É ler para crer!

A Congregação Cristã no Brasil figurou por anos como o maior grupo pentecostal do país. Hoje sua realidade é bem diferente. Ano a ano o número de fiéis vem caindo. Enquanto a Assembléia de Deus atrai 3,9 milhões de novos evangélicos a CCB registrou de um censo para outro uma retração de 200 mil adeptos. É o que publicou o Jornal Folha de São Paulo. Vejam a análise do sociólogo Ricardo Mariano sobre a transformação demográfica do Brasil:

ANÁLISE – “Em marcha, a transformação da demografia religiosa do país”

RICARDO MARIANO ESPECIAL PARA A FOLHA

‘O Censo confirma as tendências de mudança radical da demografia religiosa nas últimas décadas: queda da hegemonia católica, avanço vertiginoso dos evangélicos e diversificação religiosa.

Liderada pela Renovação Carismática e apoiada na criação de redes de TV e no evangelismo midiático, a reação católica à expansão pentecostal fracassou.

O inchaço da categoria “evangélica não determinada” reduziu artificialmente o crescimento pentecostal. Mostra limitações do Censo, mas também pode estar sinalizando a expansão da privatização religiosa nesse grupo, situação em que o crente mantém a identidade religiosa e a crença, mas opta por fazê-lo fora de instituições.

Tal privatização resultaria da massiva difusão do individualismo, da crescente busca de autonomia em relação aos poderes eclesiásticos, à imposição de moralidades tradicionalistas, aos elevados custos do compromisso religioso. Ela pode ter ocorrido, em especial, entre indivíduos dos grupos mais beneficiados pelo crescimento da renda e das oportunidades no mercado de trabalho e no ensino superior.

O Censo também reitera o crescimento do pentecostalismo na base da pirâmide social: 64% dos pentecostais ganham até um salário mínimo, 28% recebem entre um e três salários, 42% têm ensino fundamental incompleto. Avança nos segmentos mais vulneráveis da população, nas periferias urbanas e regiões mais violentas, nas fronteiras agrícolas do Norte e do Centro-Oeste, onde a presença católica é rarefeita.

Causa surpresa o declínio, em números absolutos, de Congregação Cristã no Brasil e Universal do Reino de Deus. Elas perderam, respectivamente, 200 mil e 228 mil adeptos. Até então, só uma grande evangélica, a Luterana, havia declinado, o que se explica por ser uma denominação de tradição étnica pouco dedicada ao proselitismo.

Parte da “queda” (improvável, cabe frisar) da Congregação e da Universal decorre da indefinição da identidade denominacional de 9,2 milhões de evangélicos. Mas há outras hipóteses.

Fiel aos princípios de não fazer uso proselitista de mídias e não apelar para a oferta sistemática de serviços mágico-religiosos, a Congregação perde competitividade.

Já a Universal tem sido fortemente pressionada por igrejas que passaram a clonar seus métodos, especialmente a Mundial do Poder de Deus, liderada por Valdemiro Santiago (315 mil adeptos). Pela TV Record, Edir Macedo já acusou o golpe, ao atacar ferozmente o oponente, que, tal como Silas Malafaia, passou a ser estrategicamente apoiado pela Rede Globo.

Seus megatemplos desfavorecem uma sociabilidade fraternal e comunitária. E a ênfase na oferta ritual de soluções mágicas faz com que muitos frequentadores ajam mais como clientela flutuante. Eles pagam por serviços recebidos, mas refutam compromissos duradouros.

A Universal carece da capacidade de formar comunidades e da pregação de uma teodiceia redentora de longo prazo. É o que se propõem a fazer várias independentes o grande guarda-chuva “Assembleia de Deus”.’

Também vale lembrar as recentes dissidências da CCB. Irmãos insatisfeitos estarem migrando para os novos ministérios – CCA e CCJ.

fontes:

http://acervo.folha.com.br/resultados/?q=queda+de+cat%C3%B3licos&site=&periodo=mes

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/51846-em-marcha-a-transformacao-da-demografia-religiosa-do-pais.shtml

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/51843-censo-aponta-queda-no-numero-de-catolicos-pela-1-vez-no-brasil.shtml

Comentários em: "Gigantes caindo – O decréscimo da ICAR, CCB e IURD" (51)

  1. Estou orando a Deus, espero que o Senhor Jesus ilumine alguns Servos de Deus, formar um Conselho Espiritual, criar um Centro de Convenção das Igrejas Cristãs, onde o Ministério poça reunir-se para confraternizar o AMOR de Jesus Cristo, Registrava esta organização com um nome em comum! Exemplo (CONGREGAÇÃO CRISTA UNIDAS (CCU), Unificando todas as Igrejas Cristã neste nome, mesmo que no inicio cada grupo continuem com seus nomes e particularidade, seguindo unidos, mentalizava este nome, e no futuro seria uma unica, CCU, mais forte que qualquer outra organização, O Senhor Jesus disse, os filhos das trevas é mais prudente que os filhos da Luz, este grupo brilhavam no AMOR de Jesus Cristo e União na terra.
    A Todos meus Irmãos e amigos a Paz de Deus. 12/07/2012.

    POR QUÊ?«Os homens perdem a saúde para ganhar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde e nem sempre consegue. (.e.) vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se nunca tivessem vivido e nem sempre deixa uma boa impressão». É Necessário saber algo a Mais do (EU) o Verdadeiro! Saber a que viemos a esta terra, qual o Proposto deste estagio e sua finalidade! Conhecer o designo de Deus e qual a nossa missão, e Viver o Hoje como se o Ultimo dia fosse da nossa Vida. (.E.) fazer o melhor que podemos! Não sabemos a que hora vamos Prestar conta de todos os nossos atos, seja bom ou ruim é uma certeza que o FIM vem. Não trocar o certo pelo duvidoso é prudente observar com os olhos do Espírito! Sabendo que o erro repetido na sua consciência fere o emocional, concebe o pecado e da a Luz do mau, este eleva a morte da Alma, consumado tudo numa sentença que não podemos fugir, lembrem Salvação ou Perdição Eterna apenas dois caminho. (. E.) Por ultimo a Justificativa da qual merecemos, Entra no Gozo do teu Senhor para viver em Gloria, e dirá para os da esquerda, Apartai de mim Malditos! Para o fogo Eterno, porque não voz conhece.

    15 – Mesmo que o ontem não foi como esperávamos, e o seu futuro esteja ainda em duvida, tem o hoje para mudar o rumo do Amanhã. Não recusem recomeçar novamente, Bem aventurados os que aprendem com seus próprios erros! Da fraqueza consegue tirar a força, do Amargo sabem fazer o Mel. Jamais diga acabou transforme o fim no começo! Sejam superiores as suas provações é provável que aconteça, Aprendendo com a Águia esperta, e renove suas energias sempre que acharem fracos, conseguindo viver mais que qualquer outro homem já Viveu nesta terra. Preservando a sua Vida no AMOR e união! Percebendo sua morte com hombridade não tem, e acreditando que apenas desintegra o Verdadeiro “EU” Espiritual, alçando o mais alto dos seus vôos! Rumo ao Infinito até o Paraíso, Com a nova Semelhança do Deus altíssimo, volta habitar no Reino de Deus. Realce suas emoções espirituais, vivenciando os Planos do Criador, elevem a sua aceitação a maior decisão é sempre sua! Tens o direito de decidir nesta Vida, a Salvação ou a Condenação Eterna, reconcilia com Deus; a recomeçar tudo de novo, Fazendo certo o que fez tudo errado no Ontem! Um coração alegre reluz a Juventude, rejuvenescendo a Alma torna-se um Cidadão dos Céus. O amor de Jesus Cristo e manter unidos com todos os que amam a sua segunda vinda na terra, na certeza da sua Ressurreição do Ultimo dia aguarda! Mediante a Lavagem da sua Consciência, e Purificação dos seus Pecados, embranquecendo suas vestes Espirituais no Sangue do Cordeiro! Aceitando o seu Batismo “IMERSÃO”, a morte e sepultamento do Velho homem, resgatando novamente a Semelhança do Altíssimo com esta humildade. Tenham um bom dia na Paz de Deus.

    http://WWW.ccamr.org.br

    http://congregacaocristaapostolica.blogspot.com

    http://ccamr.org.br/hinario

    Email paulino_ccapostolica@hotmail.com

    Email paulinoccamr@hotmail.com

    • Desde de pequena q ouço falar que no fim dos tempos as igrejas irão se unir! Tudo q o diabo qer! Uma só religião,uma só lingua, um só povo para que possam ser dominados ao seu bel prazer! Muitas falsas igrejas e pastores surgiram justamente para q isso venha acontecer! Mas as igrejas que realmente seguem os principios de Deus, recusarão fazer parte dessa corja toda!

  2. Boa tarde, a paz de Deus.
    Interessante o texto acima, o que me faz refletir sobre tema e a minha opinião é a seguinte:
    Desde que o mundo é mundo, sempre tivemos denominações sendo criadas, outras sumiram do mapa, dissidências e outras coisas.
    Na minha opinião nada disso é novidade, as pessoas estão perdidas a procura de um porto seguro,mas muitas vezes não querem compromisso ou então querem algo que estejam de acordo com os seus padrões.

    Hoje eu li uma reportagem sobre a cantora Sula Miranda, esta que havia se convertido, deixado a música sertaneja, mas que agora resolveu voltar as origens.
    Como ela há muitos dentro das igrejas.

    O que vejo é um povo sem compromisso com o evangelio de Cristo, simples,bonito e verdadeiro. Estão muito mais preocupados com os modismos, sucesso do que com a vida eterna. Ainda surgirão muitos Malafaias, Valdomiros, Macedos que tentarão comprar muitos fiéis, mas aqueles que são verdadeiramente chamados e escolhidos para o reino, estes não correrão atrás desta nova onda. Pelo contrário, ficarão firmes na rocha, que é Cristo.
    Patricia

    • magdalena disse:

      Feliz é aquele que não olha nem á esquerda e nem á direita , sómente á Cristo Jesus , Ele é o Modelo Perfeito !!!! Ele é sempre o mesmo , Feliz é aquele que valoriza o Seu precioso Sangue derramado no madeiro da cruz por amor ás nossas almas ,,,, esses Sim ,verão a sua Face como ela É,,,,, Gloria ao seu Santo Nome Aleluia!!!!!

    • lilian jane disse:

      COMPACTUO COM SUA FALA.

  3. Boa tarde caro Irmão

    ApdDeus,

    Eu li essa reportagem na Folha de S.Paulo e sinceramente não achei nada de interessante ao ponto de ser debatido.

    A mesma reportagem já diz o porquê do numero de desistentes da Congregação: a mesma fé e praticas evangélicas desde o inicio.

    Há pessoas que estão interessadas no Show do que existe no mundo evangélico e entre nós isso nunca vai acontecer. Quando a pessoa percebe a doutrina em que adentrou,a mesma pula fora porque “acha dura demais “ a igreja.Mera bobagem.

    Quem quer shows,curas “milagrosas” uma vida rentável que leia o excelente texto no blog do Ciro:

    http://cirozibordi.blogspot.com.br/2012/03/quem-esta-certo-o-bispo-universal-o.html

    E enquanto isso, nós vamos procurando a salvação de alma com respeito e praticas as doutrinas que estamos ganhando mais.

    Abraços.

  4. A paz de Deus a todos
    Na minha opinião CCB vai diminuir mais ainda… Acho que é o efeito peneira, a situação financeira atual do país está levando muitos ao descrédito, não precisando de Deus, não que eu seja contra a riqueza (acho dom de Deus), mas muitos não estão sabendo lidar com isso.
    No tocante à outra denominação que mais se assemelhava a CCB, a AD, já se descambou também, e não se vê muita diferença das neopentecostais.

  5. magdalena disse:

    Caro irmão Ricardo, na minha opinião pra que procurar a CCB,,,, Nela ninquem ganha nada,,,tem que trabalhar de graça ,e como diz o ditado ,nem relogio trabalha de graça, tem que dar corda ou colocar bateria,,,estou referindo-me aos de fora. Agora aos da fé da CCB,se ficarem de olho nas coisas banais esta vida; ai só Deus pra ter misericórdia,,,o mundo esta de mal á Pior,as bandejas de satanás em nossa frente , para nós vir á menos na presença de Deus ,,, a dois anos fui convidada á uma festa de aniverssário da sogra da minha filha,era dia de culto, ai minha filha me disse: hiiii mãe grande coisa perder o culto? a senhora quase não falta ,,,, é,,, disse eu,, tudo bem ,, e lá fomos nós : lá chegando fui muito bem recebida como outras vezes,,,estavam varios parentes e amigos , uma farta mesa,,, em dado momento vem a aniverssariante pedindo desculpa á todos e dizendo : olha voces queiram me desculpar mas preciso ir á missa , daqui uma hora e meia estarei aqui ,por favor me aguardem!!!! ahhh Ricardo ,meu coração deu um tremendo pulo e começei ,á ouvir Deus falando comigo : filha o deus dela é morto e ela vai indo pra servi-lo,,,, e Eu esperando voce na minha casa , hoje no meu banquete o teu lugar estará vasio,sentirei a tua falta,,, dai eu falei Senhor me perdoa amanhã é domingo e com a tua força estarei lá . Esse dia serviu-me de lição,,,agora quando alquém me convida pra alguma festa , já vou falando ,,,,,SÓ DEPOIS DO CULTO,,,,,,ah mas porque?alquem pergunta ,ai digo :em primeiro lugar Deus; depois voces;ahh tinha me esquecido na hora que ela disse que ia á missa minha filha deu uma olhada pra mim ,, e ela entendeu o meu olhar também que era de grande tristeza,,,,, Jamais devemos deixar o Senhor em segundo plano JAMAIS!!!!!!!!!APDD aos irmãos em Cristo Jesus Á Ele Gloria Honra e Louvor,,,Honra ao Senhor e Ele te honrará sempre ;Ele é Fiel e Verdadeiro,,, Amém!!!!!!

  6. tenho duvidas respeito do censo,nao conheço ninquem que foi entrevistado pelo censo que perguntou a religiao que pertencia, relatorio de 2000 a 2010 foram batizados 1.230.035 pessoas e aberto mais 4.200 novas igrejas( igrejas nao salas comerciais)E TODAS IGREJAS ESTAO LOTADAS SAO 20.000 IGREJAS NO BRASIL SE TIVESSEM DIMINUIDO PORQUE ABRIRIAM 4.200 NOVAS IGREJAS O RELATORIO DESDE 1936 NUNCA OUVE QUEDA E NENHUM ANO.TEM CERTEZA QUE IBGE DEIXOU A DESEJAR

    • bereiano disse:

      E pra falar a verdade! Também não respondi e meus amigos também não.

    • O IBGE se encarregou disto no ultimo censo. Perguntava-se qual a religião. E claro que para uma instituição religiosa que é obrigada por lei a prestar informações ao governo como qualquer empresa, deve ter feito uso do mecanismo imposto para isso. Anualmente o dispositivo usado deve ser o livro de presença nas assembleias anuais de cada localidade ou até mesmo o nº de participantes da ceia. O fato é que o governo fica por dentro de dados contábeis e de membresia quer queira ou não, pelo menos em números. Resta saber se os dados informados são reais.

    • lilian jane disse:

      Tb não fui entrevistada….
      Ninguém do IBGE passou na minha rua….

      • O IBGE realiza sua pesquisa por amostragem. Nem todas as pessoas são entrevistadas.
        E outra, como o irmão José disse, a CCB é obrigada a contabilizar os membros e prestar contas ao governo. Com certeza o IBGE utiliza esses números. O irmão acima citou o número de batizados, mas esqueceu de dizer o número dos que deixam a CCB. Na minha comum, nos últimos anos, saíram mais irmãos do que batizaram. E outra, muitos desses que se batizam, são do grupo dos “nascidos na graça” (a CCB não é a Graça, mas temos costume de chamá-la assim, infelizmente), ou seja, pessoas que já frequentavam a CCB e se batizaram.

        Acontece que na CCB é assim:

        – Se o número de membros aumenta, o povo diz “essa graça é assim, só cresce, mesmo sem propaganda, porque somos o único povo de Deus, diferente da seitas”;
        – Se o número de membros diminui como agora, o povo diz “essa graça é assim, só permanece quem é de Deus”, “se cumprem as profecias, só ficarão nessa graça os verdadeiros escolhidos” ou então, “isso é armação do IBGE, o inimigo está se levantando contra essa graça, a fim de desanimar o povo de Deus, quem for firme e fiel permanecerá nessa graça”.

        Nos dois casos fica evidenciada a arrogância em nosso meio, sendo que o povo muita das vezes coloca a placa da CCB na frente do nome de Deus, restringindo Sua Graça à apenas uma denominação. Ou seja, NÓS da CCB somos os escolhidos, e as profecias descritas na bíblia são SÓ para NÓS da CCB. O resto é resto.

        Fazer o que né???

    • Eu fui entrevistado pelo IBGE e eles perguntaram minha religião. Sou da CCB e venho reparando no esvaziamento das igrejas: pessoas parando (às vezes famílias inteiras), muitos casais se separando etc. Em várias igrejas, em pleno domingo à noite, é possível ver bancos inteiros sem uma pessoa sequer. Sem falar na maioria esmagadora de idosos e na minoria de jovens. Estes que, ou não se batizam ou param. É triste mas é real.

  7. Se a pessoa que fes éssa reportagem conhecese a CCB numca iria compara-la a IURD ou a qualque outra, quem conhece sabe do que estou falando.
    Numca fui intrevistado e tambem numca conheci ou houvi falar de algum servo de Deus que tenha sido.
    E principalmente a atitude do dono deste blog em veicular esse tipo de informação que sabemos que foi feita por criaturas do mundo que não conhecem a CCB, com opiniões e afirmações forjadas e mentirosase outras coisas do pior tipo.

    • bereiano disse:

      Caro Rogério, o que fiz foi repecutir a informação de um veículo de emprensa registrado e idôneo que por sua vez noticiou dados oficiais de um orgão governamental – o IBGE. Se você entende que as ‘opiniões e afirmações são forjadas e mentirosas e outras coisa do pior tipo’ eles estão abertos para sua reclamação. Sinta-se à vontade para exercer seu direito de cidadão!

      • Caro BEREIANO, no que se refere a esta noticia que voce repercutiu,acredito que eu não tenha que reclamar com o IBGE, Folha ou qualquer um outro, pois como ja disse acima éssa reportagem:

        “foi feita por criaturas do mundo que não conhecem a CCB”

        “Numca fui intrevistado e tambem numca conheci ou houvi falar de algum servo de Deus que tenha sido”

        Eu tenho que reclamar sim é com voce que se dis um servo de Deus.

        Pessoas influentes, falsos profetas,a midia e os pricipais meios de comunicação mundial sendo manipulados por satanas para diminuir, denegrir e banalizar a imagem de Deus e Jesus no meio do povo,fazendo-os se afastarem cada vez mais da salvação.

        È por causa disso que a cada dia mais e mais pesssoas influenciados por esse tipo de noticia deixam esta graça ou deixam de conhecer-la, pois formam em si opiniões erroneas baseadas em opiniões de pessoas que não conhecem esta Graça, a CCB, as vezes nem a Deus e Jesus. Não tem a guia do espirito Santo, eles apenas estudaram.

        Os termos que usam:

        “Gigantes caindo, Congregação perde competitividade” isso não é uma empresa é a obra de Deus.

        Vi seus posts e fiquei muito triste, pois muitos deles levantam suspeitas da idoneidade da nossa doutrina e dos irmãos do ministerio, causando discussões entre os leitores e nada se edifica.

        Peço que me perdoe pela sinceridade mas é a minha opinião, sei que o mundo não é um mar de rosas mas poste coisas que edificam as pessoas na fé. Ensinamentos, historia, etc.. Mas artigos de servos de Deus pois esses tem conhecimento do que estão falando

  8. magdalena disse:

    Caro irmão Rogério, APDD,,,,peço desculpas ao irmão e ao irmao Bereiano ao tomar a liberdade neste Blog. Durante anos ,não via nada na internete que levantasse tantas coisas dessa natureza; até que uma noite me surpreendi com várias criticas e não só neste como em varios outros blogs.Digo pro irmão senti uma enorme tristeza,o mesmo choque que o irmão sentiu , eu senti também.Mas perguntei ao Senhor em uma noite orando e em pranto , e disse : O que significa tudo isso Senhor ?fala comigo ó Deus !!!!!!e como num filme Deus atravéz de seu E.Santo foi me revelando todo o começo do meu caminhar com Ele neste Magifico Caminho. começou desde quando ia nos cultos no colo da minha mãe e do meu pai,,,depois pra RJM, enfim tudo tudo ,toda minha família servindo á esse Deus Maravilhoso neste caminho Santo,, foi uma dádiva recordar tudo ,,,e uma das principais coisa guardadas. A Santa Doutrina de Cristo Jesus ,,,,pregada atravéz de seus servos ,dizendo : guarda o que tens para ninguém roubar sua coroa;dias viram em que seremos odiados invejados e caluniados , e até indicaram outros caminhos , duvidando deste Caminho que foi iniciado não em 1910 ,mas á muitos e muitos anos .Assim Deus disse a Abraão que o povo Dele seria como o pó da terra que não poderia ser contado .E no tempo certo veio seu Filho amado Jesus; Esse Jesus que ilumina nossa mente, , coraçoes e nos anima, nos guia nas veredas celestiais ;;;;e em 1910 fez-se nessesaria ,a grande revelação ao servo de Deus ,como proceder e reverenciar -nos ao Criador,começando pelo batismo, e dando-nos o devido valor aos ensinamentos e revelaçoes que foi revelado para os discipulos e apostolos. Mas como diz em um hino: Mas para tanto , devo primeiro , sobre esta terra á Deus agradar. Mas muitas vezes nas nossas fraquezas chegamos desagrada-lo,se não ficar-mos atentos,,,,,,,,,,,,.Passando pra outra parte: está se cumprindo entam as palavras que ouvi no passado .O que me faz regosijar de alegria agora mesmo, não gostando daquilo que leio á respeito da CCB ,,, é que mesmo que em nós á defeitos ,Perfeito é só Um Jesus!!!!!!!e eu creio ,,,, o Senhor tem mostrado que nos AMA,,,,,, mesmo considerados analfabetos espiritualmente,,, temos a guia do céu ,as santas Palavras que á cada dia é uma chuva de glória sobre aqueles que nela crer. Gosto de dizer as pessoas as coisas que acontece comigo ,porque são claras e nos mostra o certo e o errado.Qeum busca a salvação e quem busca posição e $$$$$$$$$$; fui em um noivado da filha de uma amiga;(catolicos) passado umas horas chegou os pais do noivo; percebi que eram evangelicos; meninas bem vestidas de saia, a mãe e vó tb;; de cabelos compridos ;pessoas bem agradaveis mesmos;;Mas!!!!!!!!!!!quando a minha amiga falou que eu era da Congregação!!!!chi,,,, ai as coisas mudou de figura completamente;;;; isso que eu não tinha falado nada nada,sobre igreja , somente coisas referente ao noivado,,,,depois das declaraçoes feitas ,,minha nossa ,,,,Placas de igrejas não salva ninguém,,,pra que véu,,,ali fiquei calada ,não senti de falar NADA. Só conversando com uma menina, neta da pastora ;;;ai falei pra menina de 11 anos : o que voce vai querer estudar e ser no futuro? eu? eu vou ser pastora !!! como minha vó,,,, ai perguntei á outra de 13 : e voce? o que vai ser ? pastora tb, e missionaria,,,ai falei mas porque? as duas deram a mesma resposta : vamos trabalhar pro Senhor e tb teremos um futuro melhor ,,,,,,,,,,,,mas melhor como? perguntei ;é vamos ter um salário.Então irmão , é isso ai,,os outros caminhos;;;;;;;;;;;;;;;;;Agora pra encerrar ;tenho pena , tenho dó, com a lampada nas mãos(BIBLIA) e caminhando com vendas nos olhos;isso até o Senhor usar de misericordia,,,, o título de gigantes caindo é até verdade para muitos , só que para o Povo de Deus não,,,,o unico que está caindo é o adverssário das nossa almas!!!!!!!!!Felizes os que confiam no Senhor !!!!!!! serão como os montes de Sião que não se abala , mas permanece para sempre!!!!!!!!!APDD ,irmão Rogério e tb aos em Cristo Jesus !!!!

    • Paz de Deus,
      É muito triste ver que hoje muitos associam evangelho com $$$. Triste ver que meninas tão novas, possivelmente criadas na igreja desde o berço com este tipo de mentalidade.
      Eu conheci a Cristo muito cedo, graças a Deus, e me lembro de ter conhecido um pastor, muito gentil,doce e o mais lindo de tudo, amava o evangelho. Ele veio para o Brazil fugindo da 2º guerra. Cresceu, se formou tanto pastor como professor, teve familia, mas vivia para o evangelho. Na época que o conheci, ele e sua esposa viviam em 3 cômodos nas dependencias da igreja porque não queriam gastar o dinheiro da igreja com moradia (era direito dele),mas queriam que este dinheiro fosse utilizado na obra. Teve uma casa sim,mas depois de aposentado e ir morar perto dos netos devido a sua saúde.
      Não quero dizer com isto que todos aqueles que trabalham na obra devem ter uma vida miseravel,mas quero dizer que quem vai servir a Deus, deve pensar em primeiro lugar em Deus e não na sua aposentadoria.
      Vamos guardar nossa fé, fazer o bem sem olhar a quem, pois os dias serão cada vez mais tristes.
      Um abraço
      Patricia

  9. isaias rufino disse:

    A paz de Deus o povão ta correndo atras da materia, do que é material ,mas como dizia o apostolo S.Paulo; Se esperarmos em Deus só nas coisas dessa vida somos os mais miseraveis de todos os homens, ………e quanto homen miseraveis nessa terra

  10. Elen Nayara disse:

    ApdD a todoooossssssssssssss Com fé espera no senhor com fé espera no salvador

  11. EU CONGREGO NA CONGREGAÇÃO CRISTA NO BRASIL A MUITOS ANOS, O QUE EU ACHO CHATO LA, É O SEGUINTE, SEGUIR A BIBLIA JA É DIFICIL, AI, TEM AQUELE GRUPINHO DE ANCIÕES DESOCUPADOS DO BRAS, QUE FICA INVENTANDO DOUTRINAS, E MAIS DOUTRINAS, QUE NEM ELES SEGUEM, E OBRIGAM AS PESSOAS A SEGUIR. A CCB E CHEIA DE DOUTRINAS DEMAIS, TUDO PROIBITIVAS, EU NEM SEI MAIS O QUE EU POSSO FAZER, EU SEI QUE TUDO E PROIBIDO DE EU FAZER…FICA DIFICIL.

  12. Eliseu Rivelli declara que não existe crise na CCB !!!
    Saúdo-vos com a Paz de Deus e afeto de Cristo Jesus.
    Completo em breve 40 anos de ministério na CCB. Minha tia avó batizou em 1930 e, minha família totaliza aproxim. 200 crentes. Conheço profundamente a CCB.
    Percebo, em vários sites, entre outros veículos de comunicação na internet, uma preocupação com a CCB. Gostaría de expor que não existe crise na CCB.
    Participo de reuniões ministeriais e as mesmas permanecem tranquilas. Ë sabido que as questões aumentaram, porque quando a familia cresce, também aumentam os assuntos a serem resolvidos.
    Frequento reuniões a quase 40 anos e, antes tinhamos menos assuntos. Hoje aumentaram, mas, são as mesmas questões.
    Acredito que em meados de 1970 os veículos de comunicações eram poucos e, por isso havia dificuldades em veicular as questões tratadas nas reuniões.
    Hoje, a internet propaga com facilidade alguns casos tratados na CCB e, pessoas novas na fé, ficam espantadas. Observem como não existe nada novo:
    Afastamento de irmãos do ministério; Sempre houve, por desobediência a Doutrina escritural.
    Membros e até irmãos afastados do ministério que abriram novas igrejas; Em meados de 1940, depois em meados de 1970, depois, meados de 1980, várias igrejas foram abertas e, algumas fecharam, outras permanecem com pequenos números.
    Teve um ex ancião antigo que em meados de 1980, não concordou com uma decisão e, montou uma igreja nos moldes da CCB, passou uns anos ele saiu da igreja que abriu e, voltou para CCB, embora não voltou a exercer o ancionato. (não colocarei o nome dele, porque sua família é grande e, permanecem na CCB).
    Sempre apareceram nas reuniões casos fáceis e, casos dificílimos. Eu mesmo ajudei resolver casos que só com ajuda de Deus foram solucionados.
    Jamais serei leviano a ponto de citar os casos aqui, mas, acreditem que foram dificílimos
    Reflitam que as questões de hoje assemelham-se as de sempre, embora em maiores quantidades, porque o numero de irmãos do ministério aproxima 33 mil, entre;
    Coop. de J.M. – Coop. adultos – anciãos e diáconos.
    Nestes últimos 3 anos, Deus preparou que eu atendesse alguns eventos espirituais e passarei alguns números:
    Estou ajudando numa sede com 6 mil M2 de construção da CCB em Montes Claros-MG Norte de minas (pobre) e, em 3 anos está 70% pronta.
    Atendi alguns batismos em roças, próx. a Montes Claros, onde numa noite batizaram 26 pessoas.
    Lambari-MG, servimos 1400 almoços em agosto de 2012 num ensaio regional.
    Atendi batismo domingo agora em Lavras,(8omil hab.) batizaram 33 pessoas.
    Moro em Caxambu, cidade c/ 20mil Habit., tomam S.Céia 800 pessoas.
    Lambari em 2003 a S.Céia foram p/ 100 pessoas, em 2012 aproximou 500 pessoas.
    Atendi batismo em agosto de 2012 no bras, batizaram 306 pessoas, lembrando que de alguns anos p/ cá temos batismo em outros bairros de SP.
    Foi feito coletas emergenciais p/ catástrofes e entrou um grande fruto(não posso digitar)
    Está sendo feita coletas p/ África, Europa entre outros países e, Deus tem preparado frutos grandiosos.
    Onde está a crise da CCB ??
    Referênte algumas réplicas da CCB abertas atualmente, em nada está preocupando o ministério, porque a experiência mostrou que outras no passado em nada atingiu os convertidos.
    Percebemos que alguns que agitavam a Sã Doutrina escritural, deixando esposa com filhos passando fome e, outros que até separaram por incompatibilidade de gênio e, outros que induziam o povo a transformar os cultos em desordem, Deus nos libertou e, hoje são ministros em algumas réplicas.
    Observem que Deus está fazendo uma limpeza. Nos não estamos contente com o que ocorreu a estes infelizes, mas, por outro lado não estamos preocupados e nem tendo crise ministerial.
    Acreditamos que não está sendo preciso o ministério agir e, de longe percebemos a mão de Deus cuidando e limpando a CCB.
    O desejo da CCB é que Deus salve a todos e, também tenha paciência e misericordia de nos.
    Nossa luta não é contra as denominações e nem contra as réplicas da CCB, mas, lutamos constantemente contra as hostes espirituais da maldade.
    Mais uma vez eu digito; O ministério da CCB não ensina seus membros a discriminar quaisquer denominações e, a salvação será definida por Cristo !!
    ESTE RESUMO EU SENTI DE FAZER EM RELAÇÃO ALGUMAS RÉPLICAS DA CCB
    Se refletirmos segundo a luz das Sagradas Escrituras, estamos vendo acontecer exatamente o que houve lá no céu.
    Um Querubim Ungido, revoltou-se e, criou uma rebelião, querendo mudar regras no céu.
    Como Deus não aceita rebelião, lançou ele e seus maus anjos para terra.
    Deus não está entre rebelados.
    Todo espírito de rebelião é um espírito de feitiçaria ( I Samuel 15 vs. 23, rebelião é como pecado de feitiçaria).
    A obra de Deus não é movimentada pela força nem pela pressão, mas sim pela fé que cada crente tem nas suas orações.
    Crendo que Deus, ao seu tempo, coloca tudo no devido lugar.(sem intervenção humana).
    Outro ponto Doutrinal, está em l Corintios 13, sobre o único Dom que nos leva ao céu;
    A Caridade………
    Quem tem Caridade tudo sofre; estes rebelados preferiram não sofrer.
    Tudo espera; não esperaram Deus operar no que desejavam.
    Tudo crê; deixaram de crer que Cristo tería poder em atendê-los
    Não busca o seu próprio interesse nem se ensoberbece;
    Estão usando de sua alta posição social e financeira para satisfazer seu desejo pessoal.
    Não trata com leviandade, nem se porta com indecência;
    Colocam vídeos na internet difamando a igreja que até pouco tempo atrás, anunciavam aos testemunhados ser a Igreja de Cristo. ( Realmente é indecente).
    Não se irrita;
    Quando ouvimos suas palavras na internet,ou por meio escrito percebemos uma íra grandiosa.
    Cristo nasceu numa manjedoura, mostrando que o crescimento de Sua bendita igreja se deu pelo poder Divino e, não pela fortuna de um grande rei ou empresário.
    Quando a pura Doutrina chegou no Brasil, veio por um homem pobre, de pouca cultura e, por sinal arcado,com fortes dores na coluna, sem marketing, nem propaganda em jornais, revistas, rádios, T V.
    Hoje somos aproximadamente 4 milhões que tomam a Santa Céia, aproxim. 300 mil músicos,(a maior orquestra do planeta) aproxim. mais de 150 mil organistas, aproxim. 20 mil templos e, aprox. 33 mil irmãos do ministério entre, anciãos, diáconos cooperadores de adulto e Cooperadores De jovens e menores.
    Tudo isso prova que foi Cristo que deu o crescimento a CCB.
    Caso acreditem no que descrevi, concordarão que não tem crise na CCB e, se discordarem poderão continuar preocupadíssimos !!
    Sempre respeitarei o pensamento de todos, jamais debaterei.
    Está na escritura;
    Ao servo de Deus não convém contender; II Timóteo 2 vs 24. e,
    Nào por força nem por violência, mas sim pelo Meu Espírito; Zacarias 4 vs 06
    Deus abençoe a todos quantos O servem com amor e alegria.
    Eliseu Rivelli TIM 35 8811 1742

    • Quem era jesus senão um rebelde? Legal também essa ideia que você tem de “limpeza”. Talvez algum dia não sobre ninguém “limpo”. É incrível como essa igreja cega as pessoas. Depois de todo esse tempo de ministério, você não deve estar apenas cego, mas também incumbido de manter todos cegos.

      • Maicon,

        O irmão Eliseu nunca mais apareceu por aqui. Não adianta escrever pra ele.
        Deve ter sido chamado a atenção, por isto sumiu. O que é uma grande pena.

        Mas tem um irmão aqui, que chama Eleotério e é de Caxambu. Ele fala de todos os irmãos da CCB, mas nunca tocou no nome do irmão Eliseu.

        O irmão Eleotério tem uma família enorme, sorridente e feliz. Talvez ele deva pensar que ele deveria ser o ancião da cidade, já que foi pra lá em missão também. Como colocaram o Eliseu, ele deve ter ficado chateado, já que nunca toca no nome dele. rsrsrs

        Engraçado é que o Eliotério vai para as mesmas cidades do irmão Eliseu… será que ele compete com o irmão Eliseu?
        Vou orar pelo irmão Eliseu, porque não deve ser fácil ter alguém competindo assim pra querer o ministério dele e ao mesmo tempo ignorá-lo tanto rsrsrsrsrs

        .
        Ou estamos falando de um “Fernando Pessoa das Minas Gerais” e seus heterônimos Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Ricardo Reis…

        • O clichê teatral, que imita a vida, diz:

          – As máscaras caem.

          Jesus disse:

          – Não há nada que esteja encoberto que não venha a ser revelado.

          😉

  13. Eliseu Rivelli discorda da folha de São Paulo

    Escrever uma reportagem por meio de estatísticas, nem sempre é a realidade de quem conhece na prática.

    Eu Eliseu Rivelli conheço a CCB na prática e vivo dentro dela. Estando no ministério a quase 40 anos.

    O cidadão da folha falou da Assembléia. É sabido que são vários ministérios e, cada um com sua doutrina e costumes particular. Sendo assim a assembléia não é unificada e, não tem o numero de membros superior a CCB.

    Meu interesse é somente esclarecedor em relação a numeros e, nos do ministério da CCB nada temos contra a tão conceituada Igreja Assembleia.

    Hoje a CCB tem o maior numero de membros no Brasil. O numero de membros que tomam Santa Céia na CCB são membros que estão na comunhão entre sí dentro da CCB.

    A CCB não tem vários ministérios e os quase 33 mil irmãos do ministério, aceitam as deliberações nas reuniões dirigidas por anciãos da CCB e, que juntos uma vez por ano frequentam a assembléia mundial efetuada no bairro brás, SP, Brasil.

    Ë lógico que existem alguns membros que discordam de alguns ensinamentos,mas, defendem a CCB sabendo que é uma igreja séria, sem profissionais do evangelho, entre outros pontos que a diferenciam das (NOVAS) denominações que explicitamente arrecadam fortunas dos seus fiéis.

    As demais coisas eu citei no texto anterior, digitado as 4;44h (PM) de hoje.

    Deus abençoe a todos quantos O servem com amor e alegria

    Eliseu Rivelli (35) 8811 1742

  14. O senhor nos disse” Serão muitos chamados e poucos escolhidos”,O senhor esta escolhendo o seu povo para levar para o reino de sua gloria.

  15. Paulo Cesar disse:

    É muita ignorância junta. O senhor Eliseu disse não pode haver discriminação com qualquer denominação, entretanto ele deixa implícito que Deus limpa da CCB aqueles que não fazem Sua vontade. Ou seja, há sim discriminação na CCB, quase a sua totalidade acha que estar na CCB é privilégio e se sente superior aos outros crentes, sei disso porque frequento a CCB há 28 anos, eu mesmo era assim, exclusivista, mas a partir do momento que fiquei mais esclarecido e procurei estudar a bíblia em todo seu contexto histórico percebi que não se deve dizer creditar as placas denominacionais, seja qualquer delas, basta apenas lermos os quatro evangelhos, mateus, marcos, lucas e joão, que perceberemos que Jesus nunca transmitiu a ideia para criar uma religião cristã. Décadas após sua morte apareceu um seguidor chamado Paulo que teve a ideia de criação de uma religião em nome e Jesus, um profeta como muitos outros que houveram antes e mesmo contemporânos a ele de uma região inexpressiva do Império Romano.

  16. quanto mais irmãos é excelente, más, Deus olha mais a qualidade do que quantidade.

  17. Márcio José Sérgio Ermida (Colecionador de Bíblias de Estudo CCB) disse:

    A CCB está colhendo o que plantou durante décadas, e continua semeando.

    Não somos a graça; não saiu nenhum joio do trigo; quantidade e qualidade não é parâmetro espiritual. Infelizmente ainda somos exclusivistas, já vi irmã testemunhando o “livramento” de Deus com sua filha porque a mesma estava indo em outra denominação. É mole?

    Já vi irmão na oração chamando a Bíblia de letra morta. E por aí vai. Quem planta vento colhe tempestade. Deus não está nessas “doutrinas” inventadas de exclusivismo denominacional, ausencia de estudo bíblico (desestímulo na verdade até da leitura), usos e costumes salvíficos.

    Deus não deixou a Bíblia para mofar na estante e ser aberta como um oráculo doutrinário instantâneo. Onde já se viu… reunião de ensinamentos? Vai ensinar a Bíblia, então! Mas primeiro tem que aprender…

    É… aqui se plante, aqui se colhe…

    Márcio – membro CCB há décadas

  18. QUEM PLANTOU FOI JESUS CRISTO Á TUA OBRA ESTÁ CRESCENDO MUITO EM DIVERSOS PAÍSES, GRAÇAS DOU ÃO BONDOSO DEUS. A DOUTRINA DOS HOMENS SÃO PRECEITO, OU MANDAMENTO QUE CRISTO NÃO ENSINOU,MAS OS HOMENS ENSINAM PARA SEU PRÓPRIO INTERESSES DEVIDO O BOM RESULTADO FINANCEIRO,A FAVORES SEUS PASTORES E DIRIGENTES.CRISTO DIZ P/ PEDRO TU NÃO QUERES IR TAMBÉM,POR ELE ACHAR Á DOUTRINA PESADA, COMO OUTROS.DEUS É INACESSÍVEL AO MAL ELE NÃO CONCORDA E NÃO ACEITA A DESOBEDIÊNCIA,PORQUE A PALAVRA DE DEUS É MANDAMENTO, SOBRE MANDAMENTO; REGRA SOBRE REGRA; UM POUCO AQUI E POUCO ALI. ISAÍAS CAP 28,V13 TEMOS QUE TER CUIDADA COM SALVAÇÃO EXAMINE A SI MESMO.

  19. Márcio José Sérgio Ermida (Colecionador de Bíblias de Estudo CCB) disse:

    Leram os tópicos na minha comum. A palavra começou às 21:10, e não deu para aproveitar nada dos tópicos. Além de não ensinarem absolutamente nada (de que jeito, né?), ainda deram a ceerteza de que quem sai da CCB e depois volta, não merece sequer funeral.

    Conclusão: continua-se semeando vento, depois reclamam quando mostramos os erros!

    Tenho esperança que um dia, esses “ensinamentos” serão substituídos pelo estudo bíblico, EBD, comunhão com outros irmãos, etc.

    Márcio – serve a Jesus Cristo na CCB

    • 😦

    • Estudo bíblico,? Só pra ti mesmo.

      Se teologia fosse coisa válida….Não tinha teologia católica, ortodOxa, teologia evangelica, luterana, calvinista, etc…Etc ..Cada uma com uma interpretação.. so confusão!!!!!!!

  20. Aline Gonçalves Maciel disse:

    APD queridos irmaos ”muitos sao chamados, mais poucos escolhidos”,com o tempo o amor do povo de Deus vem esfriando.vamos orar a Deus por isso,Deus Abençoe.

  21. – fico pensando, como jesus contempla estes bando de mercenarios religiosos que se apropriam, do dom gratuito de Deus e se sentem donos da verdade e juizes que julgam as pessoas,dizendo que se estiverem em determinado templo estao salvos.
    o homem sempre teve esta ganancia de querer apropriar das coisas que nao lhe pertence este sentimento começou no ceu, quando lucifer achou que poderia ser igual ha Deus. meus queridos a gloria de Deus pertence somente a ele ele nao da a outro quando os discipulos ficavam descutindo quem se assentaria do lado direito de jesus no ceu isto ja mostrava nos o tanto que o homem, nao tem limite na sua ganancia por poder, ainda bem que Deus nao e como nos homens porque eu fico imaginando que em sua maioria tem algumas exceçoes o tanto que os religiosos da ccb tentam desmentir o sacrificio de Jesus na cruz colocam membros que pecam no inferno com uma facilidade se esquecem que jesus perdoa pecado talvez seja por isto que Deus vem permitindo tantas aberraçoes acontendo no seio desta igreja, sera que nao esta na hora de repensar este comportamento de exclusividade de Deus, acho o cumulo do absurdo em pleno seculo 21 em meio ha tanta informaçao e ainda assim querem ficar bebendo leite na mamadeira enquanto podem comer comida solida comportamento infantil de pessoas que se dizem grandes dentro desta igreja se e que posso chamar igreja eu conheço varios membros da ccb que para terem adquirirem conhecimento fazem cursos teologicos escondidos porque e proibido e os anciaos e a irmandade em si nao podem nem imaginar que isto esta acontecendo se nao ja colocam este irmao no banco dos reus, enquanto a forma mais eficaz de conhecermos ha Deus nos dias de hoje e atravez da biblia quanta ignorancia ou preguiça de ler e entender e tao masi facil abrir a biblia e pedir manda a palavra e ai falam qualquer coisa que venham a mente e pensam estar fazendo grande feito.
    -sera que nao esta na hora de acordar, quando a biblia fala que o fogo ardera continuamente sobre o altar este fogo nada mais e do que a palavra e nao meramente um livro fechado e aberto em algumas ocasioes para o fogo arder tem que se gastar tempo acendendo este fogo atravez de uma vida consagrada e estudo exame da palavra nao e isto que esta escrito examinai as escrituras, erreis por nao conhecerem as escrituras e nem o poder de Deus pra conhecer o poder tem que examinar as escrituras.
    a biblia diz que as ovelhas conhecem a voz do seu pastor a voz na integra e a palavra de Deus que e o meio masi eficaz de ouvirmos a voz de Deus

    um forte abraço para todos

  22. ane oliveira disse:

    A paz de Deus.
    Pra mim o que realmente importa não é o numero de pessoas mais sim a qualidade, e na própria palavra fala que no final dos tempos muitos que são de nós saíram por que na verdade não eram de nós, e também fala que o amor de muitos esfriaria no final dos tempos. Eu penso da seguinte forma não devemos criticar ou falar mal de outras religiões se não quisermos ver alguém falar da nossa, Deus deu livre arbítrio para cada um de nós, pois todos nós mesmo tendo doutrinas diferentes ou forma diferentes estão buscando a mesma coisa a palavra de Deus muitos vão em outras denominações atrás de dinheiro cargos e etc, mais Deus nós ensina a ganhar a coisas com o suor do nosso trabalho e não pegar dinheiro dos fiéis, mais o que realmente importa é o que Deus pensa a respeito de cada um de nós creio que todos que estão lendo este comentário esta preocupado com a são salvação da sua alma e não causar discussões entre o povo e nem preocupados com as coisas dessas terra deus abençoe a todos

  23. josé augusto vieira dos santos disse:

    Irmãos a paz de Deus!
    Não é necessário analisar os dados do censo de 2010, é só conferir no próprio relatório anual da CCB,onde aparece a quantidade de pessoas batizadas a cada ano,podemos observar que está havendo uma diminuição ano após ano.Da mesma forma é só conferir a quantidade de casas de oração que foram abertas,também estão diminuindo.
    Alguma coisa tem de ser feita,senão muitos não darão crédito ao discurso pregado em muitas igrejas dizendo:
    _ É só na CCB que há salvação e tratando outras igrejas evangélicas como seitas.

  24. continuemos como estamos, pois temos a certeza que é a genuína vontade de Deus, amém

  25. carlos augusto disse:

    irmãos não sejamos ignorantes, nenhuma igreja vai salvar ninguém , Deus está preparando um povo no meio deste povão para habitar com ele. e lá só vai entrar os limpos de mão e puro de coração . oremos e fiquemos firmes e não achemos que somos melhor que os outros .

    • Assembleia ja foi de longe uma das maiores igrejas pentecostais do Brasil,mas infelizmente apos a dissolução de sua sociedade e diretoria,e que cada um dos costas largas pegou sua parte da sociedade e seguiram seus caminhos abrindo outras placas do valoroso comércio gospel,ja nao mais é a tempos a Assembléia do passado.
      Inquanto isso a CCB segue imponente como sempre foi.E firme continuara sua caminhada ensinando aos leigos na fé que o maior conhecimento esta em ouvir e obedecer a palavra do nosso Deus.
      A paz de Deus a toda irmandade.

Deixe um comentário

