É ler para crer!

   Meus filhos ficam encantados com a decoração natalina das ruas e praças, dos shoppings e prédios – E quem não fica? Depois de um passeio maravilhoso com minha família, estava sentado no sofá, minha filhinha veio me perguntar: Papai, por que não colocamos luzinhas na nossa casa, nem decoramos uma árvore bem bonita? Meu menino se juntou à irmã: É papai, compra bastante luzinha pra enfeitar nossa casa. O natal é muito bom!

   Já estava pronto para resonder-lhes conforme sempre me ensinaram – Como qualquer crente da CCB reponderia. Mas antes de dar alguma resposta, os dois pularam no meu colo, cada um me deu um beijo (é assim que fazem quando querem algo) e com os olhos brilhantes do Gato-de-Botas do Shrek pediram insistentes: Compra papai, Compra papai!?

   Somente depois do nascimento da minha filha, é que faço alguma coisinha, ou participo com familiares nas ceias de natal. Vejo todas as igrejas desejando feliz natal, e nós, ao lado das Testemunhas de Jeová, ensinando que é pecado. Agora estou me perguntando: Por que é mesmo que não comemoramos o natal?

   Ontem mesmo visitando outra comum congregação, o cooperador disse que não se pode comemorar o natal porque a bíblia não nos dá a data e isto é um sinal de que não é para se fazer festa. Outros ensinam que é idolatria. Estes, são os dois melhores argumentos, os demais são ridículos que não vale a pena listá-los ou refutá-los.

   Por favor! Preciso dar uma resposta a meus filhos. Meus irmãos me ajudem e me resondam:

POR QUE É MESMO QUE NÃO COMEMORAMOS O NATAL?

***

   A historia de Natalino me ensina que posso comemorar o natal em 25 de dezembro. Natalino era homem simples que migrou do nordeste do país para o interior do estado de São Paulo. Trabalhava sem registro numa usina de açúcar e alcool porque não tinha documentos. O coitado perdeu toda a família e não sabia a data do seu nascimento. Foi preciso providenciar sua documentação. Por se chamar Natalino, colocaram a data de seu nascimento como sendo 25 de dezembro e o ano que ele dizia ter nascido. Natalino comemorou seu primeiro anivesário somente quando saiu sua documentação. No natal daquele ano, deu uma festa e convidou os amigos – “Comemoro hoje todos os meus aniversários juntos”. Hoje é falecido, na lápide de seu túmulo esta gravado o nome e “estrela” 25/12/?? – “cruz” ??/??/??

 

Comentários em: "Por que é mesmo que não comemoramos o natal?" (53)

  1. APPD
    Sou testemunhado e gostaria de deixar meu comentários sobre a data.
    Não entendo como idolatria ou pecado comemorar ou lembrar o nascimento de Cristo. Claro que poderia ser outra data qualquer,mas acho que é um momento para as familias se reunirem (infelizmente hoje cada um vai para um lado),aproveitar o momento para encontrar aqueles parentes que há tempos não vemos,mas acima de tudo fazer uma reflexão sobre o nascimento de Cristo, como o seu nascimento tem impactado milhares de vidas ao longo de séculos.

    Infelizmente o foco é o presente, comércio,comilança, quando na verdade o foco verdadeiro é Cristo. Acredito que esta pode ser uma data para se falar do amor de Deus que enviou o seu filho para salvar toda humanidade.

    • ApdD! Patrícia,
      Continue com esta serenidade, lucidez e paz de espírito depois que se batizar.

  2. Henrique P disse:

    Irmão,

    A Paz de Deus.

    Eu cresci como o irmão, ouvindo que “Natal é idolatria”, etc.

    Bem, pessoalmente eu criei duas respostas para não comemorar o Natal:

    1- O Senhor não mandou celebrarmos o seu nascimento. Apenas a Santa-Ceia na comunhão do seu corpo e sangue.

    2- Natal atualmente é puro comércio. Crianças pedem presente para Papai Noel. Gente se endivida com 13o, cartão de crédito etc. O real sentimento de uma festa espiritual simbolizando o nascimento de Cristo está cada vez mais inexistente.
    .

    Sendo assim, Natal para mim é ótimo porque é feriado e posso ficar em casa com a família, almoçarmos juntos, brincarmos, conversarmos.
    .

    Deus te abençoe na explicação para tuas crianças!!

    Abraços.

    • Deus abençoe a ti também!

      Estou em paz! Já conversei com meus filhos.
      Não irei enfeitar a fachada da casa, para não ‘agredir’ a meus irmãos em Cristo. Também para não pagar mais na fatura da força em janeiro.

      Mesmo que não haja mandamento, há sentimento. Minha discreta celebração será por agradecimento, para isto não preciso de mandamento.

      ***
      Todos falam em comércio. Os irmãos que tem comércio estão com seus estabelecimentos todos enfeitados. Se podem fazê-lo em suas lojas, por que não podem em suas casa?

      • Henrique P disse:

        Amém meu irmão.

        Ótimo ponto teu. Como a Regina falou mais abaixo, é pecado, mas ganha a custa do pecado?

        Deus te abençoe

  3. Ricardo,

    Sei que colocando essa questão, você nos induz a refletir e desmistificar essa data, e principalmente que você sabe perfeitamente como conversar com seus filhos, livrando-os da neurose pela qual um dia você foi instruído a afastar-se desse tipo de festa.

    Há um texto chamado ‘A bruxificação do Natal’ que diz exatamente o que penso e creio a esse respeito.

    Sem desvalorizar cada pedacinho do referido texto, gosto especialmente do final, quando ele diz:

    “Fuja dos inventores de demônios e de bruxas!

    Eles vivem de proibir as coisas, e quem os segue acabará preso no medo, e não terá mais prazer em nada na vida.

    Celebre seu Natal em Cristo!

    A árvore é uma gracinha, e o Papai Noel é um folclore infantil.

    Desejar fazer dele um demônio é GOSTAR DE SOFRER À TOA!

    A vida já é difícil demais. Não a complique.

    Não se preocupe com a Árvore de Natal.

    Quem tem a Árvore da Vida na alma não se preocupa mais com qualquer outra árvore, nem com a plantinha “comigo-ninguém-pode”.

    Assumo responsabilidade espiritual pelo que estou dizendo a você!

    Foi para liberdade que Cristo nos libertou.

    Santifique todos os dias com gratidão, e todos os dias serão santos.

    Feliz Natal para você e todos os seus.

    Nele, que nos salvou para viver em paz em qualquer dia do ano”

    Se você achar por bem, dê uma espiada:

    http://www.caiofabio.net/conteudo.asp?codigo=00347

    Deus abençõe tua família,

    R.

    • Regina, você é fora-de-série mesmo.
      A intenção é realmente fazer com que discutamos a proibição de não se comemorar o natal – se não pôde, porquê que não pôde?

      Já discutismos o tema em antigos fóruns. Surgiram tantas teorias para a origem do natal:
      Alguns explicam que o natal é uma ‘cristinização’ de uma festa pagã;
      Outros explicam que o natal é uma paganização de uma festa cristã.

      Acho que ao invés de buscarmos as origens – o siginificado de ontem
      devemos meditarmos na proposta atual – o significado de hoje.

    • APPD
      Gostei muito de sua colocação, oportuna.
      Tenho muito receio quando vejo algumas correntes,idéias,modismos que chegam e fazem a cabeça de muita gente. Tenho um exemplo muito próximo disto, conheço uma pessoa muito inteligente,boa de coração,temente a Deus,mas entrou nessa de demonizar tudo e acabou como um vegetal. Começou a dar nome para tudo quanto é tipo de demônio (demônio x, y, z), dizia que alguns quadros eram satânicos (conseguia ver na mais simples flor orgãos genitiais) e por ai afora.Parou de tomar remédio para depressão porque disseram que crente de verdade não tem depressão (acho que esta pessoa não leu Salmos e viu nele os altos e baixo daquele que era chamado um homem segundo o coração de Deus) e por fim parou no tempo. Sem amigos, emprego ou perspectiva de vida.
      Então penso que temos que ter cautela, pedir a Deus o caminho correto, porque Ele não deixa seu povo na ignorância ou no pecado.

    • Jesus Cristo disse ” quem quiser vir apos mim negue-se a si mesmo”

      A resposta para tais perguntas não estão em textos, livros mundanos pois esses são escritos por pessoas como voce, que teimam em negar-se, seguem as suas proprias opiniões e vontades.

      Busque em Deus, abra o coração e reflita dentro da palavra, deixe seus sentimentos e opiniões de lado e voce tera a resposta,

  4. A dias estou para perguntar para os mais estudiosos sobre isso,,,,,,nossa !!!!!!,SP esta tudo iluminado ,,,,,,predios feito arvores luminosas,as arvores todas encapadas de luzes,,,,,,si eu falar que nao gosto estarei mentindo ,,,,,,,,e muito lindo mesmo,,,,,,,,, e ate gosto ,,,,,,,,Mas desde menina mamae falava e tudo idolatria minhas filhas e vamos obedecer ao Senhor ,,,,,e assim sempre fizemos eu minhas irmas obedecendo ao Senhor e meus pais,,,,,,,,,,,,Cresci e fui procurar quem marcou essa data,,,,,,,,li em duas enciclopedias ,,,,,,,,por ultimo em duas que tenho em casa,,,,,UNIVERSO e PAPE,,,,,Que bom ,,,esta revela que ouve uma reunao entre o biscopados na igreja de Roma (VATICANO) e no seculo IV no ano 330 foi ofisializada a data 25 de dezembro ,,,,,pelo papa Julio I ,,,,,,,,,,,,, quantas igrejas que se diz pentecostais prestigiam tanto esta data,,,,,,fazem ate teatrinho ,,,,,,,,,,,,nas escrituras nao falam nada disso ate agora nao achei nada ,,,,,que os discipulos dissesem ,muito menos nosso amado Salvador,,,,,,,,,,, Quase todos falam ,,,,,natal ,natal ,,,natal ,,,,,,,,,,,mas vai falar de Jesus Cristo pra eles ,,,,,muitos ficam revoltados e so falam em Maria ,,,,,,,,,e a gloria vai pra Maria ,,,,,,,,eles tem desculpa nao conhecem a palavra de Deus ,,,,,,,,,,,,,,,Agora quem tem a Palavra de Deus nas maos teem que procurar entende-la ,,,,,,,,,,,,,tem muita gente amarrados a lei do VATICANO-ROMA ,,,,,,,,,,estao certos”? mas!!!!!!!cada um entende do seu jeito,,,,,,,,,,,,,para mim esta otimo os ensinamentos que Deus revelou ao servo de Deus quando iniciou -se a sua Santa Doutrina aqui no Brasil ,,,,,,,,,foi e E muito preciosa ,,,,Ficamos com estes versiculos,,,,,,,,Se fieis no pouco ,,,no MUITO vos colocareis,,,,,,,,,e na Santa Ceia ,,,,,,,,,,,,disse o nosso mestre Divino,,,,,,,,,,,,RECORDAIS DE MIM,,,,,,,,,,,,,,Assim e como varios irmaos falam ,,,,,,,,natal para nos e todos os dias ,,,,,,,,,,,,,,,,porque nao nos cansamos de falar das suas promessas e riquesas eternas e maravilhas sem iquais So que um alerta ,,,,,,,precisamos ler mais a Biblia ,,,,,tem tanta gente que nao conhece a Blblia e uma coisa impresionante tem pessoas que a Biblia aperta no Salmos 91 ,,,,,,,e pega ate pueira ,,,,,,mas ele cha que esta protegendo a casa,,,,,,,esto ate com vontade de comprar um adessivo bem grande e colocar no carro,,,,,,,,LEIA A BIBLIA,,,,,,,,,,vou pensar,,,,,,,,,,APDD,,,,,,,,,aos irmaos em Cristo!!!!!!!!

    • Existe idolatria sim!

      Muitos deixam a imagem do menino Jesus no centro da mesa.

      Diz um colega meu: Não participo da ceia, quando vejo aquele boneco bochechudo com cara de menina poto na mesa.

  5. Ricardo,

    Acabei de adaptar e postar em meu blog esse mesmo texto que indiquei.

    http://reginafarias.blogspot.com/2011/12/natal-sao-nicolau-dia-25-de-dezembro-e.html

    No amor de Cristo,

    R.

    • Li mas não consegui comentar.
      Peço desculpas a todos. às vezes demoro a responder porque não tenho computador. O computador da empresa tem muitas restições e aparece tudo desconfigurado.

  6. magdalena disse:

    SE alquem prestar bem atencao o horario do meu comomentario podera analizar que nao vi o comentario de cima,,,,,,,,,, foi colocado poucos minutos de diferenca ,,,,,,,,,,infelizmente ,,,,,,,,,,porque na certa iria pra outra pagina ,,,,,,,,,, prefiro ficar com as coisas certas do que as incertas,,,,,,,,,,,,,,quis apenas expor o que li em varios livros no decorrer da minha vida ,,,,,,,,,,cada um faz o que sentir em seus coracoes ,,,,,,,,ja imaginaram Daniel com os seus amigos no meio da multidao prestando homenagem a outros deuses ,,,,,,,,,,com receio e medo do rei?mas ele era servo do Deus altissimo ,,,,,,,,abriu bem as janelas e foi orar ao seu Deus nao se importando com aquela baderna,,,,,,,,,,,,e era uma enorme festa ,,,,,,,,,,,,,,,por certo ele nao era da turma da maria vai com as outras!!!!!!!!!!!!!!!! eu nao quero ficar amarrada numa data que relaciona-se com o VATICANOOOOOOOO ,,,,,,,,,,,,,E SO ISSO,,,,,,,,,,,,,,CADA UM E LIVRE PRA FAZER O QUE QUER,,,,,,,,,,,,, Durante o ano dou presentes a quem quero e a quem gosto nao preciso esperar fim de ano,,,,,, nao sou ranzinsa brinco pra valer ,,,,,,sou querida das amigas(os) dos meus irmaos na fe ,,,,da minha familia SOU ARROZ DE FESTA,,,,,,,,,,,,,,AS vezes nem estou a fim de ir ,,,,,,,,mas o telefone toca e la vem a intimacao ,,,,,,,,,,estamos te esprando vem ou nao vem? quando chego ,e aquela festa!!!!!!!!!!!!! que as veses acho que nao mereco ,,,,,,,,,, esse ano mesmo fui convidada pra uma festa de bodas de prata de um casal de servos de Deus ,,,,maravilhosos,,,,,,,tinhamos visto e conversamos uma unica vez num casamento,,,,,,,, quando recebi o convite ate me assustei,,,,,,alem do convite o telefonema ,,,,,recebeu? e pra ir ta!!!!!! e cada um nessa vida tem a sua historia!!!!!! eu sou assim ,,,,,,,,,,,quero ter um milhao de amigos sem impotar -me com a cor ou raca ate mesmo religiao ,,,,,,,,,so que tenho um pouco a ver com Paulo ,,,,,,,,fez se de sabio p[ os sabios ,,louco para ganhar os loucos ,,,,,,,,,,,, Mas na hora certa Paulo ia falando bem firme o certo e o errado,,,,,,,,,assim sou eu ,,,,,,,,,,sei o que e sofrer por amor a Cristo ,,,,,,,,sei o que e estudo biblico ,,,,,sei e o que e ficar quase seis anos sem chorar ,,,,,,,,,,pois ate mesmo o choro e importante na nossa vida ,,,,,,e a nossa valvula de escape e qrandes emocoes ,,,,sei o que e ir quase morta a um Pronto Socorro ,,,,,,,,sei o que so poder dormir somente com o meu esposo ajoelhado perto da cama pedindo a Deus que me desse o choro ,,,,,,,,,,,Somente Deus pode dar-nos tudo o que presizamos,,,,,,,e muitas veses ate o que nao penssamos ,,,,pois infinito e o seu PODER!!!!!!!!! ALELUIA!!! OBS/ Em outro comentario contarei sobre meus estudos biblico ,,,,,,,,,,,,APDD ,,,,,,aos irmaos em Cristo

  7. Caramba, Magdalena, quanta inquietação com o que os outros possam achar de você, quanta justificativa, quanta auto afirmação, quanto ‘eu, eu,eu’ e quanto ‘eu sei, eu sei, eu sei’ em tão resumido comentário.

    Relaxe. Como voce diz, cada um tem sua própria história. Ninguém vai te julgar pelo que você sabe, o que você é, o que você faz ou deixa de saber. E se algum religioso te julgar, não tem nenhum significado diante de Deus, pois você tem uma consciência. Use-a com discernimento e descanse em paz no amor que uniu os homens a Cristo e que nada tem a ver com as datas da religiosidade, nem ‘santa ceia’ nem ‘natal’.

    Evite sempre ‘fazer o que sentir no coração’, pois o coração é enganoso e corrupto. Use a consciência, que, se esta estiver alinhada com a mente de Cristo, certamente você estará agindo corretamente com toda a espontaneidade do seu ser. Certa de que a mente de Cristo não está amarrada a Vaticano nem a Brás nem a qualquer ‘Nova Jesuralém’ que surgir.

    Pense nisso!

    Deus te abençõe!

    • Jesus Cristo disse ” quem quiser vir apos mim neguesse a si mesmo”

      A resposta para tais perguntas não estão em textos, livros mundanos pois esses são escritos por pessoas como voce que teimam em negarsse, seguem as suas opiniões e vontades.

      Busque em Deus, abra o coração e reflita dentro da palavra, deixe seus sentimentos e opiniões de lado e voce tera a resposta,

  8. Ricardo, eu realmente não sei!

    Há algum tempo diziam que era idolatria, um dia disseram que natal não era mais idolatria, e que os crentes poderiam participar normalmente com a família, sem ter no coração o sentimento da comemoração, apenas uma refeição comum. Bem, pra mim tudo é refeição comum.

    Não consideravam mais o natal idolatria, pois trata-se de Jesus, e ele não é um ídolo.

    Dizem que não se deve comemorar pois não se sabem o dia certo do nascimento dEle. Dizem que ele nasce em nossa vida quando batizamos, ou cremos pra ser mais bíblico.

    Realmente não é uma explicação plausível e o que se vê é uma salada de besteiras.

    Comemore o nascimento do Mestre. Afinal foi comemorado pelos anjos nos céus, visto pelos pastores. E está na Bíblia, já que é um crente bíblico.

    …por que eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor…

    Depois disso uma multidão apareceu no céu

    …glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens…

    Se o anjos comemoram, porque não nós?

    Em todo caso, não gosto muito dos símbolos, como o Noel, duendes, fadas, renas, espírito natalino, árvore, etc… enfim, coisa do comércio.

    Bem é o que tenho a dizer.

    Jesus mandou lembrar a sua morte, mas não disse nada de seu nascimento, nem que sim, nem que não.

    Abraço,

    • “SE OS ANJOS COMEMORAM, POR QUE NÃO OS HOMENS?”

      Não foi para os anjos, mas pela humanidade que Jesus – Deus verdadeiro – sendo superior aos anjops, se fez homem. Fazendo-se menor que os anjos.

      Não foi para salvar os anjos, mas para salvar a mim e a você;
      Se os anjos comemoram, quanto mais devem comemorar e serem gratos, os homens.

  9. ah, dentre os símbolos natalinos também não gosto do panetone!

    rs

    • Os que você ganhar, manda pra mim!

      Gosto de panetone, do peru, do chester, do tender, das castanhes e nozes, da leitoa, do pernil, das frutas cristalizadas, das frutas normais, dos manjares, dos pudins, e dos intrusos – bacalhau e colomba pascal.
      Ouço falar em rabanada, mas na minha região não é típico, nunca comi.

  10. Regina , nao estou aqui para debater com ninguem ,,,,,,,,,estava espondo coisas que acontece na minha vida ,,,,,,,,,,porque as coisas de Jesus transborda em cada coracao de uma maneira diferente ,,,,,,,nao estou aqui impondo nada a ninguem ,,,,,,,,,pois todos temos maneiras diferentes sobre a biblia,,,,,,,,,,,nao me sinto prisioneira ao Bras nao ,,,,,,,e pra mim la nao e vaticano E apenas um templo aonde ouvi varias vezes conselhos de varios servos e tambem ali Deus me levou as aquas do batismo ,,,,,,,,,,depende de cada olhar ,,,,,,,,se tivermos bons olhos tudo e lindo ate mesmo coisas que pessoas acham insignificantes ,,,,,,,,,,E impossivel pra mim dizer atravez deste blog tudo o que recebi de Deus,,,,,,,,sou muito lenta pra digitar ,,,,,,,,O que Ele fez pela minha familia,,, nao posso ficar assim quieta ,,,,,e mais ou menos como voce,,,,,,, voce pensa que eu nao li o seu blog o seu canto ,,,,,,,,gosto muito de ler ,,,,,,nao sei se e muito bom nao,,,,,ou se e muito ruim ,,,,,saber,,,saber,,,,foi assim que falei um dia pra minha mae,,,,,,,,,estudei durante um ano ,,,,,estudei nao ,,falei que queria apenas examinar,,,,,,,foi otimo ,,,,,,,mas foi doloroso tambem ,,,,,,,,,meu coracao jamais me enganou,,,,,,,quero servi-Lo sem pensar que aquele e que esta com a verdade ou deixa de estar ,,,,,Quero ama-Lo de todo meu coracao no meu pouco entendimento,,,,,,,,mas para isso tenho que amar o meus irmaos que vejo ,,,,,,,ate os meus inimigos ,,,,,que por enguanto nao sei quem sao,,,,,,,,ha ia me esquecendo ,,,,,,,,,gosto de ser robo mas do meu Deus ,,,,,,,,,rs rs rs abracos magdalena

  11. Ricardo quero deixar aqui a voce uma dica e a todos do seu blog ,,,,,,,,,que gostao de boa leitura ,,,um livro maravilhoso ,,,,,Amado e glorioso medico,,,,,,ou Medico de homens e almas,,,,,,,,quando fiz um ano de casada,,,,ganhei do meu marido,,,,,,,ja a mais de 35 anos ,,,,,,e um livro espetacular sobre a vida de Lucas,,,,, seu nome verdadeiro (Lucano)depois da biblia vem esse maravilhoso livro,,,,autora Taylor Caldwell,,,,,como Deus o converteu,,,,,,,o encontro dele com Paulo,,,,Ele odiava Deus ,,,,,,mas assim mesmo atraves de suas oracoes Deus ouvia -o e fez atravez dele coisas inacreditavel,,,,, era um grande atleta grego ,,,,,,,,ele e Paulo nao conheceram o Senhor,,,,,,mas foram grandes apostolos,,,,,,,voces poderam acha-lo no mercado livre,,,,,,,,,,eu tenho tres volumes ,,,,,,,porque ja emprestrei pra varios amigos,,,,,,,,ja li umas cinco vezes,,,,,e muito bom mesmo ,,,,,,,,,vou parar por aqui se nao vou acabar contando a historia,,,,,,,Deus escolhe ,certamente,,seus servos ao nascerem,ou tavez mesmoantes de seu nascimento,,,,,,,,,,,,,,inicio da leitura,,,,,,,,, aos irmaos em Cristo APDD,,,,,,,,

    • ApdD! Magdalena!

      Já me emprestaram este livro.
      Li apenas quatro capítulos, depois tiv que devolver.

  12. Magdalena,

    Inevitavelmente, quando nos expomos publicamente, colocando nossas impressões a respeito de determinado tema, estamos também expostos à crítica e às considerações alheias. Isso não significa que seja ‘debate’ no sentido de algo vão. Vejo como uma coisa saudável e necessária. E mais: que não acontece ao simples acaso. E até se assim for, o ‘acaso’ é de Deus rss E ele nos usa de tantas maneiras que nem imaginamos!

    ‘O vento sopra onde quer’, disse Jesus a um Nicodemos até bem intencionado, mas angustiado posto que o coração preso a normas, regras, leis, leis, leis, em detrimento do exercício do amor e da misericórdia.

    E que bom que você tem lido meu blog, fico feliz, pois meu compromisso, particularmente – sem que haja qualquer pretensão de querer mudar o jeito das pessoas (Esse papel não me cabe rss) – é sempre trazer situações do cotidiano para uma reflexão na qual, à luz do Evangelho, a gente possa rever velhos concetios e despir-se do engessamento colocado sutilmente e ao longo do tempo, pelos religiosos de plantão. Somente assim, libertos, podemos desempenhar bem o ministério da RECONCILIAÇÃO, que nos foi confiado por Jesus.

    Eu bem sei que não é fácil essa proposta de ‘paz entre os homens’, pois todos os dias lidamos com intolerância e inflexibilidade – nossas e do outro – mas quando nos desarmamos do nosso ‘eu’ teimoso, vaidoso e religioso, já é um passo para conseguirmos ser um pouco parecidos com esse ‘robô’ que você cita. ‘Robô’ desenferrujado e liberto que está muito mais para atitudes livres, sinceras e espontâneas do que aqueles velhos e obsoletos criados por líderes religiosos que incitam facção e orgulho denominacional.

    Por fim, gostaria de dizer que também li esse livro que você cita, tenho ele, não dei nenhum rss mas já indiquei pra muitas pessoas. Já li umas cem vezes rss É incrível toda a descoberta lá registrada, com base em pesquisas minuciosas. Inclusive ganhei de uma irmã minha ‘de sangue’ que é da CCB. E tem até um fragmento dele que eu ousei adaptar e colocar lá no meu blog. Se quiser, confira:

    http://reginafarias.blogspot.com/2010/02/crepusculo.html

    No amor de Cristo,

    R.

  13. A paz de Deus a todos
    Uma mentira contada várias vezes passa a ser verdade…Não é isso que o povo fala?
    Quando chegarem os tempos da marca da besta, que todo está falando que é o tal chip no pulso ou na testa (eu particularmente, já acho o chip ultrapassado, acho q poderá ser pela retina), vocês usarão também ???Porque eles usarão de mentira contada várias vezes também, para convencem as pessoas….
    Cuidado, busquem a luz de Deus e não de pessoas que enchergam apenas letras…

  14. Oops!

    Correção: ‘conceitos’

    :)

  15. Aqui em SP,,,,,comemos panetone o ano todo frutas castanhas etc etc,,,,,,,o preco Ricardo subiu um pouquinho ,,,,mas a gente sempre da um geitinho ,,,,,,e e Deus ajudando -nos mesmo ,,,,,,,acho que fazem quantidade bem grande e por esse motivo o paulistano se sai bem come que come depois ficam reclamando que estao fora do peso ,,,,,espero e sempre oro pedindo a Deus que nao desampare os que nao teme o que comer ,,,,pois as vezes uns joga fora ,,,,,e outros pegando no lixo alguma coisa pra se alimentar,,,, e no final de ano e alegria pra alguns e tristeza para outros,,,,,,,,infelizmente nao da pra consertarmos nada ,,,,,somente pedir a Deus que nos de o dom de ate de saber quem precisa de um auxilio ou nao ,,,,,,,,ainda bem que nos brasileiros temos um coracao bom,,,,,,,e caxinha pra ca e caixinha pra la ,,,,,,,,e muitos ficam satisfeitos,,,,,,,,Fiquei feliz por ja conhecerem o livro de Lucas ,,,,,,,,e tao bom que em qualquer paginas que abrimos ,,,,,,pelo menos (eu )fico presa na leitura por meia ora ou mais,,,,,,deixo aqui um verso que li agora,,,,,,,,,,A sabedoria sem Deus converte-se em corrupcao,,,,,,,,,,lindo ne ?,,,,,,,,,,,,,,,,, (que a paz de Deus reine no coracao daquele que o busca,,,,,,,,e Ele conceda a cada um de nos o que almejamos !!!!!!!!) esse ultimo e meu mesmo,,,,,,madalena

  16. Daniel,

    Mande pra mim tb :) bora repartir irmamente, né? Esse Ricardo está me saindo um perfeito comilão rss

    Sou ‘boa de boca’, como de tudo, desde que não seja rico em colesterol e excesso de açúcar rss

    Patrícia,

    Gostei de ver sua lucidez. Que Deus a conserve assim! E oro para que Ele não permita que você se contamine pelas superstições religiosas. Pois isso sim, é dar valor e enxergar apenas a ‘letra’.

    Madalena,

    Que bom que você também não entrou nessa viagem de ‘comida de festa pagã’. Só precisamos ter cuidado com os excessos, pois como vc diz, depois tá todo mundo reclamando do peso. No meu caso, particularmente, são minhas taxas rss

    Arnaldo,

    Igualzinha ao irmão Ricardo, eu também aguardo ansiosa :)

    No amor de Cristo que nos uniu!

    R.

  17. Caros irmãos!
    Esclarecendo apenas a respeito do natal, não é idolatria, não encarem como festa religiosa, mas apenas e tao somente como a festa da paz, da união das familias, do reencontro e muitas vezes da reconciliação.
    O natal foi instituido no ano 351 da era cristã pelo Papa Júlio a pedido de comerciantes italianos ou romanos, como queiram, afim de aumentarem as vendas dos seus produtos prevendo início das colheitas.
    Jesus Cristo foi gerado no ventre da virgem no 6º mes e não poderia ter nascido no 12º mes. Resumindo, Jesus nasceu no 3º mes do ano seguinte ao que foi gerado, presumimos então que sua mãe teve uma gestação normal.
    Deus vos abençoe.
    Carlos

  18. Ricardo,

    Queria aproveitar para fazer as minhas considerações acerca da escolha de Daniel (da bíblia rss) em relação à comida logo no primeiro capítulo e que nada tem a ver com religiosidade nem superstição com comidas sacrificadas.

    Deus lhe deu essa ‘ideia’, assim como também o fez com o pessoal responsável pelo cardápio, entretanto, se observarmos atentamente, a ênfase é para o tipo de alimento saudável e como ele funciona de maneira benéfica no organismo, como diz claramente o versículo 15, do primeiro capítulo do seu livro:

    ‘No fim de dez dias, a sua aparência era melhor; estavam eles mais robustos do que todos os jovens que comiam das finas iguarias do rei’.

    De fato, pela sua cultura religiosa, ele não queria comer as iguarias colocadas na mesa do rei porque ele sabia que eram oferecidas a ídolos pagãos. Mas o interessante é que a bíblia enfatiza sobre a eficácia do alimento saudável, apenas isso.

    Ou seja:

    Essas ‘finas iguarias’ o contaminavam, não porque eram oferecidas a deuses, mas pelo seu alto teor de gordura e sabe-se lá mais o quê, além das quantidades absurdas, regadas e excesso de vinho. (Tudo demais é veneno, já dizia minha vó rss)

    Agora, veja você: o que tem de crente se contaminando por aí com toda sorte de alimento prejudicial, não dá pra contar. Fazem vista grossa para a questão da GULA colocada como pecado quando não atentam para o que Deus quer dizer quanto a isso. Ora, a gula é pecado, na medida em que me prejudica a saúde e até põe em risco minha saúde. Eis o pecado, pois agindo assim estou me violentando, me destruindo, me matando.

    Obrigada pelo espaço,

    R.

  19. Oops!

    Correção: regadas a excesso de vinho.

  20. Ricardo,

    Este teu texto dá margem a inúmeros comentários diferentes…

    Aliás, se a gente fosse ‘dissecá-lo’, daria mais comentários do que o recorde que está acontecendo em um texto lá no blog do Hélio a respeito de uma moça chamada Jandira (risos)

    Mas, se vc me permite, eu gostaria de dar apenas um destaque para uma fala tua, em um dos teus comentários:

    ‘Os irmãos que têm comércio estão com seus estabelecimentos todos enfeitados. Se podem fazê-lo em suas lojas, por que não podem em suas casas?’

    Eu me lembrei de uma irmã minha da CCB há ‘séculos’, religiosa até o último fio de cabelo, que durante muitos anos enfeitou as empresas com motivos natalinos, sempre fez ovos de páscoa, mas nem enfeitava sua casa no Natal nem comia os ovinhos na Páscoa (Hoje ela não trabalha mais com isso, MAS porque encontrou outra função mais lucrativa e apenas por isso)

    Então, veja que incoerência:

    Eu não consumo nem uso nada disso porque é ‘pecado’ mas ganho dinheiro às custas do que se diz ser pecado.

    Só para pensar…

    R.

    • Henrique P disse:

      Haha. Gostei dessa!

    • Boa pergunta Regina, eu mesma já me fiz esta pergunta várias vezes.
      Uma vez perguntaram a uma celebridade do esporte nacional porque ele não fazia comerciais para empresas de bebidas e cigarros e ele respondeu o seguinte: não gosto, não uso, sei que não é bom para mim, portanto não associo minha imagem a estes produtos e também não recomendo para ningúem. Já uma outra celebridade foi questionada se ela usava os produtos para as quais fazia propaganda,já que foi vista comprando produtos de outra marca. Ela disse que era apenas o emprego dela,que pagava bem,então via problema nisso.

      Bom,minha opinião é a seguinte: vai tudo de acordo com a consciência de cada um.Se tua consciência te acusa e não está em paz, é melhor parar. Se for sua única fonte de renda, peça a Deus para criar outro caminho, outra maneira de se sustentar sem ferir sua dignidade e também sem perder a paz de espirito.

  21. Vitor Silva disse:

    Cuidado com o legalismo e as suas venenosas proibições/obrigações, são autênticas ancoras para a causa de Jesus, levam tudo e todos para a mais escura profundeza.

    É certo que a polémica começou no dia em que se descobriu que o 25 de Dezembro era originalmente usado para uma celebração pagã.
    Ora, meu irmão nasceu no dia em que uma determinada Igreja idolatra um determinado santo/santa, vou deixar de celebrar a sua data de aniversário? Claro que não!
    Então se faço o mesmo para o meu Irmão que tanto amo, que fará para o nosso Salvador, que tanto nos ama?

    Celebrar o nascimento de Jesus dia 25 de Dezembro é tão certo ou errado quanto noutro dia qualquer, porque não há prova/registo mais correcto. Logo, é irrelevante dizer-se que não foi nesse dia que Jesus nasceu porque pelo mesmo prisma também não foi 10 de Março ou 3 de Junho ou… ou… etc.

    Eu celebro o Nascimento de Jesus, e não o Natal comercial que hoje em dia acontece, e faço-o no dia em que o restante mundo celebra para eu não cair no erro de achar que sou melhor que os demais. Isto de termos a Deus por Pai e Senhor é maravilhoso, mas as almas menos esclarecidas acham que o somos por nosso mérito e aí o pecado do orgulho toma conta do nosso coração e faz alguns Cristãos terem atitudes nada… Cristãs.

    Certo servo de Deus aqui em Portugal, um ancião que já descansa o sono dos Justos, um dia disse que tinha muito medo dos crucifixos, e toda a gente que o rodeava ficou estupefacto porque sabiam que ele era um homem cheio de amor e sem propensão para os legalismos… ora os que o rodeavam logo perguntaram:
    – “O Irmão tem medo dos crucifixos?”
    – “Sim, tenho, quando chego a um quarto e vejo um crucifixo na parede trato logo de afastar a cama dele”
    – “Então porquê, tem receio de algum ser sobrenatural que esteja nele”
    – “Não, tenho medo que ele esteja mal preso na parede e me caia em cima da cabeça durante o sono…”

    Graças a Deus que vão existindo seus servos que têm uma fé não fingida e verdadeira Luz que vem dos céus, para nos separar das prisões que os legalistas desejam erguer à nossa volta.

    A todos desejo uma época festiva repleta das bençãos de Deus.
    Que nosso Deus e Pai a todos abençoe, são os desejos deste vosso irmão na Fé que nos une ao Criador, no indescritível, infinito e imerecido amor de Jesus Cristo.

    Vitor Silva

  22. Regina,,, ,,,,, qual e a melhor comida do mundo ? PAO ,,,,,,,Qual a melhor cozinha? a nossa ,,,,,O pao ,,e dificil ficarmos sem o pao !!!!! aqui em casa vamos pra qualquer canto buscar ,,,,,,, acho um misterio ate muito gostoso pois tem ate na oracao do Pai nosso,,,,,,,quando estamos num lugar dificil , ha tendo uns paesinhos na sacola ,,,,,,salva a patria (barriga) com uma banana melhor ainda,,,,,,,,muitas veses como diz na palavra ,o que entra pela boca nao contamina o homem ,,mas sim o que sai dela,,,,,,,voltando a cosinha,,,,, na cosinha da gente inventamos qualquer coisa pra comer ,,,,,na dos outros e dos outros,,,,,,,, desculpe ai os erros estou no noot book do meu filho meu computador ta tudo embaralhado,,,,,,esse noot esta so quebrando o meu galho,,,,,,acho que com tanta comida ele engordou um pouco,,,,,,,,entendeu? abs magdalena,,,,,

  23. Madalena,

    Eu entendo que Jesus usou a expressão ‘pão’ referindo-se à nova aliança e comunhão que nos une a Cristo e aos irmãos. Isso, por causa da referência cultural e religiosa do uso do pão ‘asmo’ nas celebrações da Páscoa. Esse tipo de pão era sem fermento e simbolizava a pressa em que os israelitas deixariam o Egito em busca da libertação prometida. Como o fermento penetra na massa no processo de fermentação, se alguém, conscientemente, comia do pão levedado, por ocasião da Páscoa judaica, era uma indicação de que rejeitava a aliança com Deus. (Daí, mais tarde, o fermento ser usado na literatura bíblica como metáfora, simbolizando corrupção e pecado).

    Jesus usa o pão não apenas para alimentar o corpo, como para fazer analogia com alimento espiritual. Veja exemplo PRÁTICO no deserto, quando os discípulos, irritados, estressados, cansados, queriam dispensar o povo,(Mt 14.15). Ele ensinou-lhes a repartir o pão (Mt 14.19) para que o povo não se dispersasse e ali continuasse a ouvi-LO falar. Assim como também a continuarem ali, em comunhão uns com os outros, alimentando-se de conversas paralelas saudáveis, quem sabe, reconciliando-se, resolvendo velhas pendengas, fazendo novas amizades sadias e despretensiosas, trocando figurinhas e receitas de bolo… Ou seja: ele ensinou a repartir os tipos de pão que o ser humano precisa: o que alimenta o corpo, o que alimenta a mente e o que alimenta o espírito. (Pois é essa comunhão que Lhe interessa. Essa é a ‘igreja’ Dele).

    Observe que por ocasião da Páscoa Ele ‘até’ seguiu os costumes judaicos. A grande diferença é que Ele mesmo estava ali presente ‘em carne e osso’ fazendo os ritos da libertação, não apenas do povo hebreu, mas da humanidade, onde Ele próprio seria o Cordeiro Sacrificado. Então Ele, Soberano e com toda a autoridade, ALTERA a ‘liturgia’ fazendo a analogia do pão e vinho com Seu próprio corpo e com Seu próprio sangue, representando a Nova e Eterna Aliança. Como o cálice também fazia parte da cerimônia judaica, Jesus também deu novo significado, simbolizando que ali estaria o sangue derramado na cruz.

    Inclusive, tem um fato interessante quando Paulo ensina como celebrar a Ceia aos coríntios, onde ele enfatiza um ‘TODAS AS VEZES’ quando se refere ao pão e, depois, quando se refere ao vinho (ICo 11:25.26). Isso me atraiu, porque DIFERE do ritual judaico que, na ANTIGA ALIANÇA, fazia isso APENAS UMA VEZ NO ANO.

    E OBSERVE que Jesus também não determina quantas vezes por ano. Ele diz ‘TODAS AS VEZES’ – quebrando o ritual anual judaico, dando novo significado ao pão, dizendo novas palavras. Palavras de Vida Eterna, tais como: ‘recebei e reparti entre vós’ , ‘fazei isso em memória de mim’, ‘este é o cálice da nova aliança’, convocando cada cristão a fazer uma análise de sua vida espiritual (ICo 11.28)

    Deixa eu parar por aqui, pois isso dá, não só outro texto, mas um livro rss

    Por isso sou apaixonada pela Palavra, pela abundância de ensinamentos para trazermos para uma vida prática saudável de quem realmente deseja viver liberto da escravidão, na verdadeira acepção da palavra.

    Não é à toa que Paulo diz que o amor de Cristo nos constrange, estou emocionada só de escrever isso…

    Ricardo, desculpe a verborragia rss e obrigada mais uma vez pelo espaço.

    Deus a abençõe, Madalena e a todos que leem isso despidos de igrejismos e com boa vontade.

    R.

  24. Caramba Regina !!!!!! estava apenas querendo descongestionar o transito ,,,,como muitas veses voce o faz com tanta abilidade !!!!!!!!conheco as partes que voce acabou de citar ,,,,,mesmo assim fico muito grata,,,,,,,quis dizer no final que o meu computador tinha comido tanto que engordou e quebrou o galho,,,,,,,tenho um pequeno comercio e as veses digo ao cliente,,,,,vou ver se da pra quebrar o seu galho ,,,,,,,dai meu anjo(marido) fala,,,,,quem quebra galho e macaco gordo rs,,rs,,rs,,,,,,Regina falando serio ja parece que sei coisas ate demais,,,,, de,uma coisa tenho certeza,,,,,,enguanto sentir Jesus dentro do meu ser,,,, nao me incomodo com mais nada ,,,,,,,,,o meu barco pode ir rio acima,,,,to agarrada NELE,,,,,,Pode ir pra baixo,,,,,,tambem agarro-me somente a ELE,,,,,,Jesus autor e consumador da fe que uma vez atraves de seu precioso sangue foi dado a todos nos,,,,,,,,,,,,pequenos e grandes ,,,,,,,,,,,,,tem varias pessoas trocando de igreja ,,,,,,uns pra la outros pra ca,,,,,,,,,a minha vizinha ja esta na sexta igreja e nao esta muito contente nao ,,,,,,ate da sua ela ja foi ,,,,,,,,,,eu me sinto muito feliz ,,,,,,,pois precisei ser provada no fogo,,,,pra entender aonde estou,,,,,,,,,,sou da CCB como voce ja sabe ,,,,,,por cima de carteirinha e nao abro mao,,,,,,,,,,,porque nunca vi as doutrinas de outras igrejas iquais a da CCB ,,,,,,,,,,Sendo conhecedora de varias outras,,,,,,,tenho amigos da Batista ,,da AD ,,,,TJ,,,Deus e amor,,,,,, sou amiga de um irmao ex pastor de uma igreja parelela a CCB agora meu irmao na fe,,,,,,,,,nao me ajeito com certas coisas massssssssssssss de jeito nenhum ,,,,,,,,,,,fico peixe fora da agua ,,,,,,,,,e fora da agua morrerei com toda certeza,,,,,,,,porisso amo muito meus irmaos na fe,,,,,,,,,e ate os outros tambem como dizem placa nao salva !!!!!!!!mas nas estradas da vida evita grandes perigos,,,,,,,,,,,ate com tantas placas nas estradas acontece grandes desastres,,,,,,,, vamos servir a Deus de coracao e sermos cada vez mais fieis e o que importa,,,,,,,,,,para sermos colocados aonde Ele preparar ,,,,,,,,,foi assim que eu disse aos TJS,,,,,,Pois ate uma nova terra foi vista esta semana ,,,,,dizem que e identica a nossa,,,,,,nao sei se voce viu nos jornais ,,,,,,,mas acho que sim,,,,,,,,,, Deus te quarde e te de saude tanto material como espritual,,,,,,,,e a todos os seus,,,,,,,,,Nossssssssssssa essa materia do Ricardo deu tnto pano pra manga ,,,,,que da pra cobrir uma multidao!!!!!!!!!!!Gloria a Deus Aleluia ,,,,,,,,,deixo aqui um hino aos comentarista,,,,,,,,,,,,,,,Ninguem merecia o favor do Senhor ,mas Ele por seu grande ,,,,,a todos promete real salvacao ,,,,,quem crer em Jesus ,,,,tem perdao,,,,,,,,,175 e somente isso grande abraco Magdalena,,,,,,,,,,

  25. Regina,,,, eu novamente,,,, li e reli todas as suas esplicaoes,,,,,,,e tao imprecionante,,,por mais que alquem queira ficar fora das placas de igreja acabam ficando ,,,,,,,sem ao menos se dar conta daquilo que esta ao seu redor ,,,,,,,,,voce defende a sua eu defendo a minha,,,,,,,nao tem jeito nao ,,,,,,,,,,mas fico muito alegre e feliz porque pelo menos temos um grande previlegio de lermos as escrituras,,,,,,,fazermos grande proveito,,,, pegamos um capitulo aqui outro ali e e como voce mencionou ,,,,,,,ficou muito emocionada ao digitar sobre as coisas que Paulo falou,,,,,,,gloria a Deus ,,,,,,,o mesmo acontece comigo ,,,,,,,pois sabemos que o Senhor nos visita ,,,,,nos consola isso e muito gratificante para nos,,,,,,,,,,,, o Senhor Deus e dono de tudo conhece cada coracao ,,,,,,,,tudo e patente aos seus olhos,,,,,,,,,quantas pessoas em pleno seculo VVI nao conhecem a palavra de Deus!!!!!!!! as veses em cada programa de TV,,,,,Vemos tantas pessoas inteligentes mas ainda nao conhecem a santa Palavra de Deus ,,,,,,,,as veses fico esperando a pessoa escolher assunto sobre a Biblia ,,,,,,e nadar,,,,,,nao sabem quem fez a arca,,,,,,nao sabem quem foi Moises e etc etc ,,,,,,,da ate pena ,,,,,,,,,,por isso e uma qrande Vitoria termos o grande prazer de falar do Senhor sem machucar nimquem,,,,,,,,falar da sua misericordia ,,,,,,,,,,,e da salvacao ,,,,,,,,,,pois infinita e sua misericordia infinito e o seu Poder,,,,,,,pra voce ficar contente ,,,,,,,,gosto muito do hino ,Sou Feliz 398 ,,,,,,,450 ,,,,451 ,,452 498 Ha o hino 14 tambem,,,,,e em tom menor ,,,,,do cantor Cristao ,,,,, ganhei de uma grande amiga que era da Batista hungara ,,,,,,,eu dava aulas de musica ,,,,,,gosto tambem do Desejo Infantil ,,,,,,muito lindo ,,,,,,,,,,, chiiiiiiiiiii ja estou escrevendo um livro,,,,,,ha ja disse que vou colocar um adesivo no carro LEIA A BIBLIA ,,,,,,,No comeco do ano ,,,,minha casa foi sorteada por um grupo que fazem pesquisa,,,,,, uma moca muito educada me falou essa e a ultima casa de hoje ,,,,,gracas a Deus,,,,,,,,era 4,30 cada rua uma casa…ela me mostrou o cracha ,,,,,,pedi a ela que entrasse ,,e ficamos na garagem ,,,,,,,,Eram so cem perguntas,,,,,,e ela punha um x,,,na hora da ,,,,,,,,,qual livro que voce mais gostou de ler ou revista? na hora,,,,,,Bliblia sagrada ……ela me olhou e olhou pro fichario chiiiiiiiiiiiiii aqui nao tem Bliblia nao,,,,,eu,,,,,,,,num tem? dai eu disse coloca aqui ho!!! dai ela falou sera que nao vai ter problema? mas e muito importante pra voce? falei,,,,,menina ,,,,,e como e,,,,,,,E tudo pra mim ,,,,,,,,,acabei anunciando o evangelho a ela ,,,,,a perua chegou e ela queria continuar a conversa ,,,, disse a ela chega em casa e leia um pouquinho,,,,,,,,, me deu um forte abraco e me agradeceu,,,,,,,,,,pois nunca tinha lido a biblia,,,,,,,,, abracos Regina!!!!!!!!!!

  26. Êpa, êpa,êpa, que história é essa? Euzinha não defendo nenhuma placa. :)

    Basta ler TODOS os meus comentários nos blogs por aí e textos em meus blogs, pra saber que não há nenhuma ‘defesa’ a qualquer instituição, meca, templo, denominação, igreja essa ou aquela.

    A única bandeira que levanto é a do Evangelho da Graça, que não tem muros, não tem facção, não tem saudação específica para ‘os de dentro’. Pois ‘se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo?’ – disse JESUS.

    Nada pessoal rss

    Ricardo, vá desculpando o aluguel do espaço.

    Abs,

    R.

  27. Patrícia,

    O que eu vejo é que a questão é uma só, e é o que Jesus abomina: a hipocrisia.

    Abs,

    R.

    • Acho que você resumiu bem em uma única palavra.
      Mas ai já vai da cabeça de cada um. Como diz o velho ditado: cada cabeça uam sentença.
      Que possamos ter discernimento para distinguir o bem do mal e sabedoria para agir corretamente e não envergonhar o nome Daquele que nos salvou. Esse é meu pedido todos os dias para a minha vida,porque como ser humano muitas vezes não fácil tomar a decisão certa na hora certa.

  28. pois e lendo tudo isso vejo o quanto falta logico a nossa jeraçao seria mais questionavel acerca dos assuntos nos pquês de tudo .Mas levamos em conta que tudo o que nos rodeia vai ter um principio uma logica uma esplicaçao , quanto ao natal e a sua origem nao e biblica seus principios sao religiosos porem nao da fe cristã ,axo louvavel sua cinceridade de sentimento , tenho 33 anos sempre que tenho duvida de algo oro a Deus e como procuro ser verdadeiro comigo e com os demais Deus sempre me esclareceu com obras sinais demosntrando que atitudes como o natal nao serve para nos pois o verdadeiro nascimento de cristo foi quando nos o consideramos como nosso salvador pois todos os dias comemoramos o seu nascimento o onrrando o servindo e o considerando , nascendo ele em nossas almas entao para que praticar algo duvidoso algo que gera polemica? algo que as geraçoes passadas abominaram e convinhamos a fe dos que dormem no senhor como alguem falou aqui que a fe q ue se tinha a 25 anos atras e diferente , se compararmos a nossa ………………….. bom nos estamos muito longe de sermos perfeitos bom e isso ai
    a paz de Deus

  29. Charlinho disse:

    ApdDEus Irmão:

    Eu nao comemoro o natal porque ele não existe e nem para os não crentes essa data siginifica algo.E a explicação é simples.

    Ouvimos dizer que o natal e a data de nascimento de nosso Senhor Jesus Cristo,mas lhe pergunto: qual natal voce ja viu,alguem fazer alguma lembrança a ele?Só falam da boca para fora,porque o que predomina é o papai noel e outras besteiras para encher os bolsos dos comerciantes.

    Por isso o natal não existe: porque lembrar dos entes e amigos só uma vez no ano?E nos outros dias?Eles não existem?

    Deus vos abençõe

  30. Charlinho ,,,,APDD,,,,,,, Com poucas palavras disseste tudo ,,,,,,muito bom memo, gostei,,,,Deus te abencoe,,,,,,,,,,,Magdalena

  31. paulo mateus disse:

    saudacoes pelo que li,vamos , festejar o carnaval, criaremos o bloco unidos da ccb , comemoremos corpus cristi, o 12 de outubro dia de nossa senhora e por ai vai…..cuidado com o radicalismo, citar a irma que trabalhava com produtos natalinos, pascoa e julgar que ela e ccb a seculos ate o ultimo fio de cabelo…voces estao esquecendo que nos vivemos no mundo e nao fora do mundo… temos nossos imaos que trabalhao em industrias de tabaco, bebidas – cachaca – e por ai vai…e nossos irmaos policiais , que muita vezes precisao usar a arma pra se defender.vamos deixar de hipocrisia, vamos viver o evagelho pleno que o amor dentro de nos , tanto com os de dentro, como com os de fora , amar quem nos gostamos e facil, quero ver amarmos quem nao gostamos e estendelher as maos ,isso que e dificil.finalizando estamos careca de saber que estas festa sao mundanas, de nada tem de crista, tudo e comercio,se comemora, e o resto do ano,se esquece a confraternizacao. e como se falan por ai, geralmente se faz o amigo secreto em dezembro, troca presentes, fala bem da pessoa , e no proximo ano e inimigo secreto ate dezembro..ai comeca tudo de novo, quanta falsidade, ne.antes que alguem diga que nem sempre e assim , a excessoes sim ,ta . apd paulo mateus .

  32. jessica caroline azevedo da silva disse:

    gente o natal é uma festa cristã onde é comemorado o nascimento de Jesus logico que se estudarmos a biblia vamos ver que Jesus nao nasceu em dezembro muito menos no natal mais isso nao quer dizer que vc ira para o inferno se fizer uma ceia com familia amigos e parentes.

    • bruna da silva disse:

      é muito engraçado os comentarios kkkkkkkkkkkkkkkkk é cada resposta pronta falando q o comercio é quem ganha com isso q ninguem lembra da familia kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk o povo nao estuda a palavra de Deus em casa so esculta o que o pregador fala na igreja e parece por nao conhecer a verdade…..

  33. olá pelo que sei o natal e uma festa comemorada erroniamente como o nascimento de jesus e sim um antigo dia de nascimento de um deus pagao cujo nome era horus o filho do sol mais s vc usar essa data so para enfeitar sua casa e adorar a jesus qual erro

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 74 outros seguidores

