É ler para crer!

Sem rasuras

Nosso Deus é Criador perfeito e caprichoso… até por linhas tortas, certo escreve. No fichário das nossas vidas não faz borrões por que usa uma borracha especial – o sangue de seu Filho não é tinta que mancha; é borracha que apaga e deixa limpo. O diabo como um comerciante incompassível exibia nosso nome no rol de devedores, mas agora nosso nome sumiu desta lista. Agora temos ficha limpa. (Bereiano)

Texto de Romário Cardoso

Verso áureo: “Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.” (Cl 2.14).

Em nossa bíblia ARC diz ‘riscado a cédula’, porém, analizando o original não encontrei o verbo ‘riscar’, mas o verbo “apagar”! Conferindo: “εξαλειψας το καθ ημων χειρογραφον τοις δογμασιν ο ην υπεναντιον ημιν και αυτο ηρκεν εκ του μεσου προσηλωσας αυτο τω σταυρω.” (texto grego do Novo Testamento). Portanto, “exaleipsas” (gr.εξαλειψας) significa “APAGADO”, e não riscado. Riscar é fazer um X atravessando toda a cédula, “chizein”, vem da letra grega X(quí) significando fazer um X. Ora, irmãos, “riscar” e “apagar” são termos distintos, se o homem ‘riscar’ (gr.chizein) alguma dívida pendente, a mesma continua escrita em sua memória; porém, Deus é diferente, ele nos prometeu que iria “apagar” , sendo removido completamente.

O homem pode perdoar e, contudo, não consegue “apagar” a ofensa que continua escrita em sua memória; mas Deus prometeu apagar, removendo-a completamente de seu memorial! Vede quão grandes coisas fez o Senhor à nós! Outrossim, os documentos nos tempos dos apóstolos eram escritos em papiro, e a tinta que era escrita nesse material não tinha em sua composição nenhum produto que continha ácido. Em outras palavras, a tinta não tinha o poder de “penetração” no papiro, sendo a mesma removida completamente por alguma esponja umidecida em água da mesma forma com que o “apagador” do professor remove completamente a escrita em giz… da lousa.

Pelo Sangue do Concerto Eterno, os nossos pecados foram apagados completamente da cédula que nos era contrária, assim, Deus mesmo foi quem disse: “E dos seus pecados não me lembrarei mais”[…]. Não é maravilhoso?

Consultei para elaborar este pequeno estudo:  “Palavras Chaves do Novo Testamento – William Barclay”.

Anúncios

Comentários em: "Sem rasuras" (1)

  1. Bem-aventurados aqueles que lavaram as suas vestiduras no Sangue do Cordeiro (Ap 22:14).

    Nossa esperança não repousa em nossas obras, mas nos méritos do Senhor Jesus. Minha maior tristeza é quando encontro um cristão preocupado em acrescentar seu próprio esforço à obra do Senhor, pensando que a salvação se obtém por merecimento.

    Eu gosto dos textos do irmão Romário, desde quando eu participava do Apóstolo Primitivo [muitas coisas estranhas escrevi lá, ignorem, rs =)]. Este gosto pela Bíblia escrita no original grego é algo que não vemos muito no nosso arraial e eu particularmente o admiro muito nessa parte.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: