É ler para crer!

Auxílio bibliográfico para entendermos o termo secularismo e cultura popular

Secularismo. O termo, não comum a nós da CCB, foi empregado no último post. A igreja é uma instituição divina, ela foi projetada no céu e edificada na terra para ser luz do mundo. A igreja qual como noiva que se vesta para um encontro com o amado, se adorna para Cristo. Quando começa a se preocupar com a opinião do mundo quanto a ela, começa dar os primeiros passos em direção à sua secularização.

A secularização torna a instituição divina em mera organização humana.

Cultura popular. Foi apresentada como um resultado produzido pela  mídia. Seus valores são relativos e transitórios. A igreja secularizada abre as portas à cultura popular que se instala nos seus átrios.

Para maior compreensão dos termos, recorri a outros autores. Vejamos o que escreveram:

AUXÍLIO BIBIOGRÁFICO

Cultura popular e mídia

Graças à tecnologia moderna das comunicações a cultura popular e secular tornou-se incomodamente penetrante. Ela está em todas as partes, moldando nossos gostos, linguagem e valores. Nenhum de nós consegue escapar.

À medida que a cultura popular se espalhou, o seu conteúdo piorou de maneira chocante. Não é preciso repetir que durante as últimas três ou quatro décadas o nível de sexo e da violência cresceu imensamente nos cinemas, música e televisão. Naturalmente os cristãos sempre tiveram de lidar com as coisas que eram vulgares, luxuriosas ou grosseiras, mas na maioria dos casos podíamos simplesmente evitá-las.

Podemos desfrutar da ‘comida rápida’ cultural desde que não nos entreguemos aos hábitos do escapismo e da distração, e desde que definamos limites para que as sensibilidades da cultura popular não moldem o nosso caráter.

(COLSON,C.; PEARCEY, O cristão na cultura de hoje. Rio de Janeiro: CPAD,2006, p.287-288).

O Secularismo 

Conceito. O termo secularismo origina-se de uma palavra que significa “profano”, “mundano”, “humanista”, “deste século”. Secular é o oposto do sagrado, religioso, espiritual. Sob a ótica cristã, é a corrupção doutrinária que ignora os princípios espirituais para a igreja, tornando o sagrado fútil e comum. O secularismo tenta destronar a Deus e exaltar o homem, pois, segundo esta filosofia, o homem é a medida de todas as coisas.

O desafio para a igreja. Muitas igrejas, infelizmente, têm sido influenciadas pelo secularismo, especialmente em seu aspecto organizacional e litúrgico. Como reconhecer uma igreja presa pelos tentáculos da secularização?

a) Profanação do sagrado. Quando uma igreja se torna secular, tende a desprezar os valores espirituais e a exaltar os humanos e materiais. Há igrejas, cujos santuários e púlpitos transformaram-se em locais de entretenimentos e demonstrações de cultura popular. A Bíblia,porém afirma: “Mui fiéis são os teus testemunhos; a santidade convém à tua casa, SENHOR, para sempre” (Sl 93:5).

b) Perda da identidade bíblica e cristã. Ser cristão é identificar-se com Cristo e não com o mundo (At 11:26). Nos dias atuais, há situações em que um visitante não sabe mais se está numa igreja ou num clube. Não é exagero! O crente precisa consagrar-se a Deus, a fim de não se conformar com as coisas da carne (1Pe 1:14; Jd v.23). É urgente viver em santidade (1Pe 1.15,16).

c) Perda da ética cristã. Sem zelo pela ética cristã é impossível manter-se em comunhão com Jesus Cristo. Ser cristão não é apenas pertencer a uma igreja local ou denominação. É ser cidadão dos céus; é viver a ética do reino de Deus, conforme estabelece a Bíblia.

(Revista Lições Bíblicas CPAD 2º trimestre de 2007 p. 60).


About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 74 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: