É ler para crer!

Que bonito é… Não há quem não fique maravilhado quando, visitando a Congregação Cristã no Brasil, contempla sua orquestra. Os hinos lhe tocam a alma, o som dos instrumentos agrada os ouvidos, porém com os olhos notará algo curioso – A orquestra é genericamente masculina.

Uma pergunta… Depois da constatação vem a indagação: Porque as mulheres não tocam? Repetem a pergunta que nossas irmãs fazem em coro e o ministério considera desaforo.

…Sem resposta. E nós ficamos enrolando por não ter o que responder, sendo que a resolução oficial, que as proíbem de tocar, nem quem redigiu soube explicar. E quando alguém respondeu, não convenceu.

“A pergunta não quer calar, e a resposta não quer falar”.

Por que parou, parou porquê? O que muitos não sabem é que as irmãs, originalmente, compunham a orquestra. Vê-las tocando não seria novidade e findaria a saudade, pois, o que se pede não é o ingresso, mas o regresso; não é a implantação, mas a devolução de um direito; não é a uma nova deliberação, mas a revogação da antiga.

“As irmãs na orquestra não seria algo inovador, mas reparador”.

A ordem… TÓPICO DA ASSEMBLÉIA DE 1961

O Senhor tem esclarecido aos irmãos anciães de as excluírem dos conjuntos musicais, a não ser no órgão, ficando assim impedida toda e qualquer oportunidade para o inimigo causar dano à Obra de Deus.

?

…Que causou desordem. Você entendeu? Nem eu. Lembrando que os assentos são separados, quais danos causaram ou causariam à ‘Obras de Deus’, as arcadas executadas por uma irmã no seu violino ou o assovio doce da flauta da outra? Se o Senhor os esclareceu, o Conselho obscureceu.

“A deliberação patrocinou o privilégio de exclusividade ao direito de igualdade; e trouxe à ‘Obra de Deus’, duplicidade ao invés de unidade”.

Como é no exterior? Elas tocam, com exceção de dois ou três países influenciados pelo Brasil, e recentemente foram liberadas para tocarem em Portugal e lá não se viu nenhum mal.

“Não queremos mudar, mas equiparar”.

Não é a mesma ‘Obra’? A igreja-mãe de todo ajuntamento ‘ccbiano’ é a Congregação de Chicago. Lá sempre tiveram escolas bíblicas (Ooohhh!), lá as irmãs sempre tocaram (Ooohhh!), daí concluo ser um ‘desvio’ da parte de cá, a decisão de adonisar a orquestra (Uuuhhh!).

“Permitindo que as irmãs participem da orquestra, não estaremos nos desviando das origens; desviamos quando as excluímos”.

A hora é agora, o momento é já! Quão auspicioso é o exemplo português, se usarmos da mesma sensatez seremos a bola da vez. Já não dá mais pra adiar, tem irmã sentada a esperar. O centenário vem aí, hinário novo teremos e nossas irmãs tocando de novo, quem sabe, veremos.

A esperança demorada enfraquece o coração, mas o desejo chegado é árvore de vida (Pv 13:12).

Tocar na orquestra! Elas querem, eu concordo, resta o Conselho dizer: nós deliberamos (ou revogamos).

“Deixemos de adonisar e passemos a adornar nossa orquestra.  Com as irmãs tocando, nossa orquesra será melhorada; só com macho ela fica muito machucada

Nossa saudade:

orquestraprim

Nossa esperança:

orquestraatual

Anúncios

Comentários em: "Tocar na orquestra! Elas querem, eu concordo." (20)

  1. ALESSANDRO CHELIS disse:

    otima materia.
    mais esclarecedora impossivel, só falta o ministerio ingressar nossas irmãs na orquestra o mais rapido possivel.

  2. Jeferson disse:

    O tempo vem que clarea-ra a todo e sabem bem.

    Deus abençoe.

  3. Fabiana Barcelos disse:

    É belíssimo ver as irmãs integrando a orquestra, isso permitirá que a DEMOCRACIA, tão esquecida em nosso Brasil seja aplicável dentro da nossa comunidade religiosa.
    A CCB sempre declara ser submissa à lei do país, dentro as suas regras do matrimônio e em outros aspectos, deve também retornar a essa permissão dentro da orquestra.
    Isso permitiria uma grande renovação de dons dentre as organistas, que nas grandes cidades acumulam-se nos bancos aguardando suas escalas para tocar.

  4. Patrícia disse:

    “ficando assim impedida toda e qualquer oportunidade para o inimigo causar dano à Obra de Deus”… 16 palavras com impacto de 1600. Dá pra deprimir qualquer mulher.

  5. Que lindo seria!!
    Suas rimas foram ótimas!

    “Deixemos de adonisar e passemos a adornar nossa orquestra. Com as irmãs tocando, nossa orquesra será melhorada; só com macho ela fica muito machucada“

  6. Olá, bereiano! (Não sei teu nome mas tudo bem rss)
    Vim visitar teu cantinho como vc sugeriu e não me decepcionei.
    Você é uma pessoa que sabe colocar as palavras com sabedoria mesclando seriedade com fino humor, o que dá uma leveza muito legal e gostosa de ler.
    Afinal, Deus é solene mas não é sisudo, é o que costumo falar 🙂
    São poucas pessoas que fazem esses trocadilhos com inteligência e inovação.
    Muito bom mesmo, continue assim.
    Isso só me faz constatar que Deus é SOBERANO e se mostra onde e como lhe apraz e assim no seu site eu pude perceber a grandiosidade desse Deus que não faz acepção de pessoas nem tem preferência denominacional.
    Como eu disse no comentário lá no forum do CCB Sem Censura, a igreja de Deus é “invisível” e a grandeza do Seu Amor estende-se por todo o planeta com suas cores, raças e credos, despejando sua misericórdia e realizando os mais diversos milagres nas vidas das mais variadas pessoas, desde o rígido legalista de dentro da “igreja” até ao índio seminu lá no meio da floresta amazônica.
    Deus é simplesmente maravilhoso. Aleluia!
    Bom, quanto ao texto em si, fiquei meio “voando” sem entender bem o impedimento, pois pelo menos aqui em Recife, eu tenho o caso da minha irmã que desde guria toca órgão na igreja numa boa, nunca houve veto quanto a isso.
    Deus te abençõe!
    R.
    p.s. vou dar mais uma espiadinha e vir com frequencia por aqui 🙂

  7. Ah, sim! Ricardo!
    Xará do meu filhote 🙂
    É que eu vim primeiro na postagem, depois é que fui dar uma espiada no perfil.
    Muito bom teu blog:)

  8. Adilson Andre dos Santos disse:

    Concordo que a nossas imãs, devam tocar na orquestra,se para DEUS nao ha distinção de sexos,somos todos iguais com os mesmo direitos,acho puro machismo e falta da guia de DEUS: que o conselho de anciães não reparou até hoje, preste a completar 100 ANOS esta obra maravilhosa,esperamos que DEUS os ilumine para reparar este erro , não so ás irmãs tem ter mais participação na obra . Não vou me estender mais se vou longe

  9. Vamos fazer um revoluçao , com oraçao e açao

    • Jésse Gomes disse:

      Deus não se agrada de pessoas revolucionárias e Ele abomina os rebeldes mas eu entendi bem o seu recado. Com oração e ação sim. ORAÇÃO, (como o nosso amado e saudoso ancião Antônio Ferreira Neto dizia), é a alavanca do crente. AÇÃO é fotocopiar o que está escrito e enviar (via correio, eu disse: via correio e não internet) para os anciães, diáconos e encarregados de orquestras regionais mais antigos no Ministério para eles lerem (não são analfabetos) e analisarem o clamor da irmandade (em geral) para que as irmãs façam parte da orquestra com outros instrumentos e não somente o órgão. Não adianta postarmos esses assuntos nos Blogs e sites porque os mais antigos não acessam a internet por ignorância. Não evoluíram com os meios de comunicação automatizados. Eles só conhecem jornais e revistas e lêem cartas escritas a mão ou escritas pelas antigas “máquinas de escrever”. Eu, particularmente sou adépto, desde criança, que as irmãs devem tocar, nos cultos, batismos, santas ceias os vários instrumentos permitidos pela CCB, sem qualquer distinção. E veja que nossa Carta Magna, a lei constitucional (CF) art. 5º, caput (assegura a inviolabilidade da igualdade e no ítem I, diz que homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações e o decreto federal 4377 de 13.09.2002 convenciona sobre a eliminação de todas as formas de discriminação contra a mulher. Todas as nossas leis são embasadas nas Santas Escrituras. Ora, se nos pontos de doutrina e da fé, escritos no nosso hinário, ítem 1º, cremos na inteira bíblia e aceitamo-la como a infalível Palavra de Deus e as nossas leis em nada contraria as Santas Escrituras porque então o Ministério não se adapta a elas????
      Alguma coisa de errado tem aí. Mas como o Ministério (alguns deles mais antigos) tem a supremacia absoluta e soberania (não sei quem deu essa soberania toda) de governar a Igreja, fazendo dela “sua propriedade”, tirando-a (roubando) das mãos do dono (Jesus Cristo), (digo Igreja Espiritual/humana e não templos), tem-se aí essa “macheza” toda ministerial de ditar normas internas reprováveis ao arrepio da Bíblia e ao arrepio da própria lei. E veja ainda que “discriminação” é crime. Será que vai ser preciso o Ministério Público ou algum membro da CCB acionar a Justiça para que nossas irmãs em Cristo não sejam discriminadas dentro da própria CCB? Seria lamentável!! Uma vergonha!!!. Fiquem na Paz de Deus. Jésse Gomes/Araçatuba-SP. E-mail

  10. parece que ainda á irmãos que pensão que deus ama mais os homens que as mulheres.
    eles são os eleitos e elas as criadas dos eleitos.
    as mulheres devem e estar sugeitas aos maridos mas isso não quer dizer que são inferiores.
    Alguns homens são ensinados que amulher lhes deve ser sugeita pela palavra de DEUS.mas esquecem que Cristo tambem mandou eles amarem-nas e dar asua vida por elas .

  11. Concordo que elas toquem, desde que não nehuma restrição na escolha dos instrumentos. Outra coisa que já é ultrapassada e deveria ser abolido da igreja é o fato de irmãos e irmãs se sentaram separados na igreja, ora na casa de Deus não há separação e sim união, além disso, é inaceitável essa posição em uma igreja que prega o uso do véu como sinal de poderio diante dos anjos, ou melhor, respeito e honra para com o mestre, mas não o estariam desrespeitando com essa atitude, aliás que não justificam tal ato com explicações plausíveis, o fazem é seguir o culto judaico!

  12. Quero´relatar aqui, algo que aconteceu , com uma irmãzinha que era da minha comum,
    na época ainda , bastante jovem. Ela contou essa experiência para mim:
    Ela é uma jovem , bastante dedicada em servir à Deus, amorosa, alegre e de uma grande simplicidade . Estava estudando a música, e na época , tocava orgão , flauta e violino.
    Certa noite , pegou seu violino , o hinário , e subiu para a laje de sua casa . Em comunhão , começou a tocar hinos , e mais hinos… quando derepente teve uma visão do mundo espiritual que a tocou profundamente: viu em espírito, um ser de aparencia gloriosa , bela , cabelos dourados até o ombro, tocando junto com ela , num violino dourado , as mesmas melodias dos hinos.!

  13. Se nao fora o Senhor que esteve ao nosso lado, ora diga Israel,,,,,,,,,salmos 124!!!!/ Ao meu ver estao fazendo uma tempestade num como de agua…..Darei apenas um exemplo .Na minha comum CCB tem cinco fileiras de bancos ,um deles[banco} e so para os musicos/sao 16 bancos /musicos sufisientes para nossa orquetra,5 baixos 2 clarones, 2 violaocelos, violinos ,sax,etc,etc etc epor ai vai ,,,,,,,,na outra vila perto de casa,,,meu Deus !!!!ja passou de 75 musicos ,fora 60 alunos na escolinha musical,,,,,,,,,e a igreja e bem menor que a minha comum ,,,,,,,,,,,,,,,raciocinem BEM,,,,,,,,,ja imaginou se as irmas tocassem tambem “/O que seria da irmandade idosa nao teria quem cantasse,,,,,,,,,,olha,, acho que seria um rebu,,,,,,,,Deus guia muito bem os seus servos ,,,,,aonde tem grande nessecidade eles liberaram ,,,,,estou de pleno acordo ,,,,,,,,,,, tenho uma grande amiga que toca bombardao e sax ,ela e organista,e eu toco acordeon ,,,,,,amo piano ,e maravilhoso quando toco esqueco de tudo,,,,,,,,,,aos 9 anos comecei tocar na sanfona do meu pai …………….hoje e palavrao falar sanfona ,,,,,entao e acordeon aos 10 comecei ter aulas de acodeon,,,,,,,,,aos 12 aulas de orgao misturada com piano,,,,,,,louvado seja Deus sou organista,,,,,com muito ORGULHO NA CCB,,,,,,,,,,,,,,,,,,porque louvo ao Deus vivente ,,,,e ao Senho nosso amado Salvador ,,,,,,,,,por isso toco com muita alagria ,,,,,,,,,e nos irmas ,,,,,,e tao bom tocar tambem em casa , aonde forem levem seus instrumentos, as veses podera encontrar alguem nessecitado }a} que queira ouvir o som do seu instrumento,,,,,,,louvar o Senhor aonde Ele prepara para nos e um grande previegio ,,,,,,,e Ele de nos se agradara,,,,,,,,,,
    , desculpem os erros da escrita ,,,,,pois estou apanhandonum notbuk……nao sai til ,nao sai interrogacao ,,,,,,,,,,mas acho que deu pra entender,,,,,,,
    dias atras estive lendo em varios blogs BARBARIDADE!!!!!!!!!!!!Cada coisa que e dificil de acreditar ,quem ja provou do grande amor de Deus ,,,,,,Estar totalmente num lado OPOSTO,,,,,,,,Mas aquele que e do Senhor tenho total conviccao que o tornara a traze-lo(a) de volta custe o que custar ,,,,,,,,,,,,APDD,,,,,aos irmao em

  14. A PAZ DE DEUS A TODOS, EU IRMÃOS TENHO UMA CERTEZA VIVA QUE O SR. DEUS VAI SE AGRADAR EM VER,E SE ALEGRAR AO VER SUAS SERVAS LOUVANDO O SEU NOME COM SEUS INSTRUMENTOS. A BIBLIA MOSTRA SOBRE ELAS TOCAREM, ( LIVRO DE ÊXODO CAP. 15 VER. 20 ) ( 1 CRÔNICAS CAP. 25 VERS. 5 E 6 ) ( SALMO 68 VER. 25 ) POR ISSO DEIXO O MEU COMENTARIO AQUI E ESPERO UM DIA O SR. DEUS TOMAR UMA PROVIDENCIA, VOU ORAR POR ELAS E ESSA VITORIA VAI SER DELAS, ELAS NÃO TOCAREM NA IGREJA NÃO TEM BASE BIBLICA. ALÉM DE OUTRAS PASSAGEM NA BIBLIA SOBRE OS CANTORES, CANTORAS DO TEMPLO E OS MUSICOS, FIQUEM COM DEUS.

  15. Eliseu Rivelli s/ irmãs tocar.

    Saúdo-vos com a Paz de Deus e afeto de Cristo Jesus.

    Segue o porque as irmãs não tocam nos cultos:

    As igrejas em outros países estão na comunhão com o ministério do Brasil e, lá elas tocam nos cultos. Isto mostra que o minist. no Brasil nada tem contra irmãs tocar.

    Acontece que no início éramos poucos fiéis na CCB, hoje somos aproxim. 4 milhões que tomam Santa Céia , mais, os filhos, netos, sobrinhos que confirmam ser da CCB,mas, não são batizados, ainda.

    Totalizamos aproxim. 9 milhões de Membros. No Brasil.

    Já existem alguns bairros no Brasil que não existe espaço físico para todos irmãos tocarem juntos. Sendo assim nos sábados tocam tais irmãos daquele bairro e, nos domingos os outros.

    As irmãs são mais empenhadas e, se autorizarmos elas tocarem nos cultos, teremos aproxim. 700 mil irmãs tocando nos cultos.

    Hoje temos aproxim. 150 mil organistas.

    Reflitam que existe uma dificuldade de espaço físico para ter bancos separados com estantes para apoiar os hinários.

    Chegamos a conclusão que atrapalharía a disposição das irmãs que não tocam ter um lugar para sentar, principalmente as convidadas (testemunhadas).

    Todos que digitam sobre este assunto nos SITES, não imaginam a dificuldade.

    Podería exemplificar mais detalhes, mas, para quem deseja somente entender, acredito ser suficiente.

    Caso acreditem no que descrevi, concordarão que por enquanto as irmãs não devem tocar.

    Se discordarem continuarão preocupadíssimos.

    Sempre respeitarei o pensamento de todos, jamais debaterei.

    Está na escritura;

    Ao servo de Deus não convém contender; II Timóteo 2 vs 24.

    Não por força nem por violência, mas sim pelo Meu Espírito; Zacarias 4 vs 06

    Deus abençoe a todos quantos O servem com amor e alegria.

    Eliseu Rivelli TIM 35 8811 1742

    • a paz de Deus ! tem locais tem bastante irmaos p tocar como Ir. eliseu esclareceu porém cidades interioranas NÃO faltam musicos tem dias de culto que é 2 ou 3 que comparecem devido horario de serviço já as irmãs estão presentes e já q em outros paises as irmas tocam tem estudo da biblia pq no Brasil esta diferente não propagamos a mesma fé? acredito q deveriam ser igual ate porque boa coisa é!
      esperamos que Deus ilumine os imão q estão a frente zelando pela obra de Deus.
      Deus Abençõe!

  16. Eliseu Rivelli sobre irmãs tocar na igreja (complemento do texto acima)

    Saúdo-vos com a Paz de Deus e afeto de Cristo Jesus.

    Todos que digitam sobre este assunto nos SITES, não imaginam a dificuldade.

    Hoje o espaço físico é insuficiente, de acordo explicação acima.

    Acredito que futuramente acharemos uma solução, sem trazer transtôrnos nos cultos.

    A irmandade não sabe,mas, hoje temos sérios problemas em alguns bairros, a ponto de ter discuções entre músicos e irmãos que não tocam.

    O irmão que não toca chega cedo, senta no banco do músico, em seguida o músico chega e, quer tocar. O referido irmão não aceita levantar, vem o encarregado e pede para ceder o lugar, pois o banco está no setôr dos músicos.

    Em alguns casos, ambos saíram para fora, prefiro não descrever o que aconteceu.

    Outro agravante é quando não tem vaga nos bancos. O músico trouxe seu Sax, ou Tuba, houve uma dificuldade enorme para trazer o tal instrumento.

    O músico resolve tocar em pé. Ao tocar tampa a visão dos irmãos que estão atrás, novamente uma discussão e tumultua o Santo Culto. Outras vezes o som do instrumento incomoda quem está abaixo do instrumento em que o músico está tocando em pé. O irmão e, as vezes irmã pede para tocar mais baixo, o músico se ofende e, lá vem outra discussão.

    Hoje toca somente irmãos e temos inúmeros problemas e, veja que em todos, atrapalha a ordem de Culto.

    Reflitam se liberarmos para as irmãs tocar. Os bancos das irmãs serão quase todos para musicistas. Os casos citados acima dobrarão !!.

    Deus abençoe a todos quanto O servem com amor e alegria.

    A felicidade não é ser feliz e sim conseguir fazer o povo ser feliz – Eliseu Rivelli

    TIM (35) 8811 1742. Aberto a um manso diálogo verbal.

  17. Gabriel Donazzan disse:

    Ta certo!
    Mas minha opinião é: eu nao acho machismo da nossa parte, nem querer proibir… Acontece que se “todo mundo” tocasse algum instrumento quem iria cantar? Eu acho que temos que ter uma divisão… Uns cantam e outros toca…
    “Mas bieel porque então as mulheres nao tocam e os homens cantam???”
    Na minha opinião os homem tem a voz muito grave, então nao ficaria bonito, e as mulheres tem as vozes mais doce e na altura do soprano.

    Agora porque que vocês podem tocar aqui na Europa?
    Infelizmente aqui no começo tínhamos “NECESSIDADE”… E ate hoje em muitos lugares tem, por isso liberaram…
    Na congregação ninguém está te obrigando a ir, se você se sente incomodado ou mal nao vá!
    Igreja nao vai te levar pro céu!

  18. Adalto Augusto de Oliveira disse:

    Num universo de encarregados despreparados em regências num curto espaço de tempo perderiam seus preciosos cargos e prestígios pois se as irmãs engessarem na orquestra logo automaticamente teriam que concorrer a Encarregadas Regionais e com muito mais conhecimento ,,,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: