É ler para crer!

Três anos depois

Há três anos vivíamos a expectativa do centenário da Congregação Cristã no Brasil, não esperávamos por festa, mas algo de novo seria bem vindo. Este último triênio foi positivo ou negativo? Vejamos:

Hinário. Cogitávamos fazer da nova edição do hinário o grande marco do centenário; hoje se tornou a grande decepção, não pelas mudanças musicais mas pela alteração do 1º ponto de doutrina; uma mudança feita em 2004 e que só agora a irmandade ficará ciente.

Unidade. Dissidências já haviam acontecido sendo que muitas não chegaram ao conhecimento do povo. Somente as últimas é que foram expressivas. A Conjuração Jandirense foi o último golpe sofrido.
Internacional. Esse movimento separatista ocorreu também na Itália; agora temos a Congregação Cristã na Itália Ministério da Sicília que se uniu ao Ministério de Jandira. Por outro lado, na Romênia vislumbra-se uma união.

Imprensa. A CCB ainda não entrou na era digital, enquanto as partes mencionadas possuem Site, a CCB apenas um comunicado na rede. A internet tem sido a grande inimiga da CCB-Brás (como alguns estão chamando) porque são feitas denúncias contra seus dirigentes que preferem o silêncio ao direito de resposta. Essa posição deixou a muito de ser eficiente e se tornou insuficiente.

Orquestra. O grande orgulho ccbiano é possuir a maior orquestra do mundo, nossa corporação simplesmente dobraria se fosse restituído o direito das irmãs tocarem na orquestra. As co-irmãs, CCA admite as irmãs na orquestra e a CCJ voltou o quadro “Constituição da Igreja de Deus”.

Contra-ataque. A CCB realizou ordenações em massa que trouxeram grande alegria por onde elas ocorreram, entretanto, percebeu-se ser uma estratégia – muito bem sucedida – para não despertar interesse ou simpatia do povo pelos “oposicionistas”, como são chamados em fóruns de debates. Se estas ordenações tivessem sido feitas antes, não existiria o Ministério de Jandira.

Queda. O senso divulgou o decréscimo da CCB. Muitos são os motivos: Dissidências, Evangelização e discipulado falhos, escândalos ou denúncias não refutadas… Minha opinião pessoal é que os anciães sempre gozaram de prestígio e admiração que foi enfraquecido por que hoje autoridade e respeito se conquista, não se impõem.

Prognóstico. A CCB tem dias trabalhosos pela frente, se o ministério não conseguir reverter o processo que está em andamento, prevejo sua diminuição em número, mornidão espiritual e cessação do falar em línguas e seus membros serão testemunhas do crescimento e prosperidade espiritual dos dissidentes.

Anúncios

Comentários em: "Três anos depois" (20)

  1. Comentário bastante moderado o seu irmão. Somente não enxergo esse ceticismo pelo lado que voce vê. Acredito que as dissidências são fruto justamente da pusilaminidade de parte do ministério, que abriu brechas para que legítimos aspones os assessorassem e não irmãos sérios, com a guia do Espírito Santo.

    Essa queda é ao meu ver algo pouco relevante, basta olhar os números de almas batizadas nos relatórios. As coisas não batem. E eu não vou dizer nem que a Igreja muda os números muito menos o IBGE. São problemas estatísticos apenas.

    O fato de alguns irmãos “cabeças” por falta de termo melhor, estarem muito doentes e cuidando nem sempre da forma mais adequada, acaba por criar brechas e picuinhas. Falta certa legitimidade capaz de ser inconteste.

    • O número de pessoas que se batizam, sozinho, não demonstra crescimento porque deve se subtrair deste o numero de pessoas evadidas (paradas), para estes não existem estatísticas. O número que mais se aproxima é o de irmãos que participaram da santa-ceia que é anual e se faz a contagem. Em 2002 na minha comum tomaram santa-ceia 151 pessoas e nesse ano 141. Em dez anos, dez pessoas a menos. Houve vários que se batizaram do bairro, mas o número dos parados somado com os que se mudaram superam o de batizados.

      A motivação das dissidências foi mais por motivo administrativo que doutrinal, o que foi contestado foi o homem (liderança) e suas atitudes.

      pusilanimidade
      s. f.
      1. Timidez excessiva.
      2. Falta de coragem para se impor.

      ceticismo
      s. m.
      1. Doutrina dos que afirmam que o homem não pode atingir a verdade absoluta.
      2. Disposição para duvidar de tudo.
      3. [Figurado] Descrença.
      4. Incredulidade.

      aspone
      (acrônimo de assessor de porra nenhuma)
      s. 2 g.
      [Brasil, Depreciativo] Indivíduo que se dá ares de importante pelo cargo que ocupa mas que é perfeitamente desnecessário, uma vez que não desempenha nenhuma função útil (ex.: existem demasiados aspones nesse departamento).

      inconteste
      (in- + conteste)
      adj.
      1. Que não se contestou. = INCONTESTADO ≠ CONTESTADO
      2. Que não confirma o que foi atestado ou afirmado por outrem. ≠ CONTESTE

  2. Irmão Bereiano,

    Na CCB é assim, aumentando ou diminuindo o número de membros, sempre estamos na vantagem em relação as outras denominações. Veja alguns exemplos de discursos:

    – Quando a CCB cresce em número de membros:
    “Veja como essa graça (a denominação CCB) é maravilhosa. Não tem propaganda e nem salário, e mesmo assim só cresce. Diferente dessas “seitas” em que os pastores só pensam em roubar a lã do povo”;

    – Quando a CCB perde membros:
    “Essa graça (a denominação CCB) não é para qualquer um. Permanecer nessa doutrina santa (nossos costumes) é só para os crentes de verdade. Estão se cumprindo as profecias na bíblia, e só ficarão na CCB aqueles que realmente são limpos de mão e puros de coração. Se forem de Deus, um dia voltarão para CCB, nem se for para voltar quebrado em uma cama, ou em uma cadeira de rodas”.

    Percebeu???

    Crescendo ou diminuindo a CCB é e sempre será a única denominação que segue a sã doutrina, o único ministério santo e infalível, e única graça e o único caminho (a CCB é o caminho para o céu, como um amigo meu que é filho de um cooperador de jovens costuma dizer).

    Para essa arrogância diminuir, ainda serão necessários muitos anos…

  3. Lucas Moraes disse:

    Bereiano. Acho que você esta equivocado no seu texto. Busque a Deus e faça sua parte. 🙂

    • Sempre batendo na mesma tecla….dissidencias, queda, Ibge, questionamentos da idoneidade dos irmãos do ministerio, irmãs na orquestra entre outras !! Só coisas contrarias a doutrina da CCB, nada se aproveita, nada se edifica.

      Irmão Bereiano, se voce não esta satisfeito, saia….va para uma dessas dissidencias que voce tanto cita nos seus posts. la voce vai encontrar muitos com a mesma linha de pensamento sua, ou seja voce estara em casa.

      Para que quiser conhecer a Historia da CCB eu indico o blog:

      http://comumccb.blogspot.com.br

      La o irmão ou a irmã encontrara conteudos concernetes a nossa fé como fotos, videos, cartas do irmão Louis Francescon, circulares, estudos, historia da CCB, entre outras coisas.

      Acessem, vejam e reflitam sobre esta graça maravilhosa.

      • Ou se você quiser conhecer mais profundamente bajule bastante os dirigente para o quarranjar um cargo e participe dos bastidores. Depois descreva aqui a sua experiência.

  4. Pessoas que falam da verdadeira graça para se justificar porque a deixou. Seja integros e diga a verdade. A congregação e a graça verdadeira ( NÂO SE DEIXE ENGANAR) ;por falsos profetas. Esses tais estao fazendo igual as outras por ai, correndo atras de cargos e dinheiro. Não é caso da congragação. A congregação encina a ler as escrituras, examina-las não na igreja mas sim em suas casas. Na igreja so se prega o que Deus revela, so é revelado a necessidade da igreja. 30 anos nessa graça nunca deixei de houvir que temos que examinar as escrituras. La ninguem tem medo da verdade pois e o espirito de Deus que reina e fala no meio do povo que vai em busca de salvação da alma e não de cargos e diheiro como as demais.

    • Amada Kennya,

      Algumas refutações breves ao teu comentário:

      A congregação é a graça verdadeira –
      A Graça verdadeira é Cristo. Ele morreu por nós na cruz e nos reconciliou para com Deus. Denominação nenhuma tem direito de usurpar o lugar de Cristo oferecendo a salvação no lugar dele. Joao 14:6, Efésios 2:4-10

      A congregação encina a ler as escrituras, examina-las não na igreja mas sim em suas casas.-
      Os crentes de Beréia não examinaram as Escrituras nas suas casas, mas sim na Sinagoga. Atos 17:11

      Na igreja so se prega o que Deus revela, so é revelado a necessidade da igreja. –
      A mensagem da Salvação já foi revelada. Ela é a Bíblia. Nela tem todas as revelações necessárias para a Salvação do homem. 2 Timóteo 3:16

      Deus te abençoe.

  5. Irmãos, não gosto de falar desta graça, pois é santa e verdadeira. Por acaso li isso e fiquei chocada com a falta de respeito com a CCB. Se não esta satisfeito vai para outra que te agrade ou seja que esta so seu perfil de vida que quer levar, com certeza seu lugar não é nessa graça, pois para estar sentado la tem que ser humilde e ser obediente a palabra de Deus e mais importante ser chamado por Deus. muitos chamados e poucos escolhidos. Se começa criando divisão e falando mal para justificar a sua saida. Não precisa sai e não fale, não cuspa no prato, deus vai te pedir conta. Hooo fermento sai do meio do povo de Deus.

    • Amada Kennya.

      Além do já acima citado sobre a verdadeira Graça de Deus para com os homens ser chamado CRISTO e não denominação nenhuma, preciso lembrar algumas coisas:

      Pedro foi o apóstolo que Cristo deu as chaves para o que ligasse na terra, seria ligado nos céus e também o que desligasse na terra seria desligado no céu, lembra? Mateus 16:19

      Mesmo assim Pedro errou ao dar ouvidos aos judeus e querer colocar divisão entre judeus e gentios. Paulo teve que resistí-lo (Gálatas 2:11-21).

      Portanto cara irmã, HOMENS ERRAM e devem ser admoestados na PALAVRA de Deus que é a BÍBLIA.

      Deus te abençoe.

  6. CCB, santidade, obediencia, caridade, amor e SEM CORRUPÇÂO. Voces não pagar por isso. Deus Vai cobrar. Mas voces deve ser os tais que se vestiram de cordeiro para entar no meio do povo santo para causar a desorde. Mas Deus não deixa. Começe a contar como vai prosseguir sua vida aiii.. de ti ao levantar-se contra essa graça. Não se justifique para ninguem fale com Deus, a salvação é individual. Se vc joga fora problema seu. Provavelmente quer cometer algo que a CCB condena mediante a palavra e como nas outras e permitido pois invertem a palavra para o que convem. Ou quer montar igreja? talves.

    • Amada Kennya

      Igrejas erram, homens se corrompem. A Palavra de Deus que é a BÍBLIA não se corrompe.

      Não devemos rogar pragas sobre ninguém. Devemos orar “uns pelos outros, para que sareis: a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.” Tiago 5:16

      Deus te abençoe.

  7. E muito triste, ve essas pessoas acreditando que era digital vai fazer alguma diferença para essa graça, o que estamos vendo hoje na era digital, gente como vc falando o que não deve, o que nem vc sabe se vai prevalecer. Internet ate as criaturas , autoridades estão em estado de alerta pois e comprovado que nem tudo que la esta e verdadeiro. Como seus comentarios (exemplo disso). Sai e pare de falar dessa graça,pois com Deus e com essa obra não se brinca , DEus nosso pai tudo ve. Qual seu interresse de denegrir irmãos e CCB? o mundo virtual deve estar fazendo faler em sua mente, não deve estar com sua mente sadia. Deus que tenha piedade te ti, se alcançar ainda.

  8. So permanece nessa graça se for escolhido. Se vc saiu e porque não é escolhido. E pare de falar da CCB. Se os irmãos fosse talves igual a vc ja teria lhe processado a pagar danos moraes, olha como os irmãos tem amor deixa por conta de DEus.
    Conheço pelo menos 6 igrejas pois ja vim de la. E a CCB e respeitada e considerada a tradicional do jeito que o sr, jesus deixou, Jesus não mandou mudar a biblia. Os Hinos novos são guiados pelo espirito santo de Deus fogo cai do ceu ao cantarmos e deus opera maralhilhosamente em nosso meio como nunca vi desde criança em outra evangelica por ai. Tradicional vestes, doutrinas, temos que se manter nos encinamentos que cristo deixou.

    • Pois é kennya.

      A CONGREGAÇÃO É A GRAÇA VERDADEIRA. (É, estamos longe mesmo da palavra, puxa vida, chega a doer o coração ler uma coisa dessas)

      Cristo disse que Ele é o caminho, mas agora temos a CCB tb, cada um escolhe o seu né?

      Deixa esse povo falar mal dessa graça (CCB), uma coisa é certa, e fique tranquila, pois essa graça (CCB) só será atingida mesmo qdo o povo estudar a Bíblia com profundidade, coisa que está longe de acontecer pelo que vemos, aliás, estudar a Palavra é um pecado né?

      Bom, “VOCÊ NÃO PAGA POR ISSO” (Você poderia citar uma que cobra?), oferta pelo que sabemos sempre será voluntária, tb frequentei algumas denominações e nunca me cobraram nada, o fato de correrem a sacolinha, pedirem no púlpito etc, (NA CCB TODOS OS CULTOS FALAM DA COLETA, ué !!)

      Sabe quem gosta de que falem mal de dízimos e ofertas? Pois é, quem não gosta de contribuir para a obra de Deus, o avarento, aquele que só quer as bençãos de Deus, que toma água na igreja filtrada, usa os copos, o banheiro, gosta da iluminação da igreja, da eletricidade que funciona o órgão, o microfone, e é tudo de graça né, pois é, por isso alguns, repito, alguns procuram essa graça (CCB) ?

      Tem inúmeras pessoas que deixam de trabalhar pra viver da obra da piedade, irmãos que se encostam pq recebem todo mês uma cesta básica ok? O que vc acha de irmãos dessa graça (CCB) que viajam para o exterior com o dinheiro da igreja hein? Pois é, ora, estão fazendo a obra de Deus, evangelizando pelo mundo, pra isso precisa de dinheiro, agora se for em outra denominação ai é corrupto, rouba o povo.

      Irmã, cuidado, antes de falar que alguém rouba etc trate de ter provas robustas viu? Não sai por ai falando do que não conhece, ou do que ouviu dizer.

      Conheço algumas pessoas de outra denominação que têm até livro contra o dízimo, rs, dai mudaram para essa graça (CCB) pois ali não só inexiste o dízimo como tb falam mal do dízimo, rs.

      Viu como é fácil ? É só mudar “dízimo” pra coleta e logo vc pesca vários, pra vc irmã saiba que o Apóstolo São Paulo recebia salário, não com esse nome claro.

      Estamos irmã numa democracia em que é livre a expressão do pensamento, tal como vc fez e deve ser respeitada por isso, da mesma forma que vc diz da corrupção das outras igrejas, sem citar uma específica, tem que estar aberta a receber críticas tb.

      Nunca entrei ou frequentei uma Universal, posso até não concordar com alguns pontos deles, mas não posso atacar o povo que tem lá, pq tem gente buscando a Deus lá dentro, puro de coração que só Deus enxerga.

      Agora tem um ponto, eles estão construindo uma igreja no Brás e contrataram uma construtora para o fazer, não se utilizaram da passagem “DAI DE GRAÇA O QUE RECEBEU DE GRAÇA” a fim de se utilizar de mão-de-obra gratuitamente, esse texto bíblico não mencionou isso, leia lá em Mateus (procure o capítulo).

      Só pra adiantar, não ataco o povo que frequenta a CCB até pq tb frequento, mas liderança irmã, procure na Bíblia que as lideranças eram atacadas sim, ok?

      A Paz do Senhor (e lembre-se que “deus” tb tem vários) e não sei vcs mas pra mim o FAVOR IMERECIDO DE DEUS PARA NÓS ( graça ) não é CCB.

  9. Você precisa orar mais e se consagrar a Deus!

  10. Evangelista Crsitão

    Estive várias vezes perguntando a alguns anciães se eles nas reuniões ministeriais aprovam que o povo não leia a bíblia. Me disseram que incentivam a ler.

    Existe reuniões de jovens e menores para instruir as crianças na bïblia.

    Essa afirmação de que crente da CCB não lê a bíblia não procede.

    Lógico que no meio de milhões de crentes da CCB tem aqueles indoutos que afirmam tais coisas, mas, não tem o aval do ministério.

    A palavra coletas no novo testamento,após morte de CRISTO encontra-se,mas, a obrigatoriedade do dízimo,após morte de CRISTO não se acha.

    Lembremos que nossas coletas são anônimas, colocadas dentro da caixa de ofertas e, dízimos tem o nome do Cristão na secretaría e, caso não dê os 10%, seu nome é escrito num livro como devedor. Sendo assim tem diferença grande entre coletas e dízimos.

    Dizer que algumas denominações não obrigam o dízimo, é sinal que a pessoa não acessa os sites de alguns pastores,onde pregam que quem não dá o dízimo é ladrão de Cristo (lavagem cerebral), sendo que o que serve para salvação está em 15 atos na Assembléia de Jerusalém e, lá não fala do tal dízimo do velho testamento.

    Sobre viajar com dinheiro da CCB está em conformidade com o que o apóstolo Paulo deixou escrito e, por sinal, Paulo agradecia pela ajuda prestada em sua viagem.

    Pessoal, pessoal, vamos ler a bíblia e não postar coisas distorcidas.

    Evangelista Cristão

  11. cristina disse:

    A paz de Deus irmã KENNYA, é isso aí irmã, estamos juntas no mesmo caminho, com a mesma esperança de vida eterna! ó glória a Deus q tudo pode! Deus abençoe, minha querida irmã, fica firme nessa Graça, eu sinto Deus dentro da CCB. Jamais desanimemos, e naquele grande dia, receberemos a nossa RECOMPENSA!

  12. Luiz Celso disse:

    Não seja ingênua, Cristina. Deus não habita em templos construídos por mãos de homens.

  13. cristina disse:

    LUIZ CELSO, os templos da CCB, são todos preparados por Deus. É evidente q a igreja a qual a bíblia se refere são os fiéis , mas precisamos de um lugar decente para adorar a Deus e exaltar Seu Grande Nome. LUIZ CELSO faça-nos uma visita, vá até uma ccb mais próxima de sua casa, será uma grande alegria para nós! Deus é vivo e está lá, te esperando de braços abertos. Quantas Palavras já se cumpriram em minha vida, nesses 10 anos servindo a Deus na CCB, A minha grande riqueza nesses anos todos, é a ESPERANÇA DA VIDA ETERNA, q Deus me deu. Glória a Deus! Deus abençoe!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: