É ler para crer!

Esta é uma conversa entre o pastor Caio Fábio e um xará meu. Atenção ao item 5 da resposta do teólogo:

Pastor, Caio: bom dia, que Deus te abençoe muito!
Neste fim de semana eu fui muito abençoado ao ouvir um sermão seu.
Comprei uma fita cassete em uma livraria evangélica, com o tema: O Grande mandamento.
Era um sermão que você havia pregado acho que por volta de 1984, ou 85—era um culto na IP Betânia, quando vc era Pastor de lá.
Mesmo sendo um sermão “antigo” me foi novo e foi como se eu estivesse no culto da Betânia naquele dia.
O sermão, as orações e as músicas do Pr. Josué, muito me abençoaram. Deus te abençoe!
O meu grande dilema desde já é a seguinte questão:
Hoje o crescimento da igreja tem estado na pauta das discussões dos seminários, congressos e na boca e nos assuntos dos pastores, mas na maioria das vezes como “um fim em si mesmo”.
A maioria dos ministério que eu conheço e que são considerados bem-sucedidos, são aqueles que crescem mais.
Mas como lidar com essa questão, pois nem sempre a igreja quando a igreja cresce significa que ela está cumprindo os propósitos do Reino.
Mas o que dizer de uma igreja que passa décadas trabalhando e continua sem crescer?
Qual é o ideal para o trabalho?
Será que uma igreja que permanece durante anos sem crescimento, ou com um crescimento pequeno, será que pode ser considerada uma comunidade sadia?
Pois essa é a minha crise no ministério…
Sei que devemos buscar o crescimento no ministério, mas e quando ele não acontece?
Como entender ?
A onda na igreja evangélica hoje são os modelos de crescimento de igreja, como: Rede Ministerial, Igreja com Propósitos, Igreja em Células, entre outros…
E muitas igrejas que adotaram algum desses modelos, cresceram.
Na sua opinião, é o ideal que toda a igreja tenha uma declaração de visão, missão e propósitos?
Utilizar alguns elementos de administração na igreja é prejudicial ou benéfico?
Pois, Pastor Caio, existe essa tensão no ministério, e como seminarista tenho visto que existe crise nas vidas dos futuros ministros.
A grande maioria quer ter uma experiência em uma igreja grande, e quando não aparecem oportunidades de serviço, existe muita frustração entre os seminaristas.
È errado alguém que é de uma comunidade pequena conhecer a estrutura e trabalhar em uma comunidade grande e desejar isso?
E quem vem de uma comunidade grande, não é uma boa experiência conhecer o ministério de uma pequena igreja?
Gostaria de ouvi-lo a respeito.

Um abração

Ricardo

****************************
Resposta:

Meu querido Ricardo,

Que bom que a Palavra é viva e eficaz.
O assunto da mensagem e dos métodos se entrelaçam.

Veja:

1. Daqui a cem anos, se meu português ainda for compreendido pelos brasileiros vivos, a Palavra estará realizando o mesmo efeito. Mas os métodos atuais estarão todos sepultados.
2. A Palavra permanece. Os métodos se desgastam.
3. A Palavra e o Método, em Cristo, devem ser uma coisa só: “Assim como Pai me enviou, assim também eu vos envio”. Encarnação da Palavra é o Meio.
4. Quando o método vira um fim-em-si-mesmo, é porque a Palavra já virou meio de vida, não a encarnação da vida, no meio das coisas.
5. Jesus andava e levava em Si a Palavra e o meio: Ele mesmo.
6. Os apóstolos não se preocupavam com métodos como métodos, mas apenas como meios circunstanciais e momentâneos. Paulo diz: “Fiz-me de tudo para com todos, a fim de salvar alguns”. E, para ele, o meio era a encarnação: aos judeus, como judeus; aos gregos, como grego…tudo, para com todos…mudava conforme a esquina, não conforme a década, ou a moda. Não é mole…é duro mesmo. Mas só é duro para quem não tem o molejo da Graça e da Vida. Para quem tem, é simples como respirar.
7. A fixação nos modelos e métodos apenas denuncia duas coisas: a falta de conteúdo (Palavra) e a cobiça de poder (Crescimento).
8. Nem tudo o que tá certo, dá certo. E nem tudo o que dá certo, tá certo. Se o critério fosse esse, teríamos que dizer: Viva o Islã!
9. A Igreja está no mundo para crescer também em número, mas não à qualquer preço, muitos menos como sacrifício da Palavra—que é o que sempre acontece! Tudo isto te darei se prostrado me adorares, não procede da boca de Deus. Também não vale transformar pedras em pães e nem pular do Pináculo do Templo.
10. Estou na “pista” há algumas décadas e, pessoalmente, já discuti esse assunto milhares de vezes. Há vários livros meus sobre o tema. Continuo pensando igual: quem tem a Palavra, lida com os meios como simples meios, mas não oferece pacotes e, muito menos, procura um pacote. A criação de pacotes, sacraliza os meios e corrompe a Palavra, que fica subordinada aos meios.
Assim, respondo:
1. O meio só tem hoje tanta importância para quem a Palavra virou um meio de vida.
2. A ênfase no crescimento é uma mentira que esconde a sede de Poder e de Aparecer. Se a questão é espalhar o Evangelho, por que, então não se vai por todo o mundo e se o prega a toda criatura? No Brasil—como na maior parte do mundo—, o crescimento da “igreja” é apenas um concurso de quem tem “um maior”. Coisa de menino. Quem quer ver a gloria de Jesus faz como Paulo em Romanos 16: “Não fui ainda aí, ó romanos, porque já tem muita gente aí…tenho me esforçado para não perder tempo…vou passar por aí indo para a Espanha”.
3. O que estamos assistindo não é novo, no meio evangélico se tornou apenas mais feio. Mas é tão velho quanto Roma e Constantino. É o mesmo espírito imperial de poder que continua a corromper a “igreja”, que mesmo sendo evangélica, continua católica de nascimento e alma: Constantino é constantemente o contínuo continuador da continuação do contínuo constantinianismo: o poder do poder, prevalecendo sobre o poder da Palavra.
4. Sem medo de errar: quem quiser ser do Evangelho, pregue a Palavra da Graça e deixe o Espírito dar a ela o tamanho que ela tem, e que não se pode medir com estatísticas, mas pela manifestação de graça e vida.
5. O exemplo brasileiro mais puro—não perfeito—do que digo, é a Congregação Cristã do Brasil. Ninguém sabe dela. Mas é maior que a maioria. Há métodos? Há marketings? Não! Há Palavra. Há honra ao Espírito. Há a certeza de que o corpo efetua o seu próprio crescimento, conforme Paulo.
6. O que assistimos hoje é uma “igreja” no CTI e que está feliz com a modernidade das máquinas e tubos que a mantêm artificialmente viva. Os atuais vendedores de método, são fabricantes de material hospitalar e que conseguem fazer o paciente se sentir bem por estar todo ligado nos aparelhos, sentindo que à todo tempo sai uma máquina velha e entra outra mais nova, mas o paciente nunca recebe alta.
7. De minha parte, digo: ME TIRA O TUBO!

Beijão,

Caio

fonte: http://www.caiofabio.net/abreconteudo.asp?codigo=00037

“Escrevo-te estas coisas (…) para que saibais como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e sustentáculo da verdade” (1Tm 3:14,15)

Anúncios

Comentários em: "Igreja com propósitos e o propósito da Igreja" (6)

  1. ecg1274 disse:

    A paz de Deus,
    Dia desses assisti um culto de batismo na congregação (nunca havia assistido) e fiquei simplesmente maravilhada. Naquele dia 23 pessoas foram batizadas. Já participei de outras denominações onde se conseguia batizar a metade em um ano.
    Não estou dizendo que a congregação seja a verdade absoluta,mas digo que lá vejo o poder de Deus e o agir do espirito santo. Porque??? por causa da simplicidade e amor ao nome de Cristo.

    Me entristece muito ver antigas denominações, pioneiras no evangelismo se vendendo por Ibope, quantidade e não qualidade.
    Fiquei assustada outro dia durante os meus garimpos na TV e vi um pastor de determinada igreja gastando $$$$$$$ de tempo na TV para defender sua “honra” e ameçar seus desafetos.

    Que Deus nos ajude a fugir dos modismos e voltar ao primeiro amor, voltar para aquele que nos chamou para a vida: Deus.
    Um abraço
    Patricia

  2. magdalena disse:

    Ricardo ,um dia voce me alertou e disse-me; que quando o ES,,,de Deus toca em nós ,ficamos á deriva Dele e temos que fazer o seu querer OBEDECE-LO,!!!!! então aqui estou novamente,,,,,Para muitos foi um enorme desconforto o pronunciamento de CF,,,,,tendo como referencia PURA á CCB,,,,,,Queria calar-me mas não dá;;;;; não estou aqui para exalta-la(CCB) ,,,,mas para exaltar o Grande Deus ,,,,,que atravéz de pequenos servos, dentro de templos da CCB ,,,lhes dá condições de conduzir a doutrina pura de Cristo Jesus ,,,,,,Muitos criticam o servo de Deus(Louiz Francescom) que recebeu a revelação da DOUTRINA,,,,,mas não percebem que Deus revela á quem lhe apráz,,,,,,poderia ser á outros,,,os nomes não nos importa 😮 importante é que Ela teria que ser revelada á alguém,,,,,,e o Senhor escolheu nosso saudoso irmão LOUIZ Francescon,,,,, ,,,,,,assim não festejamos 100 anos de CCB;;;;;;;´Pois não grardamos dias ,meses e anos ,,,,,pois a Doutrina santa está exposta á mais de 2000 anos ,,,,,,,,,,E custou o Sangue do Santo Cordeiro o Filho de Deus ,,,,,,,ALELUIA ,,,,GLORIA Á Deus !!!!!! Ele habita em nós por sua grande Misericordia ,,,,,não olhou como estavamos ,,,,,,,olhou para aqueles de menor valor ,,,,principalmente para os pobres,,,,,,,,,Vai diga á João que sou Eu mesmo ,,,,,,,estou curando ,libertando,,,,,e aos pobres é anunciada a Salvação;; ;;;;;,,,,,,, os ricos também tem o mesmo direito de salvação,,,,,,se ,se converterem á Jesus alcançaram a coroa da vida eterna,,,,,,o pobre é a balança do rico,,,,,, e o rico a balança do pobre,,,,,,,,, um tem que respeitar o outro,,,,,,O rico dá trabalho ao pobre ,,,,e o pobre mão de obra ,,,um precisa do outro;;;;;;;;;; pra alcançar a salvaçaõ temos que abandonar toda riqueza e também toda a pobreza ,,,,, não me identifico com outro evangelho nem com outro parecer ,,,,,,nem com outras filosofias, pois sirvo á Ele á muito tempo na CCB,,,,,,Pois não olho á ela com os olhos carnais ,mas á ela com os espirituaes,,,,,,pois olho não para a beleza de seus prédios ,,,,,Olho a Pureza do seu conteúdo que ali é exposta á todo o que crer( DOUTRINA de Cristo )me identifico á ela não pelos mais de cem anos como já disse ,Mas pra mim a doutrina vem á milhões de anos desde a promessa que Deus fez á Abraão ,,,,,Abençoarei a tua semente grandemente,,,,será como pó na terra não poderá ser contada,,,,,, agora digo ; Tudo está patente aos nossos olhos: Jesus veio com Gloria e Poder é impossivel não amá-Lo é incalculavel o número de pessoas que O ama ,,,,,,,tudo esta cumprindo,,,, tem muitas pessos servindo á Deus em vários lugares com um coração sincero mas, enganados, com muitas cargas bem pesadas e ainda não acordaram pois o Senhor disse que o seu fardo é leve ,,e seu jugo é suave ,,,,,,mas oramos a´Deus uns pelos outros não entramos em contendas porque não convém á nos A salvação é pessoal ,,,,,,,,,Dara á cada um conforme o seu Santo querer,,,,,,,,Eis que multidão mui grande de todas nacões e tribus ,,,,,,,cantavam no céus e davam louvor ,,,,,,foi o que Jesus mostrou á João ,,,,,,,(poderia ser outro discípulo ,não poderia ? mas escolheu João) assim ele tambem escolhe á nós mas falarmos das delicias do santo Evangelho!!! ,agora vamos nos alegrar pois é grande o seu Amor para com nós,,,,,,,,,,APDD aos irmãos em Cristo,,,,,,

  3. magdalena disse:

    Ricardo ,,,,,,Louvado seja Deus,,,,,por possuir cartilha ,,,,,por não querer evoluir em certos movimentos desagradáveis ,,,pois creio que servimos Á um Deus que tudo pode ,,,,,basta entrar em comunhão com ele pra compriendermos todo o seu querer ,,a sua vontade ,,,,,a principal certeza dentro dos nossos corações ,,,,é quando estamos em comunhum com Ele ,,,,SENTIrMOS A SUA GLORIOSA PRESENÇA,,,,,,pois é terrivel Não Senti-La,,,,,,,ALELUIA ,,,,,Eu sei o que É não sentir o Senhor ,,, por permissão de Deus passei por esse prosesso,,,,, atravéz de um estudo biblico ,,,,,, então agora não quero saber de mais nada ,,,,,,,,eu só quero saber que ;Deus amou o mundo de tal maneira que enviou seu Filho Jesus , para que TODO aquele que NELE crer NÃO PEREÇA mas tenha a vida Eterna ,,,, ALELUIA,,,,,,Ricardo sabe porque dei ALELUIA ,,,,,,pois estava um dia fazendo um comentario no seu Blog e tive que parar para chorar e dar GLORIA ,,,,,,ALELUIA,,,, Pois o SEnhor visitava-me grandemente ,,,,,,,,nessa hora tive que digitar movida pelo ES,,,,,,,GLORIA ,,,,,ALELUIA ,,,,,,,Gloria ´Deus,,,,,,,, agora quando sinto a sua presença dou GLORIA ,,,ALELUIA ,,,,esteja eu onde estiver,,,,,,, Como posso pagar-te , essa grande mercê?? ,,,,,Pois em mim colocaste a esperança e a Fé,,,,,,hino 403,,,,,,Ricardo até o próprio Jesus escolheu para Ele o seu rebanho para acompanha-lo ,,,,,,como é maravilhoso andar com os nossos irmãos na fé,,,,quando vemos uma ovelha sózinha ,,,,,pode ver ela esta berrando desesperada pois perdeu-se do pastor ,,,,,esta separada,,,,,mas vindo alquém pega -a no colo e leva -a ao seu dono ,,,,,,que alegria quando ela percebe que se aninhou ali perto do seu verdadeiro dono ,,,,,ela até descança tranquiila pois achou o seu Refúgio ,,,,,,,,assim somos nós,,,,,,,O nosso Pastor quer ver-nos todos juntos ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,, obs: estava em abril passando por um terrivel desprezo (não com os dá fé) e alquém me disse : olha aquela família não servem á Deus e estão numa baita churrascada todos com tamanha alegria e voce nessa tristeza? ( não que eu não possa fazer churrasco )entrei pra dentro de casa e senti de vir ao computador ,,,, e cliquei em hinos da ccb,,,,,,e deparei-me com ;A maior orquestra do planeta tocando hino da ccb,,,,,,foi um enorme presente naquele dia ,,,, foi MARAVILHOSO,,,,,,,,,,,Senti tanto ,,,,mas tanto o Senhor que fui orar e Deus visitava á mim Gloriosamente ,,,,,,,,, apresença que senti valeu mais que mil churrascada ;;;;;;;nada pode pagar a nossa alegria em servir á esse Jesus Maravilho,,,,,, Digno de toda Honra e Louvor ,,,,,,,,,,AMÉM apdD

  4. magdalena disse:

    Ricardo,,,,,,é ótimo voltar aqui pedindo permissão á voce,,,,para mais uma vez,,defender a minha fé em Jesus Cristo ,,,,pois guando ele ama uma alma e á quer para si, Ele faz o que lhe apraz esteja onde estiver,,,, Notei que esta postagem mexeu muito com a mente de algumas pessoas capazes de fazer de um pano de prato , uma lona de circo,,,,,a coisa ficou pra lá de preto, roxo,etc,etc,,,,Se caso chegasse alguem no CF ,com esta carta ele nem se lembraria ,,,,pois ele em suas declarações em videos disse: quando o ES me toma eu nem sinto ,,,,meu pai e minha mãe me dizem: Caio voce falou diferente , voce falou em linguas dos anjos,,,,Essa carta quem precizava de uma resposta era esse pastor que estava preocupado com sua igreja ,,,,,então não sabemos mais nada desse tal de Ricardo ,,,Valeu a Pena,,,,,e vai Ficar na História!!!!!! Eu fico pasma de ver gente tão preocupados com nós ? porque se voce frequenta uma denominação e se sente bem ,,,,(e eu estou ÓTIMA) ,,,,,,falo OTIMA não por orgulho não por merecimento, pois sou muito falha na presença do meu Amado Senhor,,,,,,,mas quero que alguém entenda ao menos que aonde me reuno com meus irmãos na fé tem um enorme VALOR,,,,,,,pois sinto Cristo Jesus,,,,NADA ,,,NADA ,,,,nos pode separar do Amor de Cristo,,,,,,já disse e afirmo: temos que amar á TODOS ,,independente de igrejas ,,,,,,Só que temos que comer ; onde a comida é saudavel,,,,,,,,cada um de nós vamos aonde gostamos; e se sentimos á vontade ,,,,,,não estou numa cadeia ,,, procuro respeitar aqueles que estão ao meu redor,,,, ,,,,,,me defendo na hora da nessecidade,mas com AMOR,,,,,,,,,,,,isso a vida me ensinou,,,,com a ajuda de Cristo Jesus ,,,,, pois Ele disse(Sem Mim nada podeis fazer) quando sentimos a visitação do Senhor sabemos perfeitamente o que é Bom para nós,,,,,,Só quem o Recebe sabe o Seu grande Valor ,,,,,,,,outra coisa somos um povo que aceitamos a inteira Biblia,,,todos foram guiados pelo ES, de Deus , incluindo Paulo e Pedro,,,,,, o proprio Senhor escolheu á Paulo á Pedro,,,,,,aliás desde o incio das escrituras Sagradas todos profetas ,todos os reis ,sacerdotes foram escolhidos por Deus,,, pelo que li em alguns comentários até parece Paulo e Pedro não consta na BIBLIA não somos seguidores de Paulo e nem de Pedro : somos seguidores do que o Espirito Santo de Deus deu tanto á eles como aos demais discipulos também ,,,, somos todos vasos na sua presença ,,,, Ele usa de nós como lhe apraz, é Ele que escolhe á nós, ,,,será mesmo que Deus não preciza de nós? se o próprio Deus disse que Ele escolheu á nós no ventre de nossa mãe? e que se alguém mexer com um dos pequeninos , mexeu na Menina dos seus olhos?(favor entender não é nenhuma praga) apenas espessificando o que diz nosso Deus !!!!! para Ele somos joias preciosas,,,,,,,entendo desse modo ,,,,, estive lendo sobre AMAR AMAR O PRÓXIMO,,,,,,,,,pelo que tenho lido e sentido podem amar qualquer um ;menos á nós,,, principalmente da CCB,,,,,,,,É estranho muito estranho,,,,,,Passa a terra passa tudo Mas a Palavra de Deus é Sublime é Pura e´Santa,,,,,,,,,,e o Povo de Deus é sábio entendemos tudo o que é falado em cima de um pulpito ,,,,,até mesmo se alguém quiser falar só de si próprio ,nos percebemos ,,,,,,até mesmo o final da Palavra percebemos até onde o ES deu a sua guia, pois temos a mente de Cristo,,,,,, conhemos a voz do nosso Pastor ,e Dele somos conhecidos !!!!! é muito importante andar com Cristo ,é importante pertencer ao seu Rebanho ,,,,Louvar á Ele todos os dias ,,,, Ele é Digno de Gloria Honra e Louvor,,,,,,,temos certeza que Ele nos AMA sem acepção de pessoas ,,,á todos que se achega com temor e Reverencia á Esse Grande Deus!!!!!!!!APDD aos irmãos em Cristo

  5. magdalena disse:

    Ricardo voltando ao testo acima e esclarecer melhor sobre Deus precizar de nós( de seus vasos na terra ,,, pois assim diz as escrituras ,,,,, somos vasos na sua presença ,,,, o vaso que achamos que não tem mais conserto,,, Ele quebra e o molda ,muitas veses fica mais lindo que o anterior . só que é todo restaurado ,,,,e assim sendo fica muito mais admiravel e de mais Valor!!!!!!( pois passou por varios processos, ou esperiencias )

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: