É ler para crer!

O selo do Espírito

Batizados com o Espírito Santo x Selados com a promessa

   O selo é um dos simbolos do Espírito Santo. Nos tempos bíblicos, o selo era usado para designar a posse de uma pessoa sobre alguma coisa por ela selada. O selo indica posse, propriedade. Fomos selados com o Espírito Santo quando aceitamos a Cristo como nosso Salvador. Hoje, pela fé, somos propriedade de Deus. Quando Cristo voltar para buscar a sua igreja, subiremos com Ele, pois o Senhor virá buscar aqueles que lhe pertencem.

   Dessa forma é precioso e verdadeiro o comentário do irmão Hélio: ‘Todo crente que confessa que Jesus é o Cristo depositando verdadeiramente sua plena confiança na obra que Ele consumou na cruz recebe a promessa do Espírito Santo -“Em quem, também, vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, E TENDO NELE TAMBÉM CRIDO, FOSTES SELADOS COM O ESPÍRITO SANTO DA PROMESSA, o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para louvor da sua glória.” Ef 1: 13-14’.

   Como podemos ter certeza de que fomos selados? Segundo as Escrituras, o próprio Espírito Santo testifica com o nosso espírito que pertencemos a Deus (Rm 8:16). Não podemos esquecer que o Espírito Santo também é o penhor da herança celestial (Ef 1:14), isto é, a garantia de que recebemos a nossa herança, pois somos coerdeiros de Cristo (Rm 8:17).

   Todos quantos foram regenerados receberam este selo; carimbo; autentificação.  Então por que dois ou três levantaram as mãos, quando o ancião perguntou: “Quem é selado com a promessa”? O post anterior inicia-se dando a resposta: Na Congregação Cristã no Brasil – CCB, quando um crente recebe o batismo com o Espírito Santo, dizemos que foi ‘selado com a promessa’.

   Na CCB usamos a expressão ‘selados com a promessa’ nos referindo a quem fala em línguas. Este é o primeiro equívoco a ser reparado. Todos os salvos são selados com o Espírito Santo, mas nem todos receberam o batismo do Espírito Santo professado no 7° ponto da nossa declaração de fé. Não é porque fomos batizados nas águas, que seremos batizados com fogo.

   Notem isto, ainda que nós da CCB entendamos bem o que foi perguntado à mocidade na reunião em Pitangueiras-SP, pode haver confusão ao debatermos. Por isso, anotem: O que eu quis realmente perguntar no título e rodapé da foto do post anterior foi: Onde estão os dons espirituais? Por que não estamos mais sendo batizados com fogo? Por que não buscamos mais o batismo com evidência inicial de falar em línguas estranhas? Por que não vemos a mesma abundância de 21 anos atrás? Por que era tão comum e hoje tão raro? Por que estamos deixando de ser pentecostais?

   Você, crente em Jesus, já é selado com a promessa. Busque agora o batismo do Espírito Santo.

Memorize. Verso áureo: “Em quem, também, vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, E TENDO NELE TAMBÉM CRIDO, FOSTES SELADOS COM O ESPÍRITO SANTO DA PROMESSA, o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para louvor da sua glória.” Ef 1: 13-14′.

Anúncios

Comentários em: "O selo do Espírito" (9)

  1. Batizados com o Espírito Santo x Selados com a promessa
    batismo das aguas: mandamanto de Cristo, no qual todo aquele que crendo, primeiramente, que Cristo e o salvador de nossas almas, seja batizado para no batismo apostolico(nao o de Joao Batista), ter seus pecados perdoados.
    Batismo com o Dons de Evidencia de Linguas: Veio na primeira aparicao do Espirito Santo de Deus, evidenciando que os que esperavam a promessa de Cristo, receberam o Selo do Espirito Santo e junto o Dom de Linguas.
    Batismo de Fogo: este recebe os crentes que passam pelas aflicoes que Cristo passou, como vemos nos evangelhos, e Joao Batista profetizou, Que ele batizava com agua mas depois dele viria Aquele que batizaria com fogo, dirigindo-se Jesus aos seus discipulos disse que se aqueles fossem batizados com o batismo que Ele seria batizado entao seria concedido o desejo dos seus coracoes referente ao reino do ceu.
    E eles lhe disseram: Podemos. Jesus, porém, disse-lhes: Em verdade, vós bebereis o cálice que eu beber, e sereis batizados com o batismo com que eu sou batizado; (Marcos 10:39 ).
    Importa, porém, que seja batizado com um certo batismo; e como me angustio até que venha a cumprir-se!
    Lucas 12:50
    A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.
    1 Coríntios 3:13

    • Este assunto realmente é fascinante, edificante, e controverso.
      O último versículo citado, aprendi que diz respeito ao Tribunal de Cristo – uma análise das obras dos salvos para receberem as respectivas coroas.

  2. Caramba, que tanto batismo!

    Pelo visto, teve gente que não memorizou o versículo exposto no final do seu texto.

    Vai ver que pegando ao pé da letra (pra variar um pouco rss) quando você disse ‘Busque agora o batismo do Espírito Santo’, a crentalhada alienada tenha saído correndo pra todo lado, procurando, ansioso, desesperado, angustiado, onde e como conseguir o citado batismo.

    Então vem um irmãozinho até bem intencionado (espero!) e dá umas coordenadas totalmente descoordenadas… E aí é que a coisa complica para os mais ‘simples’.

    Ora, o que nos alerta Jesus, por meio do evangelho de Marcos 10.39 é para uma reflexão em relação aos conceitos humanos, invertendo o que realmente é importante, quando Ele aponta para a verdadeira grandeza e a estatura espiritual, onde o crente deve servir ao próximo, em vez de ficar esperando ser servido. Quando Tiago e seu irmão, se achando ‘os caras’ fizeram o clássico pedido, Jesus disse-lhes que eles não sabiam do que estavam falando, exemplificando com as próprias ações, assumindo papel de servo e inspirando aos crentes a experimentar a mesma vitória com autonegação e obediência. É onde ele dá uma lapada neles – e nos outros apóstolos que ficaram despeitados – uma lição de vida sobre o significado do que seja SERVIR. E do que estava por vir. Nada tem a ver com batismo ou práticas religiosas., PELO CONTRÁRIO, na ocasião Jesus falava-lhes com detalhes sobre o que iria acontecer a Ele. Ler – despido de denominacionismo – de Marcos 10, do versículo 32 ao 45.

    Em Lucas, Jesus diz desse ‘batismo’ com fogo usando de metáfora porque o fogo refere-se ao juízo de Deus, vez que tudo que é consumível o fogo destrói, enquanto que aquilo que não se destrói por fogo, é purificado. Era uma referência à sua crucificação, “A’ expiação, (No AT, a expiação era realizada periodicamente e no fogo), o Sacrifício Perfeito e Eterno do único Cordeiro que tira o pecado do mundo, ato supremo de reconciliação entre Deus e a humanidade. E mesmo assim, em paradoxo, traria dissensão dentro de uma mesma casa, pois que aquela cultura acreditava que Jesus vinha para reinar aqui e Ele mostrou qual era Seu Reino. Ou seja: Também não tem nada a ver com a cerimônia religiosa do batismo, assim como também era outro contexto diferente do citado por Marcos.

    E observe ainda outro perigo de se destacar um versículo de todo o seu contexto para falar de uma única expressão que está nele inserido como metáfora.

    Novamente o termo ‘fogo’ agora usado por Paulo aos coríntios refere-se à escolha que o cristão faz de construir sua vida (obras) se utilizando de material valoroso ou com coisas desprezíveis e fracas. Pois somente irão se destacar aqueles cujo fundamento está em Cristo. Esse capítulo, inclusive, trata da questão das lideranças que, à época, se orgulhavam de sua sabedoria espiritual, de falar em línguas, de serem separados, melhores diante de Deus. Veja o perigo de ser dirigente espiritual,veja a responsabilidade de quem sai por aí dizendo/bradando/escrevendo sobre as coisas do Reino, fazendo salada e confundindo as mentes das pessoas mais ingênuas.

    E a ‘ironia’ toda é que, no final das contas, todas as questões expostas convergem para um único ponto: a crucificação. Essa é a verdadeira espiritualidade. O resto é coisa de religioso: a divisão, o elitismo espiritual, o orgulho denominacional, as lideranças que se acham no direito de ‘esclarecer’ sobre tipos de batismo, enfim, tudo isso aponta para o verdadeiro desejo no coração do homem que se distancia cada vez mais do mistério da crucificação.

    “A Cruz, todavia, é infinitamente maior que a Crucificação. O Sangue que purifica de todo pecado não é um líquido; é uma oferta de amor perdoador que existiu como tal ainda antes que qualquer forma de sangue tivesse sido criada. A Cruz é uma eterna decisão de Deus com Deus. O Sangue Eterno é a Decisão da Graça! Na história, o sangue foi derramado para manifestar aquilo que, em Deus, já estava feito! Jesus Consumou o que nEle já estava Consumado desde a eternidade!”

    E perdoe-me se parece ser eu quem desviou-se do tema central do texto. É que as aparências enganam…

    R.

  3. Sabrina dos santos disse:

    iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  4. Sabrina dos santos disse:

    a PROMESSA DO DEUS ALTÍSSIMOS não falha…. mais os irmão e as irmã seja firme na fé permanece nela para que nós todo ganhamos. a COROA DA VIDA ETERNA!!!!!!! 🙂 A PAZ DE DEUS……………….AMÉM E AMÉM……….firme nas mão de cristo firme no salvador…………

  5. Halef Narciso disse:

    “O que vós, pentecostais, dizeis, é contrário totalmente à Santa Palavra do Senhor.
    Porém não mais insistirei convosco para que deixeis seus maus costumes e doutrinas humanas.
    Só Deus vos pode conceder a Luz que ainda não alcançastes: o Verdadeiro Batismo do Espírito que é a divinal presença e constante permanência do mesmo.
    Se amais o falso, com o falso ficais. E quem achou o Verdadeiro, que permaneça na Verdade até o Cristo de Deus voltar em execução de Justiça e Glória”.

  6. Edificante.

    Crescendo em conhecimento.

    Bereiano, mais um assunto trazendo à tona velhos ensinamentos equivocados, que caem por terra à luz das Escrituras Sagradas.

    Vamos estudar a Bíblia, ela é a palavra de Deus já revelada ao homem.

    A Paz.

    Claudio

  7. Prezado Bereiano

    Tenho dificuldades em concordar com vc, embora ainda não tenho eu uma opinião consolidada a respeito. Peço, gentilmente, que leia o artigo de autoria do pastor Samuel Nystrom, um dos pioneiros da Assembleia de Deus, sobre o assunto e comente por favor.

    No aguardo

    Lucas

    http://www.eetad.com.br/v3/bacharel/textos/18/Samuel_Nystrom_Resposta_a_certas_perguntas_de_uma_carta.pdf

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: