É ler para crer!

Linguagens Edficantes (2ª parte)

Leitura Bíblica contextuada: 1Corintios 9

19. Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais.

20. E Fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei.

21. Para os que estão sem lei, como se estivera sem lei, para ganhar os que estão sem lei.

22.Fiz-me fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns.

E Fiz-me intérprete de libras, para evangelizar os que não ouvem nem falam, para ganhar a estes.

23. Eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele.

 Introdução: A inserção feita no texto é para demonstrar que a Linguagem Brasileira de Sinais – Libras é uma poderosa ferramenta na evangelização e discipulado dos surdos-mudos. Aprendê-la é amar o próximo rendendo-se à vocação para um sublime ministério.

 Cinco vale mais que dez mil. Uma frase inteligível instrui e edifica a igreja mais que um longo sermão em linguagem não compreendida. Fazer inteligível o que se diz ao surdo e dar voz ao mudo é a honrosa missão dos intérpretes de libras. Paulo não se engrandecia por falar línguas, antes disse: “Dou graças ao meu Deus, porque falo mais línguas do que vós todos. Todavia eu antes quero falar na igreja cinco palavras na minha própria inteligência, para que possa também instruir os outros, do que dez mil palavras em línguas desconhecidas” (1Co 14:18,19).

 Como que falando ao ar. Se o emissor não se faz entender, e o receptor não compreende a mensagem, as palavras são jogadas ao vento (v.9). A comunicação fica prejudicada, ou não existe (v.7,8,). Não há feedback (resposta, retorno). É o que está dizendo o versículo 16:“Doutra maneira, se tu bendisseres com o espírito, como dirá o que ocupa o lugar do indouto, o Amém, sobre a tua ação de graças, visto que não sabe o que dizes?”. Que proveito há nisso? (v.6).

 Quem não se comunica… Quem não decodifica a mensagem ocupa o lugar do indouto”. Como o irmão surdo não me ouve, também não entendo os seus sinais. O resultado é a marginalização da minoria: “Se não houver intérprete esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo e com Deus” (v.28). Todavia isto não edifica, opostamente, somos exortados: “Faça tudo para edificação” (v.26 ); para tanto a Palavra ordena: “Haja intérprete” (v.27).

Fiz-me intérprete. Muitos irmãos e irmãs, entre eles muitos jovens, seguindo o conselho de São Paulo“Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles para a edificação da igreja” (v.12) – tem se dedicado a aprender a Libras. Na humildade, a atitude destes tornou-se mais eloqüente que suas palavras.  Logo a CCB será a igreja com maior número de intérpretes em Libras e voltará a ser, em novo sentido, a ‘Igreja dos Sinais’.

Conclusão. A linguagem brasileira de sinais possibilitou a evangelização, o discipulado e a integração dos deficientes auditivos.  Já não somos bárbaros uns com os outros, graças aos intérpretes nas igrejas.

Reflexão. Os intérpretes da Libras não falam em línguas estranhas nem as interpretam; mas possuem o ‘dom mais excelente’ – a caridade.

Leia a 1ª parte>

About these ads

Comentários em: "Libras – Uma linguagem edificante" (5)

  1. Excelente texto meu irmão, sabe dias desses estava eu na igreja e recoredei-me de uns testemunhos que vi na CCB e depois de um culto ministrado na Batista em comemoração aos 5 anos do ministério de surdos daquela igreja aqui em minha cidade, o pregador pregava em sinais, realmente é um dom excelente, neste dia lá na igreja eu me animei em escrever uma artigo para meu blog mostrando que muitos se preocupam em ter o dom de línguas, mas que já fariam muito se aprendessem Libras para anunciar ao povo que não ouve e não fala. Sabe o que percebi, tanto na CCB quanto naquele culto da Batista nenhuma palavra foi dita, porém, todas foram comprendidas pelas igrejas, com isso entendi uma coisa: a linguagem de Deus é universal.

    Deus abençoe!

  2. Achei super interessante sua máteria e vi o quanto o povo evangélico se encontra longe da verdadeira vocação que Deus nos deixou, falo isto por mim mesma, pois a tanto servindo ao Senhor, ainda não tinha chegado a realidade dessas pessoas, não vendo a importância de saber e conhecer essa linguagem para ganhar estas vidas, também preciosas, agora graças a Deus, ele mudou meu modo de pensar me abriu novo horizonte, me trouxe pra perto , de pessoas especiais, para que eu visse dentro de mim o que estava faltando para que eu pudesse declarar que realmente eu sirvo ao Senhor, não é ficando dentro de quatro paredes, que estou agradando mas sim buscando vidas e vids especias, com suas limitações, só tenho que parabenizá-lo pelo seu depoimento e seu trabalho que Deus o abençoe abundantemente!!!! A Paz do Senhor.

  3. Patrícia disse:

    Que Deus possa continuar te iluminando; Vc escreve textos com lindos fundamentos, além de uma bela estilística.

  4. Alisson Pereira dos Santos disse:

    Caro irmão estou terminando meu curso de LIBRAS, e acredito que todos deveriam fazer pois é muito interessante. Informo ao irmão apenas para ampliar vosso conhecimento que existe apenas um erro que pude verificar em seu texo, pois LIBRAS: Lingua Brasileira de Sinais e não linguagem, é facil cometer esse equivoco mesmo … Deus te abençõe.

  5. Evangelista Cristão

    SOBRE DOM DE NOVAS LINGUAS L Alguns ouvem falar do verso tal e, logo interpretam o versículo sem refletirem no capítulo inteiro. algumas denominações saem pelas casas anunciando o reino dos céus. Esses tais estudam a bíblia com professores que ensinam acreditar que tal versículo fala que o reino Eternal será aqui neste planeta. O apóstolo Pedro escreveu em II Pedro 3 que os céus e a terra se reservam para o fogo.
    A Bíblia não se contradiz, o que ocorre é que existe má fé em alguns dirigentes em prevalecer o seu ponto de vista e, persuadem os fiéis com versículos.
    Referênte ao capítulo em que Paulo cita Dons de novas linguas, está claro no contexto geral ( I Corintios 14 VS. 26 em diante.,) que naquele momento Paulo estava dando instruções sobre a ordem do culto.
    Ordem de culto significa que cada momento no culto devemos fazer uma coisa; Tem a hora de cantar, orar, testemunhar, pregar a Palavra entre outras coisas.
    O apóstolo procurou orientar de uma forma em que não houvesse desordem ao cultuar.

    Quando ele cita; Esteja calado na igreja, observem que ele estava falando sobre salmo, revelação, ou seja pregação(USAR PALAVRAS NO IDIOMA LOCAL).
    Depois ele fala que um deve pregar após outro, evitando de pregarem todos juntos. No final ele fala; Não proibais falar linguas, mas, faça-se tudo decentemente e com ordem.

    Se fosse proibido falar línguas num culto, no final do capítulo ele não diria; NÃO PROIBAIS FALAR LINGUAS ! Reflitam que citando só um verso entende-se de uma forma,mas, lendo o capítulo inteiro muda totalmente o sentido da orientação.

    O apóstolo compactava e, era objetivo ao escrever e, torna-se necessário ler em comunhão o capítulo inteiro, para interpretar segundo a Luz do Espírito Santo.
    Observem que em vários pontos da Escritura narra fatos ocorridos em que os Apóstolos,

    inclusive Paulo, colocavam a mão sobre a cabeça de alguém e recebíam na hora o Dom de novas linguas. Ë sabido que quem recebe, imediatamente altera a vos, pois a Virtude do Espírito Santo é como uma voltagem forte. Se realmente era proibido falar linguas na igreja os apóstolos não deveríam impôr as mãos sobre as pessoas. Temos certeza que nem todas vezes havia interprete.

    Por isso afirmo que o capítulo tem que ser lido inteiro e, jamais um versículo.Afirmo que alguns excedem ao manifestar este Dom Maravilhoso e Consolador, mas,a função do ministro de Deus é aconselhar COM AMOR os novatos a fugirem dos exageros.

    Evangelista Cristão falando do contexto geral………

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 74 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: