É ler para crer!

Oásis Pentecostais

A Congregação Cristã no Brasil – CCB, aos meus olhos, é a igreja evangélica mais homogênica do país. Preferiu o sistema de governo central ao congregacional e não permite vários ministérios como as Assembléias de Deus. Mas como toda regra tem seus exceções, existem templos na  CCB onde temos a impressão que estamos visitando outra igreja.

Nessas igrejas locais que chamamos de ‘comum congregação’, a chama pentecostal continua acessa, os cultos são dinâmicos, avivados e cheios de manifestações do Espírito Santo. Enquanto os visitantes mais  novos estranham, os mais velhos recordam; se para uns é novidade, para outros é originalidade; se os primeiros vêem diferença, os últimos veem essência e ficam com a sensação que voltaram ao passado e contemplam a igreja na sua primeira caridade.

Os irmãos dessas localidades são animados para congregar, fervorosos para orar, incessantes em buscar os dons espirituais, incansáveis para fazerem visitas e amorosos para evangelizar. Um exemplo é a irmandade (igreja) de Cabreúva-SP que recebe quase que semanalmente caravanas (lotações) organizadas por irmãos de várias regiões do Estado.

Essas comuns são oásis em meio deserto da mornidão espiritual onde podemos refrigerar a alma; são ilhas pentecostais cercadas pelo mar frio da padronização, sempre ameaçadas pelas vagas do tsuname do formalismo que roteiriza o culto, censura o extraordinário e petrifica a igreja.

Aconteceu que a  CCB declarou-se oficialmente não-pentecostal,  daí o falar em línguas que era quase uma obseção, tornou-se quase uma contravenção.  O apóstolo São Paulo – o maior teólogo de todos os tempos – repreendeu: “Não proibais falar línguas” (1Co 14:39).

Embora não tenha abalado a unidade da fé, tal resolução confundiu os membros: Quem aderiu à mudança de posicionamento, adquiriu novo comportamento; quem resistiu, peristiu no costume pentecostal.

Desde então, a minoria pentecostal vê-se sufocada por proibições e ensinamentos humanos. Acusados de estarem fora do ensinamento sofrem antipatia, são rotulados de ‘profetas’, ‘latas vazias’, ‘turma do barulho’ por conservos que se escandalizam por não entenderem que a graça de Deus é multiforme e não uniforme.

Lamento alguns fatos decorridos desse desajuste: Jandira na grande São Paulo, sofreu com o isolamento e acusava a Séde (Brás) de não fazer ordenações . Sentindo-se ilhados, os servos locais ensaiaram uma administração congregacional fazendo ordenações independentes. Hoje parece tudo em paz e resolvido.

Mas o caso mais lamentável ocorreu na cidade de São Carlos-SP: a comum do jardim Bandeirantes outrora uma comum fervorosa que recebia muitas visitas,  acabou e no local funciona uma loja maçônica.

Não defendo de maneira nehuma fanatismo e carnalidade, mas por ter havido desiquilíbro nas doses de rigor e amor, ao combater os excessos,  gerou-se mornidão espiritual. A palavra de Deus adverte: “Não extingais o Espírito” (1Ts 5:19).

Certas ou erradas, as cidades onde há liberdade pentecostal estão crescendo em número e patrimônio – podemos destacar a rica Sertãozinho no interior paulista, Uberaba no triângulo mineiro e Maringá no noroeste paranaense.

“Ora, há diversidades de dons, mas o Espírito é o mesmo; E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo; E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. Mas, a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil; Um só e o mesmo Espírito opera todas essas coisas, repartindo [os dons] particularmente a cada um como quer” (1Co 12:4,5,6,7,11).

Como na casa do Pai há muitas moradas, na igreja de Jesus há lugar para todos.

Anúncios

Comentários em: "Oásis Pentecostais" (2)

  1. Em Campinas SP tem igrejas bastante avivadas, um exemplo é uma salinha pequena na altura do km 89 da Anhanguera onde o glória é liberado, Lá é só glória!

  2. AMADOS, a CCB continua sendo a igreja que mais se aproxima do SENHOR JESUS e da doutrina APOSTOLICA, eu tambems sou teologo, e confesso que são raras as igrejas iguias a CCB, e olha que conheço muitas e muitas. QUEM QUISER ME ADC NO MEU E-MAIL matcand@hotmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: