irmão’ é, talvez, a pior das justificativas que já ouvi usando de forma leviana o nome de Deus. Leviana e contraditória, pois que diz ‘seguir a bíblia à risca’, enquanto nas epístolas não tem nenhum ‘mandamento’ à frase ‘A paz de Deus’. Pelo contrário, por ser uma saudação exclusiva entre os da denominação, é totalmente contraditória ao Evangelho, pois que SECTÁRIA.

    Da mesma forma é boçal e arrogante dizer que a CCB ‘está espiritualmente acima de qualquer outra denominação, porque é a única igreja que observa a prática do ósculo santo’. Afirmar-se acima de qualquer outra denominação já é uma estupidez; e justificar com ‘ósculo santo’ e outras práticas chega a ser infantil. É grande o número de pessoas dentro das ccb’s cumprimentando-se com o ‘ósculo santo’ com cara de piedosa enquanto, na verdade, estão querendo se morder. Ora, gente, raciocinar um pouco não dói! Uma prática religiosa simplesmente mecânica não leva à salvação. Isso Jesus repudiou em seus dias missionários.

    Muitos dizem que não se ‘estuda’ a bíblia baseado na passagem ‘a fé vem pelo ouvir’ mas isso era porque, à época, a grande maioria das pessoas era ANALFABETA. As pessoas simples e sem estudo dependiam de poucos para lerem as Escrituras por eles. Nos dias de hoje, é diferente. Não precisamos que outra pessoa leia por nós. O Espírito Santo não anula a inteligência, o estudo e a lucidez que conduzem à obediência, não de um compêndio de normas doutrinárias que supostamente nos brinde com o céu, mas em ser discípulo de Jesus. Uma obediência a um chamado que não muda jamais! Que é, foi e sempre será o de exercermos a compaixão e a misericórdia. Nisso não há mudança, essa é a Palavra a se cumprir sem alteração. É isso que precisamos praticar no chão da existência e não ‘holocaustos’ (re)inventados dentro das igrejas que se dizem ‘salvas’.

    É verdade que não se fala claramente que é obrigatório ‘ofertar’. Entretanto, se fala sim, de maneira indireta e subentendida, manipulando os mais sugestionáveis. Criticar o dízimo e fazer tortura psicológica para dar ‘oferta’ de maneira ‘voluntária’ é uma tremenda covardia. A velha e reprovável imposição velada. Hipocrisia e chantagem emocional são atitudes abomináveis aos olhos de Deus.

    Outra coisa que pegam de versículos soltos é a explicação de que ‘Só existe um pastor da igreja: Jesus Cristo. Os demais pastores são homens carnais [e ladrões]’.
    Por um acaso de Deus, hoje eu estive lendo umas ‘viagens’ bem convenientes às regras denominacionais do autor, sobre função e dom, sobre pastor, bispo, ancião e diácono. É o tipo de leitura chata. Quanto mais o autor tenta explicar a importância de um, em detrimento de outro, quanto mais ele demoniza um e exalta outro, quanto mais ele entroniza o deus maniqueísta de sua própria religião, usando e abusando de termos originais gregos, mais se percebe o desespero (proselitismo) da intenção em convencer com seu rebuscamento linguístico envaidecido. E mais enfadonho ele se torna, cansando o leitor. Vida com Jesus é simples. Não estou dizendo que é na ignorância. Mas é na simplicidade das coisas, na poesia, na leveza. Na sensatez. Na coerência. No amor.

    Aí vem a clássica: ‘Não devemos pregar o evangelho, porque o evangelho não pode ser escandalizado [dado aos porcos]: Só se deve pregar se Deus mandar [fizer sentir].’
    Quem quiser pode dizer que é mentira, que não falam isso na CCB, mas eu mesma já ouvi muito e continuo ouvindo. Ora, minha gente, vamos refletir um pouco. Deus ‘faz sentir’? Sentir como? Deus não é sentimento. Não se trata de sentir, mas de ser. Deus nos manda ir, agir, fazer, praticar. E nada disso tem a ver com sentir, com emoção, com comoção coletiva. O exemplo clássico de Jesus em relação ao amor com o nosso próximo, fala de ação, de atitude, de tomada de posição. Em nenhum momento Ele diz ‘se você se sentir de…’ Ele diz pra fazer e pronto! Essa é a ‘pregação’ que lhe interessa. Esses são os adoradores que Ele busca pra Si.

    Por fim, ‘só podemos orar de joelhos’ é também outra regra rigorosa. O irônico é que se atentarmos para a vida de Jesus aqui na terra vamos nos deparar com várias ‘posições’ no momento de orar. Sentado, de pé e até ajoelhado também. Quando compreendemos que a alma é que deve estar prostrada, as posições físicas perdem sua importância que, na verdade, não passa de mais um ritual religioso.

    ‘O Espírito nos chama a discernir os espíritos, a exercitar o bom senso e usar a razão. Pecamos contra o Espírito ao aceitarmos as manifestações espirituais de maneira crédula, sem exame ou análise, renunciando às orientações bíblicas e à nossa razão. É pela omissão dos crentes que os falsos profetas entram nas igrejas e disseminam heresias perniciosas’.

    • Irmã Regina.

      Lendo seu “post” fico satisfeito em saber que há esperanças para um avivamento espiritual que tanto necessitamos.

      Sobre essas práticas “CCBianas” tenho veementemente criticado aqui em alguns outros blogs.

      Receio tratar-se de uma luta inglória, com pouco nenhum resultado, talvez.

      Apesar de a irmã ter encerrado bem o assunto, gostaria de acrescentar sobre o ORAR DE JOELHOS E DÍZIMO:

      Leia o contexto do orar de pé, o errado não era a posição, mas sim o conteúdo da oração que era reprovado, a irmã discorreu brilhantemente sobre esse tema.

      Fariseu – > Uma oração orgulhosa.
      Publicano -> Oração de arrependimento, humilde, prostrado diante de Deus.

      Para os CCBianos se o fariseu fizesse a mesma oração de joelhos, não teria problemas, e não digam que não é, pois atacam a Assembléia de Deus por orarem de pé, sequer dizem do conteúdo da oração, portanto, o ensinamento CCBiano incorre em erro grave.

      Combater o dízimo pra pedir coleta tem sido uma estratégia boa e tem produzido grandes frutos, e mudar o hinário, tem rendido milhões com sua venda.

      Não ataco nem um nem o outro, a obra de Deus necessita sim de dinheiro e muito, pq grandes são as necessidades financeiras – aquele copinho que agente toma água na igreja custou dinheiro -.

      O ataque que fazem ao dízimo como se ele inexistisse na Bíblia é deplorável, cínico e na minha opinião com um propósito apenas:

      “Venham aqui e se livrem de dar dinheiro para esses pastores ladrões ai”, aqui só temos coletas:

      1-pra construções
      2-viagens
      3-Obra da piedade
      4-Reformas
      5-Compra de terrenos

      (Se alguém puder me mostrar NA BÍBLIA onde se encontra escrito essas coletas ai, eu agradeceria)

      Ou seja, é mais caro, mas facilitamos, entendeu?

      Derradeiramente “Dai de Graça” :

      Contexto:

      Aos discípulos se referindo ao evangelho apenas, pois não poderiam cobrar para ensinar o que de graça lhes foi ensinado.

      Portanto, nada de se utilizar disso para construir igrejas sem pagar os pedreiros, usar de mão-de-obra gratuita para limpar os templos, portarias, cuidadores de estacionamento (é assim? rs) etc, paguem os direitos trabalhistas para evitarem transtornos e se o irmão achar que deve dar todo o dinheiro recebido para Deus que o faça atraves dos envelopes que são colocados bem na entrada do templo, ok?

      Irmã Regina, que Deus continue iluminando nossas mentes, para que fiquemos blindados, especialmente dos ataques do inimigo falsamente fundamentado na Bíblia tal como fez do Sl 91 ao tentar o nosso Mestre.

      Se isso ai não é a raça de víboras, sei lá o que é.

      FALEM O QUE QUISER, EU FICO COM A BÍBLIA.

      A Paz

      Claudio

  18. Evangelista Cristão para interessados

    Quando citei o caso do saudoso ir. Nicolau é que acompanhei de perto o transcorrer da história, inclusive, na época, conversei pessoalmente com os 2 acusadores e os mesmos estavam arrependidos pelo transtôrno causado.

    Sobre a vida dos 2 é só ir onde eles moram e ver se não está destruida.

    Sobre a justiça Divina, ela foi feita pois o diácono que, supostamente, derrubou o Nicolau foi exonerado também.

    Sobre defender o dito ancião de Goiana em momento algum lhe defendi, pois nem o conheço.

    O que postei é que não concordo em denegrir a imagem de pessoas na NET em que as mesmas não podem defender-se, sendo um dos motivos, que muitas vezes nem sabem que seus nomes estão sendo postados. Isto diante das Sagradas Letras é pecado grave.

    Sobre chamar ancião de falso, renovo o que disse; Se ele é realmente ancião coloque seu nome e comum. Não acredito que seja ancião. Acredito ser um ex candidato ao ministério e como não o colocaram, agora vem na NET e mostra sua frustração !!!

    Sobre voce, Cláudio dizer que estou errado em 7 de S.Mateus, vejamos; Não julgueis para não serdes julgados. Isso quer dizer se julgarmos Deus nos julgará. O texto é tão claro !!

    Quando anuncio Cristo, procuro falar dos evangelhos e nos evangelhos constam a verdade para salvação.. Nos demais capítulos onde Paulo é o deportador da Doutrina (revelada a ele pelo Esp. Santo), explica a respeito do véu, orar de joelhos, Santa Céia, Ordenações de Presbíteros ( lingua Romana) Anciães (lingua Hebraica) E Bispo (lingua Grega). Em nenhum momento se vê; Tal irmão foi ordenado pastor.

    Sobre pontos de Doutrina para salvação está em 15 de atos dos apostolos e alí não ensina dar dízimo, tanto é que após Cristo ressucitar só vemos escrito a palavra coleta, que confirma o que Cristo disse; De graça recebestes de graça dai. O que a mão esquerda fizer a direita não deve fazer. DÍZIMO APARECE O DOADOR

    Sendo assim, Cláudio, não vejo erros em alertarmos as pessoas a fugirem das falsas doutrinas em que ensinam baseados nos seus livros aumentando e transgredindo o que está nas Sagradas Letras; Ninguém poderá aumentar uma vírgula do que está escrito, senão serä réu de juízo. Pelo que sei só a CCB não faz livros, aumentando VÍRGULAS E MAIS VÍRGULAS. Eu particularmente já lí as Sagradas Escrituras várias vezes. Lembrando que jamais a estudei. ESTUDAR SIGNiFICA; Aplicar a inteligência humana para aprender. Eu procuro entendê-la buscando a Guia do Espírito Santo.

    Prezado Cláudio, observe estas novas denominações que treinam seus pastores e bispos com cursos teológicos e até cursos de hipnose, ensinando os mesmos a arrancarem dinheiro do povo, prometendo somente, curas e bens materiais.

    Baseado nisso tudo não me sinto acusado em alertar o povo contra estes falsos mestres.

    Quero deixar claro que frequentei e conhecí profundamente 22 religiões, todas elas com mais de 100 anos de existência e em nenhuma encontrei os verdadeiros ensinamentos Escriturais. A única que realmente ensina os pontos doutrinais, ordem de culto entre outras coisas baseadas nas Escrituras é a CCB.

    Algumas delas até ensinam muita coisa da bíblia, quando chega no dízimo, salários, mestres, reverendos, cantores gospel (astros) entre outras coisas,defrontam com a Sã Doutrina Cristã.

    Com referência aos erros do ministério é lógico que eu vejo. Mesmo assim tenho visto que mais são os sinceros do que os (JUDAS). Voces sabiam que entre os 12 apóstolos escolhidos por Cristo tinha um diabo ? Cristo disse na S. Céia; Não fui eu que escolhi a vos ? Pois entre vos tem um DIABO !!!

    Se no meio de 12 tinha um diabo, será que no meio de milhares do ministério CCB não tem falsos também ?? Sempre ensinei aos testemunhados olhar para dourina ensinada, jamais olhar defeitos do ministério da CCB, ou mesmo nos nossos irmãos.

    Observem que a todo instante defendi e defenderei a Sã Doutrina e jamais o ministério na sua totalidade, (lembrando que vejo mais sinceros do que falsos).

    Uma coisa que sempre fugi foi de ter ministério, sendo assim não sou despeitado, nem revoltado. Observo na NET que muitos que criticam o ministério são frustados. Várias vezes aconteceu de eu ver meu nome cogitado para o Santo ministério e orei a Deus e pedi que me autorizasse mudar, sendo que meu desejo é ser livre para anunciar Cristo.

    Postei parte dos meus pensamentos e acredito estar certo. Certa vez escutei alguém dizer; Quem bagunça a Igreja Deus bagunçará sua casa. Particularmente agradeço a Deus porque meus filhos, sobrinhos ,netos, genros, noras estão todos na igreja, embora errantes mas nenhum me deu trabalho e continuarei pedindo que Deus tenha misericordia deles e de mim, até o fim da nossa vida aqui na terra.

    Sobre os erros de alguns do ministério é problema deles e eles acertarão com o justo Juíz !!

    Eu desejo que a misericordia de Deus esteja sobre minha família e para alcançar isso a única maneira será não difamando a Igreja e seus dirigentes.

    Cada um que lê observe como está sua família !!

    Evangelista Cristão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: