É ler para crer!

O filme Graça e Perdão foi baseado no aclamado livro “Amish Grace”. Faz um relato verídico sobre um evento trágico. Em outubro de 2006 uma chacina dentro de uma escola num povoado Amish na Pensilvânia (EUA) resultou na morte de cinco crianças entre 6 e 13 anos, além do atirador de 32 anos que se suicidou.

Funesto, mas ao mesmo tempo inspirador e instrutivo sobre uma comunidade muitas vezes mal interpretada. Os Amish são um grupo religioso com usos e costumes bem característicos: ternos pretos e chapéus para os homens, uma toquinha e aventais para as mulheres compõem sua indumentária (vestuário típico a certos grupos ou classes de pessoas). No entanto, sua maior característica – e que deixa todos intrigados – é o fato deles perdoarem incondicionalmente. A atitude surpreende até mesmo – ou principalmente – a viúva do atirador que é visita no mesmo dia por algum dos Amish, entre eles o pai de uma das meninas mortas.

Aqui no Brasil, mas precisamente em Cunha-SP, o pai de duas meninas assassinadas em 2011, deixou as pessoas espantadas; confusas; revoltadas, ao declarar em rede aberta de televisão que perdoava o assassino de suas filhas.

Voltando ao filme, a cena que mais me chamou a atenção foi quando a Sra Ida Graber, interpretada kimberly Williams-Paisley, a mãe enlutada e relutante em perdoar, em uma terapia de grupo questiona: “Porque tenho que perdoar o assassino de minha filha e não posso perdoar minha irmã que apenas se apaixonou e foi embora”?

Isso mesmo! Para os Amish, o ‘povo do perdão’, quando alguém deixa a comunidade, não merece perdão. Pelo que entendi, a irmã  os havia deixado para viver um amor e o sonho de ser professora. Qualquer contato, mesmo cartas e fotografias não eram permitidos. Esta questão também é ilustrada em outro filme sobre os Amish – “O Segredo”. Vejo isso em muitos grupos religiosos. Cada um com seu pecado mortal imperdoável. Minha decepção foi que o filme não abordou melhor o assunto.

Os homens podem colocar um limite para o perdão, mas jamais limitarão a imensurável Graça de Jesus.

Anúncios

Comentários em: "Há limites para graça e perdão?" (1)

  1. magdalena disse:

    Ricardo, mesmo que no filme não houve um termino mais preciso,,,sabemos que só Deus através de seu Filho é aquele que tem poder para perdoar. Quinta feira li, Marcos cp.2,vs1 ao 12, que maravilha,, quando levam o paralítico ,e não tem como chegar á Jesus por ter naquela casa muitas pessoas ,,os que o levam tem uma ideia, vamos tirar algumas telhas do telhado e assim o fizeram, e desceu por aquele espaço o paralítico,,,,Jesus maravilhado com esse ato de tamanha fé, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados ,,,,,mas ali estavam pessoas de varios lugares e alguns escribas ,,,, e começaram achar que Jesus estava blasfemando ,e diziam quem é esse para perdoar pecados ?quem pode perdoar pecados senão Deus? Ali Jesus conhecendo seus corações disse : porque arrazoais essas coisas em vossos corações ?o que é mais facil dizer ao paralítico: perdoados são os teus pecados ? ou levanta toma a tua cama e anda?,,, Ora para que saibais que o Filho do homem tem poder na terra para perdoar pecados disse ao paralítico: A ti te digo levanta toma o teu leito e vai para tua casa. E assim ele ficou liberto e foi para casa ,,,,,,que coisa linda que maravilha !!!!!! e Jesus é e será sempre o mesmo eternamente!!!!!!!! lendo sobre este filme que é baseado na vida real,,,,,,,,, Eu acho muito dificil perdoar um assassino principalmente quando envolve parentes , filhos , é coisa tenebrosa, no meu pensamento acho que sómente Deus pode dar forças á uma pessoa para perdoar.,,,,,,,,,,,,,,,, Agora passando para comunidade ou denominações,,,,,,,Até agora desconheço qualquer denominação que perdoa alguém,,,,,,,,,,,,,,,,,porque todas tem os seus ensinamentos de fé, e não podemos negar a nossa fé ,, e a de muitos é em Jesus,,,,,,tem um porem ; as denominações não tem poder , mas o Dono delas Tem,,, Si Ele amar uma alma Ele tem poder pra perdoar seja o pecado que for,,,,O que aconteceu com Davi? não foi horrivel o que ele fez? Mas devemos ter cuidado depois de alcançar o perdão; sempre Jesus disse: Vais e não peques mais ,,,,,,porque com o ALTISSIMO NÃO SE BRINCA!!!!!,,,,,, Devemos sentir alegria quando um irmão é perdoado,,,,,,devemos jubilar por aquele que estava perdido e voltou!!!!!!!Se o Senhor quer perdoar alquem, quem irá impedi-lo? ninquém. SE alquém esta nestas condições tem que colocar toda sua confiança no Senhor ,,,, e procurar senti-lo ,pois Ele é Justo e Bom cheio de misericordia,,Ele conhece cada Coração,,,,, e fique sabendo, nós fomos comprados por um preço bem elevado,,,,, com Seu Precioso Sangue,,,,,Aleluia ,,,,,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: