É ler para crer!

Aviso aos ‘tribunantes’

Pregador queremos ver Jesus

Não sei qual comum congregação foi tirada esta foto, todavia não duvido da sua autenticidade. Porém acho ridículo. Necessário? Pode ser, porém ridículo e lamentável.

Lamento porque um outro aviso, este sim importante, foi retirado das congregações sem uma justificativa plausível. Refiro-me ao quadro “Constituição da Igreja de Deus” que ficava exibido nos fundos dos salões e de frente para os pregadores ao alcance de seus olhares – e às vistas e conhecimento da irmandade – para lembrá-los que o Espírito Santo governa esta casa (templo) e esta obra (igreja).

Lamento porque revela o grau de infantilismo de alguns pregadores colocados para estarem ali supostamente por “revelação de Deus” e querem dar liberdade à carne.

Lamento porque me mostra que uns autoritariamente desejam um padrão medíocre ao seu exemplo e modelo, desprezando o dom de seus conservos ignorando que o Espírito Santo pode agir diferente e extraordinariamente em seus colegas de tribuna, e querem prender o Espírito.

Bom seria pendurar o quadro novamente e acrescentar a esta lista de “NÃOs”:

“Não extingais o Espírito [Santo]” (1Tessalonicenses 5:19)

Leia também: “Pregador queremos ver Jesus”

Anúncios

Comentários em: "Aviso aos ‘tribunantes’" (7)

  1. Pela Graça de Deus, este quadro esta de volta na CONGREGAÇÃO CRISTÃ Ministério de Jandira, uma vez iluminado pelo Espirito o Homem não pode deter, Deus o abençoe pelo comentario Paulino

  2. Caro irmão, a Paz de Deus.
    Discordo em absoluto do seu 3º “lamento”. O irmão acha que um pregador que salte, pule, bata palmas e bata na bíblia e na tribuna durante a pregação da Palavra está cheio do Espírito Santo?

    A bíblia diz-nos (Marcos 3:29-30) que o pecado que não tem perdão é atribuir ao Diabo a obra do Espírito Santo. Trágica e ironicamente, hoje em dia (por única culpa do atual estado do travestido movimento pentecostal) atribui-se ao Espírito Santo as obras que lhe são absolutamente alheias…

    O curioso e lamentável é que esse aviso colado peca por tardio, porque se aqueles a quem Deus confiou a condução terrena da sua obra permitem que um homem que dê “show” em vez de pregar a palavra quando sobe a um púlpito, já estão a errar por falta de zelo na vigia dos lobos devoradores que estão por todo o espectro do mundo cristão.

    Onde houver Jesus exaltado por homens humilhados, aí estará a plenitude do Espírito Santo.

    Deus o abençoe,
    Vitor

  3. Ricardo Alexandre disse:

    Caro vitor,
    A resposta à sua pergunta – “O irmão acha que um pregador que salte, pule, bata palmas e bata na bíblia e na tribuna durante a pregação da Palavra está cheio do Espírito Santo?” – esta no ‘2° lamento’.

    Sou contrário a estabelecer um padrão humano; copiar fulano; fazer igual a sicrano; não exceder a beltrano pois estes, segundo os homens, são servos revestidos que se tornaram o modelo para os demais. Sou da opinião que cada pregador deve se entregar -mergulhar nas profundezas do Espírito – e deixar o Espírito Santo agir. Fazendo assim, O Consolador revelará o extraordinário a cada servo porque é um Deus de novidade (não modismo). Não deve existir cartilha de oratória e comunicação corporal para pregar; deve haver rendição ao E.S que dará individualmente inspiração para pregar e se expressar gestualmente.

    Eu não disse: “Reitrem a lista” e sim “Acrescente-se à lista…” Espero que o irmão concorde com o acréscimo sugerido.

    Agora uma pergunta: Quem nomeou; indicou; apresentou; ordenou; colocou o “homem que dá show em vez de pregar a palavra quando sobe no púlpito”, teria o Espírito Santo colocado “lobos devoradores” na frente das ovelhas?

    Ricardo (Bereiano)

    • Amigo Ricardo,
      Quanto a novidades sobre práticas oratórias/litúrgicas defendo a ideia que todo o Cristão devia ser a elas impermeável. Fora a nossa fé uma coisa recente, certamente estaríamos lançados a toda a sorte de modas que pudessem surgir aqui e ali.

      Pelo contrário, sendo a nossa fé já prestes a soprar as 2000 velas, tenho por certo que só se deixa levar por novidades (saltos, pulos, berros, urros e outros adereços “showbizantes”) quem não tiver conhecimento das Escrituras e da forma como os originais (e únicos) Apóstolos se moviam na educação da, e pela, Palavra.

      Quanto à sua pergunta, respondo de forma “lateral”, se mo permite, como forma de provocação ao pensamento:
      Quem nomeou, indicou, apresentou e colocou o homem que dá show nos púlpitos eu sei quem foi, foi o mesmo que nunca leu os 3 primeiros capítulos do livro da Revelação, em que Cristo escreve pela mão de João a 7 Igrejas que… já não existem. A Turquia tem 90 milhões de habitantes e apenas 3 mil (aprox.) evangélicos. Receberam uma carta do próprio Jesus há menos de 2000 anos, e no entanto foram quase completamente afogados pelo Islamismo. A culpa é de quem mesmo? Pois.

      É o que dá as invenções. Quando se começa a olhar meio para a Bíblia, meio para o mundo, só se apanham metade das coisas que deveras interessam ao Cristão.

      Um abraço e saudações para o Ricardo e restante auditório,
      Vitor, C.C. em Portugal.

  4. Ricardo Alexandre disse:

    Se quem ordenou foi o “que não leu os 3 primeiros capítulos do livro de revelação”, ou seja, o HOMEM SEM REVELAÇÃO DIVINA – então o aviso é para tentar corrigir o próprio erro e não somente do pregador. Ou seja…
    É RIDÍCULO E LAMENTÁVEL

    (Estou com dificuldades pois o computador da empresa é cheio de restrições e não estou conseguindo postar nas repostas, depois irei editar)

  5. Entrar num hospital e fazer de conta que não vemos os doentes é um bocado utópico, certo irmão Ricardo?
    Toda a igreja de Cristo, de montante a jusante está de alguma forma ferida numa sua qualquer “parte”. Ainda bem que assim é, porque enquanto sentimos a ferida a doer percebemos que ainda aguardamos a perfeição que nos será graciosamente oferecida por Cristo Jesus.

    Quanto à CC, sinto cada vez que mergulho mais profundamente pela Palavra, um maior desejo de orar por esta obra de Deus e por aqueles que a chamam de “casa”, para que apenas o Senhor, a seu tempo, obre a sua re-reforma tão necessária, para estarmos em conformidade com os Seus padrões, e não com os padrões deste mundo, onde infelizmente nos (Congregação Cristã) encontramos teologicamente.

    Basta ouvir meia dúzia de sermões de homens como John Piper, John MacArthur, David Platt, Tim Keller, Mark Driscoll, Matt Chandler, Paul Washer, Thabiti Anyabwile, etc, exegetas Cristãos cujo ministério é ensinar a Palavra, para perceber o quanto temos de correr para apanharmos aqueles que lideram a corrida (que não tem fim) pela verdade das escrituras.

    A mim, pela misericórdia de Deus, ao invés de dar vontade de desistir (porque a “meta” está tão longe) dá vontade de correr mais e com mais vigor! Espero e oro a Deus para que os meus irmãos na fé possam sentir o mesmo.

    Abraço e saudação Irmão Ricardo,
    Deus o abençoe.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: